«

»

jul 29 2007

FAQ sobre o novo exame (640-802)

Pessoal,

Como muitas têm sido as perguntas sobre o novo exame – e ainda poucas são as respostas. Assim sendo, procurei montar um FAQ com algumas perguntas e respostas, visando orientar um pouco os mais perdidos 😉

1) Por que o exame CCNA esta mudando de novo?

R: A Cisco vê o CCNA como um dos exames mais importantes que possui hoje no mercado. O CCNA, já faz algum tempo, não pode mais ser considerado um exame “entry-level”, dada a crescente complexidade com o que seus tópicos vêm sendo abordados. Desta forma, a Cisco optou por criar uma nova certificação “entry-level”, o CCENT, e tornar o CCNA um exame mais “mid-level”, ou seja, mais complexo.

2) E isso é bom?

R: Isso tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que esta postura valoriza o exame CCNA e, por consequencia, aqueles que obtém esta certificação. É vantagem também na medida em que uma nova certificação, mais simples de ser obtida, é colocada no mercado. É desvantagem para os que almejam o CCNA na medida em que estes terão de se dedicar mais para obte-lo. É desvantagem também pois, sendo um exame novo, sua maturidade leva tempo o que implica em ter de fazer o exame praticamente “no escuro” – sem material apropriado e sem saber como é o exame.

3) Devo esperar para fazer o exame novo, ou devo me esforçar para fazer o exame atual, disponível até Novembro de 2007?

R: Esta pergunta tem sido frequente, e minha resposta é direta: Por que trocar o certo pelo duvidoso? Por que esperar e fazer um exame completamente desconhecido quando se pode fazer o exame atual, bastante documentado e discutido, com uma boa gama de material disponível? Se você já começou seus estudos, ou esta para começar, foque e procure fazer o exame até a data final (Novembro de 2007). Não espere pelo novo, a não ser que você goste de emoções 😉

4) Existe diferença entre um certificado CCNA 640-801 para o 640-802?

R: NÃO ! Nenhuma diferença! Ambos são CCNAs e são reconhecidos pelo mercado como tal.

5) Sou aluno do NetAcademy e meu curso se encerra apenas ano que vem! Terei que fazer o novo exame?

R: Normalmente, para alunos do NetAcademy, o exame atual fica disponível por um prazo estendido., já que o material usado no curso foca no exame atual, e não no novo. Mesmo assim, questione o pessoal do NetAcademy sobre isso.

6) O novo exame terá versão em Português?

R: SIM! Os novos exames CCNA sempre são traduzidos para os idiomas em que se encontram disponíveis no momento. Portanto, no momento de seu lançamento no Brasil, é bastante provável que a opção em Português já se encontre disponível.

7) O que fica e o que sai do exame CCNA?

R: Esta é uma pergunta ainda sem resposta clara. Mas certamente ISDN é uma tecnologia que deixa o exame. Quanto às novidades, preparem-se, serão muitas.

Espero que este FAQ ajude!

Um abs!

Marco Filippetti



Comente usando o Facebook!
0
0

13 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Thais Klein

    Estou com o guia para o exame 640-607, vale a pena continuar estudando este material? Este exame ainda existe?

    0

    0
  2. Marco Filippetti

    Thais, lembrando que a BASE do exame CCNA sempre é a mesma, muito deste material pode ser aproveitado. Porém, este é um exame antigo, e não está mais disponível desde 2002. Vale a pena identificar o que mudou de um exame para outro, para saber o que filtrar do material que você tem em mãos. Um assunto que não é mais cobrado atualmente é IPX, por exemplo. Em contrapartida, novos elementos foram introduzidos. Vale a pena saber quais são eles e estuda-los. Exemplos são VLSM, CIDR, OSPF e EIGRP.

    Um abraço,

    Marco Filippetti

    0

    0
  3. Marcus

    Olá Marco, tenho muitas duvidas:
    1. Eu irei começar a estudar agora, o que vc me aconselharia ? esperar pra ver as mudanças do certificado.
    2. Qual escola(são paulo ou em santos), e livro vc indicaria ?

    Estou querendo ingressar, mais como irei ter gastos fico preocupado com essa mudança bem agora que irei começar.

    Valeu!

    0

    0
  4. Marcus

    Mais outro conselho amigo por favor..
    Estou me formando final do ano em Eng.Telecomunicações.

    Pela sua experiência eu conseguiria estudar agora com livros e entrando em uma escola para prestar a prova até (Novembro de 2007) onde deverá existir a mudança e passar ?

    obrigado!

    0

    0
  5. Marco Filippetti

    Olá Marcus, vamos ver se consigo ajuda-lo… . Sua primeira pergunta é bastante subjetiva. Vai depender do seu ritmo de estudo, do seu tempo disponível e de seu interesse no assunto. Se você tiver muito dos 3, aconselho a tentar o exame atual (640-801). Você tem quase 6 meses para se preparar para ele. Para alguns, isso é o suficiente. Para outros, é pouco. Como eu disse, é subjetivo 😉 .

    O melhor livro de redes que posso recomendar é o do Tannenbaum, sem sombra de dúvida. Agora, específico para o exame, sou suspeito para falar 😉 . O do Odom é muito bom se você gosta de conteúdo. O meu livro vai direto ao ponto (que é passar no exame), deixando algum conteúdo de redes de lado, já que este não é cobrado no exame. Não posso recomendar nenhuma escola pois não conheço nenhuma. Prefiro não recomendar o que não conheço. Agora, existem as academias Cisco. Essas são muito boas. Em SP tem o Senac, Fundação Bradesco, e algumas outras. Pesquise um pouco no site da Cisco ou no Google e sei que encontrará muita coisa.

    Eu acho que sua segunda pergunta esta respondida acima, também.

    Espero ter ajudado!

    Um abs!

    Marco Filippetti

    0

    0
  6. Fernando Bernardi

    Boa Tarde Marcos.
    Sou aluno do netacademy da Fundação Bradesco, começei o modulo 1 nesse ano no mes de março.Eu vou ter algum previlegio para prestar o exame 640-801 ou nao?…O senhor sabe informar ate quando vao poder prestar o exame antigo os alunos do netacademy?..

    Aguardo respostas

    Obrigadoo

    0

    0
  7. Marco Filippetti

    Fernando, eu não sei te responder isso. Imagino que vc tenha uma extensão de prazo, mas aconselho que vc pergunte no Netacademy onde vc foi aluno.

    Abs

    Marco.

    0

    0
  8. Vinicius

    Marco,
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo livro. Agora me fica uma pergunta dentro do
    seu FAQ não diz se o seu livro esta abrangendo por completo o novo exame? Poderia nos esclarecer melhor?
    Tentei achar algumas noticias sobre o que entra a+ no conteudo deste novo exame porem nao obtive muito sucesso.
    Abraço
    Vinicius

    0

    0
  9. Marco Filippetti

    Vinicius, respondido com um novo post no blog…

    Abs!

    Marco.

    0

    0
  10. Rodolfo

    DE ACORDO COM A MUDANÇA DO EXAME, COMO FICA A QUESTÃO DOS LIVROS?
    QUANDO OCORRERÁ O NOVO EXAME? POIS TENHO UM LIVRO DO 640-801, E SERÁ QUE POSSO ESTUDAR POR ELE, E PROCURAR AS NOVAS ALTERAÇOES POR FORA? SERÁ VIÁVEL?

    0

    0
  11. Marco Filippetti

    Olá Rodolfo.

    Este assunto já foi discutido exaustivamente em outros posts neste blog. Se não se incomodar, pediria que procurasse a respostas às suas questões nos outros posts.

    Obrigado!

    Marco.

    0

    0
  12. Franco

    Boa noite, estou com dúvida quero saber se tem exame icnd1 na versão Português

    0

    0
  13. jose cazzolli

    Boa noite a todos,nunca trabalhei nesta aréa tipo (rede,computadores)mas sempre fui focado em pcs manutenção instalação pequenas redes tipo autodidata… acho que é assim que se chama esses loucos que tentam aprender na marra^^.estou me preparando para o exame 640-802 e estou gostando muito do assunto… a entidade que esta ensinando trabalha muito com packet tracer, e gostei muito deste porque é da própia cisco né? como Marco filippetti disse logo nas primeiras paginas de seu livro,, empresas não se jogarão aos seus pés .. mas portas que estavam fechadas se abrirão.. tomara papai do céu estou estudando para isso.

    Marco adorei o forum o livro ccna 4.1 ( estou lendo ainda) mais valeu por ter escrito… e parabens me deseja sorte.. vou precisar.

    abraço a todos

    0

    0

Deixe uma resposta