«

»

set 19 2007

O que é ITIL? Investir nesta certificação vale a pena?

Saindo um “pouquinho” do assunto CCNA, vou dedicar um pedacinho deste blog para falar de uma ou outra certificação que está em alta no mercado. Hoje, vou dedicar um tempo para falar da ITIL.

A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library”, e nada mais é do que um conjunto de livros que versam sobre boas práticas (do inglês best practices) desenvolvida no final dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), e atualmente sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.

A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI), e endereça estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto compreensivo de processos e procedimentos gerenciais organizados em disciplinas com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

Em meados de 1990, a ITIL foi reconhecida como um “padrão de facto” (expressão de origem latina que significa “na prática”), no Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI) ou IT Service Management (ITSM) como internacionalmente se conhece a denominação.

Fonte: WIKIPEDIA

Resumindo, a ITIL (“a” e não “o”, já que ITIL é uma biblioteca) é um conjunto de livros, e não uma norma, uma abordagem ou um padrão. Uma empresa não aplica a ITIL, mas se orienta por ela. É interessante ressaltar isso, pois muita gente faz confusão. A ITIL lista uma série de práticas globalmente aceitas que podem ou não ser implementadas como um todo ou apenas em parte. Estas práticas têm seu foco na gestão estruturada de serviços de TI.

Sobre a certificação ITIL

Existem 3 níveis distintos: Foundation, Practitioner e Manager

As 2 últimas são voltadas para os profissionais de governança. A Foundation é aberta ao público em geral (na verdade, as outras 2 também são, mas exigem que se faça um curso autorizado e um investimento ($$$) bastante considerável). Para obter a certificação ITIL Foundation, basta ser aprovado em 1 único exame (ex0-100 / ITILF), que pode ser agendado diretamente no site da VUE (www.vue.com). O custo do exame é de US$150. O exame é composto de 40 questões, todas de múltipla escolha com APENAS 1 ALTERNATIVA CORRETA. O nível de dificuldade é de baixo para médio.

O score para aprovação é de apenas 26 pontos, ou seja, basta responder corretamente somente 65% do exame. Os índices de aprovação são bastante elevados (em torno de 85%). É uma prova bastante direta, e ser aprovado é relativamente fácil (dado que se estude, claro). O resultado sai na hora e, diferentemente dos exames da Cisco, é possível retornar às questões respondidas para revisa-las. O tempo para completar o exame é de 1 hora, mais do que suficiente.

Até o momento, o exame encontra-se disponível apenas em Inglês. Para quem não possui Inglês básico para leitura, realizar esta prova será um enorme desafio.

E como as empresas estão vendo esta certificação?

Dependendo do cargo almejado, esta certificação certamente é um grande diferencial. Por exemplo, para profissionais que lidam com processos como arquitetos de soluções, gerentes de projeto, analistas da informação, analistas de processos, etc. Mesmo para algumas posições que, aparentemente não se beneficiariam desta certificação, possuir ela pode ser um grande diferencial, dependendo do foco da empresa.

Uma sugestão: Pesquisem nas vagas publicadas no site APINFO (site de empregos de TI – www.apinfo.com) – ou em outro site de sua preferência – a palavra ITIL. Vocês se surpreenderão com o número de vezes em que ela aparece nos descritivos das vagas.

Agora, se você almeja um cargo gerencial, esta certificação é quase um pré-requisito para você. Invista nela!

Espero que este breve artigo seja de alguma utilidade!

Um grande abraço!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

16 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Ricardo Moura Braga

    Marco, ótimo artigo, parabéns.

    0

    0
  2. luisholtz

    Marco, ótima explicação. Gostaria de saber tmb onde posso adquirir material para estudar para esta certificação. E melhor ainda, o que você me sugere estudar? Qual livro, qual material qual fonte etc..??

    0

    0
  3. ferrugem

    Com certeza este artigo teve e ainda terá utilidade Marco!

    Apesar de só agora eu estar comentando, achei que seria válido, ainda mais pelo fato de nosso amigo Luis ter revivido este post!!! 😉

    Luis, você pode encontrar diversos materiais sobre o assunto no HD do BLOG II e mais algumas discussões no Fórum!!!

    Valeu pelo post Marco!!!

    Abraços,
    Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  4. luisholtz

    Grato, ferrugem, já baixei o material para estudar, e sobre o comentário tardio, rsrsrs, pode ser que aconteça com outros ai, pois como sou novo no blog, estou lendo tudo o que tenho direito pois dentre meus longos anos de pesquisa de internet achei um blog inteligente !!!! Parabéns aos integrantes e ao saudoso moderador. vlw Marco.

    0

    0
  5. Fernando Nogueira

    Eu também estou interessado em fazer esta certificação!!!

    Para pessoa como eu com menos poder aquisitivo ($$$$$), a TIExames contém um curso Online para está certificação. Tem o demo do primeiro capítulo no site para avaliar como é o curso. Em minha singela opinião: o curso me parece bom!

    Fica ai uma dica a mais para quem quer fazer está certificação!!

    Abs…

    0

    0
  6. Alexandre Canalle

    ITIL é uma que, provavelmente, deverei encaçapar este ano junto com CCNA e uma de MCP.

    0

    0
  7. ferrugem

    Fernando Nogueira, você fez o curso na TIExames? Fezo exame?!

    Boa sorte nas provas roxsnd..

    Abraços e sucesso à todos,
    Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  8. douglasfc

    Galera, gostaria da opnião de voces…..

    Por algumas vezes comecei a estudar sobre ITIL mas tive que interromper por algum motivo.
    Agora estou afim de voltar a estudar e fazer a prova.

    A minha dúvida é:

    Nao tenho experiencia com a utilizacao pratica de ITIL em coorporaçoes, caso obtenha a certificação iria ter somente o “conecimento teorico”. Pondo na balança, pra que lado pesa mais, a falta do conhecimento pratico ou o conhecimento teorico?

    Ou seja, entre um canditato com certificaçao, mas que nao trabalho diretamente com ITIL e um candidato que ja trabalho com ITIL sem certificaçao, qual, teoricamente, está na frente?

    0

    0
  9. ferrugem

    Douglas, independentemente de ficar na frente ou não, obter a certificação ITIL só teria a adicionar ao seu curriculo. Como você mesmo disse, você ainda não tem nenhuma experiência em se trabalhar orientado pela ITIL e também não tem a certificação.

    Tem que se começar por algum lugar… Acredito que deve partir pelo que está ao seu alcance e que só depende de você, que é obter a certificação .. Depois tente arrumar algo relacionado…

    Dê uma lida no outro post do Marco sobre o assunto: ITIL e se precisar de algum material pode encontrar algumas coisas úteis no HD do BLOG 2..

    Abraços e bons estudos!!!
    Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  10. douglasfc

    Ola Ferrugem…com certeza tenho que começar por algum lugar, e o lugar mais facil no momento é começar pela certificação.

    Obrigado pela dica.

    Ja peguei os materiais no HD 2, e vou partir pros estudos neste final de semana mesmo ( Espero que desta vez, nao aconteça imprevistos)

    Abraço!!!

    0

    0
  11. ferrugem

    Disciplina e dedicação! Com uma semana, pelo que falaram no fórum, já pode marcar a prova! 😉

    Abraços e boa sorte pra ti! Depois conte-nos no Fórum como foi a prova e sua aprovação!
    Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  12. douglasfc

    Pode deixar que volto para contar Ferrugem. Mas vou estuasdr um poquinho mais de uma semana, porque 150 doletas nao se pode perder assim de bobeira…..

    abraços….

    0

    0
  13. douglasfc

    Voltei…

    e pra contar que acabei de fazer a prova e fui APROVADO.

    Foram 3 semanas (e alguns dias) de estudos.

    Usei a apostila da TIExames e na ultima semana fiz varias pass4sure para fixar alguns conceitos e tirar duvidas.

    A prova é bem tranquilia de se fazer, desde se tenha compreendido os fundamentos de todos os processos.

    Obrigado pela ajuda e pelos materiais disponibilizados.

    0

    0
  14. ferrugem

    Que boa notícia Douglas.. Bacana ver que correu atrás e conquistou a certificação.. Parabéns pela aprovação! 😀

    Defina novas metas, se programe e bora pra próxima conquista! 😉

    Abraços e sucesso,
    Felipe Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  15. mjundiai

    Olá amigos,

    Eu comprei o material da TIEXAMES para estudar pra Certificação ITIL Foundations V2 e recomendo o material. Além de uma apostila com 118 pag você fica com acesso ao site para fazer vários simulados antes da prova.
    Minha aprovação foi de 85% na prova de certificação.
    Meu roteiro de estudo foi o seguinte:

    1-) Lêr a apostila 5 x em 1 mês;
    2-) Fazer os simulados do site pelo menos 2 vezes cada;
    3-) Lêr o resumo disponível de todo o conteúdo 5 x.

    Quando já estiver fazendo uma média de 80 pontos nos simulados, pode marcar a prova que é tranquilo.

    Abs,

    Marcos

    0

    0
  16. Andre Arruda

    Eu fiz a certificação ITIL V3 na ISSO É Tecnologia, http://www.issoe.com.br – gostei bastante do curso e do sistema de simulados que realmente ajuda na preparação do exame, gostei do blog porque estou buscando informações sobre CCNA, a prova é muito difícil? quanto tempo de preparação?

    0

    0

Deixe uma resposta