«

»

set 27 2007

Novo exame CCNA – Dúvidas

Pessoal,

Continuo recebendo dúvidas sobre o novo exame CCNA, e gostaria de compartilha-las com vocês:

  1. Até quando eu consigo agendar o exame atual?
  2. Eu já estou estudando para o exame CCNA versão 801. Se eu não conseguir agendar a versão 801, vou perder tudo o que já estudei?
  3. Existe diferença entre ser certificado CCNA 801 ou CCNA 802?
  4. O exame 802 já existe em versão traduzida?
  5. Sou aluno do NetAcad e meu curso apenas termina no final do ano. Até quando posso fazer o exame 801?

Respostas (ou pelo menos, tentativas de):

A data definida pela Cisco para extinção do atual exame (801) é 06/11/2007. Esta é a data OFICIAL, publicada pela própria Cisco. Isso significa que, em tese, você tem até esta data para FAZER o exame, e não para agenda-lo. Por exemplo, se você agendar o exame 801 para dia 25/12 ( 🙂 ), a chance de você ter que fazer a versão 802 é grande. Se este for o seu caso, eu estaria preparado para encarar o exame novo.

Agora, lembrando que o exame atual (801) encontra-se disponível em Português, é muito provável que a Cisco cumpra a data oficial de extinção desta versão apenas se uma versão traduzida do novo exame já estiver disponível na data, o que eu duvido. Ou seja, existe uma boa possibilidade que, aqui no Brasil, a versão 801 do exame perdure por mais algum tempo. Mas isso é apenas uma possibilidade. A data oficial segue sendo 06/11/2007!

Se você já está estudando para a versão atual do exame, NÃO PERDERÁ NADA do que já viu se decidir pela versão 802! Gente, lembro que continuamos falando do CCNA aqui! O conteúdo base É O MESMO!!! Rede é Rede! O que você pode fazer é não dar tanto foco em ISDN, por exemplo, já que este tópico não mais é abordado na nova versão do exame. Mas é só!! TODO O RESTO SEGUE DENTRO DO ESCOPO!

O que você terá que fazer, se for prestar o exame 802, é complementar seus estudos com os tópicos ADICIONAIS, que passam a ser exigidos, como VPNs, Segurança e alguma coisa de IPv6. Portanto, não se preocupe! Seus meses de estudo não irão por água abaixo 😉

Não existe diferença entre um certificado CCNA 507, 607, 801 ou 802! TODOS são CCNAs exatamente da mesma forma, e gozam dos mesmos direitos e benefícios (e status 😉 )!

A Cisco prioriza a tradução de seus exames para os idiomas que abrangem cerca de 80% da população mundial. O Português não está incluído nesta leva. Portanto, a versão em Português do novo exame deve demorar um pouco a sair.

Para os alunos do NetAcad, aconselho que perguntem diretamente ao seu instrutor. Nada melhor do que ir direto à fonte! E se tiverem a resposta, que nos avisem para compartilharmos com os outros 😉

Um abraço a todos!

Marco Filippetti



Comente usando o Facebook!
0
0

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Ronaldo Echevenguá

    Ola Marco,

    Aproveitando o espaço, eu tamem tinha esta dúvida, e como estou fazendo Netacad, ea previsão de conclusão é somente em Fevereiro de 2008, fui a meu instrutor para ter informações, eo mesmo me afirmou que será matido o conteúdo do ( 801 ), adicinando-se os tópicos incluídos na nova versão ( 802 ) para estudo na última parte do curso, ou seja no CCNA 4, e realizando o exame ja para a nova versão, a única dúvida é que se teremos disponibilizado em meados de Fevereiro de 2008 o exame em Português que segundo o instrutor não soube me precisar, pois eles ainda tem algumas videos conferências para ajustarem esta questão…Não sei se vai servir de algo, mas no meu caso esta assim por enquanto.

    Abs

    Ronaldo Echevenguá.

    0

    0
  2. Jefferson

    Marco;

    Hoje finalmente consegui passar no exame 640-801, vc publicou algum livro para CCNP ou pode indicar um livro que eu poderia utilizar para estudo.

    Um abraço a todos;
    Jefferson – FNS.

    0

    0
  3. Marco Filippetti

    Ronaldo, obrigado por dividir com o grupo!

    Jefferson, PARABÉNS pela conquista!! Todos sabemos o quanto é difícil! Não tenho planos para publicar um livro CCNP pois não existe previsão (ou interesse) da Cisco na tradução dos exames CCNP para o Português. Assim sendo, não vejo grandes vantagens em publicar um livro em Português quando existem excelentes livros em Inglês já publicados.

    Sugiro os livros da Cisco Press para os exames CCNP. Na minha opinião, são os melhores.

    Um abs!

    Marco.

    0

    0
  4. Ronaldo Echevenguá

    Jeferson, por um acaso vc é Florianópolis ? pequena dúvida 😉

    0

    0
  5. Rafaela Fernandes

    Olá,

    Gostaria de saber como faço pra encontrar material do CCNA 802? Pois quero começar a estudar pra tirar certificação.

    Obrigada
    Rafaela

    0

    0
  6. Marco Filippetti

    Rafaela, você pode estudar para o exame 640-801, se for faze-lo em Português. Ele fica disponível por ainda muito tempo. Agora, se for fazer em Inglês, tem mesmo que ser o 640-802. Vc pode encontrar material para este exame no http://www.4shared.com, procure por “640-802”.

    Abs e bons estudos!

    Marco.

    0

    0
  7. ferrugem

    Olá Marco. Estou fazendo curso na Fundação Bradesco, em Osasco. Estou cursando o quarto módulo agora, com previsão de término para dia 08 de março/08, e de acordo com nosso instrutor, todos que estão fazendo o curso desde o ano passado, tem direito de fazer a prova 640-801, desde que concluam o curso junto a fundação.

    Se tudo correr bem, espero me formar bem no curso, conseguir o voucher (que ajuda bem neh $$$) e fazer a prova no máximo até abril.

    Espero em breve retornar com boas novidades por aqui!!! =]

    Para quem não faz curso pela fundação, sinceramente não sei quando a prova 640-801 vai deixar de existir, mas assim como você já disse em outros posts, não acredito que a nova prova será tão diferente assim.

    Abraços para todos!!!

    0

    0
  8. fesouzamatos

    Olá a todos, estou me preparando para fazer o exame 640-802, porem estou estudando pelo Cisco Academy versão 3.1, existe diferença para a versão 3.1.1 pois meus amigos estão fazendo esta versão?
    Tenho medo de estudar algo que já esteja defasado para a prova.

    Grato a todos…

    Fernando Matos

    0

    0
  9. ferrugem

    Olá Fernando. Sou estudante do curso CCNA da Fundação Bradesco. E nesse curso nós temos uma conta no netacad da Cisco, no site http://cisco.netacad.net, e nesse site nós temos acesso ao conteúdo on line, e o conteúdo é o da versão 3.1. Portanto acho que não tem diferença não cara. Pode estudar sussegado. Mas essa versão 3.1 não contempla os novos assuntos que o Marco já citou aqui no blog, que estarão presentes no adendo que ele vai divulgar aqui, que cairão nesta prova que você citou, 640-802.

    Abraços!

    0

    0

Deixe uma resposta