«

»

out 04 2007

Questão 27 – Simulado Geral – 640-801

Pessoal, vou postar aqui a dúvida de um colega, que pode muito bem ser a dúvida de outros. A dúvida se originou em uma questão do simulado que postei aqui, há algum tempo atrás (http://blog.ccna.com.br/?p=25).

Como sempre, para manter a privacidade de cada um, não vou publicar nomes.

———————————————————————

Boa tarde Marco

Estou estudando algumas questões do simulado e a questão 27 você informa que a resposta correta é a letra E.

Também concordo com sua resposta, mas a letra D, também está correta, pois o switch avalia MAC, de qual porta o frame se originou, etc, sendo mais eficientes no processamento, portanto.

27. Quais das seguintes afirmações são verdadeiras sobre o uso de hubs e switches?

A. Hubs podem ter VLANs associadas às suas portas
B. O uso de hubs de melhora a performance da rede
C. Switches não propagam broadcasts
D. Switches são mais eficientes que hubs no processamento de frames
E. Switches aumentam o número de domínios de colisão em uma rede

———————————————————————

Pessoal, quem me enviou este e-mail tem um bom argumento! Porém, devemos nos lembrar que HUBS encontram-se na camada 1 (Física) e, portanto, NÃO PROCESSAM FRAMES! Sim, sim, eu sei! Esta pergunta é uma “pegadinha”! Sim, sem dúvida! Perguntas como essa normalmente não caem no exame. Mas PODEM cair. Fiquem espertos 😉

Um abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Moraisjunior

    Obrigado pela dica.
    Quando vc puder disponibilizar o tutorial do Dynagen novamente avise-nos.

    Um abraço.

    0

    0
  2. Fabrício Neves

    Olá pessoal, à respeito da letra D na resposta gostaria de salientar também que quanto mais baixa a camada mais rápido ocorrerá o processamento, visto que atravessará menos “barreiras” aos encaminhar os dados, sendo assim Hubs são mais rápidos que Switches que por sua vez são mais rápidos que Routers, não colocando em pauta a qualidade dos dois últimos, pois a implementação depende do problema que você enfrenta e da topologia de rede que tens. 😉

    0

    0
  3. Claudio Marcolino

    A palavra “eficiente’ nos leva a crer que esta informação seja verdadeira, mas imagino que se lembrar-mos que a PDU da switch é “quadro” ou “frame” (camada 2) e a Hub é “bit” (camada 1) ele não tem inteligência pra diferenciar entre endereço de origem e de destino dentro do frame, todos que estão plugados nele recebem o mesmo sinal. As switches aprendem os endereços a medida em que o tráfego flui pela rede e ela usa um chip chamado ASIC (Application-Specific Integrated Circuit) para construir e manter a tabela de filtros, tal chip otimiza as tarefas de encaminhamento e leitura do frame.

    Espero ter ajudade a esclarecer melhor a opção “D”

    Abs!

    0

    0
  4. elbastos

    Olá. Existem determinados hubs que possibilitam a criação de VLANs físicas. Ou seja, você seleciona as portas que deseja inserir dentro de um mesmo domínio de repetição. Note que não há o processamento de frames, mas sim a repetição do sinal elétrico APENAS para as portas selecionadas. Se levarmos em consideração o conceito de VLAN como sendo LANs virtuais de nível 2, então esse hub não implementa VLAN. Se levarmos em consideração um conceito mais genérico de VLAN (formação de redes virtuais dentro de uma rede física), eu consideraria esse hub como implementando VLANs. Portanto, acredito que também a letra A poderia ser considerada como certa.

    0

    0
  5. Marco Filippetti

    Elbastos, discordo. O que vc menciona segue não sendo VLANs, mas apenas um agrupamento físico de algumas portas de um HUB. VLANs são agrupamentos lógicos e só funcionam em CAMADA 2.

    Abs

    0

    0
  6. ingrid de jesus ribeiro

    MUITO BOM, TÔ APRENDENDO BASTANTE, ESTOU COMEÇANDO A TRABALHAR AGORA NESTA AREA DE REDES…

    0

    0

Deixe uma resposta