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out 04 2007

TELEFONICA – TEM QUE TER (MUITA) PACIÊNCIA!!!

Problemas no sistema de autenticação do Speedy no meu bairro nos deixou sem acesso por quase 4 dias consecutivos! Realmente, não dá pra contar com este serviço. Estou considerando cancelar o Speedy e contratar o Virtua. O problema é que preciso do plano empresarial (IP Fixo), que na Net é BEM mais caro que na Telefonica!!!

Para quem não está ciente, a Telefonica se viu OBRIGADA pela justiça a não mais exigir a contratação de provedores para o acesso à Internet. Desta forma, se você já é assinante do Speedy, pode cancelar seu provedor e utilizar os seguintes login e senha para acesso:

L: internet@speedy.com.br
S: internet

Obviamente a Telefonica irá apelar para derrubar esta liminar, mas tudo indica que as chances de ela conseguir são muito pequenas. É interessante ressaltar que NUNCA FOI PRECISO o acesso a um provedor para que o usuário Speedy pudesse chegar à Internet. Isso não passava de uma grande “sacanagem” imposta pela Telefonica em conchavo com os provedores, já que cada um ganhava a sua fatia do bolo (sendo que a fatia da Telefonica SEMPRE era a maior).

Se você utiliza os serviços do seu provedor, como acesso à conteúdo restrito ou e-mail, você pode migrar seu plano de banda larga para discado, que disponibiliza os mesmos acessos é custa apenas 1/3 do valor. Fica a dica.

É duro ser refém da Telefonica 🙁

Um abs pessoal, e desculpem o desabafo! Mas é difícil!!!

O blog está de volta!

Marco.



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14 comentários

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  1. Cesar Tibau

    Na verdade, isto não é uma “sacanagem” das operadoras. Isso é lei. Quem tem ADSL não precisa de provedor para se autenticar, basta a operadora… Mas quando viram o estrago que isso faria com os provedores, criaram uma lei obrigando as operadoras de telefonia a usar autenticação a partir dos provedores, não a partir da operadora – o que seria o correto.

    A merda é que essa lei burra (leis de proteção de mercado SEMPRE são burras) acabou abrindo uma brecha: As operadoras criaram/financiaram seus próprios provedores… E podemos ver a conseqüência disso agora.

    “Saccanagem” é o PÉSSIMO serviço das operadoras de ADSL. Usuários da Brasil Telecom que o digam.

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  2. Marco Filippetti

    Cesar, de acordo com artigo publicado no site abusar.org.br (http://www.abusar.org.br/art138.html), não apenas não existe tal lei como, desde 2003, a Telefonica seria obrigada a oferecer o serviço SEM a obrigatoriedade da assinatura de provedores. Portanto, SACANAGEM SIM! 😉

    Abs

    Marco.

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  3. Jessé Alves

    Cara não adianta tirar o provedor , a gente fica sem provedores de terceiros e passa a pagar serviços de Radius da Telefonica (+- 9 reais)

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  4. Jessé Alves

    ah isso de de ser obrigado a ter provedor é coisa da Anatel que impos para evitar monopolio das operadoras de telecom no caso da telefonica , tem toda a estrutura e ainda possui mais provedores TERRA, SPEEDY CORP e outros

    Eu interpreto diferente , eu acho que quem vai sair perdendo é o pessoal que trabalha em call center e serviços gerais (TI, comercial e Publicidade) em provedores com UOL , GLOBO , SUPER IG e o desaparecimento dos pequenos provedores . De que adianta deixar de pagar 10 reais do provedor que sempre renova promoções e pagar o mesmo para a telefonica , a gente só vai fazer ela ter um lucro direto e incluir uma cobraça de provedor na conta de telefone

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  5. Marco Filippetti

    Oi Jessé! Bom, aí tem algumas coisas… a primeira é que, de acordo com o site abusar.org, a Telefonica não está autorizada (ainda) a cobrar esta taxa. Pode até ser que no futuro ela cobre (um roubo, mas tudo bem), mas ainda assim, é mais barato que pagar um provedor. Eu mesmo pagava R$28 pelo Terra. Cancelei antes de ontem. Nunca usei o Terra para NADA além da bendita autenticação do Speedy.

    E tem mais… a Telefonica corre o risco de ter de ressarcir as despesas de TODOS os que contrataram provedores, desde 2003, por causa da imposição por parte deles. Aguarde…! Este assunto ainda vai dar muiiiiito pano para a manga. Vc vai ver! Um exemplo é que nenhum provedor de banda larga via cabo obriga o uso de provedores OU cobra taxa de conexão. Por que seria isso? Mistério? Não… sacanagem da Telefonica. Eu já trabalhei em um provedor de banda larga a cabo, e o acesso IP (Internet) que contratávamos era de quem? Da Telefonica! Engraçado, não? E nós não cobrávamos taxa de conexão (ou de autenticação) e nem obrigávamos os nossos clientes a assinar um provedor. Pois é… este mundo está CHEIO de sacanagens!

    Abs!

    Marco.

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  6. fariaBr

    Pessoal,
    Uma dúvida me acompanha a muito tempo. Tempos atras quando cabearam minha cidade (Canbras/Vivax/TVA/NET) existia uma obrigatoriedade de que o pacote de dados só poderia ser instalado com a aquisição do pacote de TV, porem de alguns anos pra ca isso acabou, vc pode assinar o pacote de dados sem o pacote de TV. Mas minhas duvida eh em relação ao ADSL.
    Você pode adquirir uma linha de voz sem habilitar o ADSL, mas nao pode habilitar o ADSL sem a assinatura de um pacote de voz. Isso não seria uma venda casada? Pois, do mesmo jeito que a operadora consegue bloquear o trafego de ADSL, ela nao conseguiria bloquear o trafego de voz e liberar somente o ADSL na linha?

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  7. fariaBr

    Puxa, agora que me dei conta que ressuscitei um tópico…

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  8. Marco Filippetti

    rsrsrs este tópico é das antigas! Mas eu acho que, no caso do xDSL, é pré-requisito existir uma linha telefônica no lado do cliente, do contrário, não teria como ativar o serviço. Como é pré-req, acho que não se encaixa na modalidade de venda-casada…

    Abs!

    Marco.

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  9. fariaBr

    Sim, entendo que preciso da linha telefonica e que seja um pre-requisito, mas nao entendo pq o trafego de voz nao pode ser cancelado ou inabilitado nessa linha, e trafegar somente o xDSL, vc saberia me responder?

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  10. Marco Filippetti

    Faria, não sei se isso seria possível…!

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  11. Bruno N. Paiuca

    Na verdade no contrato do serviço de ADSL está escrito “Contrato de Serviço AGREGADO”, ou seja quando a Telefonica ganho em leilão os direitos de fornecer o Serviço na Região, ela apenas poderia vender “Linhas de Voz”, “SERVIÇOS AGREGADOS” como o Speedy só podem ser vendidos caso exista um canal de vóz contratado naquele estabelecimento, exatamente pelo motivo de ser um Serviço Agregado e não independente da linha de voz. Na verdade técnicamente ACHO que sería até viável inabilitar o canal de voz e trafegar apenas xDSL, porém questões de contrato não permitem esse tipo de operação por parte da Telefonica.

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  12. ferrugem

    Voz e dados passam pelo mesmo meio porém em frequências diferentes.. Quando chega na casa do assinante, esses sinais entram em um modem que “separa” o sinal ADSL (Speed ou velox…) e o sinal de voz (a linha do assinante). Acredito que não seja um pré-requisito funcional ter uma linha na casa do assinante. Acredito que seja assim por motivos contratuais, assim como dito pelo Bruno, acima.

    O que eu acho uma “sacanagem” é que a telefônica obriga você a ter a linha “padrão” (mais cara) para poder ter o SPEED. Se você optar pela linha econômica (uma tarifa fixa bem menor por mês), não tem direito a solicitar o SPEED. Que explicação teria para não poder ter SPEED numa linha econômica que, a primeira vista, é igual a uma linha “padrão”?

    Por este e por vários outros motivos, vejo, a cada dia, várias pessoas trocarem a assinatura convencional com a Telefônica pelo serviço prestado pela NET (Não vou comentar se é melhor ou pior.) É uma pena, pois a empresa (Telefônica) é uma “gigante” e tão gigante quanto, são os números de reclamações que vejo sobre a operadora (não só em acesso a internet).

    Enfim, também acho que seria possível fornecer somente ADSL para o usuário final. Temos aqui no blog dois colaboradores que trabalham na Telefônica que talvez possam até saber mais sobre o assunto.

    É isso.. 😉

    Abraços à todos!!!
    Ferrugem

    “Juntos somos ainda melhores!!!

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  13. fariaBR…aqui em ctba eu tinha adsl da BrT e queria utilizar apenas a linha de dados e cancelar a linha telefonica…isso não é possivel como o Marco falo, porém o que eles podem fazer é bloquear a frequencia de voz…porém para isso acontecer vc tem que pagar a operadora como mais um serviço prestado… 😉 além é claro da assinatura da linha…

    Cansei tanto de brigar com a BrT e reclamar na Anatel que cancelei tanto adsl com linha de voz…

    Abs
    Érik Voitic

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  14. Bruno N. Paiuca

    Na verdade, o modem não separa Canal de Voz e Dados (No entanto, que o aparelho de telefone não é conectado ao Modem), que divide o canal é um Micro-Filtro instalado no ponto de telefone (A única função do Modem é a de Modular e demodular o sinal digital de seu PC, com a Rede Analógica de Telefonia). Os pontos de Telefone sem Micro-Filtro não utilizam o xDSL. O problema é realmente contratual, a Telefonica não tem direito de vender somente pacotes xDSL, pois no leilão a Telefonica comprou o direito de fornecer “Serviços de Comunicação Telefonica”, o Speedy é um Serviço que é agregado a linha de Telefone, assim descrito no contrato do Speedy. Casos como o da BrT, não sei informar, mas deve ser algo parecido.

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