«

»

out 05 2007

CCNP – Dúvidas

CCNP

Olá amigos,

Tenho recebido muitas perguntas sobre a certificação CCNP, e por isso, resolvi condensar algumas dessas questões neste tópico, visando esclarece-las.

O CCNP (Cisco Certified Network Professional) é uma das certificações de nível intermediário oferecidas pela Cisco. Hoje, são 5 certificações nesta linha: CCNP, CCDP, CCSP, CCVP e CCIP, cada qual focando em uma especialidade distinta (Routing & Switching, Design, Security, Voice e Service Provider).

Para obter o CCNP, o candidato deve ser aprovado em 4 exames:

  • 642-901 BSCI – Building Scalable Cisco Internetworks (BSCI)
  • 642-812 BCMSN – Building Cisco Multilayer Switched Networks (BCMSN)
  • 642-825 ISCW – Implementing Secure Converged Wide Area Networks (ISCW)
  • 642-845 ONT – Optimizing Converged Cisco Networks (ONT)

Os 2 primeiros exames são os famosos “Routing” e “Switching”. Apesar das mudanças recentes, pouco mudou em relação aos exames anteriores.

Os 2 últimos substituem os antigos “Troubleshooting” e “Remote Access” e, estes sim, estão bastante distintos dos seus “primos” anteriores. Os tópicos cobrados em cada um destes exames podem ser examinados clicando-se nos respectivos links, acima. Assim você saberá o que deve estudar para estar preparado para cada exame.

Como em qualquer exame Cisco, não é preciso frequentar um curso para ser aprovado em qualquer um destes exames. Você pode estudar por conta e passar, tranquilamente – dado que você estude, claro!

Em termos de literatura, muitos perguntam se eu não vou escrever livros para estes exames. A resposta é NÃO! E por que não? Pelos seguintes motivos:

  • Os exames para as certificações de nível profissional e expert são todos em inglês, e a Cisco não irá traduzi-los para o Português. A literatura existente hoje no idioma nativo dos exames (Inglês) é farta e de excelente qualidade. Assim sendo, para que tentar reinventar a roda?
  • O universo de clientes da literatura para os exames de nível profissional é MUITO MENOR que o universo de clientes da literatura para os exames de nível associate (como o CCNA). Ou seja, eu teria que escrever 4 livros e, certamente, eles – somados – venderiam BEM menos que a publicação CCNA. Matemática simples 😉 O custo-benefício simplesmente não compensa.

Quando eu estudei para os exames de nível profissional, sempre utilizei a literatura da Cisco Press. E são estes os livros que posso recomendar (mesmo porque, não tive muito contato com outros). Mas existem bons materiais de outras fontes, como Sybex, por exemplo. Abaixo, relaciono as literaturas mais relevantes para o CCNP, na minha opinião:

Se quiserem consultar outras fontes, chequem o site da Sybex (www.sybex.com).

Quanto aos exames… na minha opinião, é mais fácil passar em cada um dos exames do CCNP, isoladamente, do que passar no CCNA. Isso mesmo! O motivo é simples: Em cada exame do CCNP, você está focando em apenas 1 tema. No CCNA, você tem que ver de tudo um pouco, e isso torna este exame mais complexo. Mas vejam bem, esta é a MINHA opinião! Fiquem a vontade para discordar 😉

Você tem um prazo de 3 anos para completar os 4 exames. Findos estes 3 anos, se ainda faltar 1 exame para você fechar a certificação, você retorna à estaca ZERO. Portanto, gerencie seu tempo. Se você despender 6 meses por exame, ainda assim teria uma folga de 1 ano, portanto, tempo mais que suficiente.

Qualquer exame de nível profissional renova, automaticamente, todas as certificações de nível profissional que você já possui e – claro – as de nível associate. Neste sentido, a Cisco até que é boazinha 😉

Cada exame tem uma pontuação mínima diferente e esta pontuação varia de prova para prova. Ou seja, se seu colega precisou de apenas 670 pontos para ser aprovado no exame BSCI, isso não significa que você também precisará desta pontuação. Pode ser mais, ou menos. Isso é calculado na hora, dependendo das questões que caíram para você.

O tempo para cada exame é de 2 horas, já que você fará o exame em um idioma não-nativo (Inglês). Assim como os outros exames da Cisco, não é permitido retornar à questão uma vez que esta seja respondida e você pressione “Next”.

O certificado, obtido uma vez que você seja aprovado nos 4 exames, tem validade de 3 anos.

Quanto aos cursos existentes, valem à pena? Os que eu conheço são os ministrados pelos parceiros oficiais Cisco (Telecon – hoje CTT Group – e Multirede) e pelas academias Cisco CCNP, como Fundação Bradesco e outras. Eu não conheço pessoalmente nenhum destes cursos, mas não recomendaria os da CTT e da Multirede pelo preço extremamente salgado cobrado por eles. Estes cursos são, normalmente, bancados por empresas. Se você vai pagar do próprio bolso, procure uma academia CCNP. Se não encontrar nenhuma, estude por conta (como MUITA gente faz!).

Finalmente, é preciso conhecer roteadores e switches para ser aprovado? NÃO! Por incrível que pareça, é possível ser aprovado sem nunca ter visto um destes elementos. É possível, mas não é fácil! Aconselho vocês à utilizarem o Dynagen ou algum outro simulador, se você não dispõe de acesso aos equipamentos reais. O contato ajuda, E MUITO!

E os Testkings, ajudam? Essa eu me recuso a responder 😉 ESTUDE e você será aprovado. PONTO!

Um abraço pessoal!!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Alexandre

    Excelente! Tirou algumas dúvidas que eu tinha! Valeu!

    0

    0
  2. Rodrigo

    Acredito que esse seu POST tira TODAS as dúvidas de quem acabou de tirar o CCNA e está querendo tirar um CCNP, que é o meu caso.

    Inclusive um dos materiais que estou estudando para o CCNP é exatamente esses livros que você citou, da Cisco Press.

    Parabéns pelo post e muito obrigado.

    0

    0
  3. Paulo

    Olá! Parabens novamente pelo blog!

    Como o colega acima comentou, post muito interessante pra quem como nós acabou de tirar o CCNA!

    Estou interessado na CCVP, terias algo a comentar sobre essa certificação??

    []s !

    0

    0
  4. Rodrigo Falcão

    Olá pessoal,

    Marcos, parabéns pelo blog!
    Bom, eu tirei minha certificação CCNA a duas semanas, e estou começando a pesquisar material para o CCNP, mas estou com dificuldades de encontrar material atualizado, até mesmo livros, os links acima não me reportam as páginas.
    Além disso, andei conversando com outras pessoas e me questionaram se não seria mais interessante pensar numa outra certificação por hora, como a MCSA por exemplo. Eu gostaria da opinião de vcs, pois isso me deixou meio indeciso.

    Valeu, e fiquem com Deus!

    0

    0
  5. Marco Filippetti

    Rodrigo, material para o CCNP, só mesmo importado e em Inglês mesmo, por enquanto. Vou tentar arrumar os PDFs das 4 provas e postar aqui, para todos. Quanto a tirar o MCSA, acho que só depende do que você procura. O que você deve se perguntar é: Qual o seu objetivo? É preciso ter um definido. Não adianta sair atirando para todo lado.

    Abs

    Marco.

    0

    0
  6. Rodrigo Falcão

    Valeu Marcos!!
    Quanto ao idioma não tem problema, só irá requerer um pouco mais de tempo…
    Eu andei pensando em tirar a MCSA para fazer uma dobradinha com a CCNA e tentar entrar no mercado o mais rápido possível. Eu até já trabalho na área tecnológica, mais é algo mais direcionado para suporte a usuário do que administração ou qualquer coisa voltada à redes, que é o que eu realmente almejo.
    De qualquer maneira já vou começar a me programar para o CCNP.
    Mais uma vez muito obrigado.
    Ah, mais uma dúvida…eu tenho que fazer as provas para CCNP nessa ordem (BSCI, BCMSN, ICSW e ONT)?

    0

    0
  7. Rodrigo Falcão

    Olá amigos,

    Eu consegui um livro emprestado para me auxiliar no CCNP, mas é um livro antigo, CCNP Switching, que faz referência ao exame 640-504.
    Gostaria de saber se posso estudar por esse livro e complementar o que falta com relação ao novo exame?
    E mais, quais seriam os tópicos não abordados nesse exemplar, que eu deveria procurar por fora?

    Muito obrigado!

    0

    0
  8. Toguko

    Valeu pelas, dicas, não sabia dessa questão dos 3 anos para completar as provas, mas acho que quem começa a fazer as provas tem em mente terminar em pelo menos 1 ano ou 1 ano e meio…

    Abraços

    0

    0
  9. pdopke

    Marco, esse post é um pouco antigo e algumas dessas provas ja foram retiradas. Mas ainda nao esta claro para mim o que devo fazer para conseguir meu CCNP, vc pode atualizar por favor?
    ◦642-901 BSCI – Building Scalable Cisco Internetworks (BSCI) – RETIRED
    ◦642-812 BCMSN – Building Cisco Multilayer Switched Networks (BCMSN) – RETIRED
    ◦642-825 ISCW – Implementing Secure Converged Wide Area Networks (ISCW) – RETIRED
    ◦642-845 ONT – Optimizing Converged Cisco Networks (ONT) – RETIRED

    0

    0

Deixe uma resposta