«

»

nov 07 2007

FAQ: Certificação CCENT

pyramid_ccna_ccent.gifPessoal, tenho recebido e-mails e comments com dúvidas sobre a nova certificação Cisco Certified Entry Network Technician (CCENT). Basicamente, o que houve foi o seguinte: A Cisco percebeu que o CCNA não podia mais ser considerado um exame “entry level”, dado o seu nível de dificuldade (pelo número de reprovações que tem ocorrido, isso fica bastante claro). Para motivar os estudantes, foi então criada a certificação CCENT, que passa a ser a certificação “entry level” da Cisco, ou seja, a base da pirâmide.

Vale a pena investir no CCENT? Na minha opinião, não. Além de ser uma certificação muito nova e ainda sem notoriedade no mercado, investindo no CCENT você está dizendo ao mundo que o CCNA é muito para você. Esta é a minha opinião.

Não vejo vantagem alguma em investir nesta certificação.

Para os que buscam mais informações sobre este exame, clique aqui.

Se vocês dicordam (ou concordam) da minha opinião, comentem este post. É interessante (e importante) saber o que vocês pensam!

Abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

14 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Leandro Alves

    acho interessante essa certificacao pois o ccna he muito dificil de ser aprovado
    pois o inidice de acerto he de 85% se a ccna tivesse continuado com o indice de 70% seria melhor
    essa certificacao pode nao valer muito agora, mas daqui 1 ou 2 anos ela vai ser reconhecida e sem falar que ela
    é o melhor caminho para se chegar na ccna

    0

    0
  2. Leandro Alves

    Alguem poderia me dizer se o livro do yuri CCNA 4.0 é ideal para estudar para a certificacao CCENT????

    0

    0
  3. Leandro Alves

    alguem poderia me dizer com absoluta certeza de quanto é preciso pra passar na CCENT???????????????

    0

    0
  4. Renato Paulo da Silva

    Galera….

    apesar de não ter tanta experiência como o Marcos eu concordo com ele, vamos nos concentrar no melhor que pudemos ser…

    CCNA é o meu cume…

    0

    0
  5. yuri.curi

    Bem pra min essa certificação é interessante até mesmo por que eu vou iniciar no Modulo ICND1 e ele é gratuito o modeulo ICND2 pode levar algum tempo para essa eles darem esse curso, nesse meio tempo eu vo tirar essa CEENT e após concluir ele eu vo para o CCNA.
    Alguém ae sabe quanto custa o valor dessa prova ?

    0

    0
  6. Leleb

    Bom, atualmente eu estou estudando CCNA pela empresa que eu trabalho e descobri o CCENT recentemente, apesar de estar estudando, a correria do dia-dia (trabalho + Faculdade + curso) não me faz sentir preparada para fazer a certificação CCNA agora, tenho o mesmo pensamento do Marco em relação ao CCENT, pode parecer que o CCNA é muito para mim mas eu não gostaria de ficar sem uma certificação, acredito que seria um bom começo, ou poderiamos dizer, nesse corre corre, CCENT ja seria alguma coisa, uma amostra de que há interesse de investir na área de Redes.

    0

    0
  7. BraZuky

    Sinceramente, eu acho que a opinião do Marcos foi precipitada.
    Acho que que ele não levou em consideração realmente os “Entry Level” aqueles jovens que estão REALMENTE entrando na area de redes exatamente agora. Para essas pessoas realmente eu aconselharia o CCENT ao invés do CCNA.

    Minha opinião.

    0

    0
  8. Marco Filippetti

    Quem é Marcos?

    0

    0
  9. ferrugem

    Quem é Marcos foi boa.. Pessoal cisma com o “S”.. rs 😀

    Brazuky, também não vejo com bons olhos essa certificação mas, sem sombra de dúvidas, é uma questão de opinião.

    Entretanto, deve-se levar em consideração, também, a visão do mercado. Para uma vaga de emprego na área, é muito mais provável que seja pré-requisito possuir certificação CCNA do que possuir CCENT..

    O que o Leleb comentou mais acima, também é uma visão em relação a esta certificação.

    Contudo, ainda acredito que seja mais “negócio” partir logo para o CCNA.

    Abs e sucesso,
    Felipe Ferrugem!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  10. marcelo_fmu

    Acredito que está certificação seja ótima para os iniciantes.

    É comum encontrarmos profissionais certificados CCNA através dos famosos Braindumps e com grandes dificuldades de se arrumar o primeiro emprego devido a falta de expeirência profissional.

    Quem sabe com essa certificação os novatos se preocupando em aprender e assim as empresas oferecem oportunidades para técnico jr. e estágios?

    Apesar de CCNA ser a certificação de entrada da Cisco, ela é considerada um certificação relativamente complexa e de respeito no mercado, gerando os inesperiente e arrogantes profissionais que só sabem dizer, eu não saio da minha cadeira por menos de R$4.000,00.

    O cara nunca trabalhou na vida, mas quer ganhar o sala´rio de profissional de 5 anos de vivência com a tecnologia, só porque agora é um CCNA.

    Baseio minha opinião me usando como referência, pois possuo dezenas de certificações e boa parte delas nunca atuei profissionalemente.

    0

    0
  11. wmachado

    Passei na 640-822 faz 4 dias,assim conseguindo o CCENT.
    Gostei da experiencia de entrar na VUE,marcar a prova.O preço não é tão salgado como o CCNA.
    No meu caso, que estou começando na área,acho bem legal.

    Sobre a questão de pré-requisitos para o mercado é importante ressaltar que na TI,demonstrar que tem vontade de aprender e que ja começou a traçar um caminho para o CCNA é legal (realmente,nunca vi CCENT em pré-requisitos para vagas).

    Finalizando,sei que ainda tem o que estudar para o CCNA, mas o fato de pelo menos poder ver que você tem uma certificação CISCO,faz você gostar mais e mais de estudar isso tudo (pelo menos pra quem esta começando).

    Obrigado!

    0

    0
  12. thulio

    Boa tarde,

    Sou graduado em Redes de computadores, gosto tanto de redes, quanto de SO Microsoft.

    Recentemente tirei a certificação MCP XP. Parece pouco mas já é um início. Agora estou interessado em tirar a CCNA, principalmente por oportunidades dentro da própria empresa onde trabalho (Algar Tecnologia – Uberlandia – MG).

    Só que eu não tenho experiencia com Redes (Apesar de ser graduado em redes). Eu também gostaria de começar com a certificação CCENT.

    A minha dúvida é:

    Estudando através do livro CCNA 4.1, quais tópicos/capítulos exatamente devo estudar? É só fundamentos de redes nessa prova?

    Acredito que tirando a CCENT, eu consiga uma vaga na equipe de redes e logo após quando eu tiver a prática, eu tiro a CCNA.

    Obrigado.

    0

    0
  13. yeyesk8

    “Apesar de CCNA ser a certificação de entrada da Cisco, ela é considerada um certificação relativamente complexa..”

    Amigo pelo que andei lendo acho que o CCNA no ponto de vista da Cisco não é mais a certificação de entrada para profissionais de rede, para mim é mto óbvio isto, como “algo” de entrada poderia requerer um nível tão alto de conhecimento espeficicos em redes? No entando os assuntos abordados aumentaram e mto, cobrando ainda mais dos interessados na área conhecimentos diversos em redes. A CCENT pra mim sem dúvidas é uma boa pedida para quem quer iniciar em redes e trabalhar com produtos de entrada da Cisco.

    0

    0
  14. Geraldo Crisostomo

    Sei que estou “brincando” de Walking Dead por ressucitar esse tópico, mas gostaria de expor minha opinião.

    Hoje eu vejo o CCENT como uma oportunidade de quebra da CCNA. Para o CCENT, eu preciso passar na prova 640-822 ICND1 (que digamos, equivale a metade do conhecimento necessário da CCNA, correto?). Então ficaria “mais fácil”, por que assim eu estaria segregando meus estudos. Bastava estudar o “restante” do conteúdo e fazer a prova 640-816 ICND2, para me tornar um CCNA. De forma que eu quebro os estudos (não preciso estudar o conteúdo imenso que é o da prova 640-802), conseguindo focar em cada parte do treinamento, tornando mais flexível conquistar a tão sonhada CCNA.

    0

    0
  1. TICNICS » Certificação Cisco CCENT

    […] Cisco Certified Atilla Arruda […]

    0

    0

Deixe uma resposta