«

»

nov 09 2007

O que você mudaria no livro CCNA 4.0, para a próxima edição?

Amigos, como vocês bem sabem, a nova edição do livro CCNA 4.0 deve sair no 1o trimestre de 2008. A nova edição irá incluir os novos tópicos cobrados no novo exame CCNA (640-802), e terá removido os tópicos que deixam de ser cobrados, como IGRP e ISDN.

Aproveitando a oportunidade de mudança no conteúdo, aproveito este blog para perguntar aos maiores especialistas no assunto: Vocês leitores!

O que vocês mudariam no atual livro (além das alterações já citadas) para a próxima edição? Mais exercícios? Mais cenários? Dynamips? Figuras? Capa? Remover minha foto horrível da orelha 😉 ? Qualquer sugestão é válida. Vou compilar todas no final e trabalhar em cima delas para produzir um material totalmente voltado para vocês.

Lembrem-se, no entanto, que temos algumas limitações:

  • O escopo deve ser o exame CCNA, portanto, tópicos não relacionados não podem ser incluídos;
  • Não posso me extender muito no material (tenho que ser conciso);

Aguardo sugestões!

Um abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

17 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Daniel Ribeiro

    Mudar a cor da capa, colocar mais exercícios de subnetting, detalhar mais OSPF e EIGRP, pois na minha opnião, esses dois tópicos, ficaram um pouco a desejar.

    att. Daniel

    0

    0
  2. Ageu Lima

    Boa noite !

    Todas as opções mencionadas no post e até mais !!!

    0

    0
  3. José Paulo de Oliveira Petry

    Opa,

    Exercícios resolvidos passo a passo são muito úteis na hora de se estudar sozinho.

    0

    0
  4. Jair Rocha

    Tbm concordo com o Daniel ,Referente a OSpf e EIGRP, subnetting ja esta bom neste ponto o que vale mesmo pe muito treino , mas Creio que Sumarização é outro ponto que deve ser mais abrangido , e masi cenarios e teste praticos seria muito bom

    0

    0
  5. Rodrigo

    Aprendi “TUDO” só pelo livro, exceto a parte do modelo de 3 camadas da cisco que não entendi bem e tive que procurar outras fontes.

    A minha sugestão seria mudar a capa, pra dar um aspecto de novidade e dar mais um exemplo na parte do modelo de 3 camadas.

    Rodrigo

    0

    0
  6. Maria

    Não mudaria praticamente nada. Usei o livro para estudar e passei com 905 pontos! Mas senti falta de mais cenários. Os 2 que tem são muito bons, mas 1 ou 2 a mais seria excelente! Parabéns pela iniciativa!

    0

    0
  7. Pedro J. von Glehn S.

    Como sugestão, mais simulados. Cenários para o Dynamips também são bem vindos.

    0

    0
  8. Armando Camara Jr

    Marco acho que cenários com o Dinamips seria o ideal, pois nem todos os leitores de seus livros tem acesso a equipamento de rede como roteadores

    0

    0
  9. Armando Camara Jr

    Marco acho que cenários com o Dinamips seria o ideal, pois nem todos os leitores de seus livros tem acesso a equipamento de rede como roteadores para poder simular a parte de roteamento OSPF e EIGRP.

    0

    0
  10. Adam Ivanoff

    Olá amigos…

    Também creio que seria interessante reforçar no dinamps, uma vez que equipamentos reais custão muito caro para quem está começando..

    Creio que seria interessante novos cenarios e mais exercicios de subnet/VLSM/sumarização , que poderiam ser disponibilizados em um pdf (assim como fora feito com o simulado, no site da editora).

    A relação dos 3 modelos de camada da cisco é interessante aprofundar um pouco mais (uma vez que se procura a parte de projetos).

    Acho que a parte de STP está um pouco confusa em sua explicação… caberia uma revisão 😉

    Enfim, de resto o livro está otimo e em breve veremos novas pessoas certificadas, somente com seu guide. A proposito, aqui fica o meu reforço (alem do email enviado) de que você deveria criar novos livros (para CCDA, CCIP, etc) pois a didadica ficou mto boa.

    Abraços !

    0

    0
  11. Rafael Carvalho

    Concordo com o Adam
    Novos livros para outras certificações como CCVP seriam bem vindos.
    Dou maior apoio

    0

    0
  12. Renato Paulo da Silva

    Marcos,

    tambem acho que os senários deixaram a desejar, pois nas provas práticas perde se muito tempo com acls, trunk, nat, etc… Alguns senários extras viriam a acalhar…

    Como sugestão, mais simulados, cenários para o Boson, RouterSim ou ate mesmo o Dynamips que são bem mais fáceis de se achar também são bem vindos.

    O restante esta uma maravilha, tanto é que, os próprios leitores como eu, conseguem resolver os problemas (falhas dos exercícios) e aponta los para vc. Quer livro melhor que esse???

    Forte abraço!

    0

    0
  13. Leonardo

    boa noite Marcão, em meados de maio desse ano decidi estudar o CCNA, e acabei comprando seu livro, quase comprei o do Tenenbaum, mas acabei comprando o teu, e ná época muitos colegas meus me desanimaram a fazer o curso do CCNA alegando que da pra tirar na raça, e no teu livro no comecinho vc tb fala disso e comenta do inglÊs tb q venho tentando remediar, aew me animei e decidi encarar essa na raça e venho estudando apenas pelo seu livro, simuladores dynamips, boson (esse achei ruim), usei tb o packet tracer 4 esse muito interessante, mas em termos de realidade naum chega nem perto do dynamips. adquiri um router 1750 (negocião da china) e um outro bem velho q ainda funciona mas não tenho cabo para liga-los. resumindo terminei a matéria do ccna 640-801 nesse final de semana, considerando que sou lerdo para aprender e nem sabia o que era endereço ip antes de começar acho que entendi tudo, porém preciso decorar muitos detalhes e ficar esperto com o que entro e saiu no exame novo, sendo assim acredito q até metade do ano que vem devo estar preparado nos meus padrões de exigência para prestar essa prova. como dicas para seu livro, antes diria que é um livro muito barato pelo conteúdo que ele aborda e também tem uma didática muito boa, porém por falta de preparo meu por não conhecer nada no que se refere ao assunto de redes, em alguns trechos apanhei demais para conseguir sacar algumas coisas e ainda apanho, sei que o CCNA não é assunto para iniciantes, mas o q posso sugerir a vc é que visite o blog vovó viu a rede, parece estranho sei, mas o cara consegue fazer até a vó aprender assuntos voltados para rede, a didática dele é muito boa e algumas respostas consegui lá. segue o link caso lhe interesse Marco http://vovoviuarede.blogspot.com/, veja bem nã são abordados assuntos Cisco lá mas sim assuntos gerais na área de redes e recomendo a ti pelo jeito (manhã) que o cara tem para explicar a parada. espero que tenha servido de alguma coisa, e aproveito para agradecer seu grande apoio através de seu livro.

    0

    0
  14. mizael

    Estudo de caso.problemas de uma suposta realidade.simular em exercicios problemas reais;

    0

    0
  15. Marco Filippetti

    Oi Mizael! Obrigado pela sugestão (e a todos os que contribuíram). No Brasil, devido ao custo de impressão, os autores têm que fazer milagres e condensar o conteúdo do livro no menor número de páginas possível. Como você deve imaginar, é preciso sacrificar alguns pontos, para manter os assuntos mais vitais. Desta forma, dificilmente eu vou conseguir incluir mais cenários, já que estes consomem um número grande de páginas! Mas o que podemos fazer é utilizar este canal (o blog e o fórum), como temos feito, como um complemento ao livro!

    Tentei incluir tudo o que foi pedido neste post na nova edição. Porém, sei que a editora me obrigará a fazer “cortes”. Resta esperar.

    Abs!

    Marco.

    0

    0
  16. Felippe Freitas

    Olá a Todos….

    Gostaria de saber quando a nova versão do livro estará pronta, estou interessado em comprar, ontem, quando fui dar um rolé numa livraria, vi o livro na versção atual e me deu uma imensa vontade de comprar, mas então lembrei que está prevista uma nova versão.

    Bom, é isso..

    Abraço..

    0

    0
  17. Marco Filippetti

    Felippe, a nova versão esta prevista para sair entre Junho / Julho. Até lá, você pode usar a versão atual do livro, em conjunto com o Adendo disponibilizado no Fórum.

    Lembrando que a versão NOVA do livro servirá APENAS para o exame 640-802, já que ISDN não será coberto por ele. Ou seja, se o exame 640-801 perdurar por muito mais tempo, o ideal seria usar o livro atual.

    Abs

    Marco.

    0

    0

Deixe uma resposta