«

»

nov 11 2007

Novo colaborador se apresentando – Rodrigo C. Soave CCIE R&S #19278, CCDP, CCSP

Pois bem pessoal, vou contar aqui em partes a minha trajetória e tentar passar a vocês um pouco da experiência de mercado e das certificações.

Comecei com Cisco no ano 2000, uma época que falar em curso ou certificação Cisco era coisa difícil. Como todo, ou quase todo profissional de redes, comecei em meados dos anos 90 com montagem de micros, pequenos servidores e montagem e manutenção de redes ponto a ponto, em malha com coaxial, usando Novell e redes Windows NT, suporte e etc.

Em 2000 comecei a trabalhar em uma empresa que já fazia alguns trabalhos em redes e estava expandindo seu portfólio com cisco, onde consegui algum material e pude estudar para conseguir o CCNA. Fui um dos primeiros professores a serem treinados no SENAC para o Cisco Net Academy que nesse ano estava sendo introduzido no Brasil.

Apos isso, fui trabalhar em outra empresa que estava determinada a ser uma das grandes integradoras cisco no Brasil, que alias hoje é uma das poucas Gold Partners, la tive a oportunidade de conhecer e estudar para varias certificações e linhas de tecnologias, principalmente em VoIP, Telefonia IP, segurança e wireless.

O CCNP era a evolução natural, onde determinei que em 1 ano iria estudar e me tornar CCNP. Demorei um pouco mais de 1 ano apos ter tirado meu CCNA, começando por: routing, switching, remote access e por último troubleshooting.

Nessa época, a prova que hoje é a BSCI se chamava BSCN, e não tinha IS-IS dentre outras matérias que foram incluídas no decorrer dos anos. Pra vocês terem uma idéia, a versão da minha prova devia ser 4 X a anterior da atual, pois eu fiz em 2001!!!!

Com certeza a mais complicada foi a de routing, sendo a minha primeira, gastei mais tempo para aprender e estudar na época, mas não tirando o mérito das outras, mas com certeza foi a mais complexa, mas que me ajudou e ajuda muito para o CCIE, CCIP, etc.

Pois bem pessoal, semana que vem falarei mais da minha trajetória e também das certificações de tecnologias avançadas, como security, voz (CCVP), etc e também sobre a preparação e a prova para o CCIE, sendo esse último rodeado de lendas e mitos, que aqui procurarei esclarecer, mas claro sem ferir a regra de NDA (non-disclosure agreement), que todo candidato a CCIE tem que assinar.

Perguntas, fiquem a vontade e tentarei responde-las na medida do possivel.

Abraços a todos e até!

Rodrigo



Comente usando o Facebook!
0
0

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. wilken

    Valew cara, seja bem vindo!
    Uma pergunta:
    Quanto tempo vc levou pra sentir que estava preparado pro seu ccna, e qual assunto vc acha que deemos dar uma atenção melhor pro exame.
    Valew

    0

    0
  2. Rodrigo Cesine Soave

    Bom dia Wilken,

    Isso depende muito da experiencia de cada candidato e do seu background de conhecimentos. Eu particularmente me senti bem confortavel para meu exame CCNA quando entendi perfeitamente sobre classes de enderecamento IP, como subnetar e sumarizar, e logico tambem quando tinha total conhecimento da camada OSI.

    Mas veja que na epoca que fiz o exame nao incluiam muitas materias que hoje estao ai, mas particularmente falando, levei 6 meses para estudo teorico e tambem pratico, mesmo esse ultimo nao tendo necessidade, sempre gostei de aplicar na pratica os conhecimentos teoricos adquiridos.

    Hoje os recursos para o conhecimento do que “cai” no ccna é muito maior do que foi na minha epoca. Recomendo voce usar muito o site da cisco, foruns de discussoes tecnicas como este e tambem livros especializados tecnicos, como o do Marco e tambem os da Cisco press e Sybex.

    Um grande abraço.

    Rodrigo.

    0

    0
  3. Rafael Carvalho

    Gostaria de saber sobre referências de estudo para a certificação CCVP

    0

    0
  4. thaisgaspar

    Olá Rodrigo,

    Muito bom saber que irá deixar mais informações sobre CCVP, estou prestando CCNA em janeiro mas de olho no CCVP. Já trabalho com VoIP e minha meta é CCVP até julho de 2008.

    []’s Thais Silva.

    0

    0
  5. Paulo

    Bem vindo Rodrigo,

    fico na expectativa de posts sobre o CCVP!

    []s

    0

    0
  6. Rodrigo C. Soave

    Bom pessoal, atendendo a pedidos postarei aqui referencias bibliograficas sobre a certificacao CCVP.

    Cisco QOS Exam Certification Guide (IP Telephony Self-Study), 2nd Edition
    Cisco Voice over IP (CVoice) (Authorized Self-Study Guide), 2nd Edition
    Cisco IP Telephony (CIPT) (Authorized Self-Study), 2nd Edition
    Cisco CallManager Fundamentals, 2nd Edition
    Cisco Voice Gateways and Gatekeepers
    Troubleshooting Cisco IP Telephony
    Voice over IP Fundamentals, 2nd Edition

    Alguns livros sao diretamente da certificacao, e outros sao referencias para o dia-a-dia pra quem trabalha ou quer trabalhar com TelIP. Na verdade todos os livros sao otimas referencias para o aprendizado, bem como para a certificacao CCVP.

    Aconselho aqueles que querem galgar uma carreira em IP Communications da Cisco, procurara tambem referencias sobre telefonia tradicional, PBX TDM e analogicos. Pelo menos no que se diz o basico do Telephone Switching e protocolos mais usados no mundo de VOZ: ISDN, SS7, sinalizacao E1, T1, etc.

    Procurem tambem por foruns especializados em Tel IP Cisco, principalmente no call manager, que é o ” carro chefe ” da solucao de PBX IP da Cisco.

    Na propria Cisco, existe um forum muito bom de Tel IP, alias o forum é otimo em todas as tecnologias e produtos em que a Cisco trabalha. http://www.cisco.com/go/netpro

    Abraços.

    Rodrigo

    0

    0

Deixe uma resposta