«

»

nov 30 2007

Novo Colaborador se apresentando: Fábio A. de Amorim

Olá Pessoal,

É com muita satisfação que me disponho como novo colaborador deste blog à ajudá-los com dúvidas, dicas,cursos, certificações,etc. , tal como já fazem brilhantemente o fundador e principal colaborador deste blog – Marco Filippetti – e os demais colaboradores, colocando a disposição minha experiência profissional e acadêmica.

Aproveitando o post de 29/11 recente do Marco Filippeti sobre Mercado de Trabalho, corroboro com TODA explanação dele neste post e também com seu relato sobre sua inspiradora caminhada (http://blog.ccna.com.br/?p=72) e também com o relato do Rodrigo (colaborador – http://blog.ccna.com.br/?p=190): Tem que ralar mesmo!!! O começo é árduo! Exige sacrifícios! Não cai do céu. Dizem os chineses que SORTE é o encontro da oportunidade com a competência: Se você se prepar, a oportunidade aparecerá! Agarre as oportunidades que aparecerem, ainda que seja um estágio, um salário baixo, mas que a experiência, conforme relatos, as vezes compensa o baixo salário. Mas, esteja preparado!! Fui office-boy, estagiário, analista de help-desk, analista de suporte e administrador de Redes. E é pertinente ressaltar que quando já era analista de suporte, tive propostas de ser estagiário e também trainee em grandes empresas (tive convite da Cisco inclusive, para começar como estagiário) e, por não querer “regredir” de cargo e salário, não aceitei…..e me arrependo, pois isto podia ter tornado minha caminhada mais bem sucedida, mais rapidamente. Portanto, pode ser que na vida, as vezes, vc. tenha que dar dois passos para trás, para, só assim, poder dar quatro passos para frente! Porém se errar nas suas escolhas, não acabou o mundo. Aprenda, refaça suas metas, tenha persistência e disciplina (ainda estou aprendendo a tê-las!! 😉 ).

Hoje, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade São Judas Tadeu e Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicações Avançadas pela FASP, atuo já há alguns anos como consultor independente nesta área, como Instrutor CCNA-CCAI e de cursos de redes wireless e de formação de Instrutores CCNA, e também como Professor Universitário em disciplinas ligadas, claro, a área de Redes de Computadores também.

Mais uma vez, me coloco a disposição de todos!

Abraços!



Comente usando o Facebook!
0
0

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Mauricio Rampazzo

    Fábio, muito legal vc ter vc como um colaborador do blog.
    Seus conhecimentos e sua experiência na área serão muito importantes
    para a comunidade que frequenta esse blog, e que na sua maioria são iniciantes.

    Fui seu aluno no NetAcad, e vc se mostrou um uma ótima pessoa, além de um ótimo profissional.
    Além da facilidade em transmitir os conhecimentos técnicos, vc sempre nos ajudou com seus conselhos.

    Concordo muito com vc e o Marco sobre o mercado de trabalho.
    Sei como é difícil conseguir um lugar, mas que é necessário persistência e dedicação.
    Vejo muitos colegas com medo de “regredir” ou enfrentar novos desafios.
    Mas o segredo é não desistir, e assim vc chega onde quer!

    Boa sorte a todos em suas “batalhas”!

    Abraços

    0

    0
  2. Adam

    Fabio, seja muito bem vindo !!!!

    Acredito que vivencias como a sua e a do Marco, tendem somente a inspirar o pessoal que está começando no ramo. Area de infra-estrutura é um pouco complicada. Não existe muito merito nem consideração pelos cargos mais baixos. Acabamos sempre por nos comparar com diversas areas (como SAP, onde o salario é infinitamente maior , inicialmente, ou com desenvolvimento em geral, que possui um crescimento salarial mais acentuado, nos primeiros anos de carreira, do que com um analista de suporte tecnico).

    Infelizmente a visão das pessoas sobre a infra é um pouco distorcida, mas fazer o q ? Temos de nos preparar e ir buscando nichos mais avançados e especializados, como no caso do CCNP….

    Novamente, o meu muito obrigado pela colaboração. Estaremos esperando pelos comentarios de todos vocês e novos Posts, com material, idéias e conteudos diversos.

    Forte Abraço !

    0

    0
  3. Thiago Rossaneis Cella

    Olá Fábio , tudo bom??

    Eu sou seu aluno do Netacad do período da manhã, e fico feliz que você tenha entrado para esse time do blog do ccna.
    Tenho lido artigos desse site desde que comecei a cursar o CCNA, achei esse site fantástico. Com a sua participação nesse site só vem acrescentar a credibilidade do mesmo, pois nas aulas você transmite com clareza os conceitos técnicos, acredito que aqui não será diferente.

    Valeu por nos ajudar Fábio.

    0

    0
  4. Marco Filippetti

    É isso aí Fábio, seja bem vindo ao Blog e “bote para quebrar” 😉

    Abs!

    Marco.

    0

    0
  5. Fabio A de Amorim

    Obrigado a todos pelos comentários! Muito Obrigado pelo apoio e incentivo!

    Maurício, muito bacana “reencontrá-lo” aqui. Mantenha contato. Espero poder continuar te ajudando!!!

    Adam, vamos trocando experiências e, com certeza, nos valorizando, através do conhecimento, ainda mais como profissionais!

    Thiago, obrigado pela consideração. E vamos continuar estudando, hein?

    Marco, obrigado pela receptividade e oportunidade!

    Abraços a todos!

    0

    0
  6. washington

    Oi Fabio ,

    Gostaria de saber qual a media para aprovação na prova e quel caminho devo percorrer para me tornar um intrutor Cisco Netacademy

    0

    0
  7. Fabio A de Amorim

    Olá Washington,

    Por partes:

    – A Cisco mantém duas infraestruturas diferentes de Educação: O Cisco Learning Partners (CLP) e o Networking Academy. BASICAMENTE, resumidamente, a diferença é que os CLPs (no Brasil são CLPs a CTT Telecon e a Multirede) são voltados para profissionais com experiência/ conhecimento na área, portanto, os cursos são mais intensivos e com material em inglês. O CCNA, por exemplo, que é dividido em ICND1 (Módulo 1 e 2 do Networking Academy) e ICND2 (Módulos 3 e 4 do Networking Academy) é ministrado pelos CLPs em 40 horas, divididas em 5 dias, 8 horas por dia. Já no Networking Academy, onde a idéia é dar cursos para iniciantes ou profissionais sem experiência nesta área, detalhando cada tópico, um curso CCNA dura 280 horas!!! De forma geral, hoje, o Networking Academy, tem um leque de cursos muito grande. Além do CCNA, tem o CCNP, IP Telephony, IT Essentials, Security, Java, Unix,etc… Já os CLPs, são voltados a certificações mais avançadas/ e ou detalhadas da Cisco mesmo, além do CCNA e CCNP tb. Veja no site dessas empresas os cursos, daí dá pra ter uma boa noção.

    – Posto isto, você pode se tornar um CCAI (Cisco Certified Academy Instructor) e/ou um CCSI (Cisco Certified System Instructor) Só para deixar claro, CCAI= Instrutor Networking Academy e CCSI=Instrutor de um CLP.

    – Para se tornar um CCAI do CCNA, vc. precisa procurar uma academia Regional ou CATC do Networking Academy que tenha interesse atual de formar Instrutores (OBS.: Eu sou Instrutor da Formação de Instrutores CCNA, mas atualmente não leciono mais na Regional que lecionava essa formação). No Networking Academy, existem três níveis de academias: Local, Regional ou CATC. Veja no site da Cisco (Academy Search Locator) quais academias no Brasil são Regionais. CATC no Brasil é a UFRJ.
    Para se tornar Instrutor CCAI, vc. precisa cumprir 4 etapas:
    -Ter a certificação CCNA (Independente da Pontuação);
    -Participar de um curso de Formação de Instrutores numa academia regional e passar numa prova chamada “Orientation Course”, com material e prova em inglês;
    -Completar todas as provas de capítulo e final dos 4 módulos do CCNA no Networking Academy (a pontuação desejada é de ao menos 90% em cada prova);
    -Lecionar, sob supervisão, pelo menos um módulo com sucesso e com boa avaliação pelos alunos.

    – Para se tornar CCSI, é uma outra longa história….. 😉

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só postar!

    PS.: Para deixar claro para quem quer tirar certificação, nenhum curso da Cisco é OBRIGATÒRIO para prestar a certificação. Como já dito pelo Marco em outros posts, qualquer um pode estudar por conta própria e passar!

    Abraços!

    0

    0
  8. Alexandre Polisel

    Grande Fabio!

    Esse blog e nós ganhamos muito com sua presença aqui. Pessoa de grande profissionalismo e com muita dedicação ao que faz. Estou certo que você se se sairá tão bem aqui quanto em sala de aula. Sucesso em mais essa missão!

    Abraços!

    0

    0
  9. Fabio A de Amorim

    Obrigado Alexandre!!! 😉

    Abraços!

    0

    0
  10. ferrugem

    Where is Fábio???? It’s the question! rsrs 😀

    0

    0
  11. Fabio A de Amorim

    Eis-me aqui, caro e ilustre Ferrugem!!!! hehehehe

    Abraços!

    0

    0

Deixe uma resposta