«

»

dez 10 2007

Como tornar-se um Instrutor do Networking Academy / Infra-estruturas de Educação da CISCO

Pessoal,

Segue uma explicação sobre como funciona o processo de tornar-se um Instrutor do Networking Academy (o Marco me disse que sempre surgem interessados sobre isso aqui no blog) e, aproveitando, uma breve explicação sobre as estruturas de Ensino da Cisco.

Por partes:

A Cisco mantém duas infra-estruturas diferentes de ensino: O Cisco Learning Partners (CLP) e o Networking Academy.

Resumidamente, a diferença é que os CLPs (no Brasil são CLPs a CTT Telecon e a Multirede) são voltados para profissionais com experiência/ conhecimento na área, portanto, os cursos são mais intensivos e com material em inglês. Já o Networking Academy é voltado para ministrar cursos para iniciantes ou profissionais sem experiência nesta área. O CCNA, por exemplo, que é dividido em ICND1 (Módulo 1 e 2 do Networking Academy) e ICND2 (Módulos 3 e 4 do Networking Academy) é normalmente ministrado pelos CLPs em 40 horas, divididas em 5 dias, 8 horas por dia. No Networking Academy, o curso CCNA dura 280 horas, pois detalha cada tópico e faz laboratórios específicos, para iniciantes!!! Outra diferença também é que hoje o Networking Academy tem um leque de cursos diferenciados muito grande. Além do CCNA, tem o CCNP, IP Telephony, IT Essentials (HP), Cabeamento Estruturado (Panduit), Security, Java, Unix, Wireless LAN, etc… Já os CLPs, são voltados a certificações mais avançadas e/ou detalhadas da Cisco mesmo, além do CCNA do CCNP e também das certificações de “Especialistas”. Vejam no site da Cisco os cursos ministrados pelos CLPs ou mesmo nos sites das empresas que são CLP que citei acima.

Para informações sobre o Networking Academy Program, cliquem aqui.

Bom, posto isto, você pode então se tornar um CCAI (Cisco Certified Academy Instructor) e/ou um CCSI (Cisco Certified System Instructor). Só para deixar claro, CCAI= Instrutor Networking Academy e CCSI=Instrutor de um CLP. Vamos ao CCAI:

No Networking Academy você pode se tornar um CCAI do CCNA e/ou dos outros cursos. Cada curso tem sua exigência de formação de instrutores. Ou seja: ser CCAI, nõ é ser Instrutor oficial de todos os cursos do Networking Academy. Você pode ser CCAI do CCNA, CCAI do CCNP, CCAI do Panduit, etc….

É importante entender também que no Networking Academy, existem três níveis de academias: CATC (Cisco Academy Trainning Center), Regional ou Local. Veja no site da Cisco (Academy Search Locator) quais academias no Brasil são Regionais ou Locais. CATC no Brasil é a UFRJ.

Enfim, para se tornar um CCAI do CCNA, você precisa procurar uma academia Regional ou CATC do Networking Academy que tenha atualmente interesse em formar Instrutores (OBS.: Eu sou também Instrutor da Formação de Instrutores CCNA 😉 ) e, se aceito por essa academia (entrevista, análise de currículo, postura, etc – como qualquer empresa faria), você precisa cumprir 4 etapas:

  1. Participar de um curso de Formação de Instrutores e passar em uma prova chamada “Orientation Course”, com material e prova em inglês. Essa prova explica como é a estrutura do Networking Academy, suas parcerias e iniciativas, como administrar o site sendo Instrutor , quais as funções de cada um em uma academia (Curriculum Lead, Legal Main Contact, Instructor, Alumni, etc), dentre outras coisas. Enfim, te explica como funciona o “ecossistema” Networking Academy;
  2. Completar todas as provas de capítulo e todas as provas finais (Teóricas e Práticas) dos 4 módulos do CCNA no Networking Academy (a pontuação desejada é de ao menos 90% em cada prova);
  3. Lecionar, sob supervisão, pelo menos um módulo com sucesso e com boa avaliação pelos alunos;
  4. Ter a certificação CCNA (Independente da Pontuação).

Não faz parte das exigências, mas creio que outro ponto é importante: Creio que se tornar um Instrutor e/ou Professor (Educador é uma terceira coisa, muito diferente das duas citadas), por experiência própria e vivência de histórias positivas e negativas de colegas de profissão, é muito mais do que ter conhecimento e experiência no assunto que você queira lecionar. É gostar muito de ensinar; É ter muita paciência de tirar dúvidas; É ter didática; É saber modos diferentes de explicar a mesma coisa; É incentivar o aluno a buscar mais conhecimento além do que você está ensinando à ele; É ter paciência de ministrar, com a mesma paixão e empenho, diversas vezes o mesmo assunto; E, por último, mas talvez o mais importante, é ter o objetivo de fazer com que seu aluno seja melhor do que você: ou seja, se você não tem por natureza o PRAZER de compartilhar TODO seu conhecimento sem nehuma restrição ou omissão, ESQUEÇA! Você não terá sucesso nessa profissão. Ensinar é aprender duas vezes: com você mesmo e com o aluno (Já “cansei” de aprender com os alunos e, certamente e felizmente, hoje alguns são tecnicamente melhores do que eu).

Creio que muitos também gostariam de saber sobre o mercado para Instrutores Cisco em geral ou especificamente CCNA. Bom, a demanda existe. A economia brasileira cresce, o mercado de TI no Brasil cresce, a demanda por profissionais de TI é grande. E, como comentado em posts anteriores sobre mercado de trabalho, há muitas vagas e muitas empresas não estão conseguindo preenchê-las! Por que? Porque faltam profissionais QUALIFICADOS. E é aí que entra o crescente surgimento de faculdades e centros de treinamento para qualificar essas profissionais de TI. E, consequentemente, com a procura cada vez maior por cursos, a necessidade cada vez maior de Instrutores nos Centros de Treinamento e Professores nas Faculdades. Conheço algumas instituições dessas que deixam de abrir turmas por falta de Instrutor ou Professor! Deixam de ganhar dinheiro por que não tem o cara que ensina!!! ;- ) . Quanto a remuneração, assunto muito delicado, é igual como qualquer outra profissão: depende muito da empresa (neste caso, da Instituição de Ensino), da forma de contratação e da sua formação acadêmica e experiência. E também da carga horária, já que nessa profissão, ganha-se. independente da forma de contratação, por hora-aula. À um instrutor CCNA CCAI, já vi de tudo: de R$15,00 a R$45,00 a hora-aula, tanto PJ como CLT. Acham interessante? 😉

Bom, já tá grande demais este post!! 😉 Tem mais detalhes. Caso tenham dúvidas, comentários, curiosidades, postem aí que, dentro do possível, eu respondo, ok?

Ah, para se tornar CCSI, é uma outra longa história…..
…talvez falamos sobre isso mais para frente em um outro post……

Abraços!

Fábio A. de Amorim



Comente usando o Facebook!
0
0

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marcos Pitanga

    Pelo menos na UFRJ, na minha época que me tornei CCAI no CCNA, aprendíamos a somente a lidar com o material da Cisco e como proceder com o laboratório e demais recursos. O resto era ler o material e fazer as provas. 😉

    0

    0
  2. Jair Tiago

    Parabéns pela matéria Fábio, tirou a dúvida de muita gente.
    Grande abraço.
    JT

    0

    0
  3. Fabio A de Amorim

    Valeu Tiago! Fico feliz que gostou!

    Recentemente, algumas dessas regras para ser Instrutor mudaram um pouco. Talvez escreva de novo falando disso.

    Legal saber que ainda tem gente, como você, que pesquisa e lê os posts mais antigos. Tem muita coisa boa no histórico do Blog.

    Abraços Tiago!

    Fábio A. de Amorim

    0

    0
  4. wgeovani

    Fabio,

    Valeu pelas informações, mais ainda tenho uma duvida:

    Você diz ser Instrutor da Formação de Instrutores CCNA, em SP onde encontro uma, tenho real interese em me tornar CCAI.

    0

    0
  5. lcaccioly

    Olá, Fabio
    Gostei muito da matéria.
    O que você tem de novidade sobre “Como tornar-se um Instrutor do Networking Academy / Infra-estruturas de Educação da CISCO” ?

    Grato

    0

    0
  6. felipe.correia

    Marcos, seria uma boa hora criar então o post para o CCSI ?

    0

    0
  7. ferrugem

    Felipe Correia tirou esse post do Baú! 😉

    Por anda nosso amigo Fábio Amorim?! 😉 Espero que estejas bem grande mestre!

    Em relação ao CCAI e ao CCSI, dei uma procurada na internet e encontrei nosso outro amigo (?) Scott Morris, no TCPmag.com, comentando um pouco sobre o assunto CCAI vs CCSI. O texto já é um poquinho velho, feito em 2002, mas acredito que valha a pena dar uma conferida!

    Dê uma olhada nestes outros links também:

    How to become a CCSI, CCAI definition
    How to become a CCSI

    Espero que seja útil!

    Forte abraço,
    Felipe Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!!”

    0

    0
  8. emerson.barea

    Pessoal, alguém sabe se mudou alguma coisa desde a publicação desse post no esquema das certificações de instrutores? Procurei em várias fontes esses últimos dias sobre o assunto e não há material claro ATUALIZADO sobre isso.
    Obrigado.

    0

    0

Deixe uma resposta