«

»

dez 20 2007

Questão CCNA – Frame-Relay

Pessoal,

Segue uma questão sobre Frame-Relay, assunto muito cobrado na prova de Certificação CCNA. Tentem responder como se estivessem fazendo a Prova: sem consultar nenhuma fonte (livro, internet) e em cerca de 30 segundos. Só assim testarão seus conhecimentos e seu preparo.

Não é uma questão difícil (consultando uma fonte confiável, é simples de resolver), mas questões com comandos de configuração ou visualização (show) são muito presentes nas provas da Cisco e é por isso que sempre digo: fazer os labs é importante não só para solucionar a questão prática da prova de certificação CCNA (que, aliás, é bem fácil), mas também para resolver questões como esta abaixo:

 

Frame-Relay

 

 

 

Qual comando do roteador seria utilizado para associar um endereço da Camada 2 com o endereço correspondente da Camada 3 na rede do diagrama?

a) RouterA (config-if)#frame-relay pvc 100 192.168.15.2
b) RouterA (config-if)#frame-relay map ip 192.168.15.2 101
c) RouterA (config-if)#frame-relay map ip 192.168.15.2 100 broadcast
d) RouterA (config-if)#frame-relay map ip 192.168.15.1 100
e) RouterA (config-if)#frame-relay dlci 101 192.168.15.1 broadcast
f) RouterA (config-if)#frame-relay map ip 192.168.15.2 101 broadcast



Comente usando o Facebook!
0
0

33 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Rodrigo Falcão

    Me parece que a resposta correta é a F.

    0

    0
  2. Marcos Vinicios

    Ola…

    Eu vou de C…
    Porque para o router A chegar no 192.168.15.2 ele deve apontar para o DLCI 100… ( que é o DLCI da sua ponta…)

    0

    0
  3. Leonardo

    Me parece que é a E.

    0

    0
  4. Nelson Batista dos Santos Jr.

    Bom dia.
    Resposta C.

    0

    0
  5. Ale

    Acredito que a resposta correta é a C.
    vc mapeia o seu dlci com o ip do router do outro lado.

    0

    0
  6. Rodrigo Falcão

    É verdade, eu troquei as bolas…
    o mapeamento deve ser feito com o DLCI local para o endereço de rede de destino.
    Letra C.

    0

    0
  7. HUGO OSCAR

    resposta A.

    0

    0
  8. Rodrigo Falcão

    Galera…acho que a opção F realmente é a correta, como eu havia dito antes…
    digo isso pois me parece que temos que associar o endereço do próximo salto, nesse caso 192.168.15.2, ao seu DLCI, que é 52, uma vez que para a nuvem Frame-relay, o endereço de camada 3 é transparente, já o endereçco de camada 2 usado pelo Frame-relay, que é o DLCI, é que será usado para identificar o VC, e após isso entregar o pacote ao seu destino.
    Acho que isso.

    0

    0
  9. Jefferson Aranha

    Creio que seja a letra E

    0

    0
  10. FLÁVIO

    LETRA “C”

    0

    0
  11. Sergio Meyenberg Jr.

    Eu digo que é a letra F

    .

    0

    0
  12. Henrique Amorim

    F

    0

    0
  13. Thiago Brecci

    E ae galera !

    Para mim, a letra é a “C”

    0

    0
  14. Salim Barcellos Izar

    RA(config)#frame relay map ip 192.168.15.2 100 broadcast
    RB(config)#frame-relay map ip 192.168.15.1 101 broadcast

    Letra C.

    0

    0
  15. Salim Barcellos Izar

    RA(config)frame-relay map ip 192.168.15.2 100 broadcast

    0

    0
  16. wisemen

    Com certeza é a letra F, o dlci é local (nuvem para router) ou seja, temos a ponta S1 > Nuvem é um dlci que deve ser mapeado, e temos a outra ponta S0 > Nuvem é outro dlci que não precisa ser o mesmo número que a outra ponta, pois um lado não “enxerga” o dlci da outra ponta, quem faz este mapeamento é a nuvem frame-relay.

    0

    0
  17. Fabio A de Amorim

    Olá Pessoal,

    Uma breve(?!) explicação, antes da resposta correta desta questão:

    De forma análoga, tal como acontece em outras redes de Multi-Acesso como a Ethernet que utiliza o protocolo ARP para associar os endereços de camada 3 (Ex.:IP) e de camada 2 (MAC), em uma rede Frame-Relay também é necessário o mapeamento entre um endereço de Frame Relay na camada 2 (DLCI) e o endereço na camada 3, tal como um endereço IP. Essencialmente, o roteador precisa saber quais redes são alcançáveis além de uma interface em particular, lembrando que os quadros do DTE Local são transportados através de uma linha alugada até um switch Frame-Relay, onde podem espalhar-se em leque para até 1000 outros DTEs. Logo, O DLCI para cada VC (Circuito Virtual) precisa estar associado ao endereço de rede de seu roteador remoto. Este mapeamento pode ser feito manualmente, por meio dos comandos de mapeamento (map), ou pode ser realizado dinamicamente, através do Inverse ARP. O mapeamento estático (tratado nesta questão) pode ser realizado, por exemplo, quanto o roteador remoto não suporta Inverse ARP ou quando o tráfego de broadcast e de multicast através do PVC precisa ser controlado.

    Concluindo, para realizar o mapeamento estático, usa-se o comando: frame-relay map protocolo endereço de destino do protocolo roteado dlci local [broadcast]. Sendo que o parâmetro [broadcast] é opcional e, basicamente, permite que broadcasts e multicasts sejam transmitidos através do VC como, por exemplo, as trocas de pacotes realizadas pelos protocolos de roteamento.

    Portanto, a resposta correta é a C: RouterA (config-if)#frame-relay map ip 192.168.15.2 100 broadcast

    Parabéns aos que acertaram! Postem dúvidas ou curiosidades, por favor. Em breve, mais questões.

    Ótimo 2008 a todos! Abraços!

    Fábio A. de Amorim

    0

    0
  18. Leonardo Alamon

    de acordo com o trecho ´´lembrando que os quadros do DTE Local são transportados através de uma linha alugada até um switch Frame-Relay, onde podem espalhar-se em leque para até 1000 outros DTEs. Logo, O DLCI para cada VC (Circuito Virtual) precisa estar associado ao endereço de rede de seu roteador remoto.“

    não seria a resposta f ??? – na qual se vincula o endereço destino do routerb (router remoto), com a dlci destino 101

    ou devemos considerar a dlci local como porta de saida para qualquer destino em uma rede frame relay, nesse caso a dlci local do routerA é 100, sendo assim vinculamos esta ao endereço de destino do routerB, seria isso?!?!?

    0

    0
  19. Fabio A de Amorim

    Olá Leonardo,

    Uma das principais vantagens de uma Rede Frame-Relay é a economia. A possibilidade de conectar um roteador, por exemplo, à operadora através de uma única conexão física, através de um cabo serial, por exemplo, e ter circuitos virtuais para diferentes destinos. Na topologia apresentada na questão, o Router A se conecta ao Router B através de um CIRCUITO VIRTUAL (VC) endereçado pelo DLCI 100. Na maioria dos casos, o endereço DLCI só tem significado LOCAL. Esse Circuito Virtual opera sobre o link serial que sai da Serial 0 do Router A e se conecta ao Switch Frame Relay da Operadora. A forma como um pacote atravessa a Nuvem da Operadora até chegar ao seu destino, que é o Router B (serviço esse contratado pelo cliente), não é, necessariamente, responsabilidade do Frame-Relay ou preocupação do contratante do serviço. O importante é que o pacote saia do Router A e chegue ao Router B dentro das condições (velocidade, por exemplo)/SLA contratados pelo cliente.

    Da mesma forma, na mesma topologia apresentada na questão, poderia haver um Circuito Virtual de número 200, por exemplo, operando sobre a mesma conexão física entre a Serial 0 do Router A (DTE) e o mesmo Switch Frame-Relay da Operadora (DCE), conectando o Router A a um Router C, por exemplo, do outro lado da Nuvem, em outra localidade física. Assim, essa conexão entre Router A e o Switch da Operadorada já teria dois Circuitos Virtuais sobre um único link físico, operando sobre subinterfaces lógicas.

    Porém, para que o processo de roteamento funcione corretamente, sabendo que o roteador toma a decisão de roteamento baseado no endereço de destino de camada 3, para um pacote que venha de uma interface LAN, por exemplo, e que precisa atravessar a Nuvem Frame-Relay para chegar ao seu destino, é necessário que se faça a associação entre o “endereço” de Camada 2 (neste caso, o DLCI, que pode ser 100 (Router B) ou 200 (Router C) ) e o endereço de camada 3 (neste caso, o endereço IP). Daí o cerne da questão apresentada. Seja a associação estática ou dinâmica, ele terá associado o DLCI 100 ao endereço IP de destino 192.168.15.2. Ou seja, para chegar ao router B, basta que o Router A roteie o pacote ao endereço de próximo salto 192.168.15.2 que se alcança através do Circuito Virtual de DLCI 100. Ok? 😉

    Observação importante: aproveitando para revisar, todo o processo de roteamento, estático ou dinãmico, é colaborativo. Ou seja, sempre que o roteador conclui que sabe como rotear um pacote para a rede de destino apresentada no pacote IP entrante em uma interface, ele encaminhará o pacote à um ROTEADOR VIZINHO (exceto se a rede de destino esteja ligada a uma interface diretamente conectada), e, para isso, ele precisa saber o endereço IP deste Roteador Vizinho (exceto em rotas estáticas em que pode-se usar a interface de saída em detrenimento do IP do Roteador Vizinho, de próximo Salto).

    Espero que tenha esclarecido. Se alguém tiver dúvida, postem novamente, por favor. Frame-Relay é um pouco complicado a primeira vista mesmo! 😉

    Abraços!

    PS.: Ei Marco, “juntando” os meus dois comments deste post, editando e melhorando, já é a base de um tutorial sobre Frame-Relay, hein?!?…. rsrs …. Brincadeira! 😉

    Fábio A. de Amorim

    0

    0
  20. wisemen

    Corrigindo.. A resposta correta é a letra F.
    Pois assim como vc disse o dlci é local ou seja uma ponta desconhece o dlci da outra ponta pois não importa para ela.
    Ainda mais que é um ccto que passa por uma nuvem frame-relay (estrutura da operadora), logo não vejo a possibilidade de haver o mapeamento do ip 192.168.15.2 com o dlci 100, pois o dlci 100 se refere a ponta do ip 192.168.15.1.

    Resposta correta:
    F) RouterA (config-if)#frame-relay map ip 192.168.15.2 101 broadcast

    0

    0
  21. alamon71

    Leonardo –> Valew Fabio desculpe a demora no retorno, simulei tudo no dynamips e ficou claro

    0

    0
  22. Guto Melo

    Afinal qual é a resposta correta? letra c ou letra f? pra mim ainda é a letra c.

    0

    0
  23. Marco Filippetti

    Netguto, observe o comment n.o. 17, com a resposta do Fábio.

    Abs!

    Marco.

    0

    0
  24. leandro

    Para fazer o mapeamento no frame relay é preciso colocar o ip do router destino junto o dlci local e a letra C é a resposta que mostra a configuração correta

    0

    0
  25. Toguko

    Estava precisando de uma luz sobre frame-relay vim no site e pesquisei “frame-relay” e a luz se fez….valeu Fábio.
    Isso aqui está virando o Google do CCNA.

    Abraços, Rafael Venancio (Toguko)

    0

    0
  26. Sidney Berkenbrock

    Amigos, sou novo aqui mas não posso deixar de fazer meu comentario diante desse desafio que já é um tanto que antigo …

    Nosso nobre colega wisemen, corrige de maneira absurdamente equivocada a resposta brilhante do colega Fabio que por sinal tem um ótimo conhecimento técnico de operação do frame relay.

    A resposta correta é a alternativa C sem sombra de duvida, já que o DLCI ( layer 2 ) deve ser mapeado para a propria ponta, ao contrario do endereçamento logico (layer 3) onde este deve ser apontado para o destino remoto.

    É incrivel como tantas pessoas erram nisso …

    Grande abraço amigos e parabéns a todos pelo empenho …

    0

    0
  27. dimmysan

    Também estava com duvidas mas, com esta questão ficou claro como funciona o frame-relay.
    E também posso corrigir alguns erros q fiz em um lab q um amigo me mandou!

    Abraço

    0

    0
  28. MarioEhalt

    Muito Obrigado Fábio por esta questão, pois no livro CCNA 4.1 do Marco, da uma explicação que não da para entender
    como funciona de verdade, tipo tem que ser o End IP do Destino e o seu DLCI, agora entendi.
    Abraços
    Mario

    0

    0
  29. aelso.silva

    Boa tarde se eu entendi, a questão correta é a letra C.

    O comando correto seria o endereço de destino via o DLCI o proprio RouterA.

    Abraços.

    0

    0
  30. Amandio Queiroz

    Letra C.

    0

    0
  31. rubens.ccna

    A resposta correta esta na C

    c) RouterA (config-if)#frame-relay map ip 192.168.15.2 100 broadcast

    0

    0
  32. daniellsn

    Letra C.

    0

    0
  33. Edson

    Excelente, obrigado Fabio.

    0

    0

Deixe uma resposta