«

»

mar 10 2008

Faculdades de TI em São Paulo

Pessoal,

Muitos dos que frequentam o blog ainda planejam ou estão diante da necessidade de realizar um curso superior, seja de bacharelado ou tecnólogo, ou mesmo um curso de Pós-Graduação.

Em São Paulo, existem boas universidades estatais. Não chamo de públicas porque, na realidade, não são acessíveis ao público que necessita de estudo gratuito. Na verdade, são destinadas a uma minoria, à um público que tem condições de passar AO MENOS um ano só estudando em cursinhos pré-vestibulares, bancados por algum parente, se preparando para passar nestes vestibulares.

Bom, diante disto, sobram aos demais pagar uma faculdade particular. E, aqui em São Paulo, sempre que nos perguntam quais faculdades possuem bons cursos na área de TI, tanto na avaliação do mercado quanto na avaliação acadêmica, indicamos geralmente 3 faculdades que se especializaram em oferecer cursos nestas áreas: FIAP, FASP e IBTA. Recentemente, inclusive, aqui no chat, respondendo a um leitor, o Marco indicou a FIAP e a FASP.

Enfim, a intenção deste post é alertar sobre uma situação, que se for confirmada, é muito triste: segundo fontes confiáveis, a FASP está enfrentando graves dificuldades financeiras e está perto de fechar suas portas. Entre minhas fontes, estão meus colegas professores que lecionam lá e estão com 3 meses de salários atrasados, ex-professores meus (fiz Pós lá em 2005, tenho o maior carinho pela instituição) e amigos meus que são alunos atualmente lá e foram comunicados sobre esta situação pessoalmente pelo Diretor Financeiro de lá. Acho triste essa situação porque realmente é uma ótima faculdade, tem ótimos professores e fica em ótima localização (Av. Paulista). Enfim, lamentavelmente, cuidado ao avaliar a FASP como uma possibilidade de instituição para seus estudos 🙁 .

Abraços!

Fábio A. de Amorim

PS.: Também em relação a este assunto, que estava rolando recentemente no chat também, vale relembrar o post do Marco: http://blog.ccna.com.br/2007/11/29/mercado-de-trabalho-emprego-x-experiencia



Comente usando o Facebook!
0
0

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. ferrugem

    Triste notícia.. Tomara que supere as dificuldades.. Bem que o governo poderia intervir para não fechar a instituição neh !?!?

    Mas será que tal situação financeira não é fruto de uma má administração? Afinal de contas, pelo que sei não é um curso muito barato ..

    Mas enfim, é uma pena uma instituição de ensino passar por tais problemas, e pessoas como professores/instrutores ter seus salários por 3 meses atrasado..

    Que a faculdade consiga se estruturar novamente e continuar a forncer cursos de boa qualidade!!!

    0

    0
  2. fabio pereira

    Fábio,
    gostaria de dar minha contribuição, me formei em Junho de 2007 como Tecnologo em Redes de Computadores na CATEC, http://www.faculdadesflamingo.com.br/ , a principio fiquei com pé-atras com a instituição, pois não é conhecida, mas o que me incentivou foi que tinham alunos da famosa uninove pedindo transferencia para lá, pensei melhor me formar numa faculdade desconhecida mas que não esta queimada, do que numa conhecida que esta queimada, alem dos preços, que na CATEC são bem mais acessiveis.
    Bom, o que eu quero dizer, é que me supreendi, a faculdade tem otimos professores, que trabalham como gerentes e diretores em grandes instituições como por exemplo Hospital Albert Einstein, Hospital das Clinicas, Alcatel, TIM, Telefonica, entre outras..quase todos eles com Mestrato.
    Achei o curso otimo, onde inclusive, em converssa com colegas de trabalho que fizeram IBTA, nhão tiveram materias que eu tive, como ERP e CRM por exemplo, não desmerecendo IBTA, lá tem tambem como materia opcional aulas de CCNA no Net Academi, onde era cobrado o valor simbolico de R$ 40,00 por mes com aulas aos sabados de manhã, não o fiz por que esse eu ja cursava no IBTA que quando fiz a matricula paguei o curso todo a vista por conta de uma recisão, não tinha com jogar fora um curso já pago.
    Bom, fica ai a dica, tenho orgulho te ter me formado numa faculdade desconhecida, mas que me deu base mais que suficiente para hoje trabalhar no NOC de uma grande operadora, me abriu as portas para deixar de ser tecnico de campo, e como já citei em outro topico com o Marco, como infra-estrutura, na epoca com cabos submarinos.

    0

    0
  3. fabio pereira

    Ha, lembrando, começo no proximo semestre a Pós Graduação em Gestão de TI na mesma faculdade, com desconto de 30% por ser ex-aluno.

    0

    0
  4. Marco Filippetti

    é! essa notícia me entristece muito, até porque, me formei na FASP! torço pela recuperação dela, é uma excelente instituição!

    Marco.

    0

    0
  5. Adilson

    Ola amigos, como o colega Fábio Pereira também fiz o curso de Tecnólogo em Redes de Computadores na CATEC, me formei em 2004. Realmente estrutura e os professores são de surpreender, por não ter fama no mercado à faculdade se supera em vários quesitos de capacitação profissional.
    Depois que conclui o curso me senti preparado para novos desafios, ano passado conquistei minha Certificação CCNA estou me preparando pro CCNP e faço MBA Inovação Tecnológica em Comunicação e Redes na USP ministrado pelo LARC – Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PCS-EPUSP).
    Os valores da mensalidades na CATEC são justos e qualidade do ensino é excelente, indico a todos que tenham interesse nos cursos da área de TI. O site da faculdade é http://www.faculdadesflamingo.com.br/

    Abraços a todos

    Adilson

    0

    0
  6. guga_guga

    Olá!

    Desculpem voltar com um tópico já antigo, mas é que tenho umas dúvidas…

    Esse ano vou fazer vestibular e me inscrevi no vestibular FIAP. Meu professor do CCNA dá aula lá e também recomendou (claro, rsrs). Também pretendo prestar o vestibular do IBTA, embora tenha preferência pela FIAP.

    No entanto, lendo a grade curricular de ambas (FIAP: http://www.fiap.com.br/portal/int_cda_conteudo.jsp?ID=1244&canalID=117 e IBTA: http://www.ibta.com.br/pages.php?recid=25&id=61), vi que não são cursos tão parecidos assim. O curso da IBTA parece ter mais cara de gestão, com matérias como Empreendedorismo, Inglês, Ética, etc… e o da FIAP é mais técnico, muitas matérias de lá eu vi no curso CCNA também.

    Bem, eu queria saber dos mais experientes qual é a melhor escolha, se um curso voltado para administração é bem visto no mercado, etc. Pergunto isso pois também vou prestar FATEC, no curso Informática para Gestão de Negócios, que é bem voltado para a administração. Aliás, agradeceria comentários sobre a FATEC, pois estou meio receoso quanto a qualidade, pois por comentários que ouvi, não é lá essas coisas, e é do governo, né… não se pode esperar muita coisa.. tirando as grandes.. USP, Unicamp, etc, o resto não é tão bom.

    Já agradeço qualquer resposta.

    Abraços.

    0

    0

Deixe uma resposta