«

»

abr 01 2008

Desafio da Semana – Spanning-Tree

Pessoal,

Tomo a liberdade de postar aqui o desafio da semana, costumeiramente postado pelo Marco. Me parece que as últimas questões CCNA que postei foram fáceis para maioria, o que é positivo, mas me intrigou a postar algum assunto ainda não abordado nas questões já colocadas aqui no blog e que exigisse maior “esforço” e conhecimento! Vamos ver se consegui! 😉

Tentem responder sem consultar. Isto não é uma competição pra ver quem acerta ou erra, ou acerta mais, etc… é para testar seus conhecimentos e depois esclarecer as dúvidas e utilizar a resposta para aumentar o conhecimento de todos da tecnologia! 🙂

Bom trabalho! Abraços!

Fábio A. de Amorim

STP



Comente usando o Facebook!
0
0

23 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. paulo

    Fiquei com bastante dúvida nesta questão, mas tentar um chute.

    Em minha opinião as alternativas corretas são B,C,D.

    A altenativa “A” não está errada, mas não tenho como saber com as informações passadas, se a priority está default (32768) ou não, e aqui que fiquei em dúvida, porque para usar o MAC na eleição da BridgeRaiz a priority deveria estar igual em todos, mas pode ser que não seja a default.

    As alternativas “E,F” para mim estão erradas, ficando assim as alternativas B,C,D

    0

    0
  2. Alexander Willians

    Opa… vamos lá.

    Acredito que as corretas sejam:

    A – Todos os switchs utilizam a prioridade default. O que o cenário mostra é o Bridge ID de cada switch sendo apenas o seu MAC Addess. Ou seja, primeiro são verificadas as prioridades para depois verificar o MAC Address. Se já foi definido como BID o MAC é por que todas as prioridades são equivalentes ou default;

    C – As portas 1/1 e 1/2 do S1 são designadas. Sim, pois na eleição S1 será o RootBridge, por ter o menor BID, e, por conceito, todas as portas no RootBridge são designadas;

    D – A porta 1/2 do S2 será não designada. Sim, uma vez que a porta 1/1 está diretamente conectada ao RootBridge a 1/2 só pode estar em não designada;

    Acho que é isso pessoal!

    []’s

    0

    0
  3. lincoln

    Segunda, terceira e quarta opção.

    0

    0
  4. leandro

    Concordo com o Lincoln uma boa questão que pode cair na prova de certificação

    0

    0
  5. leogemeostotino

    Eu acredito que seja as opções 1,3 e 4.

    1 – Por causa que no exercicios apacerece os BID dos switchs sendo assim a prioridade dos switchs deverá está por padrão, pois o primeiro método para eleger um RootBridge é a prioridade, e o segundo é o menor endereço MAC.

    3 – Todas as Portas de um RootBridge são portas designadas.

    4 – Pois é o que tem o segundo menor BID do cenário, pois será não desisgnada, a interface 1/2 do Switch 3 ficará bloqueada.

    Esssa é minha opinião.
    Abraços.

    0

    0
  6. Marcia Guimaraes

    Caro Fábio…..

    1- não – eu sei que ele não informa, e que subentende-se que a prioridade é 32.768, mas… olhando a próxima opção.. fiquei em dúvida.

    2- ok – mas ????? – Aqui fiquei em dúvida, e fui procurar, e vi que é TCN BPDU é um topology change notifications BPDUs, e ele é enviado por todas as bridges quando a topologia muda. Mas ele, o TCN BPDU, não carrega nenhum dado sobre a mudança, mas somente informa as bridges receptoras que ocorreu uma mudança. Fui buscar isso no CCNP. E resolvi que essa opção está correta. Posso estar errada…

    Entre a 1 e a 2 ….achei a 2 a mais certa…

    3- ok – portas são designadas, afinal ele é o root-bridge e não precisa de root-port para alcançar a si mesmo

    4- ok – porta será não-designada porque seu MAC é maior que o MAC do switch 3 (000c

    0

    0
  7. Marcia Guimaraes

    ….continuação….

    5- não – porta 1/2 do switch 3 será designada
    6- não – Com as especificações de custos revisadas do IEEE o custo de todas as portas é 19 (100Mbps ou FaEth). A antiga especificação seria realmente 10 para o custo de um link FastEth.

    Switch 1:
    porta 1/1 – designada
    porta 1/2 – designada

    Switch 2:
    porta 1/1 – root-port
    porta 1/2 – não-designada (seu MAC é maior)

    Switch 3:
    porta 1/1 – root-port
    porta 1/2 – designada

    Corretas : 2,3,4

    Sds.
    Márcia Guimarães

    0

    0
  8. daniel.ribeiro

    2º , 3º , 4º

    att.

    Daniel Ribeiro de Oliveira

    0

    0
  9. Alexander Willians

    Olá pessoal, bom dia!

    Revendo a questão, e também o comentários dos participantes, realmente a alternativa “A” fala sobre “prioridade padrão”. Porém, agora, entendo, que se todos forem 32769 e não 32768, que é a prioridade padrão, a eleição também ocorrerá através do menor MAC Address, invalidando a alternativa que fala apenas sobre todos terem a prioridades padrão.

    Muito boa questão! Parabéns a todos pelos comentários.

    []’s

    0

    0
  10. Renato P Silva

    Altenativas:

    b)
    c)
    d)

    Forte abraço!

    0

    0
  11. Fabio A de Amorim

    Estou vendo comentários e respostas muito interessantes!

    Mais ninguém atentou ainda a um detalhe desta questão! 😉

    Continuem postando. Tentem!

    Abraços,
    Fábio A. de Amorim

    0

    0
  12. Bruno7

    Bom dia pessoal,

    Algo que me intriga na questão é o fato dos BID serem compostos por 64 bits em hexadecimal. Sendo que os 48 bits a direita correspondem ao MacAddress, correto? Portanto o ID priority seria o 4000 em hexadecimal, certo?
    Nesse caso, eu não sei como conferir se 32768 (2^15) equivale a 0x4000. Mas por via das dúvidas não coloco a alternativa A.

    Colocaria assim:
    B, C, D como corretas.

    Abraços

    0

    0
  13. Claudio Marcolino

    blz, pensei da seguinte forma:
    comparo as opções com o cenário e tento establecer um verdadeiro ou falso…
    1ª o cenário não diz qual STP esta rodando 802.1d ou 802.1w portanto acredito estar falsa.
    2ª em caso de falha em um link a porta bloqueada passará a redirecionar e a vida continua neste caso sem mudança na topologia porque todos os custos são iguais, sem nova eleição e com trocas de BPDUs e relembrando Marcia o custo da porta são iguais (original IEEE 100Mb = 10 novo IEEE 100Mb = 19) então a escolha da porta ficou pelo critério de prioridade da porta, o padrão é 128 mas o cenário não diz qual porta tem prioridade… portanto acredito estar falsa.
    3ª se o cenário esta up então ja houve a eleição e a S1 deve ter ganho pelo critério de menor MAC e suas portas ficarão sim designadas… portanto veradeiro
    4ª se a porta diretamente conectada é a 1/1 ela será o root port e a porta 1/2 ficara não designada… portanto veradeiro
    5ª a S3 com o segundo menor MAC tem a porta 1/1 diretamente conectada a Bridge raiz e esta ficara designada (root port) e a porta 1/2 não designada… portanto falso
    6ª como dito acima na nova revisão IEEE custo 100Mb = 19… portanto falsa
    hammm o bicho pego tenho que escolher três minha duvida maior seria a 2ª opção então mandaria 2,3 e 4

    0

    0
  14. paulo

    Boa Brunão,

    Eu não havia percebido o que o bruno percebeu, o BID está mostrando a priority e mac.

    A priority é 0x4000, ou seja 4000 em hexa que seria 16^3 = 4096*4=16384 – logo não estão usando a priority default (32768) que em hexa seria 8000 (16^3=4096*8=32768).

    Acredito que era isso que o Fábio comentou como detalhe.

    Valeu Bruno.

    0

    0
  15. Marcia Guimaraes

    Oi Bruno…

    Poxa, realmente, o detalhe da prioridade “0x4000” ser igual a 16.384, não havia atentado. O que não altera as respostas que eu pressumo serem corretas (2,3,4).

    Valeu !

    Sds.
    Márcia Guimarães

    0

    0
  16. Adalberto Nuno

    Res: B, C e D

    0

    0
  17. Claudio Marcolino

    Grande Bruno…

    Na hora de calcular o MAC simplesmente separei os 24 bits do IEEE (OUI) e calculei os 24 bits de endereço físico e o resto passou batido… grande sacada.

    Parabens !

    Sds.
    Claudio Marcolino

    0

    0
  18. Fabio A de Amorim

    Legal pessoal, acho ue essa questão movimentou mais todo mundo, mas, pra quem ainda tá se preparando para o CCNA, acho que ela inibiu as tentativas de respostas. Mas vamos lá:

    As respostas corretas são B, C e D. Ou 2, 3 e 4, se preferirem. 🙂

    Vamos comentar primeiro as CORRETAS:

    – Resposta B: Realmente, para qualquer tipo de STP, se ocorrer a falha em um link envolvido na árvore Spanning-Tree, os pacotes TCN (Topology Changes Notifications) são enviados por todos os switches quando a topologia muda, como bem disse a Márcia Guimarães em seu comentário acima.

    – Resposta C: Como comentou o alexander.wa, as portas 1/1 e 1/2 do Switch 1 serão ambas designated ports, pois este Switch 1 será a RootBridge por ter o menor Bridge ID, que neste caso, como as prioridades são iguais (16384), ganhou a eleição por possuir o menor endereço MAC, quisito de desempate para eleição da RootBridge.

    – Resposta D: A porta 1/2 do Switch 2 será uma non-designated port (porta não designada) porque a porta 1/1 deste mesmo switch já será a Root Port do Switch por possuir o menor custo até a RootBridge e no seguimento que ela está contida, ela concorre com a porta 1/2 do Switch 3 para a ser a designated port e perde. Como custo (path cost) destas portas para a RootBridge são iguais, a porta 1/2 do Switch 3 foi eleita a Designated Port do segmento porque seu BID é menor que o BID do switch 2. Daí, como a porta 1/2 não é nem RootPort nem DesignatedPort, ela é bloqueada por ser uma noon-Designated Port.

    Agora, as respostas ERRADAS:

    – Resposta A: é o detalhe que eu citei no comments do dia 02/04 – que ninguém havia percebido um detalhe ainda – e o Bruno7 em seguida, percebeu! 😉 . A prioridade padrão é 32.768 e os switches na topologia não estão usando esta prioridade. O que mosta em cada switch é o BridgeID ou BID. O BID é composto por 64 bits onde:
    – os 4 primeiros compõem a prioridade, usando valores que “pulam” de 4096 em 4096: 0, 4096, 8192,etc.
    – os próximos 12 bits compõem o campo Extended SystemID que carregam o VlanID (VID) ou a estância do MSTP.
    – os últimos 48 bits são o enreço MAC do switch, normalmente do SwitchFabric do Switch.
    Portanto, os switches desta topologia estão trabalhando com a mesma prioridade, mas não a padrão (32768), mas sim com o valor “4” no campo prioridade – 0×4000 – , ou seja, 4000 em hexa é = 16^3 = 4096*4=16384. Logo, valor de prioridade = 16384. 😉

    – Resposta E: a porta 1/2 do Switch 3 NÂO será a RootPort porque a porta 1/1 do mesmo switch possui custo menor até a RootBridge. Bom, concluímos isto, neste caso, supondo que todos os links possuem a mesma velocidade, pois isto não é especificado na figura.

    – Resposta F: Nos custos de links do STP revisados pelo IEEE, nenhum link ficou com o custo 10. A tabela de custo ficou assim:
    – Link de 10 Mbps: =100
    – Link de 100 Mbps: =19
    – Link de 1 Gbps: =4
    – Link de 10 Gbps: = 2

    Pessoal, espero ter esclarecido e ajudado a todos que ainda tentam entender o Spanning Tree.

    Qualquer dúvida, só postar! 😉

    Abraços,
    Fábio A. de Amorim

    0

    0
  19. ferrugem

    Fábio, excelente questão!!!

    Muito legal ver as respostas do pessoal.. O pessoal aqui tá afiado!!! 😀

    Eu só não entendi, o porque do 0x ..

    Sua explicação para cada uma das respostas está excelente.. Dá pra enteder tranquilamente, e se cair uma dessas no exame certamente não vou errar!!! 😀

    Abraços!!!

    0

    0
  20. Fabio A de Amorim

    Valeu Ferrugem! Obrigado pelo retorno e pelos elogios! 🙂

    O “0X” é uma notação normalmente utilizada para representar um valor hexadecimal. Se eu escrever o valor 59, por padrão você entende o decimal 5×10^1 + 9×10^0 = 59. Mas existe tb. o hexadecimal 59, daí, para não confundir, ele é representado como 0x59 (hexadecimal 59), que se transformarmos em decimal, ficaria 5×16^1 + 9×16^0 = 89.

    Entendeu?

    Abraços,
    Fábio A. de Amorim

    0

    0
  21. ferrugem

    Blz Fábio.. Então o 0X é só pra diferenciar neh!?! Show de bola.. Nada de dúvidas agora!!!

    Abraços!!!

    0

    0
  22. Fabio A de Amorim

    Isso aí Ferrugem!

    Abraços!
    Fábio A. de Amorim

    0

    0
  23. Alisson

    B,C e D pois o intuito do algoritmo é justamente utilizar a porta não-designada como rota alternativa caso a porta designada fique inativa. As duas portas da Switch1 são designadas, pois, por padrão o Root-Bridge deve ter suas portas em forma de encaminhamento e a porta 1/2 da Switch 2 será a não-designada pois o BID da switch em questão tem MAC address menor.

    That’s all folks

    Abç.

    0

    0

Deixe uma resposta