07
05
2008
[CCNA] Desafio da Semana 1 - Maio de 2008
Postado por: Fabio A de Amorim em Questões CCNA, Exame CCNA -
Imprima este post
Pessoal,
Mais uma questão CCNA. Tentem responder sem consultar.
Abraços,
Fábio A. de Amorim
Leia também:
- [CCNA] Desafio 1 da Semana 2 - Maio de 2008
- [CCNA] Desafio 2 da Semana 2 - Junho de 2008
- [CCNA] Desafio da Semana 5 - Abril 2008
- Desafio da Semana - Spanning-Tree
- Questão CCNA - Trunk
- Questão CCNA - Sumarização
- [CCNA] Desafio 1 da Semana 1 - Setembro de 2008
- Questão CCNA - Access-List
- [CCNA] Desafio 1 da Semana 4 - Abril 2008
- [CCNX] Desafio 2 da Semana 1 - Junho 2008
Posts
7 de May de 2008 às 12:37 pm
Olá Pessoal,
Pergunta bem estranha, ou tem uma pegadinha que ainda não percebi.
Mas de acordo com os critérios vou colocar a letra B.
Valew!!
7 de May de 2008 às 12:50 pm
Bom. Se tiver pegadinha me passou despercebido…mas pra mim é alternativa B.
Abraços!
7 de May de 2008 às 1:33 pm
De acordo com a saída do comando, a interface está Down, isso significa que não está sendo detectado sinal na interface. Pode estar desativada ou o cabo desconectado.
Agora por eliminação: A primeira e terceira opção tratam de um problema de camada2 enquanto que o problema existente é camada1. A quarta opção é desconsiderada pois o switch está como auto sense para detectar duplex e speed.
Acho que é isso. Me corrijam se estiver errado quanto ao raciocínio.
7 de May de 2008 às 2:24 pm
A interface não está em Shutdown, pois se estivesse, apareceria no comando.
Em minha opinião é a alternativa C, pois o roteador não está preparado para o encapsulamento do tronco junto com o switch.
Acredito que seja isso… rsrss..
7 de May de 2008 às 2:33 pm
Por eliminação, acho q a resposta eh a letra A.
thiago, o diogo tem razão nesse ponto:
“FastEthernet0/1 is down”
7 de May de 2008 às 2:36 pm
Perfeita sua explicação Diogo.
E para mim tb é alternativa B, porque 2 opções apenas consideram problemas de camada 2, a última duplex e velocidade da porta.
Por quê B ? É só lembrar quando vc conecta a porta do switch a porta do router, e esta última está em shutdown, a porta do switch não fica up/up. E estando a porta do router em “no shut”, portanto ativa, a conectividade é automática no switch, sem que vc precise fazer nada nele para que sua rede já comece a enviar/receber dados.
Resposta correta => B
Sds.
Márcia Guimarães
7 de May de 2008 às 2:37 pm
Alternativa C
7 de May de 2008 às 2:45 pm
Concordo com o thiago.brecci
O caso aqui parece ser camada 2 e não 1.
Vou de alternativa C.
Percebam: Fa0/1 is down, line protocol is down. Pra mim, isso indica erro de comunicação camada 2.
O mais provavel é que o roteador não esteja com a porta configurada para trunk.
Abraços!
7 de May de 2008 às 3:25 pm
alternativa B,
tipo de pergunta que serve para ganhar tempo em outras…
7 de May de 2008 às 3:29 pm
fabiopagoti,
Concordaria com você se todos que já responderam antes de você tivessem escolhido a mesma resposta.
Abraços,
Fábio A. de Amorim
7 de May de 2008 às 3:46 pm
Vou de “B”
O comando foi dado no switch, qualquer porta do sw passará a ficar up após uma negociação “auto sense”. Como ela está down ou a porta no Router que faz conexão com o switch esta desativada ou existe um problema no cabo.
Confesso que de cara pensei na alternativa “A” até compreender melhor a comunicação entre eles e conseguir enchergar a opção “B” como a responsável pela saida do comando #show int f0/1.
Vamos aguardar confirmação,
Abs!
7 de May de 2008 às 3:53 pm
Eu tb vou de letra B. Pra tirar a dúvida montei o Cenário no PKT e simulei os testes… Resultado letra B…
7 de May de 2008 às 4:17 pm
A questão se responde!
FastEthernet0/1 é a porta que está conectada ao roteador!
FastEthernet0/1 is down!
Letra B de Bola!!
A interface do roteador conectada a porta 1 do switch está desativada!
7 de May de 2008 às 4:30 pm
“FastEthernet0/1 is down” é problema físico, logo, Letra B
Sergio Meyenberg Jr.
7 de May de 2008 às 5:04 pm
layer 1 conseqüentemente letra B
7 de May de 2008 às 5:20 pm
nao a comunicacao, letra B
7 de May de 2008 às 6:36 pm
B, pelo motivo já explicado pelo diogocampregher
7 de May de 2008 às 8:44 pm
Letra B…
7 de May de 2008 às 9:03 pm
Alternativa B.
Problema físico.
Layer 1.
7 de May de 2008 às 9:35 pm
Alternativa C
7 de May de 2008 às 10:07 pm
Letra B.
7 de May de 2008 às 10:26 pm
Letra B
7 de May de 2008 às 10:31 pm
Letra B é a CORRETA!!!
Eu lembro q na facul caiu essa questão e o pessoal tava discutindo a respeito…para provar para o pessoal cheguei a testar esse “lab” no packetTracer…e a resposta correta letra B.
Abraços.
Érik Voitic
7 de May de 2008 às 10:32 pm
Esqueci…quando aparece “FastEthernet0/1 is down, Line protocol is down” na saida do comando…é problema de camada 1 (fisica)!!!
7 de May de 2008 às 10:47 pm
Boa explicação diogocampregher.. Vou de letra B também!!!
A questão pede para dizer o porque que os hosts não se conversam se baseando na saída do comando show interface fastethernet 0/1 do switch, que diz que a interface está down, e este motivo é camada 1, como dito por muitos outros aqui já!!!
Boa questão Fábio!
Acho que é isso! Abraços à todos!
Ferrugem
7 de May de 2008 às 11:36 pm
Apontaria a resposta B.
Save the planet for our children
7 de May de 2008 às 11:57 pm
chará de Amorim,
não quis menosprezar ninguém aqui, nem a questão.. tanto é que já vi uma muito parecida em um testking
mas penso que caso almeja-se a certificação, essa questão não se pode perder muito tempo pensando, a resposta está na 1ª linha da saida do comando show…
Se fosse dar uma dica não só nessa mas em muitas questões de ccna. Digo que o que parece lógico, geralmente é óbvio mesmo!! Claro que existem as pegadinhas.. mas creio que sejam minoria…
Fábio Pagoti
8 de May de 2008 às 7:30 am
Huummm…
Pow galera….pode crer. Eu imaginei que as interfaces estava Up/Down, por isto sugeri um problema no encapsulamento.
Falta de atenção minha. Valeu !
8 de May de 2008 às 8:50 am
Pra mim é a letra b!!!!!
8 de May de 2008 às 9:32 am
Acredito que a resposta correta é a B.
A questão nos limita ao que está sendo exibido na saída do Show interface fastethernet 0/1.
Por meio desta saída, não temos como saber se o problema esta no Roteador, então logo podemos descartar resposta que coloquem a culpa no roteador, este comando não mostra o modo de operação, se é dinâmico, acesso ou Trunk, então não como dizer se o switch está configurado em algumas dessas opções.
Mas o comando nos mostra que a interface está Down , na Camada1 e Camada2, logo problemas de encapsulamento, modo de acesso, configuração no roteador, não vem ao caso neste momento, pois ainda não há nem conectividade.
Portanto em primeiro momento o problema é a interface Down, por isso o Host da Vlan 2 não se comunica com o Host da Vlan 3.
Questão desse gênero temos que focar exatamente no que ela está pedindo, se fosse um problema na vida real, pode até ser que faltasse mais alguma configuração no switch ou no router para haver a comunicação, mas no momento mostrado na imagem, o problema é a interface Down na camada física.
Espero ter ajudado.
Abraços, falow!!!!!!!!!!!!
8 de May de 2008 às 9:33 am
Creio que a resposta correta seje a letra B!!!
8 de May de 2008 às 11:33 am
B
8 de May de 2008 às 11:35 am
Acredito ser resposta B, pois no desenho diz que a interface esta DOWN, logo ha algum problema de camada 1, me corrigam se eu estiver errado , hehehe
8 de May de 2008 às 11:49 am
Letra B. “Line is Down” denota problemas físicos, das opções a mais provável é a outra ponta (Router) desativada.
8 de May de 2008 às 9:00 pm
Letra B, conforme comentários acima (não, eu não li os comentários antes de responder).
8 de May de 2008 às 9:12 pm
Como a maioria respondeu B ou A, Eu vou de D, pois acredito que a comunicão entre vlans, obrigatoriamente não tem que sair apenas em uma interface do switch. Posso até estar dizendo besteira, pois SW não é meu forte! Más de qualquer forma o que vale e a participação…
8 de May de 2008 às 10:58 pm
Alternativa B!!!
estou em duvida entra a A e a B mas vou de B……
9 de May de 2008 às 1:33 am
Meu primeiro post. Espero que acerte ;D
A) Nesse caso não se aplica, porque se trata de um problema na Camada 1. O problema é mais embaixo ;D
B) Ao meu ver, essa é a alternativa correta, pois sendo um problema da Camada 1, é quase certo que há um problema na interface do roteador (já que a interface Fa0/1 do switch foi ativada com o comando no shutdown, caso contrário a saída seria “administrative down”)
C) Problema de outra camada.
D) A porta do switch está com Auto-Duplex e Auto Speed, então essa opção é descartada.
Portanto, minha resposta é B! ^^
9 de May de 2008 às 10:48 am
Acredito que seja B, pela informação do link estar down.
9 de May de 2008 às 12:47 pm
Acredito ser a resposta A porque além da interface do switch estar em modo “down” ela está com “Encapsulation ARPA”, sendo necessário para o trunk ISL ou 800.1q .
10 de May de 2008 às 9:34 am
Letra b
10 de May de 2008 às 9:36 am
Pode ser ou letra b ou letra c
11 de May de 2008 às 3:58 pm
Alternativa B
12 de May de 2008 às 8:54 am
opa meio atrasado para responder mas antes tarde do que nunca né!!
sem dúvida é a opção 2 ou B
12 de May de 2008 às 6:24 pm
Pessoal, mais uma vez, muito obrigado pela numerosa participação! Legal mesmo!
Vários comentários e explicações bacanas… muitos corretos….
A resposta correta é a B! A porta de um roteador é, naturalmente, desativada. O fato da saída do comando - show interface fastethernet 0/1 - mostrar ” Fastethernet 0/1 is down, line protocol is down” indica-nos que há, ao menos, um “problema de camada 1, camada física. Se a porta de um roteador é por padrão administrativamente down, a camada 1 desta interface do switch que conecta ao roteador, aparecerá certamente como down.
Quanto a resposta A, como há duas VLANs sendo mostradas na figura, a porta 1 do switch devia estar como “trunk” e não como modo de acesso. Ainda assim, este seria um problema de camada 2 e, neste caso, a saída do comando - show interface fastethernet 0/1 - mostraria ” Fastethernet 0/1 is up, line protocol is down”.
Quanto a resposta C, isto não faz muito sentido para mim, do jeito em que foi colocado. Não se configura um roteador para o tronco ou trunk. O que se configura para trunk é a porta do switch para o roteador, neste caso, a porta 1. Ainda assim, se pudéssemos dizer que configurar a porta deste roteador que está conectada a porta 1 do switch com uma subinterface para cada VLAN (Router on a Stick) seria “configurá-la para tronco”, a saída do comando - show interface fastethernet 0/1 - no switch mostraria, creio eu, ” Fastethernet 0/1 is up, line protocol is down”. Ou seja, problema de camada 2.
Quanto a resposta D, a porta 1 estar configurada para full duplex ou a uma velocidade de 100 Mbps, as portas dos switchs são por padrão, auto negotiation, o que significa que negociam automaticamente velocidade e modo de transmissão. O fato de ela não estar configurada para full duplex ou a uma velocidade de 100 Mbps, não influenciaria neste caso.
É isso pessoal! Dúvidas, comentários, correções, é só postar!
Abraços!
Fábio A. de Amorim
9 de September de 2008 às 1:56 pm
i