«

»

jun 03 2008

Estão precisando de você!

Pessoal, ouço isso a anos e creio que continuaremos a ouvir por muito tempo! 😉

Faltam profissionais de TI qualificados no mercado.

Por que? Porque a demanda do mercado é maior que a oferta. Tanto aqui quanto no exterior. como já abordado recentemente no blog, dentre outros posts sobre Mercado de Trabalho: http://blog.ccna.com.br/2008/05/27/o-boom-do-mercado-de-telecom-do-outro-lado-do-mundo

Abaixo, seguem duas recentes matérias publicadas tanbém na INFOonline:

– Falta pessoal qualificado em TI, diz Assespro : http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/28052008-6.shl

– Faltam profissionais de TI no Canadá também:

Québec quer profissionais brasileiros de TI: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/29052008-14.shl

Abraços,

Fábio A. de Amorim



Comente usando o Facebook!
0
0

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. lgchiaretto

    pior que essa realidade ai não é de hoje não… há tempos o mercado ta precisando de profissionais bons equalificados…..

    mais uma…

    inglês é MAIS que fundamental !!!!

    0

    0
  2. Toguko

    Gosto muito desses posts fora do tópico técnico da certificação…continuem assim.

    Abraços, Rafael Venancio

    0

    0
  3. Rodrigo Falcão

    Para quem já tem bagagem suficiente o Canadá me parece uma ótima opção, dá para passar um tempo lá, juntar uma boa grana, aperfeiçoar o inglês e francês e ter uma ótima experiência profissional e de vida.

    Quanto a falta de mão de obra qualificada…eu já disse várias vezes e repito…na minha opinião essa falta de profissionais qualificados é em parte culpa do próprio mercado, ou das empresas, pois não eu tenho observado que tem uma galera que estudou, fez sua lição de casa (e deve continuar fazendo), tirou sua certificação, mas na hora de conseguir uma colocação viu que o buraco é mais embaixo.

    Muitas empresas não estão nem ai para certificação, eles querem alguém com experiência e que resolvam seus problemas rapidamente, e com isso quem tem o conhecimento, não tem a oportunidade de amadurecê-lo, pois não consegue obter experiência.

    E nessa brincadeira, o mercado continua dizendo que não há profissionais qualificados para suprir as necessidades, mas não abre mão da experiência, e não dá oportunidade a quem quer entrar. Parece que estamos num círculo vicioso senhores, onde todos estão perdendo!

    Abrçs!

    0

    0
  4. Rodrigo Farias

    Faço das palavras de Rodrigo Falcão as minhas!

    “Essa falta de profissionais qualificados é em parte culpa do próprio mercado”.

    Eles querem alguém pra fazer o serviço, mas não dão chances pra quem está começando. Aí fica um amontoado de profissionais sem experiência, mendigando por ESTÁGIOS.

    Os únicos que dão chance, só fazem isso pra EXPLORAR o cara mesmo, oferecendo salários baixíssimos ou então um ESTÁGIO pra eles não terem despeza pra o cara por um tempo.

    Aí o cara que passou 4 anos numa universidade, fez vários estágios e tirou certificações fica aí parado… Ou então se submete a EXPLORAÇÃO desses manés.

    Agora eu pergunto, por que será que está faltando mão-de-obra qualificada e mesmo assim as empresas fazem isso com OS POUCOS que APARECEM?

    AH, SINCERIDADE? VÃO PRA *!&@#¨& essas empresas, ELES MERECEM mesmo que falte gente pra trabalhar com eles.

    Abraços!

    0

    0
  5. Rafael Carvalho

    Concordo com o Rodrigo Falcão.
    Formei em Eng de Telecom em 2007, me certifiquei CCNA em Março de 2008.
    Talves vou fazer o exame de QOS da Cisco para o CCVP em Julho e no final do ano TOEFL (Test of English as a Foreign Language) porém isso aqui em Belo Horizonte e nada é a mesma coisa. Estou enviando meu CV para várias empresas. CV bem feito, com auxilio de profissionais e tudo. Porém a experiência vale mais que qualquer coisa. Estou bastante desmotivado e esperando uma oportunidade para sair do país e ou pelo menos da “roça” (Belo Horizonte).
    O que falta não são profissionais qualificados falta é oportunidade como o Rodrigo disse.
    Os velhotes com 500 anos de experiência estão saindo das empresas, aposentando, fazendo apenas consultorias através de seus negócios particulares e agora, as empresas estão precisando de gente para substituí-los com a mesma experiência.

    0

    0
  6. É bom saber que existem vagas na área, porém a maioria dessas vagas não é de qualidade para o profissional, pois a empresa só quer explorar esse profissional.
    Como o Marco sempe falo ingles é essencial…ainda mais na nosaa área.
    Mas que essa situação que estamos vivendo é uma P… palhaçada!!!
    Como foi dito acima, muitos se matam para terminar a faculdade e estudar para certificação e quando chegam em uma disputa para uma vaga, nem olham direito para o teu currículo pq você não possui experiência…e ainda tem coragem de dizer:”você possui certificações…isso é muito bom…é um grande diferencial..etc”, e você fica na espera…e nada, não te contratam por causa da tal da experiência, e muito menos lhe dão a oportunidade de experiência…eu passei por isso e acredito que ainda vou passar, mas espero encontrar um dia uma boa oportunidade!!! 😉
    []’s

    0

    0
  7. Rodrigo Falcão

    Galera, eu não quero desmotivar ninguém…ao contrário, eu acho que devemos continuar tentando, devemos perseguir nossos objetivos até alcançá-los, e para isso devemos estar sempre preparados.

    Entretando, o mercado é muito incoerente em determinados momentos, porque ele diz que precisa de alguém capacitado, ai nós vamos, investimos tempo, dinheiro, dedicação, enfim…fazemos nossa parte, e quando nos disponibilizamos, ele diz que precisamos ter experiência…mas ora bolas, para ter experiência, alguém vai ter que abrir as portas uma hora, e é isso que está faltando, parece que elas não querem perder tempo moldando o profissional. Eu digo isso por experiência própria…depois que me certifiquei, já fiz pelo menos três entrevistas para trabalhar com os equipamentos e estruturas da Cisco, mas adivinhem pq ainda não estou nesse mercado? Porque sempre ouço a mesma coisa: “precisamos de alguém com experiência”.

    Não vamos desistir, uma hora eles terão que nos dar uma oportunidade, do contrário, esse quadro só irá se agravar!

    Abrçs!!

    0

    0
  8. Rodrigo Falcão

    Pois é Érik, acredito que todos nós já passamos por isso. Eu, vc o Rodrigo Farias o Rafael Carvalho e inúmeros colegas do blog. O importante é não deixar a peteca cair!!

    abrçs!

    0

    0
  9. Fabio Luiz Pagoti

    há um tempo tenho muita vontade de ir estudar no Canadá.(e por que não trabalhar também?)
    Essa notícia me alegra muito, já que me dá esperanças de realizar tal sonho.

    O Rodrigo Falcão falou algo que me surpreendeu. Como ainda nunca trabalhei nesse tipo de mercado, não tenho opinião formada, mas tudo que foi falado faz muito sentido.

    Ganha o jogo quem é capaz de sair do círculo vicioso.

    Fábio Pagoti

    0

    0
  10. cisco.com

    Boa Fábio… essa frase foi a melhor: “”…Ganha o jogo quem é capaz de sair do círculo vicioso…”, disse pouco mas falo tudo

    []’s
    Érik

    0

    0
  11. Miguel Gustavo

    ESTAMOS PRECISANDO DE MELHORES SALÁRIOS…

    Querem qualificação mas tá complicado concorrem com a prostituição no mercado de TI.

    0

    0

Deixe uma resposta