«

»

jun 09 2008

Dynamips

Pessoal,

Com certeza muitos de vocês já possuem esta informação. Para os que possuem, favor descartar a msg.

Repasso o link do dynamips que explica tudo sobre o emulador de roteadores e uma coisa interessante que notei foi que a versão atual ja possui as seriais 0/X. Me lembro que a um tempo atrás, não existia a possibilidade de termos serial 0/x e sim somente serial 1/x em diante…. 2/x, 3/x…

Na minha opinião, este software pode ser muito bem utilizado até o nível de certificação CCXP, sendo também útil para o CCIE (com algumas restrições…).

Dynamips tutorial

[]s e boa leitura!

Ishida.



Comente usando o Facebook!
0
0

7 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Fabio Luiz Pagoti

    lembrando que o ferrugem colocou algumas imagens de IOS no HD n° 3 do blog!

    Espero começar a usar o Dynamips ainda esse ano, pretendo tirar o CCNA no 2° semestre

    Fábio Pagoti

    0

    0
  2. ferrugem

    Fabião, os méritos do UPLOAD dos IOS CISCO no HD do BLOG 3 são todos do nosso amigo Leonardo!!! Anteriormente, eu já havia compartilhado aqui no blog e no fórum alguns IOS, achados pela Internet a fora, mas somente depois que o Leonardo os reuniu e montou um outro disco virtual, dedicado somente para este fim.

    Marcello, boa dica… Nunca é demais… Talvez alguns realmente já saibam utilizar e dominam um pouco a ferramenta.. Mas certamente o post ajudará aos que ainda não conhecem esta “fenomenal” ferramenta que é o dynamips ( Marco assim que puder compartilhe conosco seus estudos sobre, blz? 😉 ).

    Para quem ainda não tentou, ou não conhece a ferramenta, não perca mais tempo!!! Corra, baixe agora o mesmo o tutorial do Marco que está aqui no blog, instale o dynamips/dynagem em sua máquina e tenha vários routers na tela do seu micro!!! ( Ficou parecendo comercial do Shop Time.. rsrsrs )

    É isso pessoal… Um grande abraço à todos!!!

    Ferrugem

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  3. Toguko

    Marcelo quais as restrições quanto ao uso do dynamips para o CCIE ?

    Abraços,

    0

    0
  4. Fabio Luiz Pagoti

    pensei que era você ferrugem, desculpas ao Leonardo!

    Fábio Pagoti

    0

    0
  5. Marcello Ishida

    Ola Toguko…

    Basicamente as features de switches (alguns exemplos: switchport mode dynamic.., port-security.., storm-control…, etherchannel lacp/pagp, qos, e também algumas coisas de VTP…).

    Outro problema que vi seria referente a rodar labs muito complexos. Percebi que com mais de 6 equipamentos com configurações pesadas (protocolos de roteamento diversos + ACL + NAT + etc…) o dynamips literalmente ‘abre o bico’ e ‘crasha’. Uma sugestão que ouvi mas acabei não testando seria dividir a carga, ou seja, rodar 6 equipamentos em 1 máquina e 6 em outra e uní-las através de um cabo de rede como se fossem 2 servers separados.

    Para ser sincero contigo, quando você estiver pra fazer os labs com mais de 10 equipamentos eu aconselharia de repente alugar um rack virtual que ja vem com tudo pronto, cabeamento e tudo… eu mesmo fiz muito isso e continuo fazendo… eu utilizo o internetworkexpert (www.internetworkexpert.com).

    Espero ter esclarecido um pouco mais..
    []s,
    Ishida.

    0

    0
  6. ferrugem

    Tranquilo Fabio!!!

    Quanto ao internetworkexpert.com, Grandes nomes já passaram lá por lá antes de obter seus CCIEs e utilizaram e utilizam os racks virtuais deles… Um dia, quem sabe, eu também utilizarei estes serviços! Por enquanto, tenho muito o que caminhar com o dynamips ainda!!! 😀

    Abaixo segue dois conhecidos nossos, que tem seus nomes registrados no site como usuários que obtiveram CCIE após utilizar o site e estudar MUUUITO:

    Anderson Alves #16778 –> Nosso mais novo colaborador com Triple CCIE;
    Rodrigo Cesine #19278 –> Também colaborador do blog;

    Nosso “mago” Ishida em breve também estará nesta lista?!?!

    Abraços,
    Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  7. Sem dúvida nenhuma o Dynamips/Dynagen ajuda e em muito para estudar…ainda mais pq roda no abençoado Gnu/linux…heheheh

    Agora para estudo de nivel expert concordo com Ishida, o dynamips pode arrear com alguns labs para CCIE, além de algumas restrições que ele possui quando utilizado o IOS com módulo de 16 fastethernet.

    Abs!

    Érik

    0

    0

Deixe uma resposta