«

»

jun 10 2008

IPv4 – Quão próximo está o fim?

Lembro-me, como se fosse ontem, de um episódio que me contaram em uma empresa que trabalhei. O episódio ocorreu em um curso de TCP/IP, se não me engano, que foi ministrado na empresa. Em um dado momento, o instrutor perguntou:

“Qual seria o principal motivo para utilizar NAT?”

E eis que um participante respondeu:

“O esgotamento dos endereços IP! Em menos de 10 anos não vai mais haver endereço IP disponível!”

Bom, a sala desabou às gargalhadas. Pode parecer mentira, mas esta é uma estória verídica. O dito cujo que disparou a frase acima virou motivo de chacota, ao que me contaram depois. Será que ele estava errado? Bom, rir de alguém desta forma nunca é correto, mesmo se o que ele tivesse dito fosse uma barbaridade sem sentido. Mas não foi! O pior é que o indivíduo tinha razão. Claro, faltou elaborar um pouco a resposta… mas não foi de todo errada e, certamente, não deveria ter sido motivo de risadas.

Não sei quantos repararam, mas instalei recentemente, no sidebar do blog – logo abaixo do CHAT, uma espécie de contador, que vi a primeira vez no blog Next Hop. Na ocasião, enviei um e-mail ao Gustavo – moderador do blog – dizendo que havia achado o máximo, e perguntando se ele se incomodaria se eu instalasse no blog CCNA também. Como sempre, ele gentilmente não se incomodou, muito pelo contrário 🙂 .

A ferramenta informa, de forma aproximada, a velocidade com o que os endereços IP válidos vem se esgotando e fornece uma projeção para o esgotamento dos blocos remanescentes. Observem que falamos de um horizonte de menos de 3 anos (957 dias e contando)!!! Ou seja, os que riram do pobre coitado na ocasião mencionada acima deveriam se envergonhar mais ainda 🙂 !

Bom, e o que isso significa??? Oras, o que todos já imaginam! É a contagem regressiva para o fim do mundo! NOOOOOOT (como diria o Borat 🙂 ). Claro que não, mas mostra que o IPv6 deve começar a fazer, cada vez mais, parte de nossas vidas. E nós, como bons engenheiros de rede, devemos estar cada vez mais preparados para lidar com este novo protocolo. Novo??? SIM! Completamente novo!

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o IPv6, acesse o projeto IPv6 do NIC.BR que visa instruir profissionais de nossa área (e de outras) sobre o protocolo. E acesse também a vídeo-aula existente aqui, no blog, sobre o assunto!

Um abraço!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. CR

    Sem dúvida o IPv6 é uma realidade que já faz parte de nossas vidas, seja como conteúdo para a CCNA 640-802 ou mesmo como implementação em redes existentes.

    Marco, visitando o site do Projeto IPv6 (NIC.BR http://ipv6.nic.br/) assisti a palestra “Introdução ao IPv6″ (Igor Giangrossi – CISCO) e fiquei com uma dúvida quanto ao endereçamento IPv6 ao se utilizar o MAC (34′:30”), tinha o conceito que seria utilizado o MAC diretamente (apenas com a inclusão FFFE para complemento dos bits) mas existe a variação no “unique Ethernet MAC address”, que pode ser setado em 1 ou 0, ou seja alterando assim o endereço MAC inicial. Poderia explicar um pouco mais sobre isto??

    Abs,
    CR.

    0

    0
  2. Toguko

    Que idiotas esses que riram deste rapaz…isso mostra o quanto eles são ignorantes.

    Acredito que no Brasil nenhuma operadora já suporta o IPv6 de forma nativa, e acho que isso deve mudar em breve pois devem seguir o exemplo de algumas operadoras internacionais que já implementam o IPv6 no seu backbone.

    Abraços, Rafael Venancio

    0

    0
  3. Rodrigo Falcão

    Acho que tecnologia é algo que não dá para fazer muitas projeções. Coisas do tipo: “isso vai durar tanto tempo”, ou “até data X nada vai mudar”. Devemos levar em conta que a necessidade, e não necessariamente uma necessidade nossa, leva ao desenvolvimento de um novo protocolo, uma nova linguagem, um novo sistema, e muitas outras coisas, só para exemplificar. Sem contar o fato, de que existem aqueles que dedicam suas vidas a pesquisa, pesquisa, e mais pesquisa.
    Então nesse exato momento pode estar nascendo uma nova linguagem, ou um novo protocolo, ou certamente alguém estar pensando nisso, talvez até para atender uma necessidade própria, mas que provavelmente, será disseminado mais a frente. E graças a Deus existem essas pessoas!!!
    A questão é, as portas estão abertas para o IPV6, mas um dia certamente, por alguma necessidade, a qual eu não sei, alguns de nós, ou talvez nossos filhos (talvez nem demore tanto, veja o exemplo do IPV4), vejam o surgimento de um “IPV7”.

    Abçs!!

    0

    0
  4. legal o contador!!!

    0

    0
  5. Rodrigo Farias

    Parece até uma brincadeirinha.. É por isso que temos que correr atrás de estudar IPv6 e rápido…

    0

    0
  6. ferrugem

    Por mais que se tente criar uma estrutura pensando no futuro, quando este futuro chega, aquela tal estrutura que você criou já tentando prever tal crescimento, não suportará mais… Esse mundo de tecnologia está crescendo e mudando num ritmo realmente impressionante! 🙂

    Será que teremos alguma campanha contra a extinção do IPv4?!!? Do tipo não desmate o IPv4, ele faz parte de sua vida?!?! rsrs

    Brincadeiras a parte, SALVEM A AMAZÔNIA!!! 😉

    O contador para a extinção do IPv4 é bem bacana mesmo… Mas é capaz de acabar antes que ele decrete realmente este fim!

    Falcão, pra onde foi parar o IPv5!?!? Será que depois do 6 será o 7, ou pularemos para o 8?!?! Hoje aquele rapaz que foi caçoado, deve estar pensando em quão “idiotas” e sem visão de futuro foram os outros que o acompanham em tla classe! Certamente, estes que riram, ao escutar um outro comentário do tipo, não terão a mesma atitude!

    Abraços à todos!!!
    Ferrugem

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  7. Toguko

    Ferrugem pelo o que eu li o IPv5 foi usado apenas para testes de desenvolvimento do protocolo e trafegar voz e vídeo sobre multicast.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv5

    Abraços, Rafael Venancio

    0

    0
  8. ferrugem

    Valeu Toguko!!!
    Abraços!

    0

    0
  9. davidelvisrosa

    acredito que não vamos estar mais aqui quando vier o IPV8 😉 esta do IPV5 eu nunca tinha parado pra pensar mesmo, mas o fim esta próximo do IPV4…

    0

    0

Deixe uma resposta