«

»

jun 17 2008

Mercado de trabalho: Engenharia de Telecom

Pessoal, dica passada pelo Rafael Carvalho, no Fórum. Matéria interessante! Lógico, um pouco “Alice no País das Maravilhas”, mas não deixa de ser interessante para quem está pensando em entrar para a área.

Abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

16 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Rodrigo Farias

    É… é sempre bom ouvir essas reportagens, espero que na hora do “vamo vê”, isso seja verdadeiro também.

    Abraço

    0

    0
  2. nelsonjr

    Qndo perguntando se “Era um bom negocio!?” O do bigode deu uma rizadinha macabra antes de responder….
    Sugestiva essa risada naoo?!

    0

    0
  3. Rafael Carvalho

    Só faltou dizer que tem estagiária de biquine.

    0

    0
  4. gansinho

    Ótimo post!
    Engenharia é Engenharia!
    Seja mecatrônica, elétrica, mecânica, telecomunicações etc.
    Sem querer desmerecer ninguém, mas é BEM melhor do que os “Tecnólogos” da vida.

    0

    0
  5. Rodrigo Falcão

    Não consigo ver o vídeo desse post. Fica uma tela preta como se tivesse carregando.

    0

    0
  6. Rodrigo Falcão

    Discordo um pouco do nosso colega gansinho.
    Engenharia realmente é um curso muito mais completo que os cursos de tecnólogo, mas conheço alguns tecnólogos muito mais experientes e, pra não dizer preparados, que muitos alunos que saem dos cursos de engenharia. Isso porque muitos alunos dos cursos de tecnólogo já são profissionais da área. Então acredito que não dá pra comparar diretamente esse tipos de cursos, uma vez que são para públicos diferentes.

    Abrç!!

    0

    0
  7. Toguko

    Concordo com o Rodrigo Falcão, a maioria que faz técnologo já trabalham na área, eu trabalhava com suporte de informática e não me via em outra área que não fosse o suporte, certificações microsoft e linux…fiz o técnologo em redes de computadores e consegui um emprego numa operadora de telefonia, há mais de 3 anos só trabalho com roteadores RMS e MetroEthernet, a faculdade de técnologo me ajudou muito em conseguir o emprego e a me identificar com a área de Teles.

    Abraços, Rafael Venancio

    0

    0
  8. gansinho

    Respeitando os pontos de vista de todos, mas, vocês que disseram que fizeram Tecnólogo, imaginem se tivesse feito, ou se vierem a fazer, Engenharia, vocês não acham que estariam em uma posição melhor, ou poderão alcançar uma posição maior? Não falo só de salário, mas na profissão e no conhecimento como um todo.

    E desculpas se ofendi com o meu comentário sobre os “Tecnólogos da vida”, existem MUITOS competentes SIM, e aliás, conheço alguns, mas….Eng. é Eng.

    Acho que o Tecnólogo, é de certa forma, injustiçado, ainda estão lutando para serem aceitos em concursos:

    http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL601059-9654,00-TECNOLOGOS+LUTAM+PARA+SEREM+ACEITOS+EM+CONCURSOS+NO+SETOR+PUBLICO.html

    Já li várias matérias a respeito, acho que desviei a idéia principal do post, ou não, enfim xD.

    0

    0
  9. Marco Filippetti

    Pessoal, esta discussão já aconteceu em outro post:

    http://blog.ccna.com.br/2008/03/16/cursos-superiores-sequencial-x-tecnologico/

    Mas concordo que Engenharia é Engenharia. Sem dúvida, é um curso completo. Eu sou tecnólogo, mas, como disse no post sobre minha trajetória, cheguei a cursar Engenharia. Não fui em frente por achar que, na época, não era a minha praia. Não tenho vergonha de dizer isso abertamente. Não tenho dúvidas que uma formação em Engenharia me daria uma base muito mais sólida do que a de Tecnólogo.

    Não cabe aqui a discussão de qual profissional é melhor. Quem faz o profissional é o indivíduo. A formação apenas ajuda.

    Um abs!!

    Marco.

    0

    0
  10. gansinho

    Marco, falou e disse. Concordo com você 😉 .

    Voltando ao tema DESTE tópico, achei muito legal esta reportagem, abração a todos!

    0

    0
  11. L.C.F.N

    Cursar Engenharia (qualquer) ou Tecnólogo (qualquer), depende exatamente do que o indivíduo quer, mas em ambos é possível se alcançar o sucesso, nem demais para um e nem de menos para outro, pois vai depender de uma série de fatores no decorrer da trajetória profissional, entre eles sorte também.
    Eu também cheguei a cursar Engenharia, mas atualmente faço Tecnólogo e não me arrependo nenhum pouco da escolha, mas como eu disse, vai depender do que é que a pessoa quer exatamente, sempre correndo é claro o risco de mudar de idéia e podendo independente da esolha chegar ao objetivo desejado.
    Sendo assim prefiro deizer que Engenharia é Engenharia e Tecnólogo é Tecnólogo!!!

    0

    0
  12. Rodrigo Falcão

    Falou e disse L.C.F.N!!
    Engenharia é Engenharia e Tecnólogo é Tecnólogo! O diferencial está no esforço e dedicação de cada um.

    Abrçs!

    0

    0
  13. Lchiocchetti

    Muito boa matéria, isso mostra mais uma vez que o mercado de telecom é uma verdadeira senóide.
    A exatos 6 anos atras, houve um “boom” que quebrou as grandes empresas de telecom, e agora estmos na subida novamente….vamos ver até onde vai….sem pessimismo e sim realismo.
    Boa sorte para nós todos.
    Lucas.

    0

    0
  14. Daniel Rodrigues

    Ola..
    Vou deixar o meu ponto de vista, como Eng. de Telecom formado a dois anos.
    Qd entrei na faculdade em 2002, so se falava em Telecomunicacoes, que era a profissao do futuro… Ainda mais com o crescimento da telefonia celular (a geracao 3g de celulares ja era comentada.. mas somente a pouco tempo esta sendo implantada).
    Ate ai td bem..
    Me formei em 2006, e acompanhando o mercado, percebi que para entrar numa empresa grande, onde se poderia aplicar aquilo que foi aprendido, era mt dificil pelos meios comuns (qd o individuo nao tem o tal QI.) e alem disso, o numero de demissoes aumentava a cada mes. Dai percebi que Eng. de Telecom ja nao era mais a profissao do momento. E q ingressar no mercado de trabalho nao era tao simples como se falava..
    O leque de opcoes que esse campo tem e muito grande. Vc tem que se especializar em uma. Eu por exemplo, optei por redes de computadores. E me especializei em Linux e agora CISCO.
    Tecnologias vao e vem, temos q acompanha-las e nos empenhar naquilo que fazemos e gostamos. Mas se teu sonho, é trabalhar numa operadora de telecom, ou com satelites, ou qq coisa que nao vamos encontra com tanta facilidade na cidade q morarmos, corre atras! difcil é sim..mas nao é impossivel.
    Engenheiros e tecnologos, sao ambos importantes, e cada um tem seu papel na estrutura da empresa.
    Acho que é isso..
    []s

    0

    0
  15. alamon71

    aew pessoal, acho que o video tem seu valor, ja começa marmelada, dando piso salarial de R$1500,00, por tanto acho que nem preciso continuar…

    0

    0
  16. JoseBalbuena

    humm telecom eu acho melhor fazer outra engenharia..civil por exemplo da mais $$…mas se vc gosta de computador e tecnologia então vai em frente :)…no final eh legal fazer o que a gente gosta…porem eu particularmente não acho que os salarios para um engenheiro de telecom sejam muito bons pelo menos aqui no brasil…no meu caso eu sou engenheiro, mestre da USP, me falta uma prova para ser CCNP, sei mexer com Unix Solaris, Linux,HP-UX , sei mexer com equipamentos de telecom SMSC, VMS, GPRS Nokia, OSS Ericsson, Nokia,Huawei…sei falar Portugues, Espanhol(Nativo) e Ingles…atualmente sou Engenheiro Sênior de uma operadora celular e meu salario eh soh de 6000 reais como CLT(que eh muito mais do que ganham alguns amigos em fornecedores)..particularmente acho pouco..pelo custo de vida brasileiro onde ter um carro eh praticamente um luxo, onde pagar o aluguel da casa eh de dar um infarto e onde toda vez que vc vai ao supermercado vc sai chorando pelos preços absurdos dos alimentos basicos…. fora do brasil pagam mais sim… mas eu gosto de morar no brasil tenho a minha esposa aqui e quero para mim uma vida relativamente tranquila…se vc ser solteiro e novo(eu jah tenho 29 anos)…sai pra fora e aproveite eeuu, europa, dubai etc eh o que eu acho…. trabalhar no mundo da tecnologia requer que vc estude muito se mantenha atualizado sempre e aprenda no minimo ingles…. jah se vc quizer ser gerente (coisa que nao eh meu caso hehe seguindo o modelo Y)… as coisas mudam um pouco e prefera fazer algum MBA p.e….bom acho que eh isso a minha humilde opinao de alguem que trampa e conhece o mundo das operadoras celulares e fornecedores desde o 2001…mas como falei no começo se vc gostar de computador e tecnologia vai em frente….

    0

    0

Deixe uma resposta