«

»

jul 01 2008

A mentira tem pernas curtas!!!

Pessoal,

Ontem recebi um e-mail de um indivíduo de Angola que prefere esconder-se atrás de um e-mail anônimo. Para não ter que “narrar” o e-mail, decidi posta-lo aqui, na íntegra, como um alerta. Segue:

Boas Marco,

Visitei seu blog enquanto passeava pela net a procura de algumas respostas. Sendo você certificadérrimo e fala português nada melhor do que solicitar ajuda a sua pessoa.

Bem o que eu gostaria mesmo de saber é se seria ou é possível verificarmos se alguém “passou” mesmo no exame da cisco CCNA ou CCNP sem mostrar certificado, tipo pedir-lhe um ID Number e com ele ir a uma BD verificar se o nome dele esta cadastrado.

Por outra, é possível forjar um certificado ?

É que tenho um amigo que tem uma vaga para trabalhar numa grande empresa, eu sei que ele tem a capacidade mas infelizmente nunca fez nenhuma certificação por falta de dinheiro.

Ele aprendeu redes com Engenheiros da Alcatel, ele era motorista, e quando iam fazer instalações acabavam por lhe “envolver” para terminarem rápido as coisas e ele foi se interessando.

Em Janeiro nos dirigimos a Multirede aqui e ele fez um teste de nivelamento como eles chamaram (fogo fizemos uma vaquinha entre amigos e deu 80 USD, foi o que ele pagou) e o cara disse que ele poderia muito bem fazer o CCNA sem problema.

Então, não há dinheiro, se ele conseguir um certificado consegue trabalhar logo poderá depois fazer a certificação a sério e fazer tanto o CCNP como ele quer.

Obrigado

Antes de mais nada, devo exaltar a cara de pau do indivíduo. Que conversa fiada!!! Se o “amigo” dele tem mesmo a capacidade mencionada, que certifique-se! Forjar uma certificação e mentir que a possui é crime, não se enganem. Falsidade ideológica! Na melhor das hipóteses, o indivíduo em questão nunca mais arruma um emprego na área.

Para completar, é importante lembrar que não apenas é possível a verificação da originalidade do certificado, como a maioria das empresas hoje já estão habituadas a fazer esta checagem. Os novos certificados da Cisco já vêm com um “Check Code”, que permite checar sua validade no site da Cisco: http://www.cisco.com/go/verifycertificate. E para os certificados mais antigos, o portador pode “publicar” suas credenciais para quem solicitar via “Certification Tracking System”: http://www.cisco.com/go/certifications/login – “Publish Credentials”. Ou seja, a mentira – mais do que nunca – tem pernas curtas!

O pior é que não para por aí… em um e-mail posterior, nosso amigo de Angola pede, descaradamente, meu Cisco ID!!! Vejam:

AlÔ Marco,

Obrigadão pela pronta resposta.

Após enviar o email fiquei pesquisando com ele e descobrimos esse site de verificações do certificado so não encontramos o outro 🙂

Mas isso so vai acontecer SE a empresa colocar em causa os “dotes” dele que são bastantes amplos e tenho a certeza que passará despercebido.

Agora uma pequena questão, pode nos ajudar a conseguir isso para ele ?

E assim que ele tiver entrado e juntar o necessário solicitado pela Multirede fazer e conseguir a certificação ele mesmo te contactará e enviará o “verdadeiro” código. Qual o seu ID? obrigado mais uma vez 😛

Muito grato pela ajuda mais uma vez.

É demais ou não é?!?!?!?!

Este bateu o recorde!!! Se você, que me escreveu estes e-mails, estiver lendo este post, saiba que já dei um forward de seus e-mails para a Multirede em Angola. Eles cuidarão de alertar as empresas locais. Seu nome é de menos. A verdade vem a tona, hora ou outra.



Comente usando o Facebook!
0
0

20 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Eduardo R.

    Antes de mais nada, parabens pela atitude Marco.

    Por essas e outras que nossa area perde a credibilidade quando o assunto e’ certificacao de nivel Associate e Professional. Sinceramente nao sei o que e’ pior, forjar um certificado ou passar na prova via braindumps.

    O minimo que devemos fazer e’ exatamente isto, botar a boca no mundo quando algum “espertinho” quer se passar por “especialista” sem se capacitar. O que eu acho engracado e’ que se forja o certificado, como espera forjar os restos dos dias no trabalho? Como vai forjar que tem um conhecimento necessario para diagnosticar problemas de rede e realizar configuracoes nos equipamentos?

    Sinceramente eu fico indignado com esses “fakes” por ai, que ainda se acham profissionais de primeira linha porque conseguem de maneira ilicita a sua certificacao. Gracas a eles, cada vez que uma empresa seria tenta contratar um profissional certificado, acaba tendo que fazer verificacao de CISCO ID, certificado e como se nao bastasse, avaliar a fundo o conhecimento tecnico do candidato.

    Hoje mesmo rolou um e-mail na lista de discussao de CCIEs (GroupStudy) de um cara que partiu pra certificacao CCIE por causa dos fakes CCNP’s por ai que levam 2 dias pra configurar SVIs em switches 3750 e se julgam “senior network engineers”. Vejam so o que o Dale Kling fala:

    ” I began studying because of all the paper CCNPs out there, especially my work. Now I have
    nothing against CCNPs or any paper certs if you did it the right way, but what pissed me off is that our employer thought this other guy was as qualified as me because he got his CCNP and this guy announced himself as a
    Senior Engineer. Well this schmuck took two days to get an SVI on a Cat 3750 up and just started networking about a year ago. While I worked hard for mine and have recertified it twice over the past 7 years now, he got his in
    weeks with you know what….. Pretty blatant about it as well as they passed them around work talking about how they can get CCNP in just a few weeks. These guys blow and I wish Cisco would do something about their
    testing system.

    In any case, I got mad, I mean really mad that nobody could see through the charade of these fake qualified network engineers. February of this year I had enough and I knew there was only one thing to do. Get something that
    they couldn’t get or at least they would have to work real hard to get and based on their work ethic, I doubt they would ever get it, the CCIE.”

    Como andam dizendo no forum, devemos todos nos tornar “Certified Fake Cisco Engineer Cleaners”.

    []’s

    Eduardo

    0

    0
  2. Johnny Vernin

    Boa atitude Marco… no demais… sem comentários… ¬¬

    0

    0
  3. Marcelo

    Putz… tow pra ver coisa mais cara-de-pau viu!!!! Pra mim é a mesma coisa que ligar pro Bill Gates e perguntar se tem problema um Windows pirata!!! E ainda pedir o cd dele emprestado pra fazer a cópia!!!
    Mas muito boa a sua atitude Marco… acho que hj em dia, no geral, em todas as açoes devemos ser assim, honestos, não só pq a atitude nos atinge, mas para mostrar aos outros que honestidade e caráter são coisas essenciais, não excepcionais.

    “O mundo precisa de homens que não se compram e que não se vendam,homens que sejam fiéis aos seus princípios como a bússola o é ao polo”

    0

    0
  4. Rafael Mendes

    Sem palavras!
    Lametável!

    E agora José ? rsrs

    Boa atitude marco….eu teria feito o mesmo.

    []’s

    0

    0
  5. Igor

    HUAUHAUHAUHUHAHAHUHAUHAUHUHAUHAUHHAUHAUHHUAUHAUHA

    É tão ridículo o caso que chega a ser engraçado!
    Meu prezado companheiro angolano, você é um fanfarrão!

    0

    0
  6. heber.santos

    Alguns como eu simplesmente tentam fazer sua certificação, enfrentando todas as dificuldades existentes, buscando superar os desafios, buscando o melhor para sua carreira.

    Mas infelismente temos de ficar disputando espaço com pessoas de mau carater, que tentam de maneira burra crescer na vida, e pior estes tipos depois saem no mercado disputando vaga com a gente e os salários cada vez mais baixos prejudicando a todos aqueles que lutaram.

    Já vi isto acontecer com outras certificações como MCSEs etc… da vida que hoje perderam seu valor devido a concorrencia desleal.

    Espero sinceramente que a Cisco intervenha cada vez mais neste processo de maneira que dificultem a vida destes espertalhões e valorize quem as tiram de maneira legal.

    Obrigado, e um grande abraço.

    0

    0
  7. enzoalmeida

    Cara, que cara de pau, pior que ele só o Lula, que diz que não sabe de nada.

    0

    0
  8. Toguko

    Valeu pela post Marco, vale para todos ficarem atentos e não ajudarem a esses falsificadores pois se isso virar corriqueiro nossos certificados vão valer menos que bala juquinha…

    Abraços,

    0

    0
  9. Mizael Andrade Reis

    Infelizmente sempre existirão aqueles que querem fazer do próximo, degraus para subir a grande escada da satisfação profissional.

    0

    0
  10. Michel Perez

    Manda um oleodeperoba.exe pra ele talvez nem adiante. Cada um que me aparece, pelo amor de Deus.

    0

    0
  11. albinopontes123

    Este cara de pau esta a envergonhar os Angolanos

    0

    0
  12. Anderson Mota Alves

    Nossa, indignante. É uma pena saber que existem pessoas assim que segundo os mais antigos costumam dizer “Gostam da lei do Gerson” de sempre levar vantagem.
    Penso ter comentado por cima na minha apresentaçao ao blog de algo que aconteceu que me deixou sem palavras, uma pessoa no Brasil estava usando o meu nome número de CCIE para conseguir entrevistas ai até que através de uma empresa fiquei sabendo do tamanho fraude, foi quando recebi o curriculo do individuo com o simbolo do CCIE e na maior cara de pau lá estava o meu número (16778) com os tres CCIEs que tenho, fiquei pelo menos puto e resolvi comunicar o departamento da Cisco de fraudes de/com CCIEs passando o número do ID dele, e o pior que a pessoa parece ser bem conhecida neste mundo de redes no Brasil por isto prefiro nao citar nomes, já que penso que pelo menos esta pessoa recebeu o seu merecido, mas até que ponto as pessoas pretendem levar sempre vantagem, onde fica a ética destas pessoas? (Só eu sei as horas mal dormidas, planos de possiveis viagens anuladas, possiveis cinemas no final de semana cancelados para aprovar nestes certificados e realmente aprender para ver uma pessoa querendo levar o mérito da obtençao do certificado), pelo menos indignante !!! Bom post Marco, parabéns pela iniciativa, adorei.

    0

    0
  13. hagarcia

    O cara é um brincalhão! rs

    0

    0
  14. Rodrigo Falcão

    É um fanfarrão!!! Na verdade parece até pegadinha, de tão inacreditável que é.
    Espero que a Multirede tome as devidas providências. E que esse camarada tome um pouco de simancol e vá procurar sua turma!!!
    PEDE PRA SAIR!!!!!

    Abrçs!

    0

    0
  15. moraisjunior

    HaHa!!!

    É pegadinha do malandro !!!
    Cadê a câmera , cadê a câmera!!!!

    Abs.

    0

    0
  16. batatadoce

    Isso me fez lembra uma vez , anos atras, que uma amiga me pediu pra eu passar meu usuário da uol e senha pra ela fornecer pra um amigo em comum que tinhamos(que acredito que ela tava ficando.. rsss) pra ele poder usar o Speed da casa dele sem ele precisar assinar com a Uol….. e a nojenta ainda ficou com raiva de mim por eu não ter arrumado…. vai entender esse mundo heheheeheheeheh

    0

    0
  17. sullivan

    Se o cara tem tanta capacidade assim, ele que va tirar a certificação na moral, é preferivel o cara tentar a prova e mesmo sem passar pelo menos ele tentou, o cara nem tentou nada e ta ai apelando!!!

    Conheço o povo Angolano e eles são tão capacitados quanto nós, esse cara é uma excessão!

    NO MUNDO EM QUE VIVEMOS HOJE NADA MAIS ME SURPREENDE!

    0

    0
  18. Paulo Haga

    Excelenete atitude Marco.
    Infelizmente temos que encarar essa dura realidade. Batalhamos para tirar nossas certificações, dedicando horas de estudos e sacrificando (no meu caso – atenção e tempo) que minha esposa e filha merecem para poder futuramente lhes dar um pouco mais de comodidade e melhores condições de vida. Muita cara de pau.
    A indignação é fato e, como disse nosso amigo sullivan, eu tbm já não duvido de mais nada nessa vida e nesse mundo.

    0

    0
  19. Luciano M D Motta

    Aff, depois dizem por ai, que Brasileiro tem fama de malandro!

    0

    0
  20. Bruno_Banguela

    ” Me parece pouco educado ” Enquanto aluno e Angola me sinto bastante envergonhado. Eu da minha parte acho que esse é mais um tipo daqueles que têm a prática e não têm a teoria, e não conseguem conciliar ambas, alérgicos a teoria e números…. epa, é triste!

    0

    0

Deixe uma resposta