«

»

jul 04 2008

Caos?

Pessoal,

Hoje em dia e cada vez mais, até pelos benefícios, possibilidades e confortos que traz, a Internet e também as redes privadas se tornam cada mais presentes e, em alguns casos, essenciais no dia-a-dia das pessoas e principalmente das empresas. Poderíamos citar vários exemplos aqui, como as transações online de Bolsas do mundo inteiro que movimentam fortunas mi ou até bilionárias todos os dias.

Isto também se mostra, por exemplo, nos números cada vez maiores de usuários da Internet e de outras redes, como podemos ver nesta notícia da Folha de São Paulo em 27/06/2008: Internet no Brasil chega a mais de 40 milhões de pessoas!!!

Ok. Sei que até aqui não contei nenhuma novidade a vocês. 😉

Mas quero abrir uma discussão/ reflexão: quais seriam os reflexos atuais de um “Apagão de Conectividade”???

Em tempos de “Apagâo Elétrico, Aéreo, de Segurança, de Honestidade, etc”, que talvez são mais preocupantes do que um Apagão de Conectividade, quais as consequências de um verdadeiro Apagão de Conectividade? De cara, com certeza, muitos citariam enormes prejuízos financeiros. E o que mais?

Estudamos em Redes várias tecnologias de Redundância e Tolerância à Falhas, topologias, meios físicos e protocolos.

Mas o que está aconteceu então com a rede da Telefonica em São Paulo? Essas tecnologias e soluções não funcionaram?

Eles não sabem ainda (ou ao menos ainda não foi divulgado) o que causou o problema. Foi notícia em todos os meios de comunicação.

Fica a reflexão e o acompanhamento do caso. Talvez vire um bom estudo de caso futuramente, não acham? 🙂

Abraços,

Fábio A. de Amorim



Comente usando o Facebook!
0
0

17 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marco Filippetti

    Novidades… pane começou em Sorocaba!

    http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2008/07/04/ult4213u482.jhtm

    0

    0
  2. lgchiaretto

    eh nessas horas que eu me pergunto…. será q esse fato que aconteceu com a telefonica foi apenas um caso isolado… ou isso acontece com mais frequencia (e se acontecem, as empresas acabam sendo salvas pelas redundancias fazendo com que o problema passe despercebido !!) ?

    0

    0
  3. Minu

    Este problema da telefonica me fez pensar na computação nas nuvens que as pessoas tanto falam.. Colocar tudo na web…e a web parar de funcionar.. o quão drástico isso seria?

    0

    0
  4. cassiomarcel

    O que, mas deixou espantado é a quantidade de empresas que não possui um Link de backup de outra operadora.

    0

    0
  5. Manuel de A. Barros Jr.

    Também devemos perguntar qual a velocidade de upgrade da rede x comercialização de banda.
    O upgrade está conseguindo acompanhar a comercialização, ou não?

    0

    0
  6. Rodrigo Farias

    “Isso nunca vai acontecer com nós”. Acho que essa frase diz tudo! 🙂

    0

    0
  7. Toguko

    Vejam o meu caso, eu sou assinante do Net Combo que consiste em Internet + TV + Telefone, tudo pelo mesmo fio metálico.
    Já me aconteceu por duas vezes chegar em casa depois do trabalho e como sempre partir para o computador e ao ligar o cable modem não dava sinal, ao ligar a televisão nada aparecia e ao tentar abrir um chamado na Net pelo telefone não dava sinal, eu só fiquei com o celular tive que me contentar em ler um livro !!! esse apagão já aconteceu por duas vezes e fiquei fora por horas e tendo que ir dormir sem ver nada, internet ou TV !!!

    Minha dica é fujam de pacotes de convergencia pois se a sua prestadora de serviço cair você volta para a idade media !!!

    Abraços, Rafael Venancio (Toguko)

    0

    0
  8. Mizael Andrade Reis

    Jesus está voltando!!!!!

    0

    0
  9. Marcelo Costa

    não me imagino sem conectividade!…
    mais esse dia q ficamos sem internet, fiz um monte de coisas q tinha pra fazer e sempre ficava enrolando no pc e qdo ia perceber o dia acabou ehheheh e a rua tbm estava mais movimentada, o shopping estava lotado de tarde heuaheiauh

    0

    0
  10. leonardo_jupesc

    Sem net a maioria dos serviços param….devido a ter somente link contratado por um única operadora…vejam os casos dos serviços públicos que praticamente pararam…

    Na maioria das empresas existem links redundantes e de operadoras diferentes, portanto não houve tanto caos….

    Espero que todos os empresários que tiveram perdas como esse caos da TLF agora possam planejar melhor sua rede.

    Abs

    0

    0
  11. dsguedes

    Sobre um possível apagão de conectividade…

    Os aspectos econômicos acredito que seria possível mensurar, entretanto, vou tentar imaginar um cenário prático!

    – O ser humano continuaria a viver normalmente! Em um primeiro momento essa frase parece um absurdo, mas, analisem comigo… Como era a vida antes da conectividade? Para quem vivia naquela época era perfeitamente normal, não existia outra forma de viver até então.

    Se houvesse um retrocesso onde não existe mais conectividade o mundo teria que adaptar-se novamente, coisa que os seres humanos fazem constantemente. Eu vejo a geração dos meus pais com dificuldade no aprendizado de informática, minha geração (tenho 26 anos) encantado com as maravilhas tecnológicas e sempre correndo atrás do “prejuízo” (conhecimento), e crianças que nativamente “brincam” com computadores e informação com extrema facilidade (diga-se de passagem uma menina no Paquistão que tirou a sua primeira certificação MCP aos nove anos de idade).

    Sou fã da tecnologia e consequentemente da conectividade, mas sou obrigado a admitir que sou parcialmente dependente dela (comunicação, trabalho, estudo, lazer, etc). Hoje consideramos a perda de conectividade o caos, acredito que se trouxessemos alguém do passado que não conhecia a conectividade ele acharia que hoje vivemos no caos… rs

    0

    0
  12. jesuscc

    Minha observação e um pouco diferente, será que a telefônica não esta exagerando na terceirização de seus profissionais de rede, o que faz que qualquer um sem formação e experiência possa acessar equipamentos importantes? É a valorização do pessoal, será que o pessoal especializado não deveria ser melhor remunerados? Na minha opinião as operadoras estão muitos preocupadas com propagandas e política, e se esqueceram de quem realmente mantém os serviços, estão tratando os especialistas como custo e não como uma peça fundamental da empresa.

    0

    0
  13. Rodrigo Falcão

    Concordo com o dsguedes em parte, a tecnologia trouxe para o homem moderno toda uma estrutura e facilidades que jamais imaginaríamos e nem imaginamos onde isso pode chegar. Mas ao mesmo tempo, estamos dependentes dessa tecnologia, no trabalho, do lazer, no dia-a-dia…
    Eu vejo minha mãe por exemplo, ela não sabe nem ligar o computador, mas no entanto continua levando a vida dela como sempre o fez.
    O que me preocupa, e ver que nossas operadoras, não conseguem acompanhar esse avanço tecnológico, seja por deficiência, ou por simples falta de investimento.
    Vamos torcer para que isso não se torne uma constante!!

    Abrçs!!

    0

    0
  14. alcantara_jp

    A Telefônica confirmou que a pane foi originada devido a problemas de roteamento. Na nota publicada há somente uma breve citação técnica do problema.
    Fonte: http://www.campanhatelefonica.com.br/

    0

    0
  15. ciscovoice2012

    Eu também sem internet não sou nada,hehe. O jeito foi pegar um livro pra ler,rss. No trabalho não parou nada, utilizo tudo Embratel, mas eu tenho muitos problemas com Embratel, coisa que não vem a mídia. Sobre o caso Telefonica, fica a pergunta, cadê a redundancia? Não da pra ter?

    Acho que teremos essa resposta em breve.

    0

    0
  16. Rodrigo Falcão

    Pelo visto, teríamos uma coisa de bom com um apagão de conectividade, a galera iria se reencontrar com o bom e velho hábito de leitura, afinal com ou sem internet, nada substitui um bom livro!!!

    Abrçs!!

    0

    0
  17. diogocampregher

    Penso que de toda essa situação foi boa para que os profissionais da alta administração que acham que tudo é simples e querem serviços quase de graça reflitam sobre a responsabilidade dos administradores de rede, pois somos as pessoas que estão por trás de tudo o que entra e sai da empresa e na maioria dos casos somos percebidos apenas quando ocorre uma situação dessas.
    Abraços.

    0

    0

Deixe uma resposta