«

»

ago 12 2008

Unified Communications… de novo!

Pois é pessoal, acostumem-se à esta terminologia… UC – Unified Communications…! Já escrevi uma série de pequenos artigos sobre o tema antes, focados na tecnologia em si.

Abaixo os links, para ajudá-los a se localizar 😉 :

Eu também já havia mencionado que, neste segmento de mercado (se é que já podemos dizer isso), ainda não existe uma definição de qual empresa lidera em termos de vendas ou tecnologia.Tudo ainda é muito “fresco”, e a briga já está sendo boa. Muito ainda está por vir nos anos vindouros, e acredito que, em breve, presenciaremos mais um “technology leap”, ou seja, mais um salto na inovação tecnológica. Temos hoje os “big players”, como Cisco, Avaya, Nortel e Siemens.

A Cisco vem comendo pelas bordas, adquirindo empresas, idéias e tecnologias que possam mantê-la dentro deste sofisticado – e caro – jogo. A Cisco desponta como uma das líderem no que se refere à tecnologia de IP Telephony. Manter-se na liderança, entretanto, não vai ser fácil. Detentora de patentes como o protocolo proprietário SCCP (“Skinny”), a Cisco já suporta em seu Call Manager e telefones IP protocolos abertos como o SIP, por exemplo. Não adianta nadar contra a maré, neste jogo, quem tentar impor algo, perde. Em outra ocasião, eu já havia mencionado que a Microsoft está “pegando pesado” para abocanhar uma fatia significativa deste mercado. E está conseguindo… devagar e sempre. A estratégia da Microsoft é simples, porém terrivelmente eficaz. O foco é no software, e não nos appliances. E convenhamos… de software, a Microsoft entende 😉 .

unified_communications.jpgLançado oficialmente não há muito tempo, o Office Communications Server (OCS) chega para brigar com o Cisco Unified Call Manager. Só que a Microsoft tem um aliado que a Cisco não tem… e que pode ser a diferença entre ser ou não líder no mercado de UC: Parque Instalado. Simples! Mais de 90% dos habitantes do planeta já utilizam a plataforma Microsoft em suas casas, e em seus escritórios. Quantas empresas não utilizam o MS Exchange, por exemplo? E o Windows? Office? Pronto, a estrada da consagração da Microsoft neste mercado já está pavimentada… e vem coisa por aí, creiam-me

Mas… e a toda-poderosa Cisco? Vai ficar esperando??? Obviamente, não! Neste jogo, quem espera, perde. E sabemos que, com a Microsoft, quem espera não apenas perde, mas é esmagado (lembram-se do Netscape? E do ICQ???). A Cisco segue investindo nesta área, e despontou como uma das empresas mais inovadoras quando anunciou o produto Telepresence. Mas ela não parou aí. Em menos de 1 ano, o Telepresence evoluiu, e muito. Quem não se lembra da demonstração de poderio tecnológico da Cisco, apresentando seu presidente – John Chambers – conversando em um palco com um Indiano holográfico, ao vivo e a cores? A Cisco parece estar liderando esta ponta do jogo. Mas a questão é: Qual o tamanho desta ponta? Será que a estratégia é esta mesmo? Telepresença – mesmo nos moldes tradicionais – exige uma quantidade de banda enorme, o que a coloca fora da realidade de uma grande fatia do mercado. Por mais interessante que seja… é caro!

E a Microsoft? Esta lá… sem fazer muito alarde, entrando na casa de cada usuário de Windows, com sua proposta de UC. Simples, é verdade. Mas funciona e tem um custo que a maior parte das pessoas e empresas pode pagar.

Por que eu escrevi este artigo? Porque eu vejo que a Microsoft, em breve, vai dominar este mercado – TAMBÉM! O que me assustou hoje foi que, ao procurar no Google por “Unified Communications” percebi que o primeiro resultado apresentado era… o site da MS! E não era um link patrocinado… bom, isso não quer dizer nada,  não é mesmo… será?!?!?!? A segunda empresa que faz parte dos grandes players a aparecer na busca foi… a Nortel (que coinscidentemente é parceira da MS nesta área). A Cisco aparece apenas 5 links depois… será que o “Googlemetro” não quer mesmo nos dizer nada?

rsrsrsrs fica para nós refletirmos! E para deixarmos as antenas ligadas… porque vem coisa grande por aí. Ahhh vem!

Um abraço!

Marco Filippetti



Comente usando o Facebook!
0
0

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Italo Amaral

    Marco,

    Parabéns por mais um belo post! Não há nada em termos de tecnologia mais interessante & impolgante que UC!!! 😀

    Sobre as idéias das Microsoft, é realmente inquestionável o investimento nesse segmento, que ela entrou nele ano passado! E o negócio já está bem QUENTE! Eu soube inclusive que ela colocou em seu time um CCIE de Voz para ajudar c/ o MS UC. Ela atua desse jeito, chamando os mais fortes pro time… Há um pouco mais de um ano, ela conseguiu “converter” o MONSTRO que fez o Gentoo Linux para o time dos MS. Hoje ele está na Microsoft e, infelizmente, o Gentoo está em crise dia após dia!

    Ê ê, quem será o próximo? Mark Spencer da Digium/Asterisk? Ou alguém do Blog? haha

    Abraços,

    0

    0
  2. Italo Amaral

    Vish eu li o comentário que escrevi, poxa como eu escrevi ruim! Pareceu analfa ZzZzz

    0

    0
  3. Marco Filippetti

    ahaha relax!!! Comment é isso mesmo. Escreva sem estresse 😉

    0

    0
  4. Johnny Vernin

    Realmente interessante… vou passar a pesquisar mais sobre o assunto…. valeu 😉

    0

    0
  5. vstrabello

    O engraçado é que a Microsoft tinha envolvido com a Cisco para entrar nesse mercado. Depois jogam na cara que UC é somente uma questão de software e que não precisa tocar na infra de rede, com switches, appliances, etc e fazem parcerias com a Nortel, se não me engano, numa mostra da MS que teve aqui no brasil…

    Cisco and Microsoft Collaborate to Enhance Real-Time Business Communications -> News@Cisco:
    http://newsroom.cisco.com/dlls/2006/prod_030606c.html

    Microsoft VoIP Software Solutions – VoIP As You Are:
    http://www.microsoft.com/UC/voipasyouare/default.aspx

    Tem até uns videos criados pela MS que zombam sobre esse lance de adicionar hardware para se ter UC/IPT.. Deve ter neste link acima…

    0

    0
  6. Leandro Lima

    Mas é aquilo, tudo depende de como todas essas tecnologias serão absorvidas por todos nós. Todos os dias há várias empresas lançando novos produtos que podem fazer um grande sucesso, ou ser desastre por completo!
    Tudo depende da aceitação!

    Att

    Leandro Lima

    0

    0
  7. Petry

    Valeu ao Marco pelo post e ao vstrabello pelos links…

    Estou tao fechado nas certificacoes da cisco, q nem sabia desse produto da Microsoft.. e estou de cara com ele ( pelo menos na propaganda feita no site deles )

    Eh… a briga vai ser boa!!! Bom para nós!!

    Vi lá que a BT é parceira da MS ( em UC pelo menos..) , e o Marco trazendo esse assunto.. coincidencia???? heheheh

    []s galera!

    0

    0
  8. Marco Filippetti

    pois é! A BT é parceira MS em UK e está para ser aqui na região tb. Mas a BT tb é parceira GOLD Cisco. O que importa é entregar a melhor solução ao cliente. Não importa quem será o vendor (Cisco, MS, Nortel, etc) 😉

    0

    0
  9. Petry

    Bem, vendo o site da MS e ao eles comentarem a não necessidade de modificar o hardware, compreendo que apenas instalando o software deles já posso sair “falando, ouvindo e vendo” à vontade..

    Não encontrei nada que explicasse melhor isso… alguem sabe dizer o que o software deles tem de tão especial para não ser necessário um upgrade no hardware?

    Imagino que em algum lugar deve haver umas letras miúdas dizendo “não é necessário trocar seu hardware, desde que ele suporte tais e tais protocolos e tenha tais e tais funcionalidades” 😉

    Ou seja, posso rodar teleconferênciaa e chamadas usando o software deles na minha rede com equipamentos que não trabalham com QoS, por exemplo?

    0

    0
  10. ciscovoice2012

    Esta disponivel apenas nos EUA e Canadá?

    0

    0

Deixe uma resposta