«

»

set 18 2008

CCIE R&S

Olá Pessoal…

primeiramente agradeço as congratulações de todos !! Tenho certeza que daqui um tempo teremos muitos outros que escrevem aqui, compartilhando suas conquistas !!

Pois é, finalmente depois de um longo tempo de estudo concluí o CCIE R&S ontem.

Bem,

o que posso compartilhar com vocês sem nenhum problema foi a minha trajetória em relação ao CCIE. Um pouco antes disso, porém, acredito que é preciso explicar um pouco sobre minha carreira na área de forma a criar uma linha de raciocínio até chegar ao CCIE.

Em Meados de Agosto de 2006, resolvi iniciar meus estudos de preparação para o CCIE. A princípio, já possuía as certificações CCNA, CCDA, CCDP, CCIP, as quais foram conquistadas ao longo de minha carreira que se iniciou em meados de 1996. Não me lembro agora ao certo as datas de cada prova e certificação, mas a priori me lembro que tirei meu CCNA em Janeiro de 2001. Na época, estudei 6 meses uma apostila de um amigo que tinha feito o curso ICRC e fiz o exame CCNA. Ao longo dos anos, fui prestando as provas na seguinte sequência CIT, Routing, Switching, CCDA (não me lembro ao certo o nome desta prova), CCDP (não me lembro ao certo o nome das provas), BCMSN, BSCI, QoS, BGP, MPLS. Com estas provas feitas conclui as 4 certificações que tinha planejado. Lembrando que foi de 2001 a Agosto de 2006. Ter seguido esta linha de certificação, me ajudou muito na ‘evolução’ dentro de cada tópico na preparação para o CCIE.

Voltando ao início dos meus estudos para a prova teórica do CCIE R&S, me lembro que a primeira escolha foi por uma literatura que fosse de encontro com o ‘Blue Print’ da prova escrita. Para aqueles que não estão muito familiarizados com o termo Blue Print, explico que o famoso ‘Blue Print’ nada mais é do que os tópicos que ‘despencam’ na prova teórica do CCIE R&S: http://www.cisco.com/web/learning/le3/ccie/rs/wr_exam_blueprint_v3.html

Na época, tinha um amigo que já estava no processo de estudos para o LAB (Rodrigo Cesine Soave – colaborador do blog, infelizmente… brincadeira.. J) e ele me indicou o livro do Wendel Odom (CCIE R&S – 2007). Adquiri o livro que tinha em torno de 1100 folhas. Eu possuo uma certa deficiência que é, eu gravo melhor as coisas quando escrevo… vocês já devem imaginar o que aconteceu, certo ? EXATAMENTE !! Fiz um resumo do livro todo e realmente aprendi com o livro. Avaliando vários outros livros, verifiquei que a maneira que o Wendel Odom expressava cada teoria era muito diferente dos livros tradicionais, o que tornou a leitura menos ‘desgastante’. Após isso, como se não bastasse procurei no próprio site da cisco vários artigos nos pontos que tive maior dificuldade em entender… por exemplo, multicast e IPv6. Li outros artigos interessantes no próprio site da cisco que me ajudaram a complementar a literatura do livro como por exemplo BGP case studies. Lembrando que na fase da prova teórica, pesquisei muito, li muito e fiz muito resumo !!!! Eu até perdi as contas de tantos arquivos pdfs que li de 400 a 1200 folhas… Quando tinha coberto todos os assuntos do Blue Print da prova teórica, decidi encarar a prova teórica dia 9 Abril de 2007. Felizmente passei. Eu não sabia onde estava me metendo.. rs rs !!

Em abril de 2007 iniciei meus estudos para o LAB. Novamente avaliei alguns materiais e escolhi o material do site www.internetworkexpert.com . Eles possuem 3 workbooks:

– Workbook 1 – vários LABs por tecnologia, por exemplo Frame-relay… vários diferentes LABs colocando em pauta diferentes topologias e situações envolvendo Frame-relay. Vários outros LABs envolvendo as tecnologias cobertas no Blue Print da prova de LAB http://www.cisco.com/web/learning/le3/ccie/rs/lab_exam_blueprint.html

– Workbook 2 – vários LABs FULL. Explico: vários LABs, cada um contemplando um LAB com todas as tecnologias juntas, ‘simulando’ uma prova por LAB podemos dizer…

– Workbook 3 – vários LABs FULL. Explico: vários LABs, cada um contemplando um LAB com tecnologias de Routing e Switching a fundo (Core Technologies) Fiz todos os LABs de todos os workbooks. Além disso, montei alguns cenários customizados que achei interessante para testar outras situações não cobertas nos workbooks. Todos os LABs foram feitos de 1 das 2 formas, ou através do Dynamips ou através de Racks alugados com equipamentos reais… Enfim, Eis que depois de 1 ano e 5 meses depois do início dos meus estudos de LAB (iniciei em Abril de 2007) fui aprovado na prova… uma loooonga jornada… o que posso dizer desta experiência é que vale a pena mas tem quer ter muuuuiittaaaa paciência e força de vontade acima de tudo !!! acho que já prolonguei demais meu post… mas estou a disposição se alguém quiser fazer alguma outra pergunta mais específica sobre minha trajetória…Sobre a prova nada pode ser comentado, seguindo o NDA da cisco. 😉

[]s !!

Marcello Ishida – CCIE R&S #22059



Comente usando o Facebook!
0
0

33 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marcia Guimaraes

    Oi Ishida…

    Depois de ler sua trajetória, tenho a sensação de estar no caminho certo.
    E, contráriamente ao que você disse, eu sei onde estou me metendo. 🙂
    Mas, é assim. A gente tá dentro do barco e agora em “alto mar” não dá mais prá voltar.
    E vou em busca das fontes sobre o CCIE.
    E acredite… você é um guerreiro. Metódico e pontual. Como todo CCIE precisa ser.

    Fiquei querendo saber mais… mais.. e mais. 😉

    E mais uma vez…

    PARABÉNS !!!!!!!

    abs,
    Márcia Guimarães

    0

    0
  2. Marcelo

    Ishida.. meus Parabéns!
    Realmente é uma recompensa vitoriosa para uma trajetória de “suor e lágrimas” !!!
    Pra quem está iniciando nessa carreira é um incentivo a mais ver pessoas que mesmo com todas as dificuldades, conseguem vencer!!!

    É isso ae galera… sigamos o exemplo, um dia chegaremos lá!!

    Abs!

    0

    0
  3. Fernando Avelino

    Ishida, novamente, Parabéns!
    Pelo seu post da pra ver que a jornada foi longa, porem merecidíssimo seu CCIE, todo esforço vale a pena para alcançar nossos objetivos, fica seu exemplo de força de vontade e persistência para todos os iniciantes na carreira cisco.

    0

    0
  4. gudines

    Parabéns Ishida!
    Também estou seguindo mais ou menos no seu caminho, grato por compartilhar sua experiência!!!

    Rodrigo Marchina Soares

    0

    0
  5. lincoln

    Parabéns pela conquista, Ishida!
    Não consigo imaginar o naipe de uma prova de CCIE, mas pelo que conversei com um amigo, realmente não é nada fácil…
    Quem sabe um dia, me junte ao seleto grupo… rs

    Abraço!

    0

    0
  6. pauloeduardodf

    Ser um CCIE e mais que status de uma das mais altas certificações do Mercado, e sim o fruto de um longo trabalho que é desenvolvido com muito sacrificio.

    Mas uma vez meus sinceros parabens

    Att

    Paulo Eduardo

    0

    0
  7. rcostam

    Ishida,

    Como você, também faço resumos de meus estudos, para ficar mais fácil o meu entendimento. Realmente é muito bom estudar desse jeito, só que leva tempo… sua determinação é algo a ser espelhado. Principalmente quando o desânimo bate a porta!

    Mas, em referência as palavras da Márcia “… agora em “alto mar” não dá mais prá voltar.”, complemento – ficar a deriva esperando a maré boa é pior! É preciso remar, remar incansavelmente pelo seu objetivo.
    Mais uma vez, sua determinação e a de outros que vejo por aqui, me inspira!

    Abraço.

    0

    0
  8. Minu

    Ishida, eu diria que ler esta sua jornada rumo ao CCIE me deixou inspirado e motivado a continuar seguindo meus sonhos e objetivos!!
    E você mais do que merecido conquistou esta meta!!!
    Parabéns e orbigado por compartilhar conosco um pouco desta granbde caminhada! 😀

    0

    0
  9. Marcia Guimaraes

    Olá Ishida…

    O que é NDA ?????

    abs,
    Márcia

    0

    0
  10. Marco Filippetti

    NDA = Non-disclosure Agreement. É uma espécie de contrato que proíbe a divulgação de informações.

    0

    0
  11. ACJ2008

    Ishida sempre tive curiosidade para perguntar para alguem que fez a lab. pratico do CCIE como e’ esta prova, voce descrever em detalhes como e’ feita, quanto tempo leva, se nao for pedir muito gostaria desta resposta?

    Ate mais, Armando!

    0

    0
  12. Rodrigo Farias

    Marcello,

    Esse livro de 1100 páginas é o CCIE Study Guide????

    0

    0
  13. Marcia Guimaraes

    Pela resposta de Marco…
    Acho que o NDA não permite esse nível de informação ACJ2008, ou permite, Ishida ????

    0

    0
  14. ACJ2008

    Marcia nao precisa contar tudo, mais alguma coisa entao senao eu vou achar que a CISCO e’ uma Masonaria.

    Ate mais, Armando!

    0

    0
  15. Marcello Ishida

    Olá Pessoal,
    mais uma vez agradeço as congratulações !!

    Vamos tentar responder por partes:

    Armando, não podemos divulgar nenhuma informação sobre a prova pois como ja disse o Marco (obrigado marco, não li o post a tempo de responder) quando iniciamos o processo do CCIE assinamos um NDA (non-disclosure agreement) onde nos comprometemos a não divulgar nenhum tipo de informação sobre a prova. O que posso falar é sobre a minha preparação… acredito que pela preparação já daria para você ter uma noção da dificuldade. 😉
    Não quero defender ou mesmo tomar qq partido aqui, porém, acredito que pelo Blue Print já da pra ter uma boa noção do programa CCIE pois lá são colocados os principais tópicos requeridos contudo, talvez nem todos estejam lá… como o próprio Blue Print deixa claro.. (“topics listed are guidelines and other relevant or related topics may also appear”)

    http://www.cisco.com/web/learning/le3/ccie/rs/lab_exam_blueprint.html

    Márcia,
    sim você esta certa… não podemos passar qq tipo de informação sobre a prova. Este é um dos motivos pelo qual o CCIE é tão respeitado, segundo a própria cisco divulga.

    O que posso dizer a vocês para servir como incentivo é que na minha opinião o melhor a fazer é seguir pelo caminho de certificação Associate -> Professional e depois encarar o Expert… e tenham certeza que vocês irão digamos assim ter um ‘feeling’ do que realmente é importante e do que pode talvez não ser tão importante ao longo do caminho.

    Espero que tenha ajudado.

    []s,
    Ishida.

    0

    0
  16. Leandro Lima

    Ishida, você acha possível um candidato ao CCIE ser aprovado na prova prática somente fazendo labs usando somente o Dynamips?

    E parabéns , você merece!

    0

    0
  17. Marcos Pitanga

    Parabéns Ishida, agora imagina eu tendo a pressão de tirar CCIE e JNCIE praticamente ao mesmo tempo e ainda meu chefe me pede para tirar VCP em VMware e agora CISSP em caráter p/ ontem?

    Só fazendo mágica, obviamente sem TK. 😉

    0

    0
  18. Alexander Willians

    Ishida, Parabéns cara! Sensacional!

    Bom, aproveitando, consegue dizer quanto gastou ($$) com a compra dos materiais, locação de LAB etc?

    Mais uma vez parabéns e obrigado por compartilhar a jornada com a galera.

    []’s

    0

    0
  19. Marcello Ishida

    Olá Pessoal!!

    Leandro,
    minha opinião é que digamos assim, uma pessoa normal não…rs rs explico, para uma pessoa normal, dentro da categoria que eu me encaixo rs rs, é preciso praticar muito e o Dynamips possui certas ‘limitações’ quanto aos switches. Agora, pq disse uma pessoa normal ? Pq conheci e conheço muitas pessoas que parece que vem ao mundo com o dom de ser aquelas pessoas ímpares que praticamente nem precisam estudar pra conseguir se tornar o mestre naquilo… para estas pessoas, na minha opinião talvez nem seja necessário tanto.

    Marcos,
    pois é… posso imaginar… mas o que posso te dizer é que não gostaria de estar na sua pele.. rs rs mas de qualquer forma te desejo muita mas muiiiiita sorte !!!

    Alexander,
    Quanto a aluguel de racks no site que passei do IE (site que utilizei) era uma média de 15 dolares por cada sessão de 5,5 horas durante dias de semana e 30 dolares o mesmo período durante os finais de semana. Juntando Material, provas etc etc.. perdi as contas mas acredito que algo em torno de 5k no mínimo.

    []s a todos!
    Ishida.

    0

    0
  20. Marco Filippetti

    Japonês, parabéns!!! Você merece cara! Disse que ia tirar o CCIE, se matou de estudar e conseguiu! É isso aí, um exemplo para todos nós. Apesar de você não chamar para os happy hours, vc é um japonês legal ahahahahahah

    Vamos combinar para comemorar essa sua conquista!

    Abração!!!

    Marco.

    0

    0
  21. Thiago Hübes

    Muito Inspirador…
    Parabens!!

    0

    0
  22. Leandro Lima

    Muito Obrigado mesmo pelas informações e Parabéns pelo seu sucesso e por sua humildade!!
    E comemorações é comigo mesmo, estou dentro!

    Abs

    0

    0
  23. jppr

    Obrigado por partilhar a sua experiencia Ishida!
    É muito inspirador ler tais experiencias, para quem vai começar o seu percurso neste mundo da cisco 😀

    Podia me aconselhar? Eu vou começar agora a ter formação para me preparar para o tirar CCNA, depois disso que percurso devo seguir? CCNP?

    Muito obrigado

    0

    0
  24. nandoismil

    Primeiramente parabéns Marcello Ishida, eu gostaria de perguntar se vc trabalha e como vai ser sua vida daki pra frente, quais são seus planos para o futuro em relação a emprego e estudos.
    Desde já agradeço. (ô louco meu, igual pergunta de reporter rsrs)

    0

    0
  25. nandoismil

    0

    0
  26. Marcello Ishida

    Olá novamente pessoal…

    Marco,
    você que é um coxinha ! Não vai em nenhum happy hour que marco !!! ehehehe 🙂

    Rodrigo,
    não é o study guide e sim um livro da Cisco Press ISBN: 1-58720-141-0

    Jppr,
    isto é muito pessoal… depende muito do rumo que vc quer dar pra a sua carreira. Aconselho sempre verificar aquilo que vc precisa para desenvolver bem seu trabalho hj e se vc tem o conhecimento necessário. Se não tiver corra atrás tentando encaixar com alguma carreira de certificação, pois de uma forma ou outra vc terá que estudar mesmo então ja aproveita e tira algum certificado.. o outro lado que aconselho é pensar a médio, longo prazo… o que vc pretende ? carreira Y ? ficar no lado técnico mesmo e se tornar um especialista ? Se for pelo lado técnico, tente sempre estar um pouco a frente da média do mercado, ou seja, atualmente eu diria que seria um CCIE R&S / SP. Eu me arrisco em colocar uma outra opinião minha aqui, hj o ‘mosca’ branca não é um CCIE R&S / SP e sim um CCIE Voice. Espero ter ajudado… 🙂

    Nandoismil,
    sinceramente ainda não parei para pensar mas com certeza novos desafios… não sei se na parte tão técnica ou talvez alguma outra coisa…. mas ficar parado nunca ! rs rs

    []s,
    Ishida.

    0

    0
  27. Anderson Mota Alves

    Olá a todos,

    Primeiramente gostaria de parabenizar ao Marcello Ishida por ter aprovado ao CCIE RS (desculpe o atraso mas estava bem atarefado com cursos pela India e estando de volta a Espanha, pois agora tenho tempo para responder emails e voltar aos meus estudos).
    Sobre perguntas relacionadas a este tópico, que também sao as mais perguntadas por meus alunos cito algumas abaixo:

    1. É possivel aprovar a um exame do CCIE só com Dynamips?
    Eu diria que só com Dynamips seria possivel sim mas um pouco dificil, baseado na experiencia laboral de cada um, já que existem algumas funcionalidades dos Switches que nao podem ser provadas com o Dynamips.
    Entao o que fazer diante a este impasse? Bem nada melhor que estudar um 85% do conteudo do exame com Dynamips e um 15% através de v-racks (virtual racks), existe um site muito bom onde é possivel encontrar um bom rack a um preco bem acessivel, 15 dólares por 5.5 horas ou 25 dólares por 11.5 horas de acesso. (o site para os interessados http://www.cconlinelabs.com)

    2. Como é feito o lab, em quanto tempo, e que estrategia usar para aprovar no exame?
    Esta pergunta pode ser respondida sem problemas em relação ao NDA da Cisco. Voce possui 8 horas para fazer todo o lab, o que na verdade não seriam 8 horas digitando comandos, já que voce precisa de tempo para desenhar o seu próprio diagrama, ler todo o laboratório antes de começar, e antes de terminar o lab fazer repassar todas as “tasks” feitas.

    Bem falando da Cisco na Bélgica, voce chega as 07:30hs da manhã na Cisco e espera o proctor. As 07:50hs mais ou menos chega o proctor, se mostra as instalações e diz as coisas que nao são permitidas no exame, e as 08:00 hs começa o lab. Nunca comece a digitar comandos como um louco assim que o proctor diz, podem começar, primeiro conselho meu aqui seria desenhar a mesma topologia (diagrama) recebido pela Cisco, já que não é permitido riscar o diagrama atual ou nenhuma marcação nas folhas originais da Cisco (bem você até pode fazer se quiser receber um gancho de 1 ano da Cisco sem poder voltar a apresentar-se ao Lab).
    Uma vez já desenhado o diagrama (neste momento você vai ter a oportunidade de memorizar a posição dos routers, e também se familiarizar com as IPs do lab), logo mais seria ler o lab minunciosamente, fazer anotações em uma das duas folhas entregues à você no começo do Lab.
    Já terminado esta maratona inicial, seria começar o Lab, neste ponto você já deve estar confidente que vai poder fazer um bom trabalho no lab, verificar o lab com as conexões iniciais, fazer Pings de um router ao outro para verificar Layer2, se tiver problemas iniciais no seu lab como sessão de troubleshooting seria um bom momento para identificar-los e resolver-los.
    Logo mais seria configurar as “tasks” de Switching, IGP, EGP (BGP) e faltando 5 minutos antes do almoço, um “write memory” e “reload” a todos os routers e swiches não seria uma má idéia.
    Logo após a parada para comer (30 minutos de break), terminar a sessão de BGP não estiver terminada, verificar que tudo funciona e que o seu IGP sobreviveu a um reload, ver que os virtual-links seguem funcionando e logo mais seguir com “IOS Features”, “Security”, “IPv6”, “QoS” e “Multicast”. Uma vez terminado todo o lab, você deve ter como mínimo 45 minutos para verificar todo o seu Lab antes de terminar as suas 8 horas.
    E se por alguma razão alguma “task” nao está funcionando, as vezes a melhor solução é levantar do lab, beber uma água ou coca-cola e voltar depois de uns 2 ou 3 minutos e muitas vezes o que você não via no lab, fica muito mais claro após uns 3 minutos de break, e se ainda não funciona, se não for uma task pela qual é imprescindível que funcione para as seguintes “tasks”, o melhor é colocar uma nota e voltar logo mais para esta “task”.
    Outra dica importante seria como perguntar algo ao proctor, parece ser algo bem fácil e provável mas não é, pelo menos para muito dos meus alunos.
    Vejamos como alguns proctors mesmo já disseram eles estão ali, simplesmente para ver que ninguém levam “colas” ao exame, estão para ajudar alguém diante de um bug de IOS, ou um falho de hardware e aparte disto eles não possuem nenhuma obrigação mais. Esta claro que também deveriam ajudar alguém que possui problemas, mas como eu perguntaria ao proctor sobre alguma dúvida no lab?
    Algo do gênero, I didn’t understand the wording of this question and based on that I see that I have two possible ways of solving this task, first one would be “blablabla” and the second one would be “blebleble”, does cisco have a preference of which way I should go for?
    Bem a tradução seria algo assim, “Eu não entendi esta expressão na questão e baseado nisto eu vejo que tenho duas possíveis maneiras para resolver este enunciado, a primeira seria “blábláblá” e a segunda seria “blebleble”, cisco possui uma preferência por alguma das duas opções?”
    Bem se o proctor vê que você sabe bem do que está falando, ele poderá até te ajudar, caso contrário esqueça.
    Acho que isto é tudo vou dormir já que são quase 2 da manha espero que tenha ajudado um pouco a todos com este post. Sorte e bons estudos, amanhã eu acordo cedo para seguir com os meus estudos para o CCIE Voice.

    0

    0
  28. Eduardo R.

    Parabens Marcelo! Eu imagino o alivio que voce deve ta sentindo depois da ardua preparacao…to sentindo na pele isso!

    Voce usou somente os workbooks do Internetwork Expert?

    Muito boas as dicas Anderson…

    Meu lab ta marcado pra 3 de marco e espero ter o mesmo desempenho do Marcelo! 🙂

    0

    0
  29. Edson

    parabens.
    =D

    0

    0
  30. Bruno Botta

    Meus Parabens Ishida!!!! Melhor impossível!!!!!

    Não sei se pode me responder essa pergunta, mas quantos roteadores e quantos switches são usados na topologia do Lab CCIE R&S? No Blueprint falam quais são e seus respectivos IOS, mas não a quantidade..
    E outra coisa, ainda usam a tecnologia ATM?

    Abração e mais uma vez Congratulations !!!

    Bruno Botta

    0

    0
  31. djpsantos

    é nois titio ishida !!!

    0

    0
  32. Carlos Eduardo

    Parabens Marcello

    0

    0
  33. ric_mol

    Congratulations, Mr.Ishida. Adquiri o livro de nosso amigo, Filippetti e pretendo criar vergonha e mergulhar de cabeça agora nos estudos.

    0

    0

Deixe uma resposta