«

»

nov 03 2008

Lançamento Livro Construindo Supercomputadores com Linux, 3a Edição

Senhores, sei que o assunto é meio fora de tópico, mas gostaria de informá-los sobre o lançamento da 3a edição do meu livro Construindo Supercomputadores com Linux.

Esta edição foi totalmente reformulada, dando um tratamento parte acadêmico parte corporativo, de tal forma que os leitores iniciantes ou não na área da supercomputação consigam entender bem todos os conceitos envolvidos na tecnologia, desde hardware, rede (inclusive super importante em termos de desempenho), programação paralela e distribuída, armazenamento de dados (storages), dentre outros tópicos. Um assunto muito interessante, na qual desde 1994 quando li o primeiro artigo de Donald Becker e Thomas Sterling, ambos cientistas da Nasa, senti que isso iria muito a frente pois, grande parte dos estudos da área espacial são revertidos para o mundo em que vivemos.

A constante demanda de poder computacional vem gerando a necessidade de processadores cada vez mais rápidos.

Na computação de alto desempenho, utilizada para programação científica, multimídia, gerenciamento de grandes volumes de dados etc., a solução passa por máquinas com múltiplos processadores ou ainda clusters proprietários fornecidos por grandes empresas. Ambas as soluções são custosas e de pouca escalabilidade.

A estrutura de agrupamento de computadores, ou cluster, apresenta vantagens competitivas em relação aos ambientes multiprocessados de memória compartilhada (computadores com diversos processadores em uma placa-mãe), permitindo que o acréscimo de computadores torne o sistema mais rápido.

Como exemplo de uma aplicação comercial, podemos citar a produção das imagens tridimensionais dos filmes Titanic, Total Recall, Apollo 13, True Lies dentre outros.

Uma dessas tecnologias foi a paralelização de computadores. Após mais de vinte anos em laboratório é que ela foi parar no mercado dos computadores de grande porte, e somente há alguns anos apareceram várias tecnologias bem interessantes para microcomputadores. Dentre elas, a que teve maior destaque foi o cluster de PCs classe Beowulf da NASA, que é o foco principal deste livro.

Através de linguagem fácil, didática no estilo “faça você mesmo”, são demonstrados como escolher o hardware, a ligação dos computadores, a configuração e instalação do sistema operacional Linux, a configuração de todos os nós de rede para que passem a ter a ilusão de uma imagem do sistema de recurso único (Single System Image), gerenciar o cluster, executar testes básicos de funcionamento, usar ferramentas de avaliação de performance e colocar seu supercomputador para executar processamento de imagens tridimensionais e integrar o leitor iniciante, médio ou avançado no mundo dos supercomputadores classe Beowulf para computação de alto desempenho, também conhecido como Clusters para High Performance Computing.

Nesta terceira edição vários capítulos foram totalmente reescritos e remodelados, para adequar novas informações, aprofundamento de alguns conceitos e atualizar as aplicações descritas no livro. Cada um deles cobre assuntos específicos para sua construção, gerência, administração e execução de aplicações paralelas.

link: www.brasport.com.br

Um abraço e até a próxima…



Comente usando o Facebook!
0
0

15 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marco Filippetti

    Pitanga, parabéns pelo lançamento e muito sucesso!!!

    Abs!!!

    0

    0
  2. Érik Voitic

    Parabéns Marcos….interessante o seu livro…ainda mais pq trata de Linux e redes….show!!! 😛

    Vale a pena conferir….

    Abraço.

    0

    0
  3. Alexandre Schulze

    Acho que redes sempre está ligada de alguma forma com SO, ainda mais com Linux.. tá cheio de Linux embarcado em vários produtos de redes disponiveis…

    Parabéns pelo livro!! Como o Érik disse, vale a pena conferir sim!!

    Abraços

    0

    0
  4. santos_ligeiro

    Pitanga, parabéns pelo seu livro e desejo sucesso nesse novo lançamento !!!!!!

    0

    0
  5. Marcelo Melo

    Legal, parabens pelo livro mas não vai rolar nem uma promoção para o pessoal do blog? ou um sorteio?

    0

    0
  6. Marcos Pitanga

    Vou ver com a editora e aviso….

    0

    0
  7. Érik Voitic

    Grande Pitanga….se rolar um desconto ou até mesmo um sorteio vai ser show hein!!! 😛

    0

    0
  8. Renato henrique

    Bom dia,

    Marcos parabens pelo lançamento e esse assunto é de grande importância pra todos que fazem parte deste blog.

    0

    0
  9. Fabio Luiz Pagoti

    ii Pitanga.. quem mandou fazer um mercha…. o pessoal vai pedir sorteio mesmo!!

    rsrs a respeito do livro, muito interessante mesmo!
    são conceitos que vejo que muitos não sabem nem existir.

    Computação paralela é algo extremamente complexo e que já é o presente da computação já que os processadores não evoluem mais por limitações físicas!

    show de bola!

    abraços!

    0

    0
  10. David Alvarenga

    Issu ai Pitanga..

    parabens pelo lançamento, eu tenho a segunda edicao do seu livro aki…. trabalho ha tres anos com cluster do tipo Beowulff e sei do poder dessa arquitetura…… Muito show mesmo

    Parabens!!

    abs

    David

    0

    0
  11. agmatheus

    Parabéns pelo lançamento, achei muito interessante o livro, vou ficar no aguardo de algum desconto para o blog.
    Abraço.

    0

    0
  12. Marcelo Nunes

    Blog de varios autores…. Parabéns Marcos Pitanga.
    Abraço.

    0

    0
  13. Marcos Silva Jr.

    Parabéns pelo livro, Pitanga!

    A propósito, você trabalha na GPLUS? Trabalhei na Scopus e acho que falei com você várias vezes por telefone sobre intervenções em Robôs de Backup e Sistemas Verari em um cliente. Sou de Recife e hoje trabalho na Siemens.

    Abraços!!

    0

    0
  14. Marcos Pitanga

    Sim sou eu mesmo Marcos Silva. 😉

    0

    0
  15. Marcelo Melo

    Poderia rolar os 2, um sorteio aqui no blog e um super desconto para quem não ganhou o livro no sorteio…

    0

    0

Deixe uma resposta