«

»

dez 04 2008

[P&R] E o CCDE? Emplaca ou não?

Amigos, seguindo minha proposta do post anterior, vamos para a primeira pergunta que selecionei, enviada por Jair Rocha em 04/12/08:

“Boa Tarde Marco! Percebi que voce colocou uma enquete – ‘Qual o próximo passo depois do CCNA’.
Ao me entender o CCNP ganhou em disparado devido ser uma certificação já consolidada no mercado e muito bem aceita. Penso também que segurança sempre terá seu espaço, Wireless vai ganhar muito espaço, mas gostaria de saber sua opinião quanto ao Futuro do CCDE, sera que emplaca mesmo no Brasil?”

Resposta: (Por favor, atentem para o fato de que minha resposta traduz meramente minha opinião. Não está necessariamente correta e tampouco reflete a opinião da Cisco ou de qualquer outra entidade)

Jair, o CCDE segue a linha do CCDA e do CCDP. São certificações que ainda não têm a “força” do CCNP ou CCIE, mas que, pouco a pouco, estão mudando esta percepção. Noto que, cada vez mais, o CCDA e o CCDP passam a ser mais valorizados pelo mercado. Talvez seja resultado direto da criação – e demanda – de novas posições no mercado (como o Arquiteto de Soluções, por exemplo).

Acho que o CCDE vai emplacar no Brasil (e no mundo), sim. Lembremos que a Cisco, antes de lançar novas certificações, tem realizado pesquisas maciças com empresas e a indústria como um todo buscando compreender a necessidade real do mercado em termos de qualificação profissional. O CCDE, assim como outras certificações recentes, são a resposta da Cisco para o resultado apresentado por estas pesquisas.

Acredito que nos próximos 5 anos veremos grandes alterações nas lista das certificações mais procuradas. Atentem para Wireless, Design, Segurança e Voice (não necessariamente nesta ordem 😉 ).

Espero ter ajudado!

Um abs!!!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. jair.rocha

    Esclareceu sim Marcos Muito Obrigado e creio que voce esta com razão sim e compartilho de sua opinião,a algums meses atras vi um caso em que esta com problemas de roteamento e uma lentidão enorme na rede , aopós muita luta , foi descoberto que o que esta errado era a arquitetura de rede é que estava inconsistente, E que isso deveria ser feito pela provedora de link . Pensando nisso creio que não tenha profissionais com profundo conheciemtno em Desing de redeaté em provedor de LInk . Esta ai um caminho a ser devastado

    0

    0
  2. Cledir Justo

    Acredito que nos próximos 5 anos, Wireless vai estar bombando, e CCDE vai sim ter um bom reconhecimento no mercado.

    0

    0
  3. Fernando Avelino

    Creio que irá bombar também.

    0

    0
  4. minicz

    Creio que a pergunda não é se vai ou não emplacar, mas sim quando. Ao meu ver isso é só uma questão de tempo.

    0

    0
  5. allan.atha

    “Atentem para Wireless, Design, Segurança e Voice (não necessariamente nesta ordem 😉 ).”

    Qual a ordem que vcs acham que vai mais crescer e necessitar de pessoas especializadas no assunto ?

    Obrigado

    0

    0
  6. Fabio Luiz Pagoti

    gostei dessa novidade P&R. Nem sabia que existia CCD*E*… rsrs essa área de redes é imensa mesmo!

    abraços para todos!

    0

    0
  7. A. Carvalho

    @allan.atha,

    Acredito que seria…

    Wireless > Voice > Design > Segurança

    Minha mera opinião.

    Abraços!

    0

    0
  8. Benjamim Gois

    Vamos esperar que sim… Mas se pensar por um lado, o CCDP até hoje não emplacou.

    0

    0

Deixe uma resposta