«

»

jan 06 2009

WAN Optimization – A bola da vez?

Citada como uma das 3 tecnologias que terão destaque em 2009, otimizadores de WAN (também conhecidos como WAN Accelerators e WAN Optimizers) sem dúvida estão em alta. O motivo para isso é relativamente simples: Ainda que atualmente as redes locais (LANs) suportem velocidades na casa dos 10 Gigas, a grande maioria das WANs tem sua banda limitada na casa dos 45 Mbps (T3) ou 34 Mbps (E3). Velocidades maiores – como STM-1 (155 Mbps) – até podem ser disponibilizadas, mas quando o assunto é banda WAN, cada megabit custa, e muito! O problema é que as aplicações evoluem, e com elas, a demanda por velocidades de transmissão cada vez mais elevadas. Chegamos então a questão: Como disponibilizar mais banda, porém, sem gastar muito mais dinheiro?

As tecnologias existentes para otimização de WAN vieram para responder esta (e outras) questões. Aceleradores WAN permitem contornar as limitações mencionadas acima, permitindo transferências mais rápidas e eficientes e uma menor taxa de perda de pacotes sem que seja necessário contratar mais largura de banda. Estes dispositivos trabalham comprimindo e armazenando (caching) os dados, alterando parâmetros do TCP e implementando políticas de qualidade de serviço (QoS) para aumentar a eficiência no processo de transmissão de dados. Alguns fabricantes alegam que seus dispositivos chegam a aumentar a capacidade de transmissão em até 10 vezes.

Apesar de encabeçarem a lista das tecnologias mais populares atualmente, otimizadores de WAN não são assunto novo. Modems analógicos já comprimiam dados antes de enviá-los pelas linhas telefônicas há mais de 20 anos atrás. O que ocorre é que novas técnicas foram sendo criadas e aperfeiçoadas. Basicamente, os aceleradores baseiam-se no armazenamento (caching) e poderosos algoritmos de compressão para fazer seu trabalho. Mas a manipulação do cabeçalho TCP também é peça-chave neste processo de otimização. Lembremo-nos que o TCP foi criado há mais de 20 anos atrás, e na época, as necessidades de transmissão e a qualidade das redes era muito diferente das de hoje. Os aceleradores alteram propriedades do TCP para adequá-lo a realidade das redes de hoje. Isso torna o processo de transmissão extremamente eficiente e resulta nos ganhos anteriormente mencionados.

Em uma implementação tradicional, aceleradores WAN são colocados em cada ponta do link WAN. São necessários ao menos 2, já que os cabeçalhos são alterados e os dados comprimidos e, sem um dispositivo que possa entender os dados alterados que chegam na outra ponta, estes tornam-se ilegíveis para equipamentos convencionais (como routers ou PCs). Atualmente, temos cerca de 10 grandes players neste jogo de bilhões de dólares: A10 Networks, Riverbed Technology, Cisco Systems, Blue Coat Systems, Citrix, Exinda Networks, Intelligent Compression Technologies (ICT), Juniper Networks, Expand Networks, Nortel Networks.

A grande vantagem de se utilizar aceleradores é que, mesmo sendo equipamentos um pouco caros, em muito pouco tempo temos o retorno do investimento (ROI), já que não temos um aumento no custo recorrente (banda).

Para saber mais, recomendo o vídeo abaixo, preparado pela empresa Riverbed Technology.

E fiquem de olho… este assunto ainda vai ser abordado novamente por aqui 😉 !

Um abraço e Feliz 2009!

Marco Filippetti



Comente usando o Facebook!
0
0

17 comentários

3 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Mollo

    Marco,não consigo visualizar o vídeo

    0

    0
  2. L.C.F.N

    Interessante e sendo assim, sem dúvidas, será a opção utilizada pelas Empresas cada vez mais para evitar gastos mensais a mais contratando mais largura de banda junto as operadoras de telecomunicações.

    0

    0
  3. A. Carvalho

    Essa sim é uma tecnologia bem interessante a ser estudada, e que eu acredito que se dará mto bem em 2009.

    Agora é torcer para que isso venha a acontecer logo, pois cada dia mais as aplicações estão exigindo uma maior banda e melhoria na qualidade de serviço, o famoso QoS.

    Que venha 2009! 😛

    0

    0
  4. Michel Perez

    Excelente post Marco, já vi o Wan Scaler da Citrix em uso, muito show.

    0

    0
  5. minicz

    Já vi esse tipo de solução aplicada em empresas. Enquanto assitia o vídeo pensei: quando será que os provedores de banda larga usarão uma solução desse tipo?

    0

    0
  6. Michel Perez

    Achei outro vídeo mostrando o Wan Scaler, mas essa terceira copia de arquivo que ele faz tá mto rápida não acredito em tanta redução assim. Da segunda até da pra aceitar.

    http://www.youtube.com/watch?v=srF-JqAm_eo

    Será?

    0

    0
  7. Plinio Monteiro

    Muito bom Marco…

    Trabalhei muito tempo com a Packeteer, que inclusive, foi comprada pela Blue Coat, listada no post. Eu acredito que ainda tenho um vídeo da Blue Cost, de um workshop que participei. Vou tentar localizar e coloco aqui para o pessoal.

    Att,

    Plínio.

    0

    0
  8. Israel Carlos

    Onde trabalho os links estao sendo migrados para tengiga.

    O trafego e absurdo.

    0

    0
  9. Cassio Gomes

    Olá Pessoal,
    A Cisco também aposta nessa tecnologia, para quem ainda não conhece, vejam o WAAS.
    Algumas operadoras já estão utilizando o equipamento da Cisco em redes de clientes no Brasil.

    http://www.cisco.com/en/US/products/ps5680/Products_Sub_Category_Home.html

    http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/contnetw/ps5680/ps6870/prod_presentation0900aecd806ccf6f.pdf

    Abraços

    Cassio Gomes
    Systems Engineer – Cisco

    0

    0
  10. cfeitosa

    Boa noite à todos!!!

    Muito bom Marco, tenho certeza que muitas empresas investiram e muito em WAN Accelerators e este ano promete para todos!!!

    Abraços.

    Clayton Feitosa

    0

    0
  11. Fernando Nogueira

    Bom dia Galera!!!

    Essa tecnologia de otmização e aceleação WAN concerteza vai estourar (se já não está estourando hehehe). Hoje o negócio é reduzir custos, e isso parece ajudar e muito essa questão!

    Até + !

    0

    0
  12. Marcelo Melo

    A tecnologia vai ajudar muita gente (empresas), creio eu que vai crescer muito esse ano.
    Largura de banda = custo.

    0

    0
  13. Alexandre

    Essa tecnologia conseguiria trabalhar em uma rede onde a maior parte do tráfego é TS (Terminal Service) ?
    Pergunto isso porque o TS já é bastante compacto.

    0

    0
  14. Marco Filippetti

    Alexandre, teria que verificar, mas creio que funcione sim. Até com voz já estão conseguindo bons ganhos. E voz tb é bastante comprimida.

    Abs!

    Marco.

    0

    0
  15. Francisco Alves

    Marco, dependendo do tipo do equipamento é que eu terei… vamos dizer assim uma garantia de aumento de 5 ou 10 vezes mais do meu link?

    0

    0
  16. Marco Filippetti

    Francisco, o que vai determinar o aumento de performance é, na verdade, o tipo de tráfego que você tem na WAN…

    Abs!

    0

    0
  17. paulo.ink

    Na empresa onde trabalho (Porto Seguro), utilizamos as interfaces SM nos routers 2900 das nossa regionais(filiais) em todo oBrasil para fazer esse trafego otimizar. Na matriz temos 4 Waas Core sendo utilizados em 1 link principal mais 3 redundantes numa rede Wan privada MPLS

    0

    0
  1. Fique por dentro Bola » Blog Archive » Cisco Certified » WAN Optimization - A bola da vez?

    […] Optimization – A bola da vez?” cristiano mollo · No Gravatar diz: … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

    0

    0
  2. Cisco Certified » Tecnologias utilizadas em aceleradores Wan

    […] falamos sobre aceleradores Wan em um post passado, se estão recordados… hoje, trocando uma idéia com o Douglas Falsarella, ele me apresentou […]

    0

    0
  3. Cisco Certified » Exaflood - Uma teoria ou um mito?

    […] de aceleração WAN – na verdade, otimização WAN – está sendo cada vez mais aplicada e refinada (link1 e link2). Esta seria uma das respostas ao problema. Mas pode não ser suficiente. O que vem por aí […]

    0

    0

Deixe uma resposta