«

»

fev 15 2009

[P&R] Cisco IOS x Cisco CatOS

Imagino que muitos aqui já conheçam um pouco da história da Cisco (se não conhecem ainda, chequem este post 😉 ). Em sua constante evolução, a Cisco comprou e incorporou algumas dezenas de empresas. Dentre estas, algumas são mais conhecidas do público, como a Stratacom, Linksys (agora, braço da Cisco dedicado ao mercado focado no usuário final), WebEx (empresa que produz um software concorrente do Microsoft Netmeeting), etc etc etc. Alguns de vocês devem estar se perguntando por que eu estou falando das aquisições da Cisco se o post é sobre CatOS e IOS… pois bem, respondo com outra pergunta: Por que existe o CatOS e o IOS? Por que não apenas um, ou outro?

Para isso, temos que conhecer um pouco da história da Cisco… A Cisco nasceu como uma empresa focada em routers. Lá para 1996 (cerca de 12 anos após sua fundação), já dominando o mercado de roteadores, a empresa percebeu que precisava ganhar, também, o mercado de switches. Para ajudá-la nesta árdua missão que se iniciava, a Cisco adquiriu a Stratacom, um fabricante de switches de grande porte que dominava a “novíssima e revolucionária” tecnologia ATM, dentre outras Layer2, como Frame Relay. O CatOS é um legado da Stratacom que persiste até hoje. Seus dias estão contados, entretanto. Segundo a Cisco, a versão 8.x do CatOS será a última, não havendo novos releases à partir deste ano (2009). O EOS (End-of-Support) está previsto para 2013. A base instalada de equipamentos rodando o CatOS ainda é muito grande. Algumas configurações das linhas 4000, 5000 e 6000 da Cisco ainda rodam o CatOS.

Bom, e qual é melhor? CatOS ou Cisco IOS? Na verdade, uma das grande vantagens de se migrar para o IOS é manter uma plataforma única para configuração e suporte. Eu nunca tive um contato muito intenso com o CatOS, mas talvez, pelo fato do desenvolvimento em cima desta plataforma ter sido menos intenso que no IOS, imagino que este último seja mais eficiente. Mesmo porque, se o CatOS fosse melhor, a Cisco certamente não o aposentaria.

Para os curiosos de plantão, abaixo uma tabela comparativa entre ambos (para os que tiverem dúvidas sobre termos como MSFC, Supervisor Engine, etc, sugiro este link).

catosxios.gif

E para os ainda mais curiosos, um mapeamento de alguns comandos de um, para outro (é interessante mencionar que a Cisco disponibiliza uma ferramenta de conversão de configurações feitas no CatOS para o formato IOS, para algumas linhas de switches. Interessado? Cheque este link).

ioscatosref.gif

Continuem enviando suas dúvidas para [email protected]

Abs e uma boa semana para todos!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. leonardo_jupesc

    MArcos,

    Muito bom…o post !!!

    Valeu….também creio que o CASTOS tão cedo não deve sair de cena…

    Abs

    0

    0
  2. Minu

    Grande Marco!!!!
    Ótimo post, esclareceu algumas dúvidas minha quanto a este curioso OS.. Imagina, eu ligar o switch, dar um “conf t” e o negocio não funcionar.. pavor total.. aí fui a fundo estudar sobre o CatOS.. Bom, esta semana vou colocar meu 6500 para native mode e dar adeus a ele hehehe

    0

    0
  3. L.C.F.N

    Valeu Marco!

    0

    0
  4. Alexander Willians

    Muito bom post Marcão!

    []’s

    0

    0
  5. Israel Carlos

    Obrigado Marco pelo post. Será de grande ajuda com certeza.

    abs

    0

    0
  6. Wederson (CeBoLaRk)

    Saudações,

    Muito bom!! Parabéns pelo post Marco.

    0

    0
  7. Tiago Frigério

    Boa tarde….

    Muito legal… nao sabia da existencia desse catos!!! o bom é que agora ja conheço algums comandos…..

    vlw Marco,
    Abracos…

    0

    0
  8. A. Carvalho

    Bacana o post, eu mesmo não conhecia tanto assim da Cisco nem mesmo sobre o CatOS.

    Vlw Marco.

    Abraços!

    0

    0
  9. Carlos Almeida

    Ótimo Post!!!

    Pra falar a verdade, CatOS era ainda um termo desconhecido, mas foi bom saber a respeito. Além disso, aprendi mais sobre o IOS.

    Flw Marco. Abração!

    0

    0
  10. emilioma

    Estou com uns catalysts 4503 pra configurar lá no trabalho e ele tem CatOS, tem uns comandos meio complicados para configurar as Vlans, ma vamos ver do que dá. Com essa post tirei umas dúvidas.

    Valeu Marcos.

    Abraço.

    0

    0
  11. Israel Carlos

    Poderia fazer a diferença entre IOS e IOS XR.

    0

    0

Deixe uma resposta