«

»

fev 27 2009

[CCNA/CCNP] Desafio 1 da Semana 4 – Fevereiro de 2009

Desta vez, vamos fazer algo um pouco diferente… este desafio foi sugerido pelo leitor Rodrigo Dallabona e me pareceu bastante interessante! Vou abrir para vocês me enviarem desafios que gostariam de ver “debulhados” aqui no blog!

Envie-os para o e-mail desafio@ccna.com.br.

Vamos ao dito cujo: Na rede ilustrada no diagrama abaixo, todos os routers estão rodando EIGRP com o recurso de auto-sumarização desativado. Todas as interfaces encontram-se UP e funcionando, e o EIGRP anunciou todas as rotas para todos os routers. Os PCs encontram-se configurados com os endereços IP e máscaras ilustrados abaixo, assim como os respectivos default gateways.

desafio_fev.gif

Sabendo disso, responda: Quais das seguintes afirmações é verdadeira sobre PCs não conseguindo pingar outros PCs na rede ilustrada?

A) PC1 não consegue pingar o PC2

B) PC3 não consegue pingar o PC1

C) PC3 não consegue pingar o IP de LAN do router R2

D) PC4 não consegue pingar o PC1

E) PC1 não consegue pingar o IP de LAN do router R4



Comente usando o Facebook!
0
0

38 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Tiago Frigério

    Boa tarde…

    a resposta correta é a D- O PC4 não consegue pingar o PC1, pois o PC4 nao esta na mesma rede do seu gateway.

    0

    0
  2. thejapa

    A resposta D está correta, endereçamento errado do PC. Mas as LANs do roteador 2 e 3 tem overlap, portanto a C também é verdadeira. A opção B é a pegadinha deste exercício. O ping vai até o PC1, e consegue voltar apenas pq a LAN do R3 é mais específica que a LAN do R2. Ou seja, a opção A está certa também. O PC1 não consegue pingar o PC2 pois o R1 decide enviar pela rota de R3.

    Boa pergunta pra fazer valer o conhecimento de roteamento e endereçamento.

    0

    0
  3. Luiz Fernando Rosa

    É verdade… não tinha reparado que o PC4 não estava na mesma rede do seu gateway…

    Letra D

    0

    0
  4. minicz

    Letra D: o R4 está na rede 10.2.24/23 e o PC4 está na rede 10.2.26/23.

    0

    0
  5. lyon

    A – PC1 não pinga PC2 – O router manda o pacote para o R3, como não tem esse endereço ele devolve o pacote, depois os router R1 e R3 enviam um pacote para o R1 desconhecendo, isso pq a rede do R2 e R3 estão “sobre postas”.
    B – PC3 pinga PC1
    C – PC3 pinga a fast ethernet do router R2 mas não pinga o PC2. O PC 3 não consegue pingar o PC2 pelo mesmo problema da questão, mas consegue pingar o R2
    D – PC4 não pinga PC1 – O PC 4 não consegue pingar o PC1 pois esta em uma rede diferente da fast do R4.
    E – PC1 pinga a fast ethernet do router R4

    Respostas: A e D

    0

    0
  6. lyon

    Ah, o PC3 consegue pingar o PC1, pois quando o pacote arp chega no router R1, ele armazena as informações do R3 na cam e sabe para onde responder.

    0

    0
  7. rudiccna

    A) PC1 não consegue pingar o PC2 – CORRETO – pq o gateway do PC1 está fora da mesma rede PC1 10.2.32.1/21 e Gateway 10.2.37.1/21 consequentemente não vai pingar.
    B) PC3 não consegue pingar o PC1 – CORRETO – pq o ping vai mas não retorna justamente pq PC1 não tem gateway correto
    C) PC3 não consegue pingar o IP de LAN do router R2 – ERRADO – se o EIGRP estiver configurado corretamente vai pingar
    D) PC4 não consegue pingar o PC1 – CORRETO – o PC4 não consegue pingar pra fora pois seu gateway está incorreto.
    E) PC1 não consegue pingar o IP de LAN do router R4 – CORRETO – pq o ping não sai PC1 não tem gateway correto e ainda o PC4 não consegue pingar pra fora pois seu gatway está incorreto

    0

    0
  8. RODRIGOKD

    rudiccna,

    A rede do PC1 é a rede 10.2.32.0/21 (mask 255.255.248.0), a qual engloba os endereços de 10.2.32.1 até 10.2.39.254.
    Ou seja, o PC1 (10.2.31.1) esta na mesma rede de seu gateway (10.2.37.1)

    0

    0
  9. amarantes2001

    letra D, o pc4 está fora do endereço de rede.
    de resto, tudo está funcionando

    0

    0
  10. Eduardo Simao

    O PC2 (10.2.20.1/22 até 10.2.23.254/22) usa os ips do PC3 (10.2.20.1/23 até 10.2.21.254/22) e o PC4 esta em rede diferente do que a do router R4.Resposta: A.C e D

    0

    0
  11. Cledir Justo

    Eae pessoal, antes de responder, vou adicionar os cálculos de subnet que fiz no notepad para melhor entedimento, depois de feito todos os calculos, é só comparar as Networks para verificar se existe overlaps:

    PC1
    IP: 10.2.32.1
    Máscara: 255.255.248.0
    Network: 10.2.32.0

    R1
    IP: 10.2.37.1
    Máscara: 255.255.248.0
    Network: 10.2.32.0

    Network
    10.2.32.0 até 10.2.47.255

    ———————————————

    PC2
    IP: 10.2.21.222
    Máscara: 255.255.252.0
    Network: 10.2.20.0

    R2
    IP: 10.2.23.23
    Máscara: 255.255.252.0
    Network: 10.2.20.0

    Network
    10.2.20.0 até 10.2.23.255

    ———————————————

    PC3
    IP: 10.2.20.201
    Máscara: 255.255.254.0
    Network: 10.2.20.0

    R3
    IP: 10.2.20.1
    Máscara: 255.255.254.0
    Network: 10.2.20.0

    Network: 10.2.20.0 até 10.2.21.255

    ———————————————

    PC4
    IP: 10.2.25.1
    Máscara: 255.255.254.0
    Network: 10.2.24.0

    R4
    IP: 10.2.26.1
    Máscara: 255.255.254.0
    Network: 10.2.26.0

    Questão A CORRETA: As Networks do PC1 e do PC2 são diferentes, porém existe uma GRANDE pegadinha nessa questão, o PC2 e o PC3 estão com overlap, assim, o R1 emcaminha o pacote para o R3 pois sua máscara é maior.=).
    10.2.32.0 até 10.2.47.255
    10.2.20.0 até 10.2.23.255

    Questão B INCORRETA: As Networks do PC3 e do PC1 são diferentes, logo, elas pingam.
    10.2.32.0 até 10.2.47.255
    10.2.20.0 até 10.2.21.255

    Questão C INCORRETA: Ele consegue pingar o ip de LAN, porém não o PC2.

    Questão D: CORRETA: PC4 não consegue pingar nem mesmo seu gateway rsrsrs, ainda mais o PC1 rs.Overlap.

    Questão E: INCORRETA: o PC1 pinga normalmente a LAN do R4.

    Vale lembrar que a questão deixa explicito que o “no auto-summary” está setado, pois sem ele, ninguém pingaria ninguém, pois o eigrp iria assumir a máscara 255.0.0.0 classe A pois o ip inicia com 10.X.X.X.

    Chuto na Questão A e D =).

    0

    0
  12. Pedro

    Concordo com o Cledir. A e D por que os PCs 2 e 4 estão em diferente subnets dos default gateways.
    O resto pinga OK pois a comunicação estre os routers estão OK. Inclusive as LANs interfaces que não são afetadas pelos PCs em subnets diferentes.

    0

    0
  13. alcantara_jp

    A) PC1 não consegue pingar o PC2
    Resposta: Correta.
    Justificativa: Ao receber o pacote vindo do PC1, R1 encaminha para a interface S0/1 em vez de mandar para a S0/0 devido ao overlap das redes.
    Obs.: Porém, conseguimos pingar a interface LAN do R2, pois o endereço 10.2.23.23 existe somente nesta rede, não estando sobreposto. (resposta da letra C)


    B) PC3 não consegue pingar o PC1
    Resposta: Errada. PC3 consegue pingar o PC1.
    Justificativa: Computadores encontram-se em redes diferentes e roteamento funcionando normalmente. Rota para ambas as redes sendo propagadas com sucesso por R1 e R3.


    C) PC3 não consegue pingar o IP de LAN do router R2
    Resposta: Errada. PC3 consegue pingar o IP de LAN do R2.
    Justificativa: O IP da LAN do R2 não está sobreposto pela rede 10.2.20.1/23


    D) PC4 não consegue pingar o PC1
    Resposta: Correta.
    Justificativa: IP do PC4 não está na mesma rede do gateway informado. A rota propagada pelo R4 para sua interface lan – 10.2.26.1 – é a referente a rede 10.2.26.0/23, diferente da rede 10.2.24.0/23, a qual o IP do PC4 pertence.
    * PC4: IP 10.2.25.1 – Rede 10.2.24.0 – 10.2.25.255
    * GTW: IP 10.2.26.1 – Rede 10.2.26.1 – 10.2.27.255


    E) PC1 não consegue pingar o IP de LAN do router R4
    Resposta: Errada.
    Justificativa: A rota para a rede 10.2.26.0/23 está sendo propagada normalmente pelo R4, chegando ao R1.


    E, como lembrando pelo Cleidir, o roteamente só está funcionando dessa forma pois foi configurado o “no auto-summary” para o EIGRP. Caso contrário, todas essas redes estariam sendo interpretadas como 10.0.0.0/8.

    0

    0
  14. Tiago Morais

    Implementei o cenario no PT e como já foi mencionado pelos 3 posts acima resposta A e D.

    Abraço.

    0

    0
  15. Tiago Morais

    So fazendo um comentario no post do Cledir ele colocou a seguinte informação:

    PC1
    IP: 10.2.32.1
    Máscara: 255.255.248.0
    Network: 10.2.32.0

    R1
    IP: 10.2.37.1
    Máscara: 255.255.248.0
    Network: 10.2.32.0

    Network
    10.2.32.0 até 10.2.47.255

    Na verdade o rede da network é 10.2.32.0 até 10.2.39.255

    Pois com a subnetting no terceiro octeto com 248.
    Teremos o seguinte 256-248=8 dai as sub-redes irão de 8 em 8.

    Se eu estiver errado me corrigam por favor.

    Mais uma vez gostaria de comentar que este blog tem sido muito importante nos meus estudos para o CCNA. Pretendo faze-lo agora em março.

    Abraço galera.

    0

    0
  16. cfeitosa

    Pessoal pelo os testes que fiz no PT a resposta correta é a letra A e D.

    Boa tarde galera!!!!

    0

    0
  17. Cledir Justo

    Tiago, você está certo, obrigado por me corrigir, não sei aonde eu tirei aquele 47 o.o
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    0

    0
  18. Eduardo Simao

    Na questão C eu fiquei na dúvida, mas quando o PC3 quando faz o ping para a interface LAN do R2, o pacote vai, mas não volta, já que o router tem a rota 10.2.20.0/22 para a lan.

    0

    0
  19. robertalexandrino

    PC2 e PC4 configurados em sub-redes diferentes..

    Altern. A e D

    0

    0
  20. Emildo

    Sem sombra de dúvida, A e D, concordando inteiramente com o Cledir…o PC4 não pinga nem seu próprio gateway…kkkkkkkkkkkkkkk
    Em relação ao PC1 e PC2, realmete o ICMP e outros protocolos tornam-se impossíveis devido ao encaminhamento dos pacotes ao R3, conforme sua máscara claramente maior.

    0

    0
  21. Rodrigo Falcão

    Como muito bem já foi comentado, as respostas corretas são A e D.
    A resposta D fica bem evidente quando você começa a analisar as sub-redes com seus respectivos endereços.
    Já a pegadinha na letra A, foi bastante sutil. É o tipo de questão que requer muita atenção na hora de analisar as redes.

    Abs!!!

    0

    0
  22. Daniel Valente

    Letras A e D estao corretas.

    So comentar que achei interessante a letra C… a networks se sobrepoem mas a netmask mais longa /23 vs /22 faz com que o R2 responda ao ping. Me embananei com ela..mas enfim com o dynamips deu pra entender.

    Abs : )

    0

    0
  23. thejapa

    Verdade, o item C é falso… Ahhh como disse antes, boa questão! Mandem mais!

    0

    0
  24. marciomoura

    Bem eu fico com a resposta A e D.

    0

    0
  25. teo_271

    Bom galera eu tambem fico com a letra A e D.

    0

    0
  26. deliyannis

    Vamos lá pessoal, Primeiro vamos botar os dados no papel:

    PC1 – 10.2.32.1 subnet 255.255.248.0 ou /21
    Roteador1 – 10.2.37.1 subnet 255.255.248.0 ou /21
    Eles dois pertencem a rede 10.2.32.0/21 pois vai 10.2.32.0 ate 10.2.37.255

    PC2 – 10.2.21.222 subnet 255.255.252.0 ou /22
    Roteador2 – 10.2.23.23 subnet 255.255.252.0 ou /22
    Eles dois pertencem a rede 10.2.20.0/22 pois vai 10.2.20.0 ate 10.2.23.255

    PC3 – 10.2.20.201 subnet 255.255.254.0 ou /23
    Roteador3 – 10.2.20.1 subnet 255.255.254.0 ou /23
    Eles dois pertencem a rede 10.2.20.0/23 pois vai 10.2.20.0 ate 10.2.21.255 POREM JA TEMOS UM PROBLEMA POIS A SUBNET DO PC2 E PC3 estao em conflito. A subnet mais specifica ira ter preferencia.

    PC4 – 10.2.25.1 subnet 255.255.254.0 ou /23
    Roteador4 – 10.2.26.1 subnet 255.255.254.0 ou /23
    Os dois nao pertencem a mesma subnet pois PC4 esta na subnet 10.2.24.0 ate 10.2.25.255 e o roteador na subnet 10.2.26.0 ate 10.2.27.255, entao eles nao irao se comunicar.

    Encontramos dois problemas entao A rede do PC2 e PC3 estao em conflito e o PC4 esta na subnet diferente da do roteador. Concluimos entao que as respostas certas serao

    A) PC1 não consegue pingar o PC2 – CORRETO pois a subnet mais especifica aponta para o roteador R3

    B) PC3 não consegue pingar o PC1 – ERRADO PC3 pode pingar PC1

    C) PC3 não consegue pingar o IP de LAN do router R2 – CORRETO pelo mesmo motivo da letra A o ping voltara para o roteador 3

    D) PC4 não consegue pingar o PC1 – CORRETO PC4 nao ira pingar ninguem ate que ele estiver an mesma subnet to roteador ou vice-versa.

    E) PC1 não consegue pingar o IP de LAN do router R4 – ERRADO a interface ta UP e o roteador respondera ao ping

    RESPOSTAS sao A C & D

    Um abraco a todos
    Panaiotis Deliyannis

    0

    0
  27. Bruno Leonardo Leal

    As redes R2 e R3 se sobrepõem. Com isso as repostas corretas são as Letras A e D estão corretas.

    Intervalo da rede R2, IP´s válidos:

    10.2.20.1 – 10.2.23.254

    Intervalo da rede R3, IP´s válidos:

    10.2.20.1 – 10.2.21.254

    0

    0
  28. emilioma

    Também fiz uns testes no Packet Tracer, a resposta correta é A e D. mas ainda sim tenho dúvidas sobre a questão C.

    Vou aguardar a resposta correta.

    Abraços.

    0

    0
  29. alamon71

    Caramba estou enferrujadão no assunto, mas acredito que todas as alternativas são verdadeiras, pois o EIGRP por padrão é Classfull, pode se tornar Classless se usado o “no auto-summary” o que não é o caso de acordo com o enunciado, então cada router entende que tem a rede 10.0.0.0/8 diretamente conectada em sua interface e qualquer variação do endereço 10.2.*.*/* esta dentro de 10.0.0.0/8 sendo assim nenhum router roteara qualquer informação com destino a qualquer endereço dentro de 10.0.0.0/8 por entender que está em uma rede local, resultado nenhum endereço dos PCs da topologia respondem pois fisicamente estão em redes diferentes mas para os routers “poderiam” estar na rede local, se ninguem reponde o pacote é descartado.

    0

    0
  30. diogocampregher

    Alamon71, se você ler o enunciado vai verificar que ele diz que todas as redes para todos os routers foram anunciadas, o que já mata o problema descrito por você. Sendo assim verifica-se que o erro encontrado é o endereçamento da interfazer do PC4. Resposta D.
    Atenção no enunciado gente. Muita atenção.
    Abraços

    0

    0
  31. alamon71

    Diogo, ainda assim discordo de voce, pois qualquer protocolo de roteamento classfull não suporta a topologia apresentada, mesmo que ainda divulgassem alguma informação das redes, o router iria preferir uma rota diretamente conectada com AD=1 ao invés de uma rota EIGRP com AD=90, mas como já disse estou bastante enferrujado e prefiro aguardar a resposta dos “universitários” do Blog.

    0

    0
  32. daft_pt

    Boas Pessoal, sou novo aqui no blog, por isso gostaria de felicitar esta equipa pelo vosso bom trabalho, o qual nos ajuda a melhorar as nossas skills para a certificação CCNA.
    Resposta A e D.

    0

    0
  33. genildof

    A e D. De acordo com tamanho de bloco definido no 3o. octeto das máscaras, PC2 e PC4 estão em subrede diferente do gateway.

    0

    0
  34. Carlos Almeida

    Roteamento e endereçamento é um assunto muito bom!!

    Concordo com pessoal: letras “A” e “D”

    0

    0
  35. reisimoes

    Realizei o lab no Packet Tracer o PC1 pingou o PC2,
    PC3 pingou o PC1
    PC3 não consegue pingar o IP de LAN do router R2
    PC4 não consegue pingar o PC1
    PC1 consegue pingar o IP de LAN do router R4

    A meu ver as respostas C & D

    0

    0
  36. Alexandre Canalle

    Pessoal, confesso que inicialmente eu fiquei um pouco confuso. Mas fazendo o exercício num notepad fica claro o que acontece e, além da falta de comunicação com PC1, também vi que há sobreposição das redes do PC2 e do PC3 e, pelo que vi afirmado aqui e acredito ser verdade, a rede com a maior máscara receberia a requisição de ping.

    0

    0
  37. Hamilton Rocha

    Concordo com o Alcantara
    ” A e D “

    0

    0
  38. Marco Filippetti

    Pessoal, corretas A e D! Vide comment #13 e muitos outros que justificaram a resposta corretamente!

    Um abs e até o próximo desafio!

    Marco.

    0

    0

Deixe uma resposta