«

»

abr 11 2009

Será wireless o futuro? Não… é o presente!

Já se perguntaram qual seria a próxima grande aquisição da Cisco? Pois guardem BEM este nome: Firetide. Esta é uma empresa bem nova (foi fundada em 2003), e já começa a despontar como uma líder no segmento de redes sem-fio de altíssima performance. A empresa acaba de anunciar o HotPort 7000, um AP que utiliza o conceito MIMO (Multiple Input, Multiple Output) – uma espécie de técnica de multiplexação, especificado pelo padrão IEEE 802.11n.

Redes sem-fio – e sem limites!

O HP 7000 utiliza dois rádios e múltiplas antenas, e – segundo a Firetide – atinge taxas de 400 Mbps (BEM acima dos 70 Mbps atingido pelos modelos anteriores). E, como diriam os comerciais da Polishop, na TV: “Mas não é só isso!” 😉 ! O HP 7000, de quebra, incorpora mecanismos proprietários que atenuam interferências, um analizador de espectros, uma ferramenta de planejamento de rede, e “mimos” como um alinhador de antena, que ajudam – e muito – nas tarefas de planejamento, design e implementação de uma rede wireless.

A tecnologia desenvolvida pela Firetide é baseada na interconexão de vários APs (“nodes”), e utiliza uma forma proprietária de identificação dos fluxos de dados entre estes nodes. À interconexão de vários nodes damos o nome de “mesh”. A rede de APs também provê mecanismos eficientes de QoS e eliminação de jitter, tornando este tipo de arquitetura ideal para tráfego de aplicações sensíveis ao atraso, como voz e vídeo. Segundo dados disponibilizados pela empresa, uma rede baseada em nodes HP 7000 possibilita a transmissão de vídeo à taxas de 30 frames por segundo.  A cidade de Chicago foi o primeiro grande “case” da empresa em termos de vídeo, ao implementar uma rede de câmeras de vigilância baseada na tecnologia da Firetide.

Fonte: NetworkWorld

Muitas empresas “startups” de tecnologia já surgem torcendo para serem adquiridas no futuro por uma das dominantes do mercado. Certamente a Firetide não deve ser uma exceção. Portanto, não se espantem se, em breve, ouvirmos algo do tipo: “Firetide, a Cisco company” 😀 !

Façam suas apostas!

Um abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. A. Carvalho

    Acredito que a área de redes sem fio ainda tem muito a ser explorado e com certeza será uma tecnologia que crescerá em constante evolução e de forma bem rápida, tenho como objetivo me especializar em Segurança e principalmente Wireless, pois tenho mta admiração pela área e é o que gosto de fazer.

    Rumo ao CCIE Wireless, e no aguardo da futura CCWP. 😛

    Por enqto me contento com o CCNA e CCNA Wireless para estudar!

    Abraços! (Domingo é TRICOLOR na cabeça meu rei..)

    0

    0
  2. Aldo Oliveira

    Que seja o futuro! Ops o presente!

    0

    0
  3. Renato Silva

    Está ficando cada vez mais claro… a divisão de Carreiras de Certificações da Cisco.

    0

    0
  4. andre.osaki

    Um ponto fraco da Firetide pelo que vi é a estética, principalmente para ambientes indoor, onde o Access point ficam em áreas expostas a visão do usuário. Parece brincadeira, mas um dos fatores que clientes corporativos escolhem antes da aquisição do access point é se o equipamento é “bonitinho”. Antenas integradas, aparentemente agradam o cliente, sem aqueles fios e antenas penduradas, ainda mais quando há algumas luzinhas circulares(Leds), que mudam de cor, para informar o status do equipamento. A Cisco atualmente possui dois equipamentos destes “bonitinhos” o 1131(a/b/g) e o 1142(a/b/g/n), entretanto até o momento o 1142 só funciona em modo LWAPP, ou seja, com controladora.

    Tks,

    André

    0

    0
  5. Benjamim Gois

    Após o sucesso da telefonia móvel, será que alguém ainda tem alguma dúvida que o futuro é Wireless ?? Equipamentos de dados serão cada vez mais comuns em nossas vidas, neste contexto, as palavras chave serão “Mobilidade” e “Portabilidade”, conceitos muito distintos, que são a fundação de qualquer rede sem fio.

    0

    0
  6. marcos_network

    Hot news hehehe… só uma coisa… vc tem alguma referência de algum site de onde tirou isso?

    0

    0
  7. Marco Filippetti

    Marcos, sim…

    NetworkWorld

    0

    0
  8. Zzz

    A Aruba, http://www.arubanetworks.com/index.en.php, tambem tem soluções e=bastante interessante, era uma empresa minuscula até lançar o “Follow Me”, que é basicamente um AP com um client VPN embarcado que ao estar conectado na internet, ja se conecta via VPN e permite ao usuario utilizar a rede sem fio como se estivesse no escritorio, inclusive com o mesmo IP. Para a galera que viaja sempre é uma grande ajuda. Ela tambem parece possuir excelentes soluções Wireless.

    0

    0
  9. Eron Melo

    Sem Dúvida, INOVAÇÃO é a chave do sucesso!!!!!

    Excelente matéria!!!!

    Obrigado!!!

    0

    0
  10. Carlos Almeida

    Excelente Post!!!

    A tecnologia Wireless chegou pra ficar!!! Já é um fato presente, mesmo!!! O que temos que fazer agora é, cada vez mais, aprimorar os conhecimentos na área!

    []’s

    0

    0

Deixe uma resposta