«

»

abr 22 2009

Estudando para o CCNA? O que está “pegando”?

Boa tarde pessoal! Muitos podem achar diferente, mas manter um blog não é fácil 😉 ! É quase que uma arte! É interessante fazer a analogia de um blog comparando-o à um ser vivo. Se você não o alimenta de tempos em tempos, ele definha e morre. Ao mesmo tempo, temos que nos policiar para que não haja uma inversão de papéis, ou seja, para que não viremos reféns de nosso blog. Todos os dias tento buscar assuntos que despertem a curiosidade dos leitores (vocês). Penso no que movimentaria uma boa discussão, nos desafios, etc. É… não é fácil!!!

O lado bom é que tem dado frutos. O blog cresceu – e segue crescendo. Por outro lado, manter esta comunidade “aquecida” tem sido um verdadeiro desafio. Para escrever posts que atendam à grande maioria dos leitores (de novo, vocês), preciso entender melhor o público do blog (adivinhem só? VOCÊS 🙂 ). Tenho tentado isso criando sessões como P&R, que tem ajudado. Mas gostaria de começar a criar uma série de posts mais focado na grande massa do blog: Os aspirantes à CCNA.

Assim sendo, proponho que este post seja usado para que vocês comentem os seguintes pontos:

  1. Quais os tópicos que vocês têm mais dificuldade no estudo para esta certificação?
  2. Quais assuntos gostariam de ver na forma de posts, aqui no blog?
  3. Os desafios semanais ajudam em seus estudos?

E quaisquer outros comentários, claro!

Discussões abertas!!! Quero ver MUITOS comments!

Um abração,

Marco.

PS: Retirei o gravatar dos posts pois eles haviam sido colocados para valorizar os posts dos colabs. Como os colabs “sumiram”, não existe mais razão para deixar o gravatar (já que só eu tenho escrito no blog 😉 ).



Comente usando o Facebook!
0
0

38 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. douglasedu

    Olá Marco,

    Eu sou um aspirante a tirar a certificação CCNA, já estou na etapa final dos estudos e em breve prestarei a prova 640-802.
    Realmente deve ser um desafio e tanto manter este blog. Vamos dizer que este blog está servindo e bastante para a progresso dos meus estudos e servindo como estímulo também pois diariamente eu vejo os novos posts e acesso os fóruns para pegar alguma dica, e acredite eu sempre encontro algo que estou com dificuldade. Seja através do fórum ou através dos desafios.

    Creio que seria interessante ter mais vídeo aulas estilo CBT Nuggets, pois somente a demonstração de IPV6 já me ajudou e muito a entender e fixar o conceito, mesmo que tenha uma área “Para Assinantes”.

    Acho que é isso e parabéns pelo BLOG.

    Abraços

    Douglas

    0

    0
  2. ACJ2008

    Olha Marco tenho dificuldade na parte de IPs e Subnets se possivel voce poderia fazer um video explicando isto em detalhes, sempre me confundo com estas coisas.

    Ate mais Armando!

    0

    0
  3. wise

    Fiz os modulo 1 e 2 na fundaçao bradesco em osasco com o prof Antonio, me chamarao para o mod 3 porem eu nao fui pois nao conseguia entender quase nada, o prof tem uma metodologia de ensino muito ruim para o aluno. Nesses dois modulos minha maior dificuldade é com subredes e protocolos de roteamento.

    0

    0
  4. cassiomarcel

    Marco,

    Acada dia que passa eu me surpreendo mais e mais com você.
    Você é uma pessoa que esta mais preucupado com as pessoa do que com você mesmo isso mostra cara que tudo o que ja tem conquistado e ainda vai conquistar é pouco.

    Marcos que Deus lhe abençoe .

    0

    0
  5. Arthur Moreth

    Marco,
    Eu tenho uma dificuldade muito grande na parte de IP´s e Subnneting também, mas no que diz respeito a classes A e B, por que a maioria dos exemplos são sempre com IP´s de Classe C. Acho também que uma video aula seria uma ótima…
    Os desafios estão otimos, ajudam muito.

    Grande Abraço

    0

    0
  6. Marcio §åMµ®å¡

    Olá Marco,

    Trabalho na área de redes de dados a pouco tempo. Sou oriundo do suporte de hardware e software, e fiz algumas coisas relacionadas à desenvolvimento. Na empresa onde trabalho hoje, já realizei alguns serviços cujo “conhecimento necessário” exigido era CCNA e até que me sai bem, já rodei alguns script’s em router’s e switches Cisco. Desde que ingressei no blog, e até antes de fazer parte mesmo, sempre procurei por suas vídeo-aulas. Como o amigo do post 2 comentou, acredito que muitos que frequentam o blog tem dúvidas do tipo (post 2). Particularmente, procuro por vídeo-aulas e conteúdos como o “Redistribuição de Rotas” que, apesar de não fazer parte do curriculo CCNA acrescentam bastante… Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho e pedir que continue sempre assim.
    E quanto aos desafios semanais, nunca postei uma resposta sobre eles, mas sempre que posso faço os exercícios propostos e acredito que ajudam bastante.

    Abraço.

    0

    0
  7. Fabio Santos

    Marco,

    Eu sei que já deve estar careca de ouvir (ler) isto, mas, de qualquer forma, parabéns por sua abnegação com o blog. Eu tambem sou aspirante a CCNA e acho que depois de ter perdido na prova duas vezes por poucos pontos, meu problema é mais crítico (risos) do que apenas um ponto fraco. Mas, tá tudo bem por que na minha atividade aqui da empresa lido com uma miscelânia de marcas e modelos, bem como equipamentos de rede, de sistema de energia, relés microprocessados, plc, rádios, bla, bla, bla etc… Entretanto, ver um post sobre segurança de redes cisco cairia muito bém.

    Um abraço, estou ancioso pelo ambiente EAD!

    0

    0
  8. Alexandre Avelar

    Parabéns pelo Blog. Não o abandone. rs…

    Minha maior dificuldade é lidar com conceitos e particularidades que não uso no dia-dia. Ex. Particularidades de protocolos, características, configurações específicas, etc.

    Em se tratando de subnet, parece que da noite pro dia deu um “click”. Eu tinha dificuldade extrema, aí do nada entrou na cabeça por osmose e não saiu mais. Foi assim também com Wildmask.

    Portanto, posso ler e reler sobre OSPF, NAT, ACL (ex), mas se aparece um LAB, sinto dificuldade na hora da configuração. complicado.

    Abraço a todos.

    0

    0
  9. wise

    Marco

    Por onde anda os caloboradores?

    0

    0
  10. Carlos Eduardo

    Boa tarde a todos

    bem sobre alguns assuntos que ainda tenho uma certa dificuldade e sobre protocolos wan , estou me preparando para a prova 801 pois acabei de concluir o netacad e em alguns exercicios sobre o assunto sempre acabo errando em alguns detalhes falta so solidificar por isto vou estudando pelo seu livro que alias muito bom .
    E acho essencial os desafios pois solidificam ainda mais o conhecimento , uma otima forma de praticar

    []´s

    0

    0
  11. fblessed

    Bom estou no meiado do curso e até o momento não tive tantas dificuldades como achava que teria, mas ainda estou para passar por algumas “pedreiras” pelo que me disseram, como Access List. Agora com certeza a maior dificuldade que eu tive foi com endereçamento, eu me lembro de um exercício que o instrutor passou com uma topologia e um endereçamento class B e eu tinha que distribuir os ips no packet tracer. Nunca vou me esquecer daquela madrugada acordado lutando contra aquele maldito pop up “the network overlaps with FastEthernet0/0”. Tive pesadelo com aquilo.E os desafios da semana ajudam sim com certeza Marco.

    0

    0
  12. Fabio Farias

    Caro Marco.

    Minhas maoires dificuldades são: IPs e subnetting, classless, classful e access-list.

    Grande abraço e parabéns.

    Att,

    Fabio Farias

    0

    0
  13. Rodrigo Farias

    Marco,

    Posts compactos com explicações objetivas e breves e exemplos práticos são “show de bola”. Sou fã desse tipo de post aqui, que inclusive têm muitos.. rs

    0

    0
  14. adrofata

    Eu estou me preparando para realizar a prova agora dia 30 (640-801), o que mais me atormenta são os conceitos que tenho dificuldade para assimilar mas o mais cruel é ACL, isso é um tormento…

    Abraço á todos!!!

    0

    0
  15. adrofata

    Opa!!

    Obrigado Marco, vou começar a estudar agora esse material!!

    0

    0
  16. cfeitosa

    Marco, creio que este blog é e sempre será de ótima ajuda para todos e para quem está se ingressando na área, fico feliz por sua postura e sua didática e o mais importante pelo seu esforço, todos sabemos o quanto é dificil carregar todo esse trabalho sozinho te parabenizamos por tudo que tenha feito para que as dificuldades do dia-a-dia temos o nosso blog ao nosso lado.

    Abraços!!!

    0

    0
  17. juniorrossetto

    Marco,
    O blog está de parabéns com os assuntos abordados para o exame CCNA, desde que comecei a ler diariamente tem me ajudado muito com os conceitos abordados.
    Acredito que um “resumão” seria interessante, pelo menos para ajudar a relembrar conceitos de protocolos, roteamento vlsm etc.
    Você está de Parabéns com o trabalho!!
    Grande abraço

    0

    0
  18. alcantara_jp

    Antes de mais nada, gostaria de dizer que todo o sacrifício feito pelo Marco vale muito a pena para a gente e reconhecer que este espaço tem sido importante na minha preparação para o CCNA. Importante não só “didaticamente” falando, mas principalmente quanto a visão real da área. Por issso acho que essa poderia ser uma parte interessante em ser mais explorada, “visão da área de TI”.
    Agora, respondendo as perguntas:

    1. Quais os tópicos que vocês têm mais dificuldade no estudo para esta certificação?
    R: Minha maior dificuldade foi na compreensão de algumas tecnologias Wan, como o Frame-relay – estudo para fazer a 640-801, fui netacademy. Como dificilmente um CCNA cuida da parte Wan da rede, achei esse o ponto mais difícil de ser implantado no dia-a-dia e de maior dificuldade para visualizar os problemas.

    2. Quais assuntos gostariam de ver na forma de posts, aqui no blog?
    R: Sei que esse é um blog voltado mais para a parte técnica, mas acho que uma coisa importante para quem está começando é ter uma visão real de como está e/ou é o mercado de trabalho na área de TI/Redes, e que isso poderia ser mais explorado. Na parte técnica, o blog está acima da expectativa até do leitor mais detalhista.

    3. Os desafios semanais ajudam em seus estudos?
    R: Muito. É a hora que saimos do teórico e partimos para a prática (na medida do possível). Encaro os desafios como uma tarefa dada pelo supervisor, tipo um problema que está dando na empresa e que preciso resolver. Sem contar que é legal ver cada um dando seu ponto de vista, discutindo e tentando resolver resolver o problema.

    Marco, tenho muito a agradecer a este blog por todo o conteúdo dele. Porém o que mais legal é ver que o autor realmente participa com posts e respondendo nossas questões no fórum.

    0

    0
  19. Eron Melo

    Bom Dia!!!!!
    Tendo, também, parte da maioria dos comments acima, respondo os pontos propostos:

    Quais os tópicos que vocês têm mais dificuldade no estudo para esta certificação?
    Fiz o curso ADMINISTRAÇÃO DE ROTEADORES E SWITCHS CISCO – PREPARATÓRIO CCNA no final de 2008. Aprendi muito(levando em consideração que não sabia nada) e sigo aprendendo(principalmente pelo blog) e as minhas maiores dificuldades são os protocolos de roteamento. Preciso sedimentar mais isso. Já colhi bastante do que preciso referente aos protocolos no blog.

    Quais assuntos gostariam de ver na forma de posts, aqui no blog?
    Em concordância com a resposta acima, Protocolos de Roteamento!!

    Os desafios semanais ajudam em seus estudos?
    AJUDAM E MUITO. Principalmente pelas respostas que são cada vez mais detalhada.

    Agradeço a Deus por existir pessoas como o Marco, Ferrugem dentre outros que tive oportunidade de conhecer aqui no blog.

    Como já disse, não desejo a vocês sucesso, pois, o sucesso, já é uma realidade em vocês. Então desejo muita saúde para viver todo esse sucesso!!!!

    Abs,
    Eron Melo
    Aspirante CCNA

    0

    0
  20. ferrugem

    Junior / Pessoal,

    Além dos artigos de ACL citados pelo Marco e de diversas outros posts que certamente irão lhe ajudar a resolver diversas dúvidas rumo ao CCNA (Utilizem a ferramenta de busca!), recomendo a leitura dos seguintes posts criados pela Márcia Guimarães, que como descrito por ela são: “.. uma série de perguntas e respostas básicas para esclarecer e reafirmar conceitos elementares, mas que em um dado momento podemos nos confundir, um efeito colateral quase certo após toneladas informações absorvidas.”

    1 – Perguntas Básicas, Respostas Básicas – INTERNETWORKING
    2 – Perguntas Básicas, Respostas Básicas – TCP/IP

    3 – Perguntas Básicas, Respostas Básicas – GERENCIAMENTO DE REDE
    4 – Perguntas Básicas, Respostas Básicas – ROTEAMENTO

    Os desafios que são postados aqui (praticamente) toda semana, sem dúvida nenhuma nos auxíliam no reforço do aprendizado, é como se estivessemos fazendo um grupo de estudos sobre o assunto abordado na questão, com tutoria!!!

    Tenho certeza, que apesar de muito já estar sendo feito por aqui neste sítio, muitas coisas ainda estão por vir.. E sem sombra de dúvidas com o auxílio de todos nós, o Marco, grande percursor de tudo isso, poderá e conseguirá fazer muito mais!!! 😉

    Um forte abraço e todos e “vamos que vamos”!!!
    Felipe Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  21. zumlp

    1)Quando eu fiz a prova, eu tive dificuldade pra configurar o NAT, suei viu, talvez por não ter praticado muito. É essa parte de NAT, ACL. Não tem como estudar sem praticar. Bom essa foi minha dificuldade quando fiz a prova, talvez por dedicar mais tempo a assuntos que gostava mais, como a parte de roteamento. Uma coisa que aprendi foi que é legal dividir o tempo com metas e tudo mais, funciona bem melhor, você não fica num determinado assunto por muito tempo. Isto esta sendo útil ao BSCI 🙂

    2) Acho que seria legal fazer uns LABs pegadinhas :), não sei se já tem. Quem está postando mostra o cenário no Dynamips e as nvram(configs) de cada equipamento para implementação. Feito isso o pessoal tenta descobrir o problema no cenário.

    3)Não tem coisa melhor que os Labs e desafios que são postados no blog, na minha opinião eles criam o “feeling” para fazer o troubleshoot, você vai lá e implementa no PT ou dynamips e vê o circo pega fogo :). Muito bom

    Marcos tenho muito a agradecer pelo blog, ajuda a gente bastante em vários assuntos. Gosto bastante dos comentários sobre o mercado de trabalho e do chat “santo” ao lado que muitas vezes ajuda muito as nossas vidas.

    Abs.

    0

    0
  22. alcantara_jp

    Ferrugem,

    O link para a opção 2, “Perguntas básicas, respostas básicas – TCP/IP” está apontando para esse post.

    0

    0
  23. Flávio

    Venho me preparando a um ano para o exame de certificação CCNA, passei pelo Netacademy, o que pra mim foi um divisor de águas, pois eu era completamente leigo sobre o assunto. Recentemente participei do curso preparatório promovido pelo Marco; muitas dúvidas foram sanadas e creio que o mais complicado no exame é decorar conceitos específicos sobre os protocolos de roteamento, raciocínio rápido para solucionar as perguntas sobre endereçamento e no meu caso ISDN, pois vou prestar o exame antigo, o assunto é muito detalhado e é disanimador estudar algo que provavelmente nunca vou usar.
    Gostaria de ver aqui no blog algo sobre PPP, ou talvez alguns cenários, desafios sobre VLSM, Subnets ou mesmo roteamento e ACLs, pois dessa forma fica muito mais claro.

    0

    0
  24. ferrugem

    Links para os artigos da Márcia, com Perguntas Básicas e Respostas Básicas:

    1 – Perguntas Básicas, Respostas Básicas – INTERNETWORKING

    2 – Perguntas Básicas, Respostas Básicas – TCP/IP

    3 – Perguntas Básicas, Respostas Básicas – GERENCIAMENTO DE REDE

    4 – Perguntas Básicas, Respostas Básicas – ROTEAMENTO

    Abraços e bons estudos,
    Felipe Ferrugem!!!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  25. edersonwill

    Ola pessoal.
    Marcos, eu gostaria de lhe dar os parabens pelo ótimo livro CCNA 840-602.
    Informo a todos que passei no CCNA na ultima Sexta-Feira dia 17/04/2009 usando apenas o conhecimento prático que ja possuia e o conheciumento teórico adquirido no livro do Marcos.
    Eu recomendo o livro a todos. é um excelente guia para estudos.

    OBs. Li e Reli o livro 5 vezes em menos de 2meses.

    T+.

    0

    0
  26. Marco Filippetti

    Obrigado à todos pelos feedbacks! Aproveito para informá-los que já estou trabalhando em uma vídeo-aula sobre endereçamento IP / Subnetting, já que este ainda parece ser o “bicho-papão” por aqui 😉

    Abs!

    Marco.

    0

    0
  27. Alex

    Marco,

    Já tenho certificação CCNA, mas não estou trabalhando com redes IP, acabei indo para a área de Storage, mas na época que estava estudando e ainda hoje quando revejo algumas coisas os assuntos mais difíceis para mim eram NAT e ACL.

    Abs,

    Alex

    0

    0
  28. Jamenson Nunes

    Galera,

    dos temas o que mais tenho algum tipo de dificuldade é em sub-redes.

    abraços..

    0

    0
  29. Victor

    Marco,
    estarei começando um curso para certificação CCNA esta semana,são 4 finais de semana, utilizando o perioro da manhã e tarde. Será muito cansativo, porem estou determinado a tirar minha certificação.Já vinha estudando antes e a empresa irá arcar com o curso, vou aproveitar e passar na prova….

    0

    0
  30. Marina

    Ola Macos, mais uma iniciativa show de bola!!

    bom o que mais tenho dificuldade e com subnet, sei fazer os calculos e os compreendo rsrsr eu acho porque quando vou destrinchar os hosts validos de um intervalo nao consigo fazer, principalmente nas classes A e B. Ja tive respostas imediatas no blog mas ainda nao consegui entender e saber isso e impar para a prova.

    Outro topico que pega sumarizacao

    espero que essa sua ideia venha logo, ja estou no aguardo para poder entender subnetting e marcar este capitulo como entendido, ufa!

    Desafios semanais? todos so tem a agregar bons conhecimentos e um belisso tira duvidas, estou apredendo muito. Passar pelo blog todos os dias ja e rotina dos meus estudos porque sempre tem algo que nos alimenta rsrsr.

    0

    0
  31. Marcelo Costa

    minha maior dificuldade é tbm o meu maior defeito, falta de disciplina pra estudarr… =/

    0

    0
  32. Alexandre Lima

    Atualmente eu não estou conseguindo conciliar familia, cachorro, filha, mulher e acesso ao blog devido as maratonas de estudos pro CCNA.
    As vezes eu acho que exagero nos estudos, fico horas fazendo exercicios, viajando em subnetting, possibilidades de subnetting… rotas, calculo ip, ospf….etc…etc..
    Eu não sei, se eu tenho algum problemas de entender ou se o CCNA é tão complexo mesmo.
    Não conheço muita gente no blog, e soh acompanho alguns post sobre novidades do mercado cisco, mundo…tudo de redes ao redor desse planeta tudo o que vc divulga.
    Mas a lei da atração existe mesmo, depois que participei da primeira turma do Marco Filippetti fui chamado na fundação Bradesco, e graças a Deus o livro e o curso do Marco estão me dando animo para as perguntas sem resposta, pq se dependesse do instrutor da fundação Bradesco tava lascado.
    Atualmente estou desempregado e aposto todas as minhas fichas em redes de computadores e telecomunicações e espero não me decepcionar e ainda luto em acreditar que não estou indo em direção errada eu espero mesmo é que isso seja o negocio da minha vida.

    Graças ao bom Deus encontrei pessoas como vc Marco e blog que fortalece essa legião de aspirante do CCNA esclarecendo dúvidas etc..etc..e motivando sempre!

    Por enquanto soh tenho que treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar..treinar…treinar….!

    Muito Obrigado Marco e só tenho agradecer até este momento.

    E que venha a video aula!!!!!!!
    Salve o Marco Filippetti

    0

    0
  33. rafaelbn

    Marco e Galera,

    Tirei meu CCNA em 2008. Na época era da área de suporte a servidores. Quando estudei utilizei os livros da Cisco Press e as video-aulas do CBT Nuggets.

    Vi que o pessoal tem bastante dificuldade com subnetting. Acho que essa dificuldade é grande pois apesar de ser um conceito, você não o decora.
    O grande segredo de subnetting é a prática! Não adianta ficar só na teoria. Tem que pegar o papel e o lápis e ficar fazendo cálculos binários loucamente!

    Ná época de meus estudos vi umas 4 ou 5 maneiras de fazer esse tipo de cálculo. Acho que o importante não é como, mas sim qual você se identifica mais! Estamos falando de matemática em sua essência! Existirá sempre diversas maneiras de fazer o cálculo. Basta você compreender e treinar exaustivamente.
    Lembro que quando estava estudando, baixei uma apostila (coloquei até no HD do blog) com umas 100 páginas e ficava fazendo os cálculos no trajeto para o trabalho. A chave para o sucesso na prova e o entendimento de subnetting pra mim foi este: Prática, prática e prática!

    Fica a dica!
    Testem vários métodos de subnetting e depois pratiquem exaustivamente! Subnetting é matemática e matemática é prática!

    Abraços a todos!
    Rafael Bianco

    0

    0
  34. MOSCA

    Minha maior dificuldade está em fazer os calculos de ip, mascara, transformar binario em hexadecimal… e vice versa

    0

    0
  35. cesaraug2008

    Como iniciei o Curso CCNA no início de Março, ainda não me deparei com algo tão complexo, embora tenha acompanhado os assuntos relevantes abordados aqui. Espero, que o blog continue, pois tem sido de grande relevância para a comunidade Acadêmica.

    0

    0
  36. lyon

    Ola Marco,

    Parabéns pelo blog, livro ccna 4.1 e suas iniciativas!
    Sinceramente, até o momento nunca tive problemas com subnet, mas queria entender melhor CIDR. Eu acho que entendi, tendo a leitura apenas do seu livro. Vc poderia colocar esse assunto no video sobre subnet.

    abraços

    0

    0
  37. dmulder2004

    Meus amigos,

    Estou fazendo o curso de CCNA e este blog tem me ajudado muito. Tenho algumas dificuldades em endereçamento IP e Subredes. Teria como fazer umas aulas focadas nesse assunto?
    Parabéns pelo blog!

    Abs
    Daniel

    0

    0

Deixe uma resposta