«

»

abr 24 2009

[CCNA] Desafio 1 da Semana 4 – Abril de 2009

Depois de um tempinho de “folga” nos desafios, segue um para fazer vocês pensarem…! Como sempre, peço que não se acanhem, e que evitem apenas postar as alternativas em suas respostas. Elaborem-nas! Apenas assim vocês aprenderão, de fato!

Bom trabalho!

Marco.


Um administrador de redes está configurando OSPF nos routers apresentados no diagrama abaixo. O processo OSPF foi inicializado e as redes foram configuradas na área “0”, como mostra a figura. O administrador da rede tem várias opções de configuração do RouterB para garantir que ele será o escolhido como DR (Designated Router) para o segmento de LAN representado pela rede 172.16.1.0 /24. Quais medidas poderiam ser tomadas para que isso ocorra?deafio23-04.jpgA) Configurar o valor de prioridade da interface F0/0 do RouterB para um valor mais alto que qualquer outra interface no segmento em questão

B) Alterar o router ID por meio da configuração do IP 172.16.1.130 /24 na interface F0/0 do RouterB

C) Configurar uma interface loopback no router B com um endereço IP mais alto que qualquer outro endereço IP em qualquer outro router da rede

D) Alterar a prioridade da interface F0/0 do RouterB para “0”

E) Alterar as prioridades das interface F0/0 dos RouterB e RouterC para “0”

F) Não é necessário configurar mais nada



Comente usando o Facebook!
0
0

63 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Diogo Gaglioni

    Alternativa F. Porque se a interface com o ip 198.18.0.101/15 estiver UP o OSPF irá assumir esse IP como Router ID, e esse router será elegido como DR pois é o IP mais alto conhecido entre os routers dessa area. Se no caso ela estiver down as alternativas A e C seriam as mais cabiveis no caso. Bom acho que é isso vlw !

    0

    0
  2. Luiz Fernando

    A e C.

    0

    0
  3. Jose Alexandre

    Pelo que vejo a letra A e C seriam as melhores. A letra B não pq o primeiro quesito para eleição do RD é a prioridade da interface e colocar um ip com endereço maior não adiantaria somente se ouvesse empate entre as prioridades mais isso não esta explicito na questão. A D também não pois o router B não poderia se eleger a RD com a prioridade 0 e a E os routers B e C com prioridade 0 tornaria o router A o RD da lan.

    A letra A esta correta pq o router como maior prioridade em uma network lan se torna o DR, a C também esta correta pq a interface loopback é uma interface virtual que estara sempre ativa(a não ser que seja desligada) e com a prioridade maior o router B se tornara o RD.

    Espero estar certo.

    Abraços
    José

    0

    0
  4. Vagner

    A e C. O router com maior prioridade é eleito DR, em caso de “empate” o que tiver o maior Router ID é eleito DR.

    0

    0
  5. Eron Melo

    A e C estão corretas. Concordo com o José Alexandre. Caso tenha que escolher apenas uma escolheria a C pois acho mais viável forçar a eleição do router B como DR pela LoopBack.

    0

    0
  6. Fábio Lima

    A) CORRETA porque a prioridade é um dos métodos para eleição do DR no OSPF.

    B) ERRADA pois mesmo alterando o RID do Router B seria menor que de outras interfaces.

    C) CORRETA, este também é um dos métodos para eleição do DR, esse é o mais recomendado, pois, a interface loopback por ser uma interface lógica nunca fica down

    D) ERRADA, isso colocaria o Router B como Drother e não participaria da eleição.

    E) ERRADA, como na anterior, isto colocaria o Router B e C como Drother, e eles não participariam da eleição do DR

    F) ERRADA, se não for feito nada, o Router C será o DR, visto que tem maior RID, considerando que as prioridades são as mesmas em todos os routers.

    Como a pergunta diz: Quais medidas…

    Fico com as respostas A e C.

    Abs

    Fábio

    0

    0
  7. raffa_09

    Analisando todas as respostas cheguei seguinte conclusão:

    Letra A: Correta. Porque o valor de prioridade é o primeiro parametro a ser utilizado na escolha do DR e o router com prioridade mais alta será o eleito DR para o segmento.
    Letra B: Correta. Levando em consideração que por default as prioridades estão todas configuradas como 1 o parametro a ser utilizado na escolha do DR será o Router ID que é o IP mais alto configurado no Router por isso se alteramos o endereço IP para um que tenha o maior valor no segmento isto garantirá, nestas condições, que o router em questão seja eleito DR.
    Letra C: Correta. Levando em consideração também que as prioridades são as defaults (1), se configurarmos uma interface loopback no router B que possua um endereço IP mais alto do que qualquer outro configurado neste segmento, garantiremos a eleição deste router como DR.
    Letra D:Errada: Se configurarmos a int fa 0/0 do router B para 0 estaremos excluindo-o do processo de eleição do DR.
    Letra E: Errada: Se alterarmos as prioridades das interfaces fa 0/0 dos routers B e C para 0 estaremos excluindo estes roteadores do processo de eleição do DR e garantindo a eleição do router A como DR.
    Letra F: Errada. Novamente levando em considerção que as prioridades estão configuradas com default, como o router B na interface fa 0/0 possui o menor valor de endereço IP do segmento não garantiremos a eleição do router B como DR para este segmento.

    0

    0
  8. Grall Fernandes

    A interface LoopBack nao precisa de ter IP mais alto que qualquer outro endereço IP em qualquer outro router da rede para ser RID, basta configura a interface loopback.
    ex:routerC(config)interface loopback0
    routerC(config-if) ip address 1.1.1.1 255.255.255.255

    IP 1.1.1.1 mesmo sendo menor que os outros nas diversas interfaces.
    Corrige-me se etiver errado

    0

    0
  9. Flávio

    Parece que a dúvida maior é em relação a alternativa B, creio que neste segmento de rede o IP mais alto seria o 130, portanto creio que as alternativas corretas são A, B e C.

    0

    0
  10. alcantara_jp

    Conceito:
    Para eleição do DR, os roteadores trocarão pacotes “hello” entre si. Aquele que possuir maior valor de prioridade (default = 1) será eleito o DR. Em caso de empate, o RID (valor do maior IP configurado nas interfaces de cada router) é utilizado para desempatar e determinar quem será o eleito, o maior fica com o “cargo”. Caso haja interface loopback configurada, o ip dela será usado como RID, independente de ser o maior configurado no roteador. Se existir mais de uma loopback, a com maior valor IP será o RID. Para retirar um router do processo de seleção de DR, basta configurar o valor de prioridade para 0 (zero).
    Com esse entedimento, respondo que as opções corretas são as letras A, C e F.


    Justificativas:
    A – Correta: Elevando o valor de prioridade da F0/0 do RouterB, este seria eleito pois o primeiro critério para seleção do DR é o maior valor de prioridade.
    B – Errada: Considerando que todos estão com o valor de prioridade default (como não foi mencionado, deve-se assumir o padrão), o desempate seria feito através do RID de cada router. Ao alterar o IP da F0/0 do RouterB para 172.16.1.130/24 esse não seria seu RID ainda, uma vez que o IP da sua outra interface é maior. Não altera o cenário.
    C – Correta: Assim como na letra B, assume-se que o valor de prioridade é o default. Assim o DR será eleito no desempate, maior RID. Como foi configurada uma interface loopback, o ip dela é o RID do router, independente de ser maior ou menor que os demais ips configurados nos mesmo roteador. E como a questão deste explícito que esse ip configurado é MAIOR que qualquer outro endereço configurado nos demais routers.
    D – Errada: Fazendo isso o RouterB passa a ser DROTHER, não participando da seleção DR/BDR.
    E – Errada: Mesma situação da letra D, acrescentando o RouterC no mesmo estado.
    F – Correta: Caso não seja efetuada nenhuma configuração, mesmo assim o RouterB será eleito o DR (assumindo que o valor de prioridade é o default), pois o seu RID (o maior valor IP configurado no Router ou uma loopback) é o mais alto – 198.18.0.1.

    0

    0
  11. cassiomarcel

    No meu ponto de vista é resposta A e C.

    A eleição do DR usa o datagrama hello enviado por cada um dos routers presentes na rede e o router com maior prioridade sera eleito.

    0

    0
  12. tatiana

    Opção A : Configurar o valor de prioridade da interface F0/0 do RouterB para um valor mais alto que qualquer outra interface no segmento em questão.

    Não seria legal configurar como loopback e com endereço IP mais alto que qualquer endereço porque com sistema de prioridade já tem vantagens na identificação e resolução de problema.

    0

    0
  13. gudines

    A, C e F
    A) CORRETO. Mudando o “IP OSPF Priority” do Router B para maior do que as outras interfaces causa ele como DR.
    B) ERRADO. Nao faria efeito, o maior IP neste caso continua sendo o Router B (198.18.0.1), que será o DR.
    C) CORRETO. O OSPF pega por default a interface loopback como router-id, e sendo um IP maior que qualquer da rede, será eleito o DR.
    D) ERRADO. Isso fará o Router B sair da disputa de eleição de DR.
    E) ERRADO. Isso fará o Router B sair da disputa de eleição de DR.
    F) CORRETO. O maior IP de todos os Routers pertence ao Router B que será eleito DR: 198.18.0.1

    0

    0
  14. Alexandre Avelar

    A) Correto. Valor de prioridade maior garante a “eleição”.
    B) Errado. Na área existem IPs maiores.
    C) Correto. Caso as prioridades sejam default, neste cenário, loopback configurada garante “eleição”.
    D) Prioridade 0 tira o router da “disputa”.
    E) Prioridade 0 tira o router da “disputa”.
    F) Se nada for configurado, o DR será o router C, pois tem o mairo IP no segmento.

    A maior dúvida é em relação à interface do router B fora da área 0. Ela participa ou não da eleição?

    0

    0
  15. reisimoes

    Para reduzir a quantidade de trocas de informações de roteamento entre vários vizinhos na mesma rede, os roteadores OSPF elegem um roteador designado, ou designated router (DR), e um roteador designado de backup, ou backup designated router (BDR), que atuam como pontos focais para a troca de informações de roteamento.
    Em um segmento de rede multiacesso com broadcast, muitos roteadores podem ser conectados. Se cada roteador estabelecesse adjacência completa com todos os outros roteadores e trocasse informações de link-state com todos os vizinhos, haveria uma grande sobrecarga.
    A solução para essa sobrecarga é eleger um roteador designado (DR). Esse roteador fica adjacente a todos os outros roteadores no segmento de broadcast. Todos os outros roteadores do segmento enviam suas informações de link-state para o DR. Este, por sua vez, age como porta-voz do segmento. O DR envia informações de link-state para todos os outros roteadores do segmento usando o endereço de multicast 224.0.0.5 para todos os roteadores OSPF. (Elege-se um segundo roteador como roteador designado de backup (BDR), para assumir as funções do DR se ele falhar).
    Para garantir que tanto o DR quanto o BDR verão os link-states enviados por todos os roteadores do segmento, usa-se o endereço de multicast de todos os roteadores designados, 224.0.0.6

    Sendo assim as alternativas A, e C, são corretas, pois:

    A interface que relata a maior prioridade para um roteador garante que ele se torne o DR.
    Neste caso torna-se a Alternativa A válida.

    Quando as prioridades OSPF são iguais, a eleição do DR é decidida pelo ID do roteador. O roteador de maior ID é selecionado.
    Porém na área selecionada existe a classe de IP 192.168.x.x, (vendo que na figura, o IP 198.18.0.101/15 não faz parte da área). Neste caso torna-se a alternativa B inválida e torna a alternativa F também inválida.

    As prioridades podem ser definidas com qualquer valor entre 0 e 255. Um roteador com a prioridade OSPF mais alta será escolhido para DR.
    Neste caso torna-se a alternativa C válida.

    Um valor 0 impede que um roteador seja eleito.
    Neste caso elimina-se a alternativa D e E.

    0

    0
  16. Raphael Almeida

    Fiz minha prova de certificação ontem e caiu uma questão IGUALZINHA a essa. Infelizmente não passei =( … As corretas são A e C (foi isso que coloquei na prova), mas a fiquei na duvida da letra B. Agora não lembro se a questão exigia duas ou três respostas!

    Aproveitando o espaço, quero dizer que tomem muito cuidado com o tempo, pois eu cheguei na questão 40 faltando apenas 2 minutos para encerrar, ou seja, até a questão 43 eu li, depois foi só no chute faltando apenas menos de 1 minuto para encerrar, eu chutei todas (sem ler) e ainda fiquei sem responder as duas últimas. Acertei 35 questões da prova (pelos meus cálculos, resultando em 62.5% da prova, mas eu precisa de 80%).

    Gostaria de saber se alguém sabe como faço para marcar a segunda prova (por causa da promoção).
    Valeu!

    0

    0
  17. Rodrigo Ribaz

    A resposta A esta correta .

    A resposta C tambem.

    Mas vale lembra que se somente o router b existir uma interface loopback configurada, nao é nescessario ser a maior pq o Ospf entende que se todos o router estiverem com a mesma prioridade a interface loopback tera prioridade sobre eles. Agora se nos outros routers existirem intefaces loopback tambem ai sim para ser o DR deve ser configurado o maior ip na loopback para que seja designado o router DR.

    0

    0
  18. Carlos Eduardo

    respostas corretas com letras

    A- correta – pois seria este o passo a ser escolhido prioridade , sendo que o ideal seria uma interface Loop pois sempre estaria UP , evitando alguns problema quando a Int com maior prioridade estivesse Down
    C- correta – mais parece pegadinha pois no caso como nao ha nenhuma interface loop setada qualquer uma Loop setada mesmo com o menor endereco IP da rede seria eleito se fosse este o quisito para eleicao
    F- correta – no cenario do jeito que se esta o router B ja esta como DR pelo fato de ter o maior router ID da topologia 198.18.0.101

    0

    0
  19. Herbert

    Eu acredito ser A, C e F. Lembrando que o Router ID de um equipamento é a sua prioridade com o seu endereço IP, sendo ele o maior endereço de interface lógica na rede. Se não houver nenhuma interface lógica configurada, será o maior endereço IP de uma interface física no router sem importar em qual segmento este endereço está.

    A = CORRETA = Como todos estão com a prioridade padrão, permitiria o RouterB ser o DR na disputa.
    B = ERRADA = O Router ID do RouterB continuaria 198.18.0.101 porque é maior que qualquer outro endereço IP neste router.
    C = CORRETA = Faria com que a interface loopback seria o Router ID. Assim, teria o maior Router ID do segmento.
    D = ERRADA = “Mataria” o RouterB na disputa pelo DR.
    E = ERRADA = Faria com que o RouterA fosse o DR sem disputa, dificultando a vida do administrador da rede.
    F = CORRETA = Como o RouterB já possui o maior Router ID do segmento, não seria necessário realizar nenhuma configuração adicional.

    0

    0
  20. bodaum

    Resposta A e C.
    A opção F no meu ver não é correta pois aquele interface c/ip 198.18.0.101 não faz parte do processo do ospf.

    0

    0
  21. David Alvarenga

    Simplesmente para ele ser DR… nao precisa configurar mais nada… ele ja eh o DR por ter uma interface com IP mais alto (198.18.0.101) e o BDR desta rede sera o Router C, pois tem o segundo IP mais alto da rede (192.168.11.254)!

    entao respondendo a questao eu so marcaria a Letra F…. pois como falei antes nao precisa fazer mais nada para q o Router B seja o DR… mesmo eu sabendo q as Questoes A e C podem ser verdadeiras…..

    mas pela pergunta, marcaria so a letra F

    abs

    0

    0
  22. Flávio

    Agora fiquei com uma dúvida, o RID é determinado utilizando o maior endereço IP do roteador ou o maior endereço IP de um roteador em um segmento?

    0

    0
  23. Moisés

    vou ficar com apenas F pois o IP 198.18.0.101 é o maior de todos, e já está no RouterB

    0

    0
  24. Jose Alexandre

    A F esta errada pq a questão pede que o Roteador B seja o DR para o segmento da LAN 172.16.1.0/24 e o Router que tem o maior RID dessa LAN é o router A.

    Abraços

    José

    0

    0
  25. marciomoura

    Resposta A,C e E.
    A opção E tambem está certa no meu ponto de vista.

    Abraços.

    Márcio

    0

    0
  26. Thiago Lopes

    A e C corretas.

    F não pode ser, pq não sabemos quais as prioridades configuradas nos routers.

    0

    0
  27. Eron Melo

    Não estou certo disto, mas…
    Não acredito que a letra F esteja correta pois, não posso me basear no IP address de redes distintas, ou seja, as fastethernets 0/0 dos routers estão na mesma rede considerando o subnetmask(/24). Então temos a rede 172.16.1.0 na qual as interfaces 0/0 de cada router está configurada. Mas se pegarmos as interfaces fastethernets 0/1 dos três routers, temos três redes distintas(int 0/1 do router A=192.168.10.0 | 0/1 do router B=192.18.0.0 [está certo?] | 0/1 do router C=192.168.11.0) as quais não fazem parte do processo OSPF. Um outro ponto é que no enunciado ele destaca “… representado pela rede 172.16.1.0 /24”. Portanto, ao meu ver, a letra F está ERRADA.

    Caso eu esteja errado, estou pronto para aprender!!!!

    Abs,
    Eron Melo
    Aspirante CCNA

    0

    0
  28. Flávio

    Concordo com o José Alexandre, a questão pede que o Roteador B seja o DR para o segmento da LAN 172.16.1.0/24, mantenho minha opnião, alternativas A, B e C.

    0

    0
  29. bodaum

    A questão B não é correta pois as lans configuradas nos router A e C são maiores que esse ip que é colocado na resposta.

    0

    0
  30. lyon

    Se for analizar apenas o cenário, só vou de F.
    Porque o router já possiue o maior RID. 198.18.0.101.

    Agora, se realmente eu fosse o administrador dessa rede, vou de A e C.
    Porque!

    A – Um router com prioridade mais alta, assume como DR.
    C – Quando configurado a interface loopback, o router usa preferencialmente essa interface para escolher o RID. Então configurando a loopback com endereço 1.1.1.1 … ele ganhará a eleição, outra coisa importante, como a interface loopback é via software, ela sempre estará up e não haverá inconsistencia na rede.

    Porque não as alternativas…

    B – Mesmo que configure a interface com o endereço 172.16.1.130 /24, ainda ele seria menor que outros endereços e ele não seria eleito o DR.
    D – Alterando a prioridade para 0, essa configuração instrui ao router a não participar das eleições.
    F – Sem comentarios

    Pessoal, lembrando que o router usa o maior ip configurado “nele” para eleição do DR e BDR, não importando se esta no mesmo segmento e nem na mesma subrede!

    abraços

    0

    0
  31. osvaldoneris

    Não sei se alguem já fez esse comentário, pois não li todos os posts… Mas pelo que entendi, referente ao cenário, a interface do routerB que tem o endereço da rede 192.18.x.x está em outra área. Acredito desta forma que não será considerado como informação para eleição de DR. posso estar equivocado.

    0

    0
  32. osvaldoneris

    Corrigindo.. não é rede 192.18.x.x e sim 198.18.x.x . me desculpem.

    0

    0
  33. amarantes2001

    A e C, mas inicialmente responderia A e B…

    0

    0
  34. alcantara_jp

    Achei uma questão praticamente igual a essa em um simulado. A única diferença está na opção da letra E.

    0

    0
  35. Flávio

    Não testei o cenário ainda, porém mantenho a opnião de que a letra B está correta.

    0

    0
  36. Isaias Oliveira

    Gerou dúvida, mas vou ficar com A e C.

    Talvez mesmo que a interface com o ip 198.18.0.101/15 estiver Up ela não estará diretamente conectada a área 0, logo o primeiro critério seria configurar o valor mais alto da interface f0/0 do routerB. E como segundo critério configuraria uma loopback no routerB .

    0

    0
  37. Fabio Santos

    Minha resposta eh a e c. ALterar prioridade da interface ou configurar uma interface loopback.

    0

    0
  38. Alexandre Avelar

    Srs, montei o ambiente no PT, e vi que mesmo a interface estando fora da area 0, o ip dessa interface torna-se o RID do router, ou seja, independente das areas e dos segmentos, o RID é um só.

    FastEthernet0/0 is up, line protocol is up
    Internet address is 172.16.1.123/24, Area 0
    Process ID 10, Router ID 198.18.0.101, Network Type BROADCAST, Cost: 1
    Transmit Delay is 1 sec, State DR, Priority 1
    Designated Router (ID) 198.18.0.101, Interface address 172.16.1.123
    Backup Designated Router (ID) 192.168.11.254, Interface address 172.16.1.125

    A alternativa F está correta.

    0

    0
  39. Flávio

    Realmente a letra B está incorreta!

    0

    0
  40. mjundiai

    Galera,

    Pelo enunciado da questão e pela área em Azul ser considerada a área OSPF 0, creio que não posso levar em consideração os IP´s que estão fora dessa área.
    Sendo assim acho que o IP 198.18.0.101/15 do Router B não faz parte do OSPF 0, portanto as respostas corretas são:

    Letra A–> Considerando a rede do segmento 172.16.1.0/24 (como citado na questão) alterando-se o IP da Fast 0/0 do Router B para 172.16.1.130/24 ela seria o Router ID do segmento e com isso eleito como DR.

    Letra C–> No curso do Netacademy que estou fazendo acabamos de passar pelo capítulo de configuração de OSPF como Single Àrea e espero que nosso instrutor esteja certo.
    Quando temos uma interface loopback configurada na interface,ela assume a função de deixar sempre ativa a interface e com isso garantir o funcionamento do OSPF e com um endereço IP mais alto que qualquer outro na rede também assumiria o papel de DR.

    Abs,

    Marcos.

    0

    0
  41. Edinaldo

    Na minha opnião a alternativa (F) pode ser a mais correta, pois em cada roteador existem 2 ip´s, com isso o roteador ira verificar qual é o maior ip para mandar para a eleição do dr, entao o router B tem o ip maior que é 198.18.0.101, por mais que esse ip esteja em uma serial que nao ira precisar de eleição é esse ip que ele vai mardar para a eleição do DR para os links multiacessos; porem a opçao (A) seria uma boa alternativa para garantir que o router B seja o DR.

    0

    0
  42. Alexandre Avelar

    Srs, a resposta da questão é a letra A e C.
    O router já é o DR pelo RID = 198.18.0.101 mesmo com a interface estando fora da area 0.

    Alterar prioridade vai garantir o DR, caso outro router com RID maior ” entre” ne rede.

    No enuciado da questão, é perguntado o que o administrador poderia fazer para garantir que ele seja o DR. Como ele já é o DR, a outra ação se fazer é configurar loopback, pois ela sempre estará UP.

    F) Errado – o Router já DR, mas há ações para garantir esta eleição.

    0

    0
  43. Cadu

    O AV.AVELAR FALOU QUE MONTOU O AMBIENTE NO PT. O QUE É ISSO? É ALGUM SIMULADOR? ACHO QUE AS CORRETAS SÃO A E C.

    0

    0
  44. Alexandre Avelar

    Cadu.

    PT = Packet Tracer. É um simulador.

    0

    0
  45. adrofata

    Pelo conceito de eleição do OSPF creio que seja a A e a C mesmo as mais corretas.

    0

    0
  46. Flávio

    Pessoal, também montei o lab no PT e realmente, a letra F é a correta!

    RouterB#sh ip ospf interface
    FastEthernet0/0 is up, line protocol is up
    Internet address is 172.16.1.123/24, Area 0
    Process ID 1, Router ID 198.18.0.101, Network Type BROADCAST, Cost: 1
    Transmit Delay is 1 sec, State DR, Priority 1
    Designated Router (ID) 198.18.0.101, Interface address 172.16.1.123
    Backup Designated Router (ID) 192.168.11.254, Interface address 172.16.1.125

    0

    0
  47. Alexandre Avelar

    flavio785. A alternativa F é verdadedeira, mas e se a interface serial do rouer B cair?

    0

    0
  48. rduty

    A e C. O OSPF leva em conta a prioridade para a eleição do DR, portanto, ao aumentarmos o valor da prioridade na interface, forçariamos o processo a eleger o router B como DR. O outro elemento chave é o Router ID, que na verdade é o endereço IP na interface do roteador. Configurando uma interface de Loopback com um endereço IP superior aos outros, tornariamos o Router B DR.

    0

    0
  49. Flávio

    rduty, a letra F é a mais indicada, pois como o RID do router B é o maior, não é necessário configurar nada para que ele seja o DR.
    av.avelar, se a interface serial do router B cair, o BDR assume.

    0

    0
  50. adrofata

    A resposta F até poderia ser correta mas como o av.avelar falou antes, o que está sendo pedido na questão é O QUE O ADMINISTRADOR PODE FAZER PARA GARANTIR QUE O ROUTER B SEJA O DR.Então se forem ver bem a topologia vão verificar que o router B já é o DR porém se entrar algum outro router com um IP mais alto o router B já não vai mais ser o DR, como a questão pede para que façamos alguma coisa para que o router B seja sempre o DR temos que ou aumentar a ID do router ou configurar uma interface loopback com um endereço mais alto possível, assim vamos garantir que o router B seja sempre o DR independente de add outro router com um RID mais alto que ele.
    Temos que nos atentar naquilo que a questão está pedindo.

    0

    0
  51. Herbert

    Adrofata, fazer nada também não é uma decisão tomada, sendo que já está tudo correto ?

    0

    0
  52. adrofata

    Sim é uma decisão tomada porém não atende aquilo que a questão pede.
    O enunciado pede para o administrador GARANTIR que o router B será eleito DR, se simplesmente deixar-mos do jeito que está ele será eleito porém, se adicionar-mos outro router com um RID maior que ele o router B perde a eleição e não fica mais sendo o DR.
    No enunciado ele pede para o administrador garantir que o router B seja eleito DR então, precisamos efetuar as duas configurações descritas nas resposta A e C.
    Agora se não fosse necessário garantir que o router B seja eleito, então poderíamos dexar da forma que está.

    0

    0
  53. Flávio

    Se for para garantir que ele será eleito o DR não é necessário fazer nada, pois o mesmo já está nesta condição.
    O problema não cita que é necessário garantir que o router B seja o DR permanentemente (administrador da rede tem várias opções de configuração do RouterB para garantir que ele SERÁ ESCOLHIDO como DR), será escolhido e não mantido, portanto creio que a opção F é a mais correta, mas não discarto sua opnião, pois a questão é de certa forma interpretativa.

    0

    0
  54. douglasedu

    Boa Noite!

    Bom Desafio para aprender OSPF. Como estive em dúvidas resolvi simular este desafio no Packet Tracer e aliando – se com o conceito para eleição do DR e BDR creio que as respostas corretas são: A , B e C

    Consideração: O desafio proposto está considerando a Rede 172.16.1.0 que está na área 0 Backbone.

    A) Configurar o valor de prioridade da interface F0/0 do RouterB para um valor mais alto que qualquer outra interface no segmento em questão.

    Correto: Se eu configurar a interface fastethertnet 0/0 do roteador B para prioridade 255, como tem a maior prioridade que os outros dois Roteadores será considerado DR. O Roteador C será considerado BDR, pois seguindo o critério de desempate ele tem o maior endereço IP dentre os Roteadores A e C.

    B) Alterar o router ID por meio da configuração do IP 172.16.1.130 /24 na interface F0/0 do RouterB

    Correto: Posso alterar o router-id no Roteador B de duas maneiras a primeira é trocar o endereço ip da interface fastethernet 0/0 do Roteador B, como terá o maior endereço IP ( 172.16.1.130 /24 ) entre os outros dois roteadores será considerado o DR.
    A Segunda maneira é alterar o Router ID na configuração do OSPF:

    router ospf 1
    router-id 172.16.1.130
    log-adjacency-changes
    network 172.16.1.0 0.0.0.255 area 0

    logo será eleito DR pois é o Maior Router-ID e consequentemente o roteador C será o BDR pois é o segundo maior Router-ID.

    Router_b#sh ip ospf interface fastEthernet 0/0
    FastEthernet0/0 is up, line protocol is up
    Internet address is 172.16.1.123/24, Area 0
    Process ID 1, Router ID 172.16.1.130, Network Type BROADCAST, Cost: 1
    Transmit Delay is 1 sec, State DR, Priority 1
    Designated Router (ID) 172.16.1.130, Interface address 172.16.1.123
    Backup Designated Router (ID) 172.16.1.125, Interface address 172.16.1.125
    Timer intervals configured, Hello 10, Dead 40, Wait 40, Retransmit 5
    Hello due in 00:00:01
    Index 1/1, flood queue length 0
    Next 0x0(0)/0x0(0)
    Last flood scan length is 1, maximum is 1
    Last flood scan time is 0 msec, maximum is 0 msec
    Neighbor Count is 2, Adjacent neighbor count is 2
    Adjacent with neighbor 172.16.1.125 (Backup Designated Router)
    Adjacent with neighbor 172.16.1.124
    Suppress hello for 0 neighbor(s)

    Router_A#sh ip ospf neighbor
    Neighbor ID Pri State Dead Time Address Interface
    172.16.1.130 1 FULL/DR 00:00:34 172.16.1.123 FastEthernet0/0
    172.16.1.125 1 FULL/BDR 00:00:38 172.16.1.125 FastEthernet0/0

    C) Configurar uma interface loopback no router B com um endereço IP mais alto que qualquer outro endereço IP em qualquer outro router da rede.

    Correto:Considerando todas as prioridades das Interfaces fastethernet 0/0 default “1” e configurando interface loopback 0 com endereço 192.168.168.168/24 no Roteador B , pelo método de desempate o Roteador B foi o DR pois o IP configurado é maior que dos outro dois Roteadores. Para justificar esta resposta configurei a interface loopback 0 do roteador b para 1.1.1.1/24 e no processo de eleição o DR foi o Roteador C e o Roteador A BDR ( pois respectivamente possuem endereços IP maiores que 1.1.1.1/24 ).

    D) Alterar a prioridade da interface F0/0 do RouterB para “0?

    Errado: Se configurar assim o roteador não entra no processo de eleição de DR

    E) Alterar as prioridades das interface F0/0 dos RouterB e RouterC para “0?

    Errado: Se fizer esta configuração o Roteador A será o DR

    F) Não é necessário configurar mais nada

    Errado: Pois o Roteador B tem o menor endereçamento IP entre os outros dois Roteadores, então o Roteador C seria o DR e o Roteador A o BDR.

    Abraços.

    Douglas.

    0

    0
  55. gustavowt

    Já tive uma questão similar nas minhas provas do CCNA e errei essa questão pois também me limitei a pensar que o OSPF coloca o maior IP da interface que está configurada na área de roteamento como RID, após vizualizar o que tinha errado eu observei que não importa se as interfaces estão ou não configuradas na area do OSPF, o roteador ira marcar o RID do roteador por padrão como a interface com o IP mais alto do roteador.

    Portanto na minha opinião as respostas corretas são:

    A -> Configurado manualmente a prioridade da interface com um numero mais alto que as outras o mesmo será eleito como DF

    C -> Ao configurar uma interface de loopbak no roteador, o mesmo marca automaticamente o IP da interface como o RID e se este RID for mais alto que os outros RID’s da rede o roteador será eleito como DR.

    F-> Analisando esta topologia pode-se ver que o RID do roteador B será 198.18..0.101 e que o mesmo é o RID mais alto da topologia, portanto se nada for feito o router B já será o DR.

    0

    0
  56. Alexandre Avelar

    douglasedu,
    O Router B tem o maior RID por causa do IP da interface serial.

    flavio785,
    Acho que “garantir” é prevenir para que não haja mudanças na topologia. a configuração de loopback pode garantir isso caso a interface serial fique em down.

    aí virou questão de interpretação.

    0

    0
  57. Tiago Morais

    Vou de A e C.

    Abraço galera.

    0

    0
  58. Marco Filippetti

    Pessoal, grande maioria parece ter acertado esta questão, que bom! As alternativas corretas são mesmo a “A” e a “C”. Entretanto, como alguns colocaram (vide comment “10”, por ex.), a alternativa “F” também poderia ser considerada correta, se (e somente SE) tivéssemos certeza que as prioridades são as mesmas (como mencionou Thiago Lopes). Portanto, consideraria como corretas apenas as alternativas “A” e “C” . Muitas justificativas ótimas. Em ordem cronológica, a explicação do pq das alternativas pode ser lida no comment “6” e “26”.

    Parabéns galera!!! Estão afiados!

    Se tiverem dúvidas, postem aqui!

    Abs

    Marco.

    0

    0
  59. douglasfc

    Galera, desculpe voltar neste topico, porem somente agora estou estudando OSPF.

    Tenho uma dúvida.

    Como a prioridade do router é o primeiro critério para a eleição de DRs, a configuração de IP em uma interface loopback,
    nao me garente que que este router seja escolhido como DR, sem antes conhecer as prioridades dos outros Routers. Certo? (ou estou viajando?).

    Caso eu esteja correto, a justificativa para nao considerar a opção F correta, foi exatamente o fato de não conhecer as prioridades dos outros routers.
    Portanto, esta justificativa nao seria valida para nao considerar a opção C correta tambem? Visto que se um outro router tiver uma prioridade maior que o router B,
    a configuração de IP na interface loopback não vai garantir que o router B seja escolhido como DR.

    Desde ja obrigado pela atenção de todos.

    0

    0
  60. claytonreis

    Douglas, boa tarde.

    No desafio as prioridades estão configuradas como default, logo o segundo criterio seria o valor de RID.

    Comos as prioridades estão iguais em todos os routers, o maior RID será eleito como DR.

    abs

    0

    0
  61. douglasfc

    Clayton,

    Esta claro pra mim que se as prioridades forem iguais, o criterio é o RID.

    Porem, no desafio nao está mensionado que as prioridades sao as defaults. Caso as prioridades sejam defaults, a resposta F está correta. Veja o comentário 58 do Marcos. Não sabemos qual prioridade está configurada em cada router. Portanto, no meu entendimento, configurar uma interface loopback nao garante que o router seja DR.

    Abraços

    0

    0
  62. claytonreis

    É realmente este desafio depende da interpretação.

    Mas então Douglas se for seguir a sua linha de raciocinio, somente a resposta A seria a correta?

    abs

    0

    0
  63. douglasfc

    Entao, acho que nao conhecendo as prioridades de todos os routers, a forma mais segura é configurar uma prioridade alta no router que se deseja que seja DR. E mesmo assim não garante 100%.

    Será qeu os mais experientes nao podem dar um pitaco, nesse post ainda?

    Vamos aguardar…se ninguem responder a gente leva pro forum

    abs

    0

    0

Comentários foram desabilitados.