«

»

maio 27 2009

Entrevista: Cassio Gomes – CCIE Systems Engineer – Cisco Systems

Para este tet-a-tet, selecionei um profissional da área técnica, que trabalha em uma empresa que parece ser o sonho de consumo de muitos: A Cisco…! Alguns de vocês devem recordar-se do Cássio. Ele chegou a escrever um post no blog, atuando como colaborador nas horas vagas! Nos conhecemos de longa data…! Tenho uma mania de guardar todos os meus e-mails, e fuçando outro dia, encontrei o nosso primeiro e-mail trocado! Foi em 7/2/2003, sobre um roteador Cisco 2502 que eu havia anunciado no Mercado Livre… 😉 ! Na época, o Cássio havia acabado de certificar-se CCNA e começava a estudar para o CCNP, se não me engano. Pouco mais de 6 meses depois, recebo um e-mail dele dizendo que já havia concluído o CCNP também. Sua evolução foi sempre assim, meteórica!

Abaixo, um pouco da vida deste excelente profissional!

<INICIO>

Cássio, obrigado por aceitar o meu convite para participar da sessão “tet-a-tet” do blog CiscoCertified! Se possível, gostaria que você começasse compartilhando um pouco de sua trajetória, desde o CCNA, até a conquista do CCIE e sua contratação pela Cisco do Brasil.

1) O início

Cássio – Pois bem, o Inicio foi muito interessante…Eu me formei em tecnico de eletronica em 1996, e atuei nessa area até 2002, quando resolvi mudar completamente a minha área de atuação, pois buscava um crescimento professional e também pessoal. Eu estava trabalhando na empresa NCR como técnico de eletrônica em Belo Horizonte, e a NCR prestava serviço na área de Telecomunicações para AT&T, ativação e manutenção em redes com equipamentos Cisco, e tínhamos apenas 1 técnico que atendia essa demanda da AT&T. Claro que este rapaz tinha um salário maior e alguns privilégios, e principalmente o tipo de serviço que ele executava era muito mais interessante do que o que os tecnicos de eletrônica faziam. Então foi quando tudo começou, eu conversei com esse colega de trabalho e ele me orientou a comprar o Livro CCNA (Guia Oficial CCNA – Cisco Press), e foi exatamento o que eu fiz, comprei o livro e comecei a estudar. No principio não entendia muita coisa, mas continuei nos estudos, até que consegui com muito sacrifício fazer um curso de CCNA no Rio de Janeiro, que me ajudou bastante a começar a enteder o que era roteador e switch.

Marco – O que o motivou a seguir na carreira de redes?

Cássio – Após a realização do Curso, fiquei muito motivado a seguir em frente, pois me indentificava e aprendia muito rápido com este tipo de tecnologia, mas também um dos objetivos era a questão financeira, pois acreditava que trabalhando nessa área, poderia ter um bom salário e condições de crescimento.

Marco – Pode nos contar um pouco de sua trajetória em termos de certificações? O que seguiu-se após o CCNA?

Cássio – Realizei o curso de CCNA em outubro de 2002, quando a minha filha tinha apenas 1 mês de vida, fiz a prova do CCNA em 13 de janeiro de 2003, passei com 949 pontos na primeira tentativa. No dia seguinte eu comprei o livro do BSCI (Prova de routing naquela época), e comecei a estudar rapidamente. Então veio um grande presente e reconhecimento pelo esforço, a empresa NCR que eu trabalhava como técnico de eletrônica criou um projeto de Certificação Cisco e como eu havia estudado para o CCNA sem nenhum beneficio da empresa, ou ate mesmo sem eles solicitarem, ela reconheceu esse esforço e pagou todos os cursos da carreira CCNP em um centro oficial de treinamento em São Paulo, sendo assim, realizei todos os cursos do CCNP, que me ajudou muito a melhorar a minha base de conhecimentos na carreira Cisco.

Sendo assim, eu realizei uma prova da carreira CCNP a cada mês:

  • 13/03/2003 – BSCI – Score 755
  • 04/04/2003 – BCMSN – Score 938
  • 26/05/2003 – BCRAN – Score 900
  • 30/06/2006 – CIT – Score 888

Terminando o CCNP em Junho, iniciei os estudos para o CCIE, porém a empresa não mais interessava em CCIE, mas mesmo assim eu continuei, pois sabia que algum momento eu iria precisar e alguém iria pagar as minhas provas. Então veio a primeira oportunidade, em Dezembro de 2003 teve no Brasil o Networkers da Cisco, e como eu já tinha o CCNA e CCNP, a NCR também pagou a minha viagem para este evento. Sempre neste evento existe uma promoção de provas com o custo de US$ 50,00, foi nessa que eu entrei, fiz a inscrição para a prova escrita do CCIE R&S 350-001, e eu iria pagar normalmente, pois a empresa NCR já havia avisado que não precisava de CCIE naquele momento, mas como Deus é muito bom, a NCR resolveu pagar mais uma prova para mim, e como eu não podia decepcionar, no dia 10/12/2003 consegui ser aprovado na minha primeira tentativa com o score de 72, o mínimo era 70 pontos. Sendo assim, comecei o CCNA em Janeiro e conclui o CCIE Written em Dezembro.

Em março de 2004 iniciei os estudos para o CCIE LAB e em 08 de Julho fiz a minha primeira tentativa e NÃO passei, refiz a prova em 01 de Setembro e também não passei, e quando foi 07 de outubro de 2004 concluí o CCIE R&S com o número #13900.

2) A evolução profissional

Marco – Qual seu primeiro emprego na área? Como foi sua evolução profissional, à partir de então?

Cássio – Mesmo já tendo o CCNA, CCNP e CCIE R&S Written, atuava muito pouco nessa área, isso me deixava chateado, pois queria logo largar a área de eletrônica e dedicar na área de network. Após dezembro de 2003, no qual conquistei o CCIE Written, fiquei mais 2 meses na NCR, e em Fevereiro de 2004 entrei na Empresa Microcity, também em Belo Horizonte. E como eu havia ditto, “Alguém vai pagar as minhas provas”, pois a Microcity também montou um plano para obter a certificação Silver da Cisco, e eu fui escolhido para fazer o CCIE, mas isso era um detalhe, pois o que eu mais queria naquela época era mudar o foco de atuação, e foi o que eu consegui, passei atuar somente com a área de Network, trabalhando para uma grande operadora do Brasil em redes MPLS e Internet. Tipo oportunidades de trabalhar em projetos super interessantes, com excelentes profissionais e também a situação financeira foi melhorando consequetemente.

Fiquei quase 2 anos na Microcity, quando resolvi dar um passo maior ainda, me mudei para o Rio de Janeiro para trabalhar em uma operadora de telefonia celular na área de engenharia de dados. Mas por motivos particulars, fiquei apenas 7 meses nessa empresa, e tive que voltar para Belo Horizonte, onde consegui um emprego na BT Communications e fiquei até 2008, em seguida trabalhei 3 meses em uma empresa de consultoria e em Outubro de 2008 entrei na Cisco do Brasil, e voltei a morar no Rio de Janeiro, onde estou atualmente atuando como Systems Engineer – Service Provider.

A evolução profissional ocorre naturalmente, mas depende de muito esforço próprio e dedicação, quando a empresa pode ajudar nesse processo é muito bom, mas nem sempre isso ocorre, então não podemos desistir, temos que continuar perseverando que em algum momento conseguiremos bons resultados.

Marco – As certificações fizeram diferença?

Cássio – Sim, e muita diferença, sempre recomendo aos meus amigos e colegas a estudar e fazer as provas de certificação, sei que muitas vezes colocam polêmicas nesse assunto, mas no final, as empresas precisam de pessoas certificadas, pois isso ajuda muito no relacionamento com os clientes e com os fabricantes, eu vejo isso acontecer muito. Mas claro que, ter a certificação apenas e não ter o conhecimento, é um tiro no próprio pé, pois voce pode até passar no processo seletivo, porém o dia-a-dia na empresa irá dizer o que realmente voce sabe. E isso aconteceu comigo, porém fui muito sincero nas minhas respostas de entrevista.

Conforme falei antes, eu ja tinha CCNA, CCNP e CCIE Written, porém pouca experiência prática, e quando entrei para Microcity, durante o processo de entrevista eu fui bem claro: “Tenho muita teoria e pouca prática, preciso de uma oportunidade para colocar essa teoria em prática”, e o pessoal confiou em mim, pois passei muita confiança no que eu estava falando e consegui a vaga. Mas se eu não tivesse o CCIE Written eu estava for a, pois a empresa precisave de dois CCIE para o relacionamento com a própria Cisco e com os seus clientes, por isso enfatizo, CERTIFICAÇÃO ajuda muito e vale a pena fazer SIM.

Marco – Qual seu papel na Cisco do Brasil?

Cássio – Primeiramente trabalhar na Cisco foi uma realização de um grande sonho, pois um dia, eu sonhei, “queria ser um CCNA”, e eu consegui, e depois sonhei, “queria ser um CCNP”, também consegui, e depois “CCIE é impossível”, mas consegui tmbém, e então eu so esperava o próximo sonho acontecer que era trabalhar na Cisco, e graças a Deus consegui também.

Hoje na Cisco eu atuo como Systems Engineer, também chamamos de Pré-vendas, focado em operadoras do Brasil, tanto de Internet, MPLS, Telefonia Celular e outras áreas. Atuo diretamente com essas operadoras e os Partners da Cisco desenvolvendo projetos e estudando a demanda para estes serviços, estudando e apresentando os Produtos da Cisco, as melhores soluções e melhores práticas. Esse tipo de trabalho exige um estudo muito grandee m Produtos e soluções técnicas, pois precisamos juntamente com o cliente definir os Produtos que eles usarão para atender os clientes das operadoras.

Na Cisco tenho tido grandes oportunidades de aprofundar os conhecimentos em algumas tecnologias e produtos e também conhecer outras tecnologias, isso é muito importante para um crescimento profissional contínuo, mas também as responsabilidades crescem respectivamente.

Marco – Profissionalmente, você passou pela BT, onde atuou como Arquiteto de Soluções, e hoje você atua como Engenheiro de Sistemas para a Cisco do Brasil. Que dicas pode passar para quem um dia almeja trabalhar na Cisco ou em qualquer outra empresa deste porte, nestas funções?

Cássio – Acho que em qualquer área que atuarmos, precisamos ter muita dedicação naquilo que iremos fazer, humildade e muito esforço também são extramamente importante. Trabalhar na BT foi uma experiência muito agradável e proveitosa, tive a oportunidade de trabalhar em um projeto global muito importante no qual consegui desempenhar um bom papel. Creio também que todo profissional precisa ter um relacionamento muito bom com todo time no qual ele trabalha e se possível com maior número de pessoas possíveis, não precisa ser intimo, mas é muito bom conhecer as pessoas, se tornar conhecido pelo trabalho realizado, por ser uma pessoa que pode somar, pensar para frente e ajudar no que for preciso. Sei que todos temos pontos negativos e podemos melhorar, mas temos que fazer com os nossos pontos positivos superem os pontos negativos.

A Cisco é uma empresa muito boa para trabalhar, ela valoriza muito o relacionamento pessoal e a capacidade do profissional aprender e de se adaptar a novas tecnologias, algo que muitas pessoas pensam que para trabalhar na Cisco precisa ser o melhor ou o expert, isso é bom sim, porém eu me lembro que no meu processo de entrevista, falaram muito sobre relacionamento e a vontade de aprender, pois a Cisco investe no profissional e isso é muito bom e realmente acontece.

3) Formação acadêmica

Cássio – Eu me formei em Técnico em Eletrônica em 1996 no Colégio Técnico Polimig em Belo Horizonte. Entrei na Faculdade em 1999 no curso de Sistemas de Informação, mas não conclui. Depois fiz um curso de Processos Gerenciais na Faculdade UNATEC em Belo Horizonte e em seguida POS-Graduação em Gestão de Projetos, que ainda preciso concluir. Realizei muitos cursos na área de Network, isso me ajudou muito na carreira profissional.

Marco – Você foi um cara que correu atrás do prejuízo, certo?

Cássio – Na verdade durante a minha primeira faculdade tive que abandonar devido a vários itens, por exemplo, volume de trabalho e viagens, financeiramente estava complicado, então resolvi priorizar a faculdade da minha esposa, que já estava concluindo, depois mudei para o Rio de Janeiro e após 7 meses voltei para Belo Horizonte, ou seja, complicações normal que as vezes acontecem, mas após essas etapas, consegui concluir o curso superior. Isso ocorreu porque algumas fases foram atropeladas, por isso que hoje sempre recomendo não deixar para fazer amanhã o que pode ser feito hoje.

Marco – Na sua opinião, formação acadêmica é importante, ou apenas ser certificado já seria o suficiente?

Cássio – A Formação Academica é muito importante sim, primeiro que o professional irá aprender muitas coisas importantes, e principalmente as próprias matérias do curso, o relacionamento com as pessoas e o trabalho em equipe serão uteis em um ambiente de trabalho. Recomendo ainda continuar os estudo com POS Graduação, Mestrado, ou até mesmo outro curso superior. Uma coisa que tem que ficar claro é a questão do tempo, não podemos ficar dedicando apenas aos estudos por um longo tempo sem inicar as experiências práticas através de estágio ou trabalhos mais simples no início. Eu me lembro que comecei na área de informática através de um estágio limpando impressoras Epspn LX-810, alguns podem até se lembrar dessa famosa impressora matricial. Outro coisa interessante é cada um identificar o seu estilo de vida e de como aprender as coisas, existem pessoas que estudam muito e gostam de continuar estudando, outras pessoas estudam o suficiente e também aprendem o conteúdo, são as diferença entre nós, por isso não posso afirmar qual a melhor maneira ou regra para atingir o sucesso, mas posso dizer que o estudo é fundamental.

Marco – É preciso saber Inglês?

Cássio – Inglês nessa área de Telecom/Network é fundamental, e foi uma pedra no meu sapato, já fui reprovado em um processo de entrevista por causa do Inglês, e isso me entristeceu na época. Sem inglês eu posso dizer que o profissional está limitado, e pior ainda, ele irá ver outros colegas de trabalho se destacando e tendo boas oportunidades justamente por causa do Inglês.

Vou fazer um comentário comparativo sobre o ingles que ouvi durante um processo de entrevista. Se o profissional não conhece de MPLS, por exemplo, podemos investir em treinamentos, e com 3 meses o profissional já irá saber muitas coisas e irá conseguir desempenhar um bom trabalho, e o crescimento em MPLS sera mais fácil. Mas se temos um profissional experiente em MPLS, preciso investir  no minimo 18 meses de inglês para começar a desempenhar um bom trabalho, sendo assim, as empresas preferem profissionais com Inglês ao invés de experiência prática em alguns casos.

4) O futuro

Marco – Em sua opinião, em termos financeiros, o céu é o limite para um profissional tarimbado, ou é mais complicado ascender financeiramente tendo como foco a área técnica, exclusivamente? Qual seria o melhor caminho para o sucesso profissional e financeiro, do modo como você enxerga?

Cássio – O Futuro só a Deus pertence. Creio que precisamos indentificar as fases da nossa vida. Quando comecei a trabalhar com Cisco, adorava configurar um roteador, participar de uma janela nas madrugas e achava que iria fazer isso para sempre, mas passaram alguns anos, e veio a família, filhos, e outras coisas que vão mudando a forma de pensar. Então, para uma carreira técnica, temos que pensar nas fases seguintes, pois não devemos ficar como técnico para sempre, ao menos não deveríamos. Justamente com a experiência e as certificações vamos galgando novos horizontes e melhores condições de trabalho e financeiras. Creio que não podemos ficar parado no tempo esperando as coisas cairem do céu, se ficarmos esperando, corremos o risco de ficarmos como técnico por um longo tempo, mas por exemplo, através de uma POS ou MBA podemos buscar alguma oportunidade da área gerencial, no qual poderemos ter melhores condições financeiras. Resumindo, temos que plantar no presente para colher no futuro, no meu caso também sempre agradeço sempre a Deus por todas oportunidades que surgiram e eu soube aproveitar.

-*-

Cássio, com isso concluímos nossa entrevista! Gostaria de, novamente, lhe agradecer em nome de todos os leitores deste blog e em meu nome, claro, pela paciência, disponibilidade e abertura. Sabemos que sua agenda é muito restrita, e que participar de algo assim nem sempre é fácil.

Um abração!

<FIM>

Espero que tenham gostado desta entrevista! E aguardem as próximas… estou pensando em fazer em vídeo. Vamos ver se sai 😉 !

Abraços,

Marco.

0
0

55 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Edson


    sinceramente; nem sei o que dizer, estou estasiado!

    Marco ess blog é mto fera, e as pessoas que o compoem são incriveis.
    Nem tenho como explicar como isso me motiva e nem tenho como agradecer!

    Putz! Que massa! Valeu!

    Cássio! Parabéns fera!

    0

    0
  2. Diogo Mendes

    Legal!

    Gostaria de agradecer o Cassio pelas dicas! É muito interessante ver trajetórias como essa!

    Abraços

    0

    0
  3. Roberto Revilla

    Parabens Cássio e Marco. Excelente a entrevista, com certeza ira ajudar a muitos aqui no blog com essa experiencia de vida.
    Obrigado Cássio e Marco.

    Abs,

    Roberto Revilla

    0

    0
  4. Benjamim Gois

    Excelente. É sempre bom, conhecer a tragetória profissional de pessoas que se destacaram. Gostei muito da entrevista, o Casio se mostrou uma pessoa muito equilibrada, realista e principalmente humilde. Meus parabéns !

    ps: Estou tentando imaginar o volume de informação que é absorver CCNA, CCNP e CCIE Written em apenas 12 mêses ! Chega a ser assustador.

    0

    0
  5. Michel Perez

    Excelente post Marco, eu sou curiosissimo quanto a essa questão de crescimento profissional de cada um, fantatisco o pulo na carreria do Cassio e fantastico esse tópico. Devia ter um post desses uma vez por mês.

    Abraço.

    0

    0
  6. Rafael Isquierdo

    Não tenho palavras para descrever a força que isso traz para continuarmos não só pela busca do CCNA, mas pela busca de uma carreira vitoriosa.

    O Cássio é um exemplo de vida e determinação, e o Marco, sem palavras.

    Vlw Marco e Cassio

    0

    0
  7. alcantara_jp

    Muito boa a entrevista.
    O cara é um guerreiro.

    0

    0
  8. Ricardo Jacobson

    Parabéns Cassio pela sua garra e perseverança.
    “…quem acredita sempre alcança..”
    Marco, obrigado por nos proporcionar este tipo de informação, com certeza este é o tipo de post que da um gás na galera que esta estudando para se certificar.

    Abs,
    Ricardo

    0

    0
  9. Fabio Ribeiro

    Estrevistas assim, é que fazem a gente jamais desistir de nossos objetivos.

    Parabéns Cássio e obrigado por compartilhar estas experiências tão valiosas.

    0

    0
  10. ADISSON AIRES

    Excelente post Marco.

    tenho certeza que vai motivar muita gente aqui.

    Abraço!

    =)

    0

    0
  11. miovieira

    O Cassio disse 2 coisas importantes:
    HUMILDADE E BOM REALCIONAMENTO COM A EQUIPE.
    Já trabalhei em Empresas que devido a pessoa estar num nível mais alto, nem falava com os outros.

    Eu tambem trabalhei um pequeno tempo na Cisco, e foi muito legal.

    Parabens Cassio e continue sempre acreditando em Deus, Ele é a saída.

    0

    0
  12. Guilherme Montoanelli

    só uma Frase..

    O Cassião é [email protected]#$%

    O cara!

    Abs man!

    0

    0
  13. Gustavo Rodrigues Ramos

    Como é bom ver uma história como essa. Uma ótima injeção de ânimo e incentivo!!! Show de bola! Parabéns para vocês – Cassio e Marco – pelo excelente post!

    Abraços,
    Gustavo.

    0

    0
  14. Flávio

    Incrível…gostaria de parabenizar o Cassio pela força de vontade e dedicação.

    Por experiência própia sei que é muito difícil administrar o tempo entre a familia (principalmente em relação a filhos), os estudos e o trabalho; fiquei impressionado, não sabia que era possível em um ano conquistar o CCNA, CCNP e ainda CCIE Written……Eu me identifiquei com a tragetória do Cassio, pois a um ano e meio me afastei da eletrônica, onde não cheguei a atuar profissionalmente, mas estudei por 3 anos, e caí de para-quedas em Network; obtive com muita dificuldade agradáveis conquistas, não tanto quanto nosso amigo, porém tive uma rápida passagem pela Cisco, não na área em que gostaria de estar, mas valeu muito a pena; agora estou decidido que esta é a área em que eu devo seguir e aos poucos vou conquistando meu espaço.

    Como comentou o Gustavo a cima, essa é uma ótima injeção de incentivo!

    Valeu!!!

    0

    0
  15. rafael.libanio

    Opa…
    muito bom esse tet-a-tet, uma forma de motivação e análise para nossa carreira profissional.

    Agradeço ao Cássio e ao Marco.

    Abraços.

    0

    0
  16. Alexander Willians

    Bom dia a todos!

    Cassio, mil vezes parabéns! Simplesmente excepcional seu desempenho com os exames!

    Tks for sharing!

    []’s
    Alexander

    0

    0
  17. fernand0

    Boa noite galera,

    Grande Cássio Gomes. Queria parabeniza-lo pela sua força de vontade e a sua humildade em dizer a sua trajetoria profissional. Acredito que voce nao se lembre, mas ja me ajudou eu alguns posts no forum, seu conhecimento ajuda todos nos. Isso que é legal a troca de conhecimento e experiencias da vida.

    Sucesso cara fique com Deus

    Abraços a todos

    0

    0
  18. Pedro

    Excelente entrevista. Gostei muito. Acho muito motivante. Estou tentando o CCNP e tinha dado uma parada, mas quando encontro uma entrevista dessas ou alguém para conversar sobre Cisco minha motivação volta. E isso acho que é o principal, você saber se motivar. Sem precisar de estímulos externos. Quando vc consegue se motivar, vc vai a qualquer lugar.

    Abrçs
    Pedro.

    0

    0
  19. Fernando Nogueira

    Nossa… esse Cassio é o verdadeiro meteóro em certificação Cisco!

    Parabéns pela entrevista Marco, e obrigado ao Cássio por compartilhar sua história pessoal e profissional conosco aqui do Blog. Um grande estímulo para todos futuros profissionais Certificados em Cisco.

    Abraços..

    0

    0
  20. Fernando Guerreiro

    Muito boa essa sessão tet-a-tet. Realmente é muito interessante e muito estimulador ver histórias de sucesso como a do Cassio, acho que dá um fôlego pra nós continuarmos hehe

    E a ascensão do Cassio realmente foi meteórica. CCNA, CCNP e CCIE Written em um ano o cara realmente pegou pesado nos estudos hahha parabéns!!!!

    0

    0
  21. Deco

    Simplesmente excepcional! Mais uma fonte de motivação pra nós que estamos começando a
    nossa carreira Cisco;

    Parabéns cara, você é um guerreiro!

    Abs! e boa sorte ai pra nós que estamos caminhando nessa mesma jornada.

    0

    0
  22. claytonreis

    São materias asssim que nos motivam a continuar estudando, é uma injeção de animo.

    Cassio parabéns e obrigado por compartilhar sua história conosco.

    E Marco obrigado por nos proporcionar essa excelente matéria.

    Abracos!!!!

    0

    0
  23. grillmon

    Parabéns !!!

    Entrevista muito bakana, isso nos da uma certa idéia do que é ter fé e força de vontade em galgar algo melhor na vida profissional, sempre acreditando.

    0

    0
  24. lui

    Interessantíssimo a entrevista, e vale salientar o desenvolvimento profissional do Cássio em tão pouco tempo. É de grande ajuda esse tipo de entrevista, já que através de uma pessoa com experiencia, mostra as diversas facetas da área em nós atuamos, o que podemos enfrentar e até uma maneira de planejar os estudos e carreira.

    Parabéns Cássio,

    Vide ao comentário 5, seria realmente interessante mais entrevitas e tópicos como esse.

    Abraço.

    0

    0
  25. wagner

    “Sendo assim, comecei o CCNA em Janeiro e conclui o CCIE Written em Dezembro.”

    Sem palavras quanto a isso…

    Cássio, tu é muito guerreiro e batalhador, merece tudo que alcançou e muito mais principalmente pela humildade que nao é muito comum nessa nossa área… PARABÉNS!

    Obrigado Marco!.

    0

    0
  26. Tiago Morais

    Muito motivante mesmo ler sobre experiencias como esta.

    Eu posso dizer que me identifiquei muito com o Cassio, não tenho ainda o CCNP e muito menos o CCIE. Mas já conquistei o CCNA e tenho muito orgulho disso, pois eu sei o quanto foi dificil essa conquista, estudei 3 meses em casa so eu o livro do Marco, o apoio da minha esposa e Deus. Tive que abrir mão de muita coisa muitas as vezes até deixando de dar atenção para minha esposa, mas graças a Deus conquistei e tenho certeza que ela também sente orgulho por isso. Mas o por que de me identificar com o Cassio, porque quando comecei a estudar tambem nao trabalhava totalmente focado com network, sai de uma empresa fabricante de bebidas em que eu trabalhava com suporte e fui trabalhar numa prestadora de serviços de T.I, ai sim tava focado com network trabalha na gerencia de equipamentos Nortel junto com a equipe do banco em que eu prestava serviço. Meu gerente me pediu pra tirar a certficação CCNA, fiquei ainda mais entusiasmado e como já estava estudando por conta propria me dediquei ainda mais, foram 3 meses de muito estudo no final destes 3 meses eu já tava com 6 meses nesta empresa, mas ai veio a crise e por causa dela o banco começou a reduzir custos e encerrou o contrato com a empresa na qual eu trabalhava, com isso a empresa me dispensou por nao ter demanda de serviço e sem o contrato com o banco nao puderam manter meu salario. Com isso foi embora nao so o meu emprego mas o tambem o exame CCNA que a empresa ia pagar pra mim. Mas como ja tava estudando muito não tive duvida tirei do meu bolso mesmo sem poder no momento e paguei o exame, fui aprovado de primeira com score de 921. Tudo isso que acabei de contar aconteu agora no começo do ano, tirei a certificação em Março.
    Fiquei desempregado por dois meses e agora estou em uma empresa em que o foco não é T.I e também meu foco de trabalho aqui nao é network. Me identifico com o Cassio por isso pela perseverança. Outro fatos que me fazem identificar com o Cassio é que tambem sou de BH, me formei em Redes de Computadores na UNATEC, e também por querer muito focar em network mas ainda não estou trabalhando com esse foco assim como aconteceu com ele no começo de sua carreira.

    Aproveito até pra fazer um pedido ai se alguem souber de alguma oportunidade aqui em MG com foco em network, ou até mesmo em outro estado se for uma boa proposta estou disposto a me mudar. Me avisem que quero muito seguir na minha carreira como profissional de Network, brevemente iciarei meus estudos para o CCNP.

    Parabens mesmo ao Cassio pelo seu sucesso e que venha mais conquistas, e parabens também ao Marco por estar sempre disposto a ajudar a galera trazendo muitas coisas que agrega muito a todos aqui no blog.

    Abraço a todos.

    0

    0
  27. A. Carvalho

    Parabéns pelo profissional desenvolvido, e principalmente pela pessoa que se tornou.

    Dedicação, determinação e humildade, é a chave para quem deseja alcançar o que o Cássio conseguiu.

    Abraços!

    0

    0
  28. m.mineiro

    Cara esse história de vida é motivadora mesmo.As vezes ficamos desanimados em tirar as certificações, mas olhamos o desempenho de nossos colegas e vimos que ainda é possivel.Eu me animei mais em tirar o CCNA subirei mais esse degral em minha carreira.

    Valeu mesmo.

    0

    0
  29. fblessed

    Caramba é muito motivadora essa história !!! Essa cara é o meu herói rsrsrs…Marco tem horas que a motivação é melhor que o conhecimento técnico em um blog sabia ?

    Agora me dê licença porque eu tenho que estudar !!!

    0

    0
  30. Minu

    Grande Cássio!!!! cara que post excelente hehehe, como o Gustavo disse, é uma injeção de animo!
    Parabéns Marco pelos excelentes posts, e parabéns Cássio pela perseverança e por nos contar um pouco de sua trajetoria.

    0

    0
  31. Elemar Gomes

    Boa tarde a Todos!

    Conheci esse blog a pouco tempo atrás através de comentários de amigos da faculdade e estou achando simplesmente fantástico.
    Já tinha tido um imenso prazer de ler sobre a historia de vida do MARCO e achei super bacana essa entrevista com Cassio Gomes. São historias assim que nos servem como exemplo e nos dão força, coragem e motivação para corrermos atrás dos nossos objetivos.

    Parabéns Marco e Cassio! Obrigado por compartilhar a trajetória profissional de vocês conosco.

    Abraço!

    Elemar.

    0

    0
  32. fblessed

    Sabe o que eu achei mais interessante da entrevista do Cassio ? O fato dele ser como muitos aqui: começar de baixo como um técnico e sem recursos abundantes ou suficientes talvez. Mas com perseverança e fé em Deus traçar uma meta e segui-la sem desanimar.Parabéns também a esposa pelo apoio porque não deve ter sido fácil pra ela também(minha noiva que o diga,e olha que ainda tow no ccna me preparando pro net riders e não estou de mudança). Seus ensinamentos já estão gravados e sei que serão para a vida toda.

    0

    0
  33. George Albuquerque

    Meu amigo, parabéns…a sua trajetória é inspiradora ! Muito legal.

    Abraços

    0

    0
  34. Luiz Gustavo

    Olá a todos.

    Putz.. Parabens Cassio pelas conquistas,

    Realmente, esse post motivará varias pessoas…

    Obrigado Marco e Cassio….

    0

    0
  35. Fernando Avelino

    Excelente entrevista Marco, muito bom ouvir cases de sucesso, da um up pra gente que está buscando crescer na área de networking !

    0

    0
  36. rowbert

    Uma jornada/caminhada que motiva qualquer profissional, não apenas na área de Redes. Pow Cássio, parabéns pelas conquistas, e muito obrigado por compartilhar conosco sua tragetória.

    0

    0
  37. Israel Carlos

    Certamente essa entrevista vai dar apoio a muitas pessoas..

    abs

    0

    0
  38. ACJ2008

    Amigos a trajetória do Cassio é incrível digna de record do guiness, eu fiquei curioso para saber mais detalhes de quantas horas ele estudava por dia e a metodologia que ele usou para obter o sucesso tão grande em um tempo tão curto.

    Parabéns Cassio e Marco.

    Ate mais Armando Câmara Jr.

    0

    0
  39. Ralph

    Grande Cassio!
    Muito sucesso……..
    Abraço!

    0

    0
  40. marciomoura

    Oi, Gostei muito do Post deixado pelo Cassio da Entrevista da Volkswagen e da Redação. Muito Motivante.

    Um Abraço Cassio e boa sorte em toda sua Vida.

    0

    0
  41. Mauricio Bento Ghem

    Sou outro que me identifiquei com que o Cássio escreveu. Minha evolução nos estudos e nas certificações Cisco está sendo avassaladora! O legal na minha situação atual é poder dedicar 100% do tempo ao estudo (aliado a faculdade).

    Marco, Obrigado mais uma vez por contribuir desta maneira. Este tipo de comentário inspira muitos!

    Grande abraço,
    Sucesso a todos nós.

    Maurício Bento Ghem

    0

    0
  42. manoelpio

    Muito BOM!!
    Este tet-a-tet foi o melhor que já vi =D

    Sucesso Cássio.

    Abraço

    0

    0
  43. L.C.F.N

    Excelente entrevista, e assim como a maioria, também achei ela um tanto quanto motivadora.

    0

    0
  44. edson1981

    Muito boa a entrevista, me motivou a continuar a minha preparacao para o CCNA e depois….

    0

    0
  45. Cassio Gomes

    Olá Pessoal, fico feliz que este POST incentivou várias pessoas, muito legal mesmo. Continuo aparecendo no FORUM, mas com uma frequencia menor, mas é raro ver alguma questão sem resposta, isso mostra o alto nível do Grupo que frequenta o Forum…Parabéns a todos!

    Marco, quem sabe um dia podemos nos encontrar em SP em algum evento do Blog, não é muito fácil pois estou no RJ.

    Abraços

    Cassio Gomes

    0

    0
  46. Leandro Jardim

    Identifiquei-me demais com essa estória. Também comecei como técnico em eletrônica, em 1998, numa companhia telefônica e interessado no carinha que configurava routers. Aprendi a teoria e não tinha oportunidade na prática, até que consegui uma empresa que me reconhecesse. Corri atrás, me certifiquei e hoje sou muito feliz na área, desenhando soluções em redes. Estou terminando o CCNP e a meta é CCIE em 2010. Quem sabe não surge também uma oportunidade na CISCO? 🙂
    Abraços e parabéns pelo Blog. Sempre quando tenho um tempo passo por aqui.

    0

    0
  47. Alexandre Lima

    Mais uma na veia Marco!!
    Muito bom esse tet-a-tet e mostra que não existe magica para tirar certificações Cisco, tem que estudar muito, e principalmente lidar com as pessoas e estreitar relacionamentos e mostrar soluções, e isso mostra que em todas as etapas do Cassio, teve muita dedicação, humildade e muita força de vontade e ele souber conciliar com a sua familia, por que depois que casa tem que conciliar muita coisa.

    Valeu Marco
    Parabéns Cassio vc é a nossa inspiração.

    0

    0
  48. Sandrobalan

    Parabêns Cassio!!! Você é fera!!!

    0

    0
  49. brunocam

    Tem uma pergutinha mau educada q eu sei q todo mundo aqui queria ter feito a ele… “Quanto é q ele ganha…R$ ?” rsrsrs…
    Mais uma vez temos q tirar o chapeu para esse blog, pois tudo isso q lemos aqui é muito inspirador! Parabén…

    0

    0
  50. thiegomn

    Carambaaaa….

    Isso só veio para nos motivar ainda mais.

    Quem segue sempre alcança e mostra que temos sempre que correr atras dos nossos sonhos independente de qual carreira estamos seguindo.

    Independente de onde eu esteja trabalhando, se a empresa invista no profissional ou não…..final do ano serei um CCNA. O destino a DEUS pertence.

    Sucesso a todos e para mim tambem…rsrsrsrsr.

    0

    0
  51. dani_joker

    Show de bola Cássio e Marco !
    Serve de muito incentivo para quem está começando como eu !
    Valeu !

    0

    0
  52. r_amaro

    Parabéns Marco por mais uma iniciativa interessante e ao entrevistado pela sucesso alcançado com dedicação, persistencia e esforço. O blog realmente é diferenciado e apresenta uma maturidade pouco encontrada na internet brasileira, ainda mais quando se trata de conhecimento especifico e útil como o que é abordado neste blog.
    Grato!!

    0

    0
  53. Celso Jr.

    Parabens Cássio!

    Lendo essa historia, me fez acreditar que posso tirar meu CCNA em 30 dias!
    Lets go!

    Acabaram minhas provas na facul, e ja to com o livro de marco, agora é correr 😀

    0

    0
  54. KimRondon

    muito foda a entrvista. Uma lição para todos nós que estamos nesse caminho…

    0

    0
  55. DavidSoaresBR

    Simplesmente incrível!!

    0

    0

Deixe uma resposta