«

»

jun 28 2009

Cisco NetRiders Brasil – Faltou preparo…

…da Cisco, ao que parece!

Pelos comments postados no fórum do blog e em alguns outros, ficou claro que houve problemas na prova do NetRiders Brasil. Para quem não sabe, o NetRiders é uma competição criada pela Cisco para que todos os alunos latino-americanos e caribenhos do Programa Networking Academy tenham a oportunidade de participar e ao mesmo tempo competir para tornar-se o número um de seu país e, possivelmente, também de todo o continente.

A idéia é realmente ótima, mas ocorreram falhas, sendo algumas bem graves. Dos diversos problemas levantados pelos que participaram desta prova, os mais recorrentes seriam com relação à velocidade do sistema (o Moodle foi utilizado como ambiente de “delivery” da prova, composta de 100 questões para serem respondidas em apenas 45 minutos). Segundo cálculos, parece que dos 45 minutos disponibilizados, cerca de 15 foram gastos apenas com esperas de carregamento entre uma página de prova e outra. Ou seja, restaram 30 minutos “líquidos” para os candidatos responderem 100 questões, o que dá uma média de 18 segundos à serem despendidos por questão. Um pouco cruel, não?

Outro problema seria no quesito tradução. Como sabemos, alguns termos técnicos não devem ser traduzidos. Parece que a Cisco acha que devem. E por isso, optou por traduzir termos como “root-bridge” para “ponte-raiz”. “Ponte-raiz”?!?! Espero que não estejam ensinando isso nas academias 😀 !Outro exemplo é a tradução do termo “classful” para “sem-classe”. Mãe do céu 😉 !

Finalmente, temos o problema com as questões, em si. Três exemplos seguem abaixo, enviados por alguns leitores que participaram da prova. Erros como os ilustrados abaixo não podem ocorrer em uma competição internacional, como o NetRiders. É lamentável que tenha ocorrido.

Esta questão dá até frio na espinha:

erronr2.jpg

Sem comentários. Seguem mais duas, tão ruins quanto a apresentada acima:

erronr.jpg

erronr1.jpg

Estes tipos de erros não deveriam passar pelo crivo da Cisco. É insustentável fazer alunos do NetAcad passarem por questões deste nível. Apesar de excelente a idéia e iniciativa, parece que a Cisco não dispensou tempo suficiente para fazer algo do nível da… Cisco. É a única conclusão que posso chegar observando os problemas relatados… uma pena! Quem sabe na próxima?

Deixem aqui seus comments sobre o assunto!

Um abs e boa semana!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

31 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. pc_varanda

    Espero que isso não seja reflexo da falta de interesse da cisco em investir no potencial sul-americano. Simplesmente ultrajante!

    0

    0
  2. Rafael Isquierdo

    Marco, desde do começo quando me inscrevi no NetRiders, notei um certo “discaso” com essa competição. Por varias vezes tentei mudar minha data da prova, mandei varios e-mails a organização do Netrides pelo e-mail que estava no site e obti varias respostas do tipo ” We don’t know what NetRiders is” . Fiquei incorformado com essa resposta. E esse “descaso” foi confirmado no dia da prova com esses tipos de perguntas.
    So tenho a dizer que sinto muito e espero que da proxima vez a historia mude.

    0

    0
  3. Orcs

    E eu achando que a prova de certificação da d-link era engraçada…

    0

    0
  4. vstrabello

    Esse primeiro screenshot foi a pergunta mais “wtf is that?” que já vi… Depois que mandei o email perguntando o score (Está no fórum, mandei depois que postei lá…) eles postaram o score depois, mas sem o feedback por email… Perguntas e respostas desse naipe acabam confundindo o participante e que acaba sem saber o que responder numa hora dessas, que exije raciocinio (e memória, teve muita questão decoreba…) rápido. Senti como se estivesse fazendo um “vôo cego” enquanto fazia as provas. Não tem como confiar no seu conhecimento desse jeito! Falta agora saber quem e se alguém de nós vamos para a segunda fase… Mesmo com esses problemas… Boa sorte a todos!

    Vitor

    0

    0
  5. William

    Nossa essa prova foi dificil!!! mas não pelo nivel tecnico, mas e sim das perguntas com duplo sentido, e muito sem sentido!!!
    Das 100 questões, respondi apenas 88…

    Espero que melhore na próxima vez!!!]

    O que vale é a experiência!!!

    0

    0
  6. demestri

    Também realizei esta prova e dentre as questões acima houveram muitas outras mais com erros ou falhas na tradução; Infelizmente não pude contribuir com os screenshots pois estava preocupado com o tempo da prova.
    Respondi as 100 questões mas infelizmente não tive um bom aproveitamento (se bem me lembro houveram questões repetidas também).

    Acredito que falo por todos aqui quando digo que esperamos um feedback oficial da cisco sobre esta primeira parte da competição.

    0

    0
  7. alcantara_jp

    Estava inscrito no NetRiders, mas tive um imprevisto e não pude participar. Pelo jeito, não perdi muito. A idéia é excelente, a execução foi falha.
    Acho que a melhor tradução disso foi dada pelo próprio Marco, “… a Cisco não dispensou tempo suficiente para fazer algo do nível da… Cisco…”
    Pelo menos, para quem ainda não fez a prova valeu com mais um teste. Poderia ter sido mais, porém não foi. Quem sabe os próximos.

    0

    0
  8. Alexandre Lima

    Eu tentei fazer dia 23, mas perdi muito tempo com a conexão. No começo botei a culpa na TimWeb, mas observei que tinha algo errado na aplicação. Fiquei muito irritado, parecia um jogo do azar, eu acho que isso foi só pra tirar os latinos da jogada!
    Enfim não fiz nada, tinha perdido 20 minutos com problema de aplicação, então eu desconectei e comeci de novo, e ai soh faltava 23 minutos pra responder 100 questões…aff.
    Foi o fim!!

    0

    0
  9. claytonreis

    A prova estava no mínimo confusa, muitos erros de tradução e fora as perguntas com duplo sentido.

    Esperava muito mais por ser uma competição organizada pela cisco.

    Mais valeu pela experiência!

    0

    0
  10. Edson

    Sinceramente!….. decepcionado!
    N fatores, como o Rafael disse, antes mesmo da prova notou-se certo descaso, pois para remarcar a prova para outro dia foi um sufoco, vários e-mails para a Cisco pedindo suporte, ligações no 0800-7024726 e as pessoas nem sabiam o que era NetRiders e assim por diante.
    Ano passado quando a Ligia Oliveira falou no NetworKaridade que em 2009 haveria NetRiders fiquei extremamente motivado! A última competição em 2006 foi incrivel, competição entre alunos da mesma turma, academia, municipio, estado, pais… onde ia-se subindo cada vez um degrau.
    Esta prova foi lamentavel! Questoes mal traduzidas, tempo demasiado grande para carregar, porém acredito que este último só tenha afetado pessoas com salas muito cheias, minha sala possuia 71 pessoas e este fator foi tranquilo.
    No fórum há um comentário do Aldrin sobre alunos que fizeram acompanhados de instrutores…. =/
    Essas coisas que aborrecem, como o pessoal já disse: “esperavamos mais para algo do nível da Cisco”

    A idéia é genial, a organização foi lastimável!

    Mas… vamos ver o que vem por aí!

    Marco, veja o que a Ligia tem a dizer disto…. 😉

    Valeu!

    0

    0
  11. Deco

    Lamentável essa competição, se é que podemos chamar o Netriders ‘for braZil’ de competição.

    Descaso total, dificil avaliar como os alunos estão lançando uma prova dessas.

    abs!

    0

    0
  12. Marcelo Melo

    Realmente, fiquei pensando agora como deve está a prova traduzida.

    0

    0
  13. A. Carvalho

    Sofrível, acho que nem como experiência isso vale…

    Abs!

    0

    0
  14. Rodrigo C. Soave

    DEPRIMENTE!!

    0

    0
  15. William

    Os desáfios postados pelo Marco, aprendemos mais!!!
    Foi muito triste está prova dO Netriders…

    0

    0
  16. Alexandre Avelar

    Foi triste. Depois da 10ª questão nem fazia questão de pensar. foi frustrante!

    0

    0
  17. Tiago Morais

    LAMENTÁVEL!!!

    0

    0
  18. Flavio

    Realmente a prova foi um fiasco! Eu tinha ideia de que tudo que era feito pela Cisco significava coisas bem feitas. Pelo jeito me enganei!

    0

    0
  19. Mauricio Bento Ghem

    @Flávio, também fiquei decepcionado com isso.

    Minha opinião é que foi uma jogada de última hora e fizeram um pouco ‘a facão’. Mas, se todos estes problemas forem contabilizados para as próximas versões, tem TUDO pra dar certo.
    Poderiam também divulgar o conteúdo da prova. Não sei se passei despercebido, mas não me recordo de uma seção falando sobre o que caía.

    Abração pessoal.
    Maurício.

    0

    0
  20. ferrugem

    Não parece que esses erros foram simplesmente erros de tradução, por pior que fosse o tradutor! rs

    São bizarros!

    Porém, acredito que esta iniciativa, se aprimorada, pode ser bem interessante.. Vale a pena esperar o posicionamento da própria Cisco perante esses fatos e aguardar a próxima edição, se houver!

    Abraços e boa sorte aos que se “aventuraram”!
    Felipe Ferrugem

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  21. Carlos Almeida

    Nossa!!

    Pelo jeito, uma pequena equipe, despreparada e de última hora organizou o evento!!!

    Essas questões relatadas remete mesmo a uma certa frustação!!!

    []’s

    0

    0
  22. Marco Filippetti

    Já tivemos um posicionamento da Cisco à respeito e as questões acima já foram anuladas! Abs!!

    0

    0
  23. valdir.malaquias

    Achei que seria mais organizado.
    Fora que demorava um seculo para carregar a proxima pagina.

    Achei muito ruim fora que nao sai nenhuma informacao sobre qual a situacao da competicao, quem foram os que passaram.

    0

    0
  24. ilicilho

    Pior.. a primeira questão “vetor distancia” caiu na minha prova CCNA.. lamentavel

    0

    0
  25. Marcelo Nunes

    Acho que a intenção da cisco é … Marketing e $$$$ nos cofrinho deles.

    Abs

    0

    0
  26. Guilherme Almeida

    Na minha prova do CCNA caiu algo do gênero, eu sabia do que se tratava na pergunta, mas a tradução confundiu nas respostas.
    Deve ser um preparativo para a prova. hahahahaha.

    0

    0
  27. Fabio Luiz Pagoti

    e eu pensando em participar só para brincar..

    0

    0
  28. KleberMuniz

    Meu, é por isso que eu nunca levei em consideração fazer uma prova de certificação em Português. É cada uma de chorar….
    E não é só Cisco não, quase todas são assim.

    0

    0
  29. Fluke

    Pois é! Infelizmente, a Cisco peca de novo em tradução.
    A tradução do conteúdo da academia também continua cheio de erros.
    É uma pena que esteja assim…

    0

    0
  30. DanCarnier

    Quais dos protocolos de roteamento são Vetor-Distancia (“Link-State”) ehaehuaheuaheuahueahuehae

    Simples, marca tudo ! =P

    0

    0
  31. anderson_ebep

    Quem traduziu concerteza não era um tecnico em redes… Infelizmente acontece esses erros espero que este ano não se repita.
    ;x

    0

    0

Deixe uma resposta