«

»

jul 29 2009

Para descontrair: Tá pingando?

goteira.jpgHoje, relembrando alguns apuros vividos em outras empresas por onde passei, me senti compelido à escrever este artigo ;-)! Lembro-me como se fosse ontem, de um almoço de dia das mães, na casa de meus pais. Era um Domingo ensolarado, lindo mesmo. Tinha tudo para ser perfeito… não fosse eu ter sido escalado para fazer uma migração de um cliente para a rede MPLS da empresa em que eu trabalhava na época 🙁 . Bom, lá pelas 14hs peço licença e saio da mesa. Me enclausuro em uma salinha próxima à sala de jantar e, de lá, ligo para a conference call na qual todos já me aguardavam.

Tem, então, início a migração. Torcia para que tudo ocorresse de forma rápida e sem problemas. Mas… Murphy é um cara poderoso, e sua lei prevaleceu. Assim que os cabos haviam sido movidos, o novo router havia sido ativado e as interfaces haviam sido habilitadas, eu poderia realizar o primeiro teste: Um simples teste de PING. Mas não pingou. E, no telefone, eu dizia:

– Pessoal, não está pingando.

Eis que um outro engenheiro entra na jogada e tenta algo do lado dele. Após finalizado, eu pergunto:

– Pingou? Esta pingando?

E ele:

– Não, não pinga.

Bom, vendo o tempo correr, começo a me desesperar. Não tanto porque a janela de migração era extremamente curta, mas porque o pessoal à mesa devorava a sobremesa sem dó! Já havia percebido que, se eu não corresse, ficaria sem 😉 ! Então, pergunto ao técnico de campo:

– Como está a porta? A porta está OK?

E, para o gerente de projetos, pergunto:

– Fulano, como estamos com a Janela (de manuntenção)?

Bom, tendo a resposta do técnico e vendo que, no router do cliente estava tudo aparentemente OK, me ocorre que o problema teria de estar no backbone MPLS. Peço, então, ao engenheiro de BB que cheque a porta MPLS de seu lado:

– Ciclano, pode checar a porta do seu lado? Como está?

E não deu outra! Faltava mesmo uma config no backbone, que foi realizada e tudo subiu como deveria! Minha sobremesa estava salva!!! Fiz o teste novamente e, feliz da vida, desabafei no call:

– Pessoal, está pingando! Está pingando!

Fizemos mais alguns testes básicos e, felizes e com a sensação de dever cumprido, encerramos a call. Voltei para mesa e eis que minha mãe comenta:

– Filhão, que pena! Sinto muito!!!

E eu:

– Ora Mãe! Mas por que????

E ela:

– Escutamos daqui todo o seu empenho e esforço! Mexeram na porta, checaram a janela, fizeram de tudo! Mas ainda assim, o vazamento continuou! Seguiu pingando! Sinto muito filho!

Ehehehe pode parecer mentira, mas esta é uma história verídica!

Moral da história: Por mais que tentemos explicar o que é que um engenheiro de redes faz para nossos parentes e amigos, sempre acabamos vistos como o técnico de TI (não imaginam quantos amigos ainda me ligam quando têm problemas com seu PC 😀 ), o “rapaz que anda pela cidade naquele carro com a escada pendurada e sobe nos postes”, ou – como no caso relatado acima – um “faz-tudo” high tech, que arruma vazamentos pelo telefone! rsssss

Espero que tenham gostado desta!

um abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

57 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Alexandre Avelar

    Acho que desse mal, todo mundo sofre. Ter que formatar micro de cunhado, atualizar anti-vírus do irmão, etc…
    Algum pai de vocês já perguntou como que a internet funciona?

    0

    0
  2. Fernando Guerreiro

    Haha muito boa a história. Acho que realmente esse é um problema de todos os profissionais de TI. Ninguem entende bem o que nós fazemos, pra maioria do pessoal nosso trabalho é formatar HD e remover vírus haha… mas essa é a vida né rs..

    0

    0
  3. claytonreis

    Huahuhua Momento de descontração, isso deve acontecer com todo mundo nessa áreas mesmo né…..

    0

    0
  4. L.C.F.N

    Realmente, os familiares e colegas sempre acham que somos micreiros, rs!
    Quanto a história, além de boa é impressionante, eheheh!

    0

    0
  5. Francisco Henrique

    hahahahahahahaha
    ri alto aqui no trabalho
    pessoal não entendeu nada

    0

    0
  6. rgrsilva

    Sensacional!

    0

    0
  7. Herbert

    Eu tive que ajudar meu pai a entender o que é “boot” no Windows, já que um amigo o explicou que era o mesmo que um “choque no coração” para o sistema voltar a funcionar.

    Toda vez que eu fazia o comando era uma bronca diferente. 🙂

    0

    0
  8. Petry

    Eu desisti de tentar explicar já!

    0

    0
  9. m.mineiro

    Hehe..Isso com certeza acontece com todo mundo.O pior que os users não sabem que a área de TI e muito grande.As vezes aparecem problemas que só o programador resolve, e eles acham que vc tem que saber.(A mas você não arruma computador??)O pior é sua sogra te ligar e perguntar porque o nome completo dela está aparecendo no e-mail!…..

    0

    0
  10. Deco

    hahahahahah éé verdade essa ai, todo mundo pensa que você é o guru-high tech, que conserta desde
    controle de playstation até som de carro…

    0

    0
  11. Waldemar Jr.

    Heheheheh… Gostei dessa Marco, melhor que a minha.
    Tive um ocorrido que se parece um pouco. Meu computador havia se infectado e o anti-vírus (kaspersky) que eu estava utilizando acusava vários vírus, e em sua configuração havia um som de alarme toda vez que um vírus fosse encontrado.
    Minha mãe:
    – Meu filho, que barulho é esse?

    – É o anti-vírus mãe que está matando os vírus do meu computador.

    – E eles gritam desse jeito?

    Rsssss

    0

    0
  12. Luiz Gustavo

    Primeiramente eu rachei do conto muito engraçado……. Realmente não tem como explicar nossa profissão pois para todos mexemos com informatica e sendo assim tendo que formatar, atualizar, remover vírus, instalar drivers etc.. Para amigos e parentes.. heheheheeh…..

    0

    0
  13. wagner

    Sensacional…

    Minha mae acha que TI é tudo junto, que fazemos tudo de tudo..e tentar explicar rede entao…nao dá…Mas ao menos, rendem boas histórias como essa ai…

    Muito boa!!! Show Marco…Podia existir mais dessas…nem só de trabalho vive o homem.

    0

    0
  14. danilobs

    Muito Boa , Gostei msm 😛

    0

    0
  15. douglasfc

    kkkkkkk

    isso me fez lembrar da comparaçao entre nossa profissão e a profissão das prostitutas….não dá pra explicar o que a gente faz né?…kkkk

    eu costumo dizer : “Trabalho com informática (PONTO)!!!!….se tentar explicar ferrou

    0

    0
  16. Flávio

    kkkk, muito boa! Eu também desisti de tentar explicar o que eu faço, quando alguém pergunta eu logo respondo: “Eu trabalho com informática”, minha mãe vive me perguntatndo o que eu faço, ela pensa que fico arrumando computador o dia todo, e eu explico, que a área de informática é como a área de ensino: Têm professores pra diversas matérias e todas elas são diferentes!

    Meu irmão era projetista na TVA, todos os amigos sempre pedem pra ele puxar um gato de TV a cabo em suas casas!

    0

    0
  17. Tiago Morais

    É acho que realmente esse mal (acharem que somos faz tudo da informatica) vamos ter que conviver sempre, antes isso fosse so para os amigos, parentes e tal. O pior é quando isso acontece no trabalho você é analista de redes ou T.I e acham que como você é da informatica tem que ficar formatando PC, trocando mouse, etc. Isso que é terrivel.

    É por isso que apos ter tirado o CCNA to em busca de uma vaga no mercado com foco so em redes, pq ser analista de T.I entrar na empresa pra mexer com rede e servidores dependendo da cultura da empresa ultimamente ta osso pq direto surge alguma tarefa que nao é vc que tem que fazer e sim o help desk e querem que você faça. Muito osso!

    Marco bacana o causo!!

    Abraço!

    0

    0
  18. Daniel Valente

    Haha… pior quando pessoal do escritorio fala: “Como faço isso no word? e no excel?”…e quando falamos que nao sabemos… acham que é ma vontade.. que agente tem que saber disso e bla bla bla.

    *So uma observacao: Nao ha nada mais satisfatorio que ver um reply de um ping. Da uma tranquilidade rsrs..

    ABs!!!

    0

    0
  19. claytonreis

    KKk Flavio passo pela mesma coisa que seu irmão sou projetista da net, e vivem me pedindo para puxar um gato rsrsrs

    0

    0
  20. alcantara_jp

    Boa!!!
    Coisas que só acontecem com quem trabalha na área.

    0

    0
  21. douglasfc

    Daniel

    asa vezes a resposta do mingo nao eh nada satisfatoria….hahahaha….e quanod a gente acha qeu o pong nao vai retornar….e entao ja temos uma linha pra seguir para resolver o problema, e o maldito ping responde?….:P

    0

    0
  22. Edson Siqueira

    Nem falem, já passei por isso diversas vezes e passo ainda hoje, não adianta explicar, as pessoas não entendem, e o pior, acham que é má vontade sua!
    Pra priorar ainda mais a situação, completam 3 meses que (infelizmente) perdi minha irmã. Como só tinha ela, passei a ser filho único, o que quero dizer, é o seguinte, com a falta da minha irmã, minha mãe (pra tampar o vazio que ela sente) descobriu a internet com 65 anos, imaginem só, chego em casa e vejo minha mãe no meu computador tentando mexer o mouse…….. o mundo está acabando mesmo!!! rs
    Abcs a todos!

    0

    0
  23. Fera

    hahaha…Sensacional!!

    0

    0
  24. Anderk

    MUITO SHOW a história…………realmente sempre estamos sujeitos esses tipos de abordagens e perguntas citadas pelo Marco e colegas…..

    O bom msm é saber que podemos ajudar não somente numa direção, mas num todo………Estamos nessa pra isso……

    Abraço a todos….

    0

    0
  25. Vinicius Ramos

    Poderíamos escrever livros somente contando estas histórias…

    Tenho uma também:

    Uma vez, uma senhora que estava em uma Lan House, que era do meu primo, pediu um suporte, e eu fui atende-la. Ela disse que não estava conseguindo postar as suas fotos no Orkut. Pedi pra ela fazer todo o procedimento, e ela fez: clicou em um botão de upload, apareceu a caixa do Windows solicitando o local onde estava a foto, ela abriu a pasta “Meus documentos”, e não encontrou a foto desejada. Eu disse: “Você não está conseguindo porque não há nenhuma foto nesta pasta…”. E ela respondeu: “Mas lá em casa eu consigo, sempre acho minhas fotos na minha pasta ‘Meus documentos’…”

    Ou seja, ela achou que a pasta “Meus documentos” de um computador da Lan House tivesse uma conexão wireless-virtual-interplanetária com a mesma pasta do computador na casa dela…

    0

    0
  26. Marco Filippetti

    ahahah esta foi ótima!!! 😀 !

    0

    0
  27. brunocam

    Muito boa essa historia viu… hahahaha….
    eu faço faculdade de engenharia eletronica, e até isso foi dificio de explicar para uns amigos, uns acharam q eu ia fazer postes de luz, ai quando eu falei q não era engenharia elétrica e sim eletrônica, ai eles disseram… “haaa.. eletronica…. entendi… consertar radio, celular essas coisas né…?” kkkkkkkkkkkkkkkkk…

    Imagine se eu tentasse explicar o q é q um ccna faz… iam pessar q eu estou tirando um certificado pra ligar um computador em outro só pra jogar em rede…. hahahaha….

    0

    0
  28. Daniel Valente

    hahaha… essa do orkut me fez lembrar de um suporte, quando fazia help-desk em provedor de internet.

    A senhora ligou: “Nao consigo enviar minhas fotos por email….esta demorando muito!”. Ok. Abri as varias ferramentas de monitoramento, verifiquei a conexao e etc etc… 5 minutos depois, nenhum erro encontrado eu digo “Mas como vc esta fazendo??”
    Ela: “Ah, eu clico em anexar, vou na foto e clico em adicionar.”
    Eu:”Ok, e ai?”
    Ela:”E ai que demora a mandar o email, nao sai da mesma tela.”
    Eu ( imaginando a bagriada): “Voce clicou no botao ENVIAR?”

    Ela:”QUE BOTAO ENVIAR?????”

    uahuah… “ESSE AIII OH, TA VENDO? TEM QUE CLICAR.”

    e puft! email enviado : )
    rsrs foda

    0

    0
  29. sinceramente?
    não achei graça nenhuma!

    0

    0
  30. Marco Filippetti

    Castelan, é um direito seu uai! ehehehe

    0

    0
  31. Naiguel

    huahuahuahuahuahu belas histórias!

    Puxa, trabalhar em casa olhando a sobremesa sendo consumida é de quebrar as pernas uhahuahua ó_ò
    Eu colocaria pratinho no colo. rsrs (é trabalho…ugh…)

    0

    0
  32. boliveira

    huahauhauhauhahaua
    galera ri mto com todas as hitorias!!!
    com certeza qq um ja passou por isso .. so lembrei das vezes que tento explicar pra minha mae coisas de redes,servidores…e ela insiste em querer saber oq eh um roteador =P
    mas eh isso ai galera…com certeza estas historias torna nossos dias mais engracados hehe
    abraco

    0

    0
  33. gudines

    hehe legal

    0

    0
  34. Cledir Justo

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Apesar de eu ser novo na área (menos de 2 anos) tenho várias histórias também que quando eu lembro não paro de dar risada hehehehehe mt bom.

    0

    0
  35. EduCaetano

    Por isso que eu tenho uma plaquinha magnética (cola no gabinete) onde está escrito: “Não! Eu NÂO vou arrumar seu computador”

    0

    0
  36. ferrugem

    Muito boa Marco.. Mas que mal lhe pergunte, o que fizeste tu relembrar desta história? Sua mãe fez aquela sobremesa denovo ou você se deparou com uma goteira no meio da cozinha? rsrs

    Realmente não é muito fácil explicar o que fazemos, mas sempre existe alguma metáfora que dá pra ser aplicada ao causo! 😉

    Waldemar, sua mãe perguntando do grito dos vírus foi fogo hein?!?! rsrsr 😀

    Edson Siqueira, força aí pra vocês cara.. Quanto a mãezona na net, traz ela aqui pro blog.. Ensina redes pra ela!!! 😉

    Muito bom esses momentos de descontração!!!

    Abraços pra todos,
    Felipe Ferrugem!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  37. lyon

    Mto boa essa Marco!

    Esses dias aconteceu algo comigo também.
    Subi no poste para ativar a linha telefonica de um cliente, aparece uma mulher de toalha com a cabeça toda ensaboada na janela do sobrado da frente me xingando pois tinha cordato a energia eletrica, ela nem deixou eu falar que estava mexendo com telefone, contei a um colega que estava passando por la, quando ja estava indo em bora esse colega para o carro na frente do sobrado, da uma buzinadinha, quando a mulher aparece, ele fala que quando ela pagar a conta, ele volta e liga a luz novamente.

    Casa coisa que temos que passar! e olha que ja passei por algumas!!!!!

    0

    0
  38. ferrugem

    lyon, ainda bem que ela só te xingou.. algo pior poderia ter acontecido.. rsrs 😉

    0

    0
  39. Marco Filippetti

    Imagina Lyon… vc poderia ter tomado uma bela sabonetada!!! eheheheheh! Ótimas as histórias!

    0

    0
  40. thiago.mello

    Boas histórias hein galera… negócio é rir mesmo, pois por mais que possamos explicar, ou tentar contar alguma situação que ocorre no trabalho, ninguém irá entender nada rsrsrsr
    Pelo menos nos 7 anos que atuo na área, minha mãe pelo menos sabe que eu trabalho com equipamentos Cisco, agora o que é, pra que serve ai ja é outra história kkkk

    Abraços!

    0

    0
  41. Hélder

    Cara….cada historia melhor do que a outra…kkkkk…..mas a do “meus documentos” postada por Vinicius Ramos é magnífica…..as vezes…até temos vontade mesmo que as pastas sejam iguais em todos os pcs, principalmente quando esquecemos o Pen Drive em casa…hehehe…!!!

    0

    0
  42. ferrugem

    Thiago Mello, o que será que sua mãe pensa que são “Euipamentos Cisco’?!?!?! rsrs 😉

    0

    0
  43. Deco

    aahuhuahuahuahuahu a do ‘meus docs’ foi hilária! ahahhahahahah

    =D

    abs pessoal! lyon, era bonita a mulher que saiu de toalha? (6)

    0

    0
  44. Marcelo Melo

    rsrsrsr. muito boa…

    0

    0
  45. gudines

    boa lyon! hahaha

    0

    0
  46. Rafael Isquierdo

    A historia do Meus Documentos é clássica. Já aconteceu cmg !

    Principalmente com pessoas da 3ª idade que te pergutam uma coisa vc responde, explica direitinho, como funciona, aonde tem que clicar, faz analogias com animais, planetas, carros e passados 3 minutos ela vira pra vc e pergunta ” Como é que faz mesmo ? ”

    hauihauia

    0

    0
  47. Rhenan

    kkkkk altas historias , eu tbm não consiguo explicar o que eu faço para a minha esposa, por mais que eu tente ela sempre acha q eu arrumo maquinas
    rsrsrsrs

    0

    0
  48. douglasfc

    hahahahahahah……

    uma vez estava instalando uma aplicação em caixas eletronicos em Lima no Peru, e me deparei com um caixa daqueles de parede…onde só o monitor fica visivel para o cliente…a CPU fica “do outro lado da parede”. Como nao tinha levado as ferramentas necessárias para desmontar o biombo, o jeito foi pedir ajuda para meu amigo peruano e usar o protocolo GDL/EDC .

    Entao eu entrei dentro do biombo para usar o teclado, e o peruano foi meus olhos. Ele falava, “Arriba, Abajo, Una Más, Enter”…e eu o obedecia usando o teclado.

    De repende entra uma senhora e um senhor para usarem o caixa do lado….e ficam olhando a cena…meu amigo gritando na frente do caixa…e as telas do caixa mudando….

    A velhinha olha pro velhinho e diz: “¡Mira! Cómo avanza la tecnologia…Él habla con el cajero y el cajero lo contesta!”

    Nao preciso dizer que quando sai do biombo o peruano estava chorando de rir né?!?!….kkkkkkk

    PS: protocolo GDL/EDC = Grita de Lá/Escuta de Cá

    0

    0
  49. ferrugem

    Muito boa hein Douglas… Caixas eletrônicos com reconhecimento de voz… rsrs 😀

    0

    0
  50. lyon

    Olha, a mulher era mto feia!
    Acho que se ela saisse pelada, iria apanhar até de mulher… rsss

    abraços

    0

    0
  51. Edson

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    o caso do Hebert e do Waldemar são demais…
    quase morri de dar risada aqui, tá todo mundo me olhando com cara de “esse fugiu do hospicio” rsrs
    realmente esse é o fardo que temos de carregar.

    abço aeh hehe

    0

    0
  52. Argemiro Ferreira

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Caraca douglas…. Muito legal sua !!! rsrsrs

    Só rindo mesmo…. show !!!

    0

    0
  53. juvenilgr

    Eu trabalho em uma operadora de Banda Larga quando eu era do help desk ligou uma mulher (não devia ser de muita idade pela voz), dizendo que queria instalar a net.
    Bem depois de confirmado tudo, comecei os procedimento mais ja no começo ja veio:
    Eu: Qual o modem que foi enviado para a senhora.
    Fulana: Não foi me enviado modem, o que chegou aqui em casa foi o provedor.
    Eu: Senhora fulana a empresa lhe envia um aparelho que se chama modem, é a senhora olhar o que ta escrito na caixa que chegou em sua resindecia. (Pensei comigo agora ela entende o que é o modem, eu estava enganado).
    Fulana: (ja com voz meio alterada), Ja te falei uma vez que aqui na minha casa não chego modem!!! Chego foi o provedor!! (tipo ela ja tava me corrigindo).
    Eu: Certo senhora fulana, então a senhora ja conectou todos os cabos do provedor, se sim basta cria um discador colocar o usuario do modem que a senhora ja consegue acessar a net.

    0

    0
  54. ferrugem

    “… se sim basta cria um discador colocar o usuario do modem que a senhora ja consegue acessar a net.”

    Usuário do modem nãoooo.. Usuário do provedor… rsrss 😀

    E aí, ela conseguiu fazer o trem funcionar?!!?

    Abs,
    Ferrugem!

    0

    0
  55. Israel Carlos

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……………………..grande Marco, agora vc é tb Bombeiro !!!!!

    0

    0
  56. brunonasci

    Já trabalhei também com helpdesk….. curtia bastante, varias historias.
    Essa do ta pingando é otima.

    0

    0
  57. Bill

    Outro dia, mudou a empresa que faz o transporte dos funcionários para a empresa onde eu trabalho.
    O novo motorista, curioso, me perguntou: “Qual o trabalho de vocês? O que vocês fazem aí?”
    Respondi: “Fazemos suporte de redes”
    E o cara: “Ah sei! Aqueles ganchos de pendurar na parede, né?”

    0

    0

Deixe uma resposta