«

»

set 01 2009

Obama poderá ter poderes para “desativar” a Internet

Fonte: http://www.networkworld.com/news/2009/082809-cybersecurity-bill.html?page=1

O Senado norte-americano apresentou uma proposta de cyber segurança que daria ao Presidente Obama poderes para desativar a Internet, caso necessário. A proposta foi apresentada pela primeira vez em Abril deste ano, e dá ao Presidente poderes para responder a ataques eletrônicos e também de declarar estado de “cyber-emergência”.

A proposta afetaria tanto redes públicas quanto privadas, e por isso, não tem sido bem recebida por muitos.

Como sabemos, a Internet teve seu berço nos EUA, e ainda hoje, a maior parte do tráfego Internet ainda passa por lá, colocando o país quase que como um “nó central” da rede das redes. Pelo mapa abaixo é possível perceber que a maior parte do tráfego Internet ainda passa pelos EUA.

Isso mostra que, se os americanos assim desejarem, eles podem comprometer o fluxo de dados com relativa facilidade.

Mas isso não é novidade… os EUA já vem atuando nos bastidores da Internet no que se refere a Cyber Segurança, já há algum tempo. Na maior parte das vezes, de formas um tanto quanto discutíveis… quem não se lembra do projeto “Carnivore“, do FBI? Basicamente, o Carnivore consistia em “sniffar” um grande volume de mensagens de e-mail procurando por palavras-chave que pudessem ser classificadas como “atividade suspeita”. Ou seja, eles abriam os e-mails PRIVADOS e acessavam todo o seu conteúdo. Segundo consta, o projeto foi abandonado em 2001 devido à grande controvérsia gerada, mas o próprio FBI admite que o projeto ainda vive, com algumas modificações, mas está lá. Outros projetos semelhantes também foram criados pelo FBI. Um deles analisa buscas feitas na Internet por qualquer um, no mundo inteiro, em busca de palavras-chave que possam ser um risco. Experimente procurar por “How to assemble a portable nuclear warhead”, no Google, e aguarde o FBI bater em sua porta 😉 !!!

Pois é pessoal, o big brother está na Internet também, e já há algum tempo. O que vocês acham disso???

Um abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

22 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. gudines

    Sinistro…. Bem interessante! Valeu por compartilhar Marco!
    O “Cybercrime” já é uma realidade, acredito que esse BBB virtual será altamente necessário.

    0

    0
  2. Guilherme Montoanelli

    MeeEdoOo

    0

    0
  3. Thiago_Lima

    Tenho mais medo do google…rsrs

    0

    0
  4. Daniel Valente

    Que nada… o BGP resolve isso.(!!)

    Mas tipico, os EUA e sua vontade de ser a policia do mundo….

    0

    0
  5. Marcelo.mca

    Skynet?!

    0

    0
  6. claytonreis

    Muito interessante!!!

    0

    0
  7. lrattes

    USA sempre se achando dono do mundo. Lembro dessa noticia a alguns anos atras. Pra dizer a verdade acho ate que ja acontece essa varredura nos emails, só que não é divulgado é claro.

    0

    0
  8. Deco

    Como o Irattes disse, eu também acho que os USA se acham o Dono do mundo … sou um
    tanto quanto contra isso, tem tantos outros países ai muito mais ricos em X aspectos e os
    USA pensam que são autoridade sobre todos.
    Com certeza esse tipo de monitoramento já acontece, só que por debaixo dos panos…

    Acho um tanto necessário, desde que respeitem a privacidade dos outros.

    0

    0
  9. Klaus

    Tava rolando uma thread a respeito na NANOG.

    Acho que só chegaria a esse ponto se fosse o caso de um cyber-ataque em larga escala à infraestrutura de TI/Telecom dos USA e, consequentemente, de todos os serviços que dependem de redes. Ou seja, quase tudo.

    0

    0
  10. douglasfc

    Eu soh tenho uma pergunta….

    Qual seria o prejuizo global por 1 hora de mundo sem internet? Ao meu ver, imenso…e quem vai pagar a conta?

    Olha…caso isso seja aprovado, o que vai ter de ataque falso tentando desligar a rede vai ser uma festa….e o primeiro que conseguir pode trazer mais prejuizo do que um suposto ataque verdadeiro….

    0

    0
  11. Zzz

    Acho que o o fato do funcionamento da internet praticamente depender dos EUA se deve apenas ao fato de usarmos rotas de menor custo (olha que nesse caso é $$$ mesmo !!!), assim como serviços hospedados por lá, pois não acho que vão mudar equipamentos em outros paises, o que acontece é que todos somos consumidores de serviços americanos… Não acho correto a verificação de emails pelo governo, assim como a correspondencia é inviolável, mas tem casos que considero necessários, com a devida proteção a privacidade. Eu gostaria de saber a opinião de vocês….
    Vocês acham que qualquer um deveria ter acesso IRRESTRITO, a qualquer tipo de informação ? Acha que foruns sobre temas contra a segurança nacional (discussões sobre qual o melhor meio de explodir um teatro, como lançar foguetes explosivos a 1km de distancia, essas coisas…) devem ser investigados, para saber se é apenas um curioso ou um louco rancoroso e sem amor a vida ?
    Eu acho que as informações devem ser classificadas (aquela aulinha de security…), e quem não deve, não teme…
    Valeu pelas informações Marco, acho muito legal compartilhar e debater assuntos polêmicos que envolvem nossas atividades.
    Abraços

    0

    0
  12. scraipt

    bgp rulex !

    0

    0
  13. jesuscc

    Muito legal Marco, tem um filme show de bola ¨Controle Absoluto¨ baseado neste controle hehehehehehe, e como no nome do filme os Americanos querem o controle absoluto, quem sabe um dia todas as rotas alternativas passem por aqui hehehehehe e so acabar com o senado e com a camara dos deputados.

    0

    0
  14. carcara

    Eu acho que agente tinha que combina um dia pra todo mundo fica procurando sobre “How to assemble a portable nuclear warhead” e coisas similares, so pra gente da um pouco de trabalho pra eles 😛

    ahuahuahua

    0

    0
  15. carlosdias

    Como disseram acima e concordo, TENHO MAIS MEDO DO GOOGLE !!! kkkk

    0

    0
  16. ramonfontes

    Só faltava essa…

    0

    0
  17. Alexandre Avelar

    Pra mim não teria problema nenhum. Se este tipo de controle existe, ou venha a existir, é devido a problemas relacionados com alguma coisa ilícita. Esse tipo de coisa é motivado por terrorismo, segurança, etc…
    Não é na china que filtram pornografia?

    Vão ler meu e-mail? pode ler. Não faço nada de errado mesmo. Como diz o mano Brown: “Mano, não devo, não temo, da meu copo que já era!”

    Meu StarCraft (alguém joga?), Counter Strike, site do blog (lol) e navegação funcionando, pode acontecer qualquer coisa na grande núvem que pra mim ta tranquilo.

    []’s

    0

    0
  18. Eliseu

    Vou fazer uma busca no google com a frase do Marco…
    : )

    0

    0
  19. Marina

    Ola, e bem verdade que os USA encontra-se em uma posicao que possivelmente lhe de algumas vantagens em relacao a outros paises ou rotas bem mais acessiveis, mas isso nao lhe da a condicao de atuar como general sobre nossos dados. Espero que essa posivel proposto que por sinal insana nao de em nada e que outros paises com mais poderes de decisao interfira e que seja revertida para seguranca e nao em poderes ilimitados a um unico pais.
    Lendo essa reportagem da ma imgem do Hitler sera que sera uma nova geracao? afinal estao dando muito credito ao novo presidente dos estados unidos, endeusando-o de tal forma que geram propostas insanas como esta, ate onde vai o poder do homem.

    Precisamos de seguranca para nossos dados porque espioes sem consentimento ja os temos, agora estar ciente que estamos sendo vigidos e controlados e desapropriado, gostaria de saber onde fica os direitos humanos, me parece que neste campo eles nao existem nao e.

    Marina Souza

    0

    0
  20. grillmon

    Querendo ou não os EUA tem poder para isso, é foda tem que existir este monitoramento para combater terrorismo, mas acho que este poder que os EUA tem tinha que ser revisto pelos outros países, pois não sabemos o dia de amanhã.

    0

    0
  21. Alexandre Canalle

    Acho que a frase mais interessante deveria ser dita pelo Cid Moreira:

    “Estamos de olho!”

    0

    0
  22. davidelvisrosa

    e olha só o Brasil ali, nem tem nada direito… :s

    0

    0

Deixe uma resposta