«

»

set 17 2009

HP poderia comprar a Microsoft em um futuro próximo. Será?

Esta saiu nos meios de comunicação pelo mundo inteiro, inclusive em sites muito sérios e respeitados (como o InfoMoney, UOL e outros). Em um evento recente, o Presidente da Gartner Brasil disse que, em sua modesta opinião, a sinergia entre as duas empresas é clara e necessária, o que poderia levar à um movimento de fusão ou aquisição, em um futuro não muito distante. Apesar de parecer improvável agora, este mesmo executivo anteviu a compra da Sun pela Oracle. Leia o artigo na íntegra, abaixo.

Fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=20302&sid=5

HP pode comprar a Microsoft, prevê o Gartner

:: Cristina De Luca
:: 15/09/2009

Na solenidade de abertura da XIV Conferência Anual Futuro da TI, realizada nesta terça-feira, 15/09, na capital paulista, o consultor emérito da consultoria, Donald Feinberg, assegurou que as consolidações vão continuar no mundo da Tecnologia. O especialista deu um palpite. Segundo ele, haverá uma forte aproximação entre a Microsoft e a HP, podendo, mesmo resultar numa incorporação mais à frente.

“Falta hardware à Microsoft e software à HP. Uma aproximação entre as companhias é absolutamente viável”, declarou o VP do Gartner. No ano passado, Feinberg anteviu o movimento de compra da Sun pela Oracle, transação ocorrida em abril deste ano.

Para Feinberg, que ministrou uma palestra para uma platéia lotada de executivos nesta terça-feira, 15/09, a negociação entre Microsoft e HP, hoje, faz sentido porque há um cenário claro de redução de gastos por parte dos clientes e a preferência por reduzir o número de fornecedores de solução.

E o VP do Gartner brincou: A possível compra da Microsoft pela HP – cenário visto por ele como o mais provável – acontece porque a empresa de Bill Gates, atualmente, enfrenta problemas com a concorrência cada vez mais acirrada.

Para o especialista, uma transação como essa – que pode sair de uma parceria para uma compra – pode levar até um ano para ser concluída. Além da possível incorporação da Microsoft pela HP, Feinberg também prevê outras consolidações. “Elas são inevitáveis”.

Para o analista emérito do Gartner, a negociação faz bastante sentido, uma vez que os problemas de competição enfrentados pela Microsoft tendem a se acentuar.

As previsões de Feinberg não pararam por aí. Em sua visão, a Sybase, especializada em soluções de inteligência de negócios, seria alvo de aquisição da alemã SAP. E mais: a IBM deve comprar empresas menores desenvolvedoras de aplicativos.

O VP do Gartner também desmitificou cloud computing ou computação em nuvem. Segundo ele, há um uso inapropriado da tecnologia pelos fornecedores.

“Cloud computing não é produto. É um conceito e, hoje, já pode ser bem aplicado internamente pelas empresas no sentido de flexibilizar os seus trâmites de uso de Tecnologia da Informação”, preconizou.



Comente usando o Facebook!
0
0

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Edson

    Hum… essa jogada é dificil de compreender hein…
    Mas vindo desse Guru do mercado, quem sou eu, mero mortal pra duvidar…

    Vamos deixar a agua rolar e ficar com os olhos “bem” abertos….

    Valeu pela noticia.!

    0

    0
  2. claytonreis

    Algo que nínguem poderia esperar… quer dizer quase nínguem.

    0

    0
  3. Brenocrs

    Pois é , ano passado foi a EDS , e agora teremos a Microsoft

    Não duvido muito não…..creio que criar softwares para um hardware e vice-versa seria uma excelente jogada de mercado….será q teremos um futuro com duas “Maçãs” no mercado ??….

    O jeito é esperar e ver se realmente vai rolar….
    Dados lançados , vamos ver se o império de um Neard irá se adaptar ou irá sucumbir !

    0

    0
  4. Fernando Avelino

    Eu creio que isso é provavel num futuro distante.

    0

    0
  5. ferrugem

    Comprar eu não diria… Mas uma parceria acredito que nem esteja tão longe assim..

    Bacana a notícia… 😉

    Abs!

    0

    0
  6. gustcol123

    Caros,

    essa foi a palestra de abertura do Gartner, evento o qual participei. Donald Feinberg é a pessoa que falou na XIII Palestra do Gartner que a Sun seria comprada pela Oracle meses antes do mercado ter ouvido falar sobre a hipótese. Donald Feinberg também disse que a Oracle comprará alguma empresa que faz a prestação de serviço no mundo, citando Capegemini e a Atos Origin nessa mesma palestra sobre a HP comprar a Microsoft.

    No meio da palestra, diversos CIO`s e CEO`s que estavam presentes começaram a rir do que ele falava, ele parou no meio da palestra e disse a seguinte frase: Quando eu falo sobre a compra das empresas aqui citadas para os executivos de Wall Street, ninguém ri, todos ficam sérios e me ouvindo. Ai ele retornou a palestra.

    Em resumo, quando Donald Feinberg diz sobre uma fumaça, não existe uma brasa, mas sim fogo que originou essa fumaça.

    0

    0
  7. Zzz

    Eu acredito que pode rolar, acho que ajudaria muito a reduzir custos, mas não vejo sentido depois da compra da EDS, pois a parte de consultoria de serviços da MS é muito grande e concorrente da EDS. O Feinberg é incrível, ele consegue ter sempre uma ótima visão comercial das tendencias de tecnologia, ver o quanto realmente tem de valor, e em que áreas vão trazer maior retorno, do tipo saber dizer se vale mais produzir celular ou produzir conteudo pro celular.

    Abraços,
    Gustavo

    0

    0
  8. Vinicius Ramos

    Eu acredito que é possível. Até porque esse lance de “análise de mercado” me parece, no fundo, uma boa e velha espionagem…

    0

    0
  9. gustavofranco

    Ele é amigo pessoal do tiu Bill dai fica facil -.-

    0

    0

Deixe uma resposta