«

»

jan 23 2010

O céu ERA o limite…! Cisco manda router para o espaço (no bom sentido)!

Aproveitando na íntegra o post do Tiago Gomes, do fórum:

Muito interessante essa notícia galera.

A Cisco informou que o Space Router, do projeto IRIS – Internet Routing in Space, enviado ao espaço junto com o satélite de comunicações da Intelsat General em novembro de 2009, completou com sucesso a fase de testes iniciais. Colocar o roteador em orbita (ele está a cerca de 35 mil quilômetros da terra) foi o primeiro passo para o projeto revolucionário da Cisco, que deseja mudar as comunicações via satélite.

Hoje, a “inteligência” do sistema fica na terra, sendo os satélites responsáveis apenas por enviar e receber as informações, em uma rede do tipo “circuit-switched”. A idéia da Cisco é criar uma rede IP e colocar um roteador em cada satélite, que permitirá que as decisões de encaminhamento e outros processos sejam implementados no próprio satélite.

No modelo atual os dados transmitidos precisam voltar à terra para serem processados, e depois enviados novamente para o satélite, que por fim envia para o destino final. Já com o roteador o processamento pode ser feito no próprio satélite.

Além disso, adotando IP, mesmo protocolo usado na Internet, será possível roteador voz, dados e vídeo entre os satélites, usando uma única rede, como já ocorre hoje nas “redes terrestres”.

Um roteador alocado no espaço, pode de forma inteligente alocar banda e priorizar determinado tráfego, disse o Project Manager do projeto IRIS, Greg Pelton, citando outra vantagem.

Vídeo de apresentação do IRIS:
http://www.cisco.com/web/strategy/government/vds_govSpaceRouting.html

Fonte:
http://www.brainwork.com.br/blog/2010/01/19/cisco-manda-roteador-para-o-espao/

Notícia original:
http://newsroom.cisco.com/dlls/2010/hd_011910.html?sid=BAC-NewsWire

Outras informações sobre o IRIS:
http://www.cisco.com/web/strategy/government/space-routing.html

Mais notícias relacionadas:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u683329.shtml



Comente usando o Facebook!
0
0

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Tiago Lima

    Valeu Marco! Galera vejam o vídeo, é muito maneiro!

    Achei mais uma matéria sobre o assunto no Olhar Digital, segue:

    “Empresa desenvolve roteador espacial

    A empresa Cisco desenvolveu recentemente o primeiro roteador espacial. Com o aparelho é possível realizar tráfego de voz, dados e vídeos apenas com a utilização de satélites, sem passagem pela Terra.

    Em novembro foi lançado o primeiro exemplar de uma bateria de testes. O roteador operou com sucesso na nave Intelsat’s IS-14.

    Antes da criação do equipamento, a transferência de dados era feita por meio de uma base em terra firme, via rádio. Depois os sinais eram transmitidos para satélites.

    No momento, a utilização do roteador espacial tem como foco bases militares, que devem ter grande redução de custos com a nova tecnologia, além de possibilitar maior rapidez de interação. O desenvolvimento do aparelho foi feito dentro do programa IRIS (Internet e Roteamento no Espaço), levado em parceria pela Cisco, Intelsat e Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

    A Cisco pretende, no futuro, colocar o aparelho disponível também para uso comercial. No entanto, não há previsão para que isso aconteça. A novidade pode revolucionar, já que a transmissão espacial pode abranger locais não atingidos pela cobertura 3G.”
    Link: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10444

    Pergunta: será que a Cisco criará alguma certificação para esse equipamento? Tipo, um expert em roteamento espacial? hahaha

    0

    0
  2. Fabio Ribeiro

    Muito show este post.

    Será que com este tipo de infraestrutura o delay ocasionado pelos satélites irá diminuir?

    Abs.

    0

    0
  3. Kalau

    Imagina dar um debug all e travar um satélite? 🙂

    0

    0
  4. Tiago Pereira

    Será uma solução bem competitiva pois provavelmente o delay irá diminuir já que nesse caso a transmissão não necessite retornar a Terra para ser processada. Me corrijam se estiver errado.

    0

    0
  5. davidelvisrosa

    uaw! cuidado marcianos que estamos chegando aí! rsrs

    0

    0

Deixe uma resposta