«

»

fev 10 2010

“Ultra” banda-larga. Ultra de quê?

De uns tempos para cá, não é incomum ouvirmos o termo “ultra banda-larga”. Uma operadora aqui anuncia que vai comercializar o serviço. Eis que outra operadora acolá anuncia que também vai. E assim seguimos, com notícias pipocando sobre o oferecimento de um produto que, na verdade, sequer sabemos do que se trata. Imaginamos, pelo nome, tratar-se de um serviço inovador, um acesso banda-larga com velocidade absurdamente alta. Será…? Bom, aqui no Brasil… ainda não 🙁 ! A NET, por exemplo, com seu produto Virtua, oferece em São Paulo a banda máxima de 12Mbps. Muito? Sim. Mas será que podemos chamar isso de “ultra”? A TVA (Telefonica), por meio do Ajato, oferece até 16Mbps para seus assinantes, também em São Paulo. Caímos no mesma questão: Rápido, sim. Mas… ultra-rápido? Hmmmm… 😉 ! Temos, por fim, a GVT. Provavelmente o serviço de banda-larga mais rápido do Brasil. Via tecnologia aDSL2+, o pacote top da GVT chega à 20Mbps de banda (no downstream). Nada mal para nós, tupiniquins! Será que este poderia, enfim, ser taxado de “ultra serviço” de banda-larga? Bom, 20Mbps, para os padrões atuais – ainda mais para os padrões Brasileiros – é MUITA coisa. Acho que, aqui, estamos enfim entrando nas fronteiras do Ultra 😀 !

Bom, e lá fora? O que temos neste sentido? Quando saímos do Brasil, infelizmente (para nós), a coisa muda de cenário. O Japão é caso mais comentado, pois é um dos mercados em que a banda larga mais cresce, tanto em consumo quanto em velocidade. A J-Com, uma operadora Japonesa, oferece aos seus clientes a mais rápida banda-larga do mundo: 160Mbps. UAU!!! Isso sim é ultra banda-larga! Agora, o que NET, TVA e J-Com teriam em comum? Adivinhem só…: Os serviços de banda larga mais rápidos do Brasil e do mundo compartilham a mesma tecnologia (pelo menos de rede). Todas rodam sobre redes HFC (hybrid fiber-coax) – as redes usadas pelas operadoras de TV à cabo. Apesar da GVT oferecer, de fato, a banda larga mais rápida por aqui, existe uma limitante muito forte que é a distância do assinante até a central da GVT. A questão é meramente tecnológica… as redes xDSL usam pares metálicos implementados há decadas, projetados para o uso telefônico, apenas. Utilizando frequências mais altas, a tecnologia xDSL torna possível o oferecimento de banda larga em cima desta estrutura “legada”. Para as operadoras de telefonia, isso é ótimo, pois o investimento para tornar-se um provedor de banda-larga é reduzido, já que a chamada “rede externa” já está lá, pronta. Mas para o assinante, isso significa dizer que, quanto mais distante ele se encontrar, menor a velocidade e a qualidade do serviço disponível. Este tipo de problema praticamente não existe em redes HFC, já que a largura de banda real disponível nestas redes é imensamente maior e a tecnologia empregada permite que distância muito maiores sejam cobertas sem perda na qualidade do serviço. E com o advento da versão 3.0 do padrão DOCSIS (análogo ao Ethernet, mas para a rede HFC), o limite de velocidade que pode ser oferecido neste tipo de rede torna-se virtualmente ilimitado, já que canais de UP e DOWN podem ser agrupados conforme a necessidade. Isso torna fácil compreender porque este tipo de rede segue com investimentos pesados, pelas operadoras do mundo inteiro (incluindo o Brasil).

Agora, uma questão para pensarmos: O que fazer com um pacote “ultra”? Como utilizaríamos, hoje, 20 Megas – ou mais – de banda? Aqui no Brasil, certamente temos muitos usuários residenciais com PCs que sequer seriam capazes de gerar dados à taxas muito elevadas! Mas deixo a pergunta… o que você faria com 20 megas de banda larga??? Alguém aqui assina, de fato, um destes “ultra-serviços”? Caso positivo, deixe aqui suas impressões!

PS: Este post servirá como “gancho” para o próximo posto que pretendo escrever, sobre redes HFC 😀 ! Aguardem!

Um abs

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

62 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Deco

    Bom, primeiramente eu iria comprar um HD de 1,5 TB pra armazenar os meus downloads … e depois disso
    iria comprar um ‘kit provedor de internet á radio’ para conseguir levantar uma grana pra bancar o custo dessa
    ultra banda larga que aqui no Brasil eu não gostaria de imaginar o valor que i$$o iria custar

    hahahahahah …

    abs! E parabéns pelo post Marco, aguardo o post do HFC 😉

    Marco, lendo esse tópico aqui, eu vi esse outro aqui relacionado

    http://blog.ccna.com.br/2008/11/06/cisco-e-net-vao-oferecer-banda-larga-a-60mbps/

    Já faz algum tempo né, e eu nunca ouvi falar á não ser aqui no seu post
    á respeito dessa velocidade.. será que não virou?!

    0

    0
  2. Marco Filippetti

    Oi Deco, valeu! Pois é, as informações que eu tenho é que o serviço 60M da NET estaria disponível apenas na região de Campinas, e mesmo assim, para um número muito restrito de usuários, que estariam “testando” o serviço. Mas você pode reparar que o serviço não está disponível para venda no site deles, ou seja, comercialmente, parece não estar disponível…! Acho que a coisa não avançou. Devem ter encontrado alguma dificuldade, ou técnica ou comercial mesmo.

    0

    0
  3. Alexandre Avelar

    Ultra rápido? Quando li pensei em algo de 100Mb. 20Mb é rápido, mas não acho que deveria se chamar “Ultra”.

    0

    0
  4. Fabio Ribeiro

    Boa Deco!!! Bem pensado rsrs…acredito que utilizaria até bem esta velocidade à mais disponível, pois sou um aficcionado por downloads rsrs…(claro que os meus 4 Mbps até que satisfazem minhas necessidades) mas com certeza o preço praticado para este tipo de banda ULTRA larga seria um absurdo no Brasil.

    Mas acredito que, mesmo com a crescente demanda por largura de banda devido aos vídeos streaming em formato HD, toda esta velocidade seria subutilizada por usuários domésticos.

    Abs!

    0

    0
  5. Deco

    É Marco, creio que não tenha virado mesmo .. os caras não gostam muito de
    investir né. Se eles pensassem um pouquinho mais em investir com certeza
    iria virar mais grana ainda pra eles! Mas fazer o que né 🙂

    Abs!

    @Fabio Ribeiro – Com certeza muita gente iria subutilizar … o meu micro
    iria ficar o dia todo ligado baixando milhões de musicas e filmes enquanto
    eu trabalho, e a anteninha iria ficar aqui em casa rendendo um tutú pra mim …
    ahhahahah!… ia dar até pra baixar uns games do PS3, só falta os caras
    destravarem ele, ai sim ia ser o esquema ;]

    0

    0
  6. Aldo Oliveira

    Ja destravaram Fabio.

    Li uma reporategm que nao sei onde que ja destaravaram!

    Mas sobre a Ultra? Tudo depende do ponto de comparacao.
    Se fizermos uma analise em relacao ao JAPAO , nao e ultra e sim veloz.

    Mas na minha necessidade, um pacote de 10mb ja atende!

    Espero o topido de HLC!

    Abc

    0

    0
  7. Daniel Valente

    Como outros disseram: “20M nao chega a ser Ultra”. : )

    E como Marco disse, como “usar” essa banda?? Eu trabalho em um provedor de Internet ( Fibra e Rádio ), e ja naveguei com 15M FULL. E sinceramente, apenas em alguns downloads na Oracle passou dos 10Megas. O resto tinha que encher minha lista de downloads para usar a banda. Resumindo, não adianta nada assinar uma internet dessas se a infraestrutura da Internet não acompanha ; )

    Abs!

    0

    0
  8. Alexandre Avelar

    Acho que o problema é que o serviço fica na mão de poucas empresas. Não há tanta concorrência. Aqui em Franca, por exemplo, eu tenho que escolher entre Netsuper da CTBC ou Virtua da NET. Sem contar nos provedores de rede Wireless que não são lá muito confiável. Atualmente, tenho 1Mb da NET. É bom, mas é caro.

    0

    0
  9. Herbert

    Eu iria baixar vários cursos, e-books, músicas enquanto treino inglês no Skype. 🙂

    0

    0
  10. Dario

    Realmente é muita banda.. 20Mb .. mesmo que você faça muito “download” não vai ter tempo nem para ouvir, ler ou asistir o que baixou..
    Acredito que ter uma banda “ultra” posibilitaria o youtube em HD por exemplo.. ou seja video on demand. O qual acabaría com a televisão assim como a conhecemos hoje.
    A palavra Ultra vai depender da época.. imaginem 1Mbps há 10 anos………….

    0

    0
  11. ferrugem

    Fala aí pessoal!

    Estou meio ausente nos comentários aqui no blog e também no Fórum.. Mas estou sempre por aqui, dê olho nas discussões e também acompanhando novos posts.. Mas reconheço que tenho participado pouco e, sem sombra de dúvida pessoal, a pouca participação, essencialmente os poucos comentários nos novos e muito bem escritos posts, é um fator bastante desmotivando para quem os escreve! Peço desculpas a você Marco e também ao Ítalo, que também vem realizando belos posts e enfatizo aqui a “campanha” que pode ser observada no header do blog!

    Enfim, deixando as desculpas de lado agora, gostaria de comentar um pouco sobre o post, sobre a Ultra banda Larga (UWC como tem chamado também)! Também não vejo nada de “ULTRA” assim no que se refere à estes números publicados e oferecidos.

    A questão toda, é que, para a realidade da grande maioria, esses valores são sim, bastante expressivos. Eu, por exemplo, possuo, atualmente, uma conexão que “capenga” nos 300 Kbps de velocidade. Se formos comparar com a conexão oferecida pela GTV, temos um acrescimo maior que 60 vezes. Não é pouca a diferença! 😉

    Eu sinceramente, não conseguiria utilizar, de forma residencial, toda essa conexão. 🙂

    Parabéns pelo post Marco. Aliás, uma máquina de fazer posts.. rsrs.. Chegando quase na marca dos 600! Incrível! 😀

    Abraços à todos,
    Felipe Ferrugem!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  12. rafaelsandrim

    Acho que o problema maior é o preço se 1Mb custa em torno de 60,00 R$ imagine 50Mb o nosso governo tinha que fazer algo por nos, agora uma banda de 100Mb duvido que usuario caseiro precise de uma banda dessa …………..NÃO PRECISO MAIS DE VELOCIDADE QUERO PREÇO BAIXO …………………

    0

    0
  13. alexandre.nobrega

    Ppl,

    Sei que o “range” de clientes atendidos deve ser pequeno, mas a GVT já oferece Banda Larga de 100Mb:

    http://www.gvt.com.br/portal/residencial/servicosinternet/power/index.jsp

    A bagatela? 500 contos (isso em Recife).

    -Al

    0

    0
  14. Fabio Ribeiro

    Aproveitando o gancho de serviços de Ultra Banda Larga…

    “Google construirá redes ultra-rápidas”

    Segue link -> http://bit.ly/9AMfmD

    Abs!

    0

    0
  15. Vila Lobus

    Com certeza o maior entrave para adoção de novas tecnologias aqui no Brasil está relacionado a altos investimentos monetários, que normalmente são valores consideraveis, para se construir uma infra-estrutura “digna” de comportar uma tecnologia de ponta com qualidade. Se uma empresa de porte adota esta tecnologia e oferece aos usuarios, com seus preços considerados “abusivos” pela população, todos reclamam do valor, Se ficar usando tecnologias de “legado”, todos reclamam por X ou Y que ocorre com a mesma. Então resumindo, na minha opinião, acho que o governo com todos esses “PACs” deveriam investir em tecnologias de rede, equiparando o nosso pais a outras nações que estão vem avantajadas, de forma que se o governo custear uma parte, esses preços seriam bem mais acessíveis, deixando todo mundo contente

    =)

    0

    0
  16. Fernando Nogueira

    Parabéns pelo post Marco! Estamos esperando do próximo. 🙂

    Realmente o “ultra” depende de qual conexão você tem. Eu, particularmente, possuo uma conexão de 1Mbps da Telefônica (speedy, que e o máximo que chega a minha casa), que já é o suficiente. Se comparar com a de 20Mbps, pra mim já é ultra hehehehehe… mas se comparado ao Japão é apenas veloz, como disse um amigo ai em cima.

    Espero que a infraestrutura aqui no Brasil melhore, pois é ela, que limita o avanço tecnológico em muitos setores.

    Abraços…

    0

    0
  17. Luiz Gustavo

    Como usuario comum, sinceramente não sei oq fazer com tanta banda disponivel HOJE, mas pode ter certeza que com o crescimento da rede, esses 20Mb será pouco no FUTURO!!!!!!

    0

    0
  18. Suzi

    nossa… ! eu tenho 3Mb. e ta bom ! acho que algo a mais so por trabalho ou algo assim …..

    0

    0
  19. wagner

    Ter 20mbps parece legal, mas nao sei se seria tão util assim… Creio que 3mbps já seja uma belissima velocidade, dá pra fazer tudo que queremos.

    Nao consigo imaginar um valor pra essa ultra banda de 20mbps. Com vídeo no youtube em Full HD, filmes em 1080p etc… 20mbps seria uma boa velocidade para ver tais videos/filmes.

    Vamos aguardar…Belo post Marco!!!!

    0

    0
  20. zumlp

    Acho que seria bom essa ultra-banda para o advento da virtualização e as aplicações na “nuvem”.

    Já como usuário doméstico, acho que ficaria feliz com a latência se aproximando de 1-5 ms em alguns jogos online. Além de que meus torrents ficariam muito felizes 🙂

    0

    0
  21. adilson florentino

    Acho que o grande problema reside no fato de que a nossa Banda Larga foi construida sobre a infra-estrutura legada da Telefonia Tradicional, como o Marco havia comentado. Comercialmente falando, é melhor para a Operadora ter uma imensidão de usuários consumindo pouca banda do que apenas alguns poucos gatos pingados, heavy users comilões de banda, mesmo cobrando caro, a demanda por uma “ultra-banda” é pequena, não há muitos “ultra-usuários” para arcar com as despesas.

    0

    0
  22. Tiago Lima

    Hoje eu tenho que me contentar com uma velocidade de 150 Kbps no máximo. E mesmo assim é um “serviço alternativo”, pois onde estou não chega um serviço decente e com preço justo.

    É vergonhoso ver isso…

    0

    0
  23. drfokker

    Bom, falando em experiencia, gosto MUITO do serviço da GVT. Contratei em casa um 30 MB, que divido com vizinho (que so usa para ler jornal) e faço downloads muito rapidos, acho inclusive que muitas ponta-B nao suportam meu limite… ai na MAIORIA das vezes nao passo de 1 Mb down… mas tem ocasioes que chego facil a 2.5Mb.. Faço video-conferencia molinho molinho, praticamente sem perdas. Na empresa onde trabalho, como teste contratei um 100Mb, esta sendo instalado HOJE, e vem via Fibra. Estou numa espectativa danada pra ver se presta mesmo. Assim que fizer alguns testes pesados, posto a experiencia. Anteriormente tive a Velox da OI, simplesmente um lixo.E para efeito de informacao, pago linha + 30Mb = R$ 169 reais. Acho relativamente barato.

    0

    0
  24. Tiago Pereira

    Com 20 MB eu prestaria um serviço de acesso a internet para os vizinhos! rsrs..

    0

    0
  25. Deco

    Caraca dfokker! Na onde você mora? Legal em .. chega os 30MB em casa e por 169 reais!
    Pq aqui em SP a net oferece 12MB por R$219,00, salgado demais na minha opnião!

    0

    0
  26. Elias

    ia montar um data center na minha casa..

    0

    0
  27. ferrugem

    30 Mb dá pra dividir com a vizinhança toda! rsrs 😀 E por R$ 169,00, melhor ainda.. Mixaria para cada um..

    Deco, acho que o drfokker mora em Minas..

    Abs!
    Felipe Ferrugem

    0

    0
  28. Deco

    Entendi Ferrugem, obrigado! E outra, to dando uma olhada no blog de vcs lá … o CEDERJ, legal cara, peguei a dica
    do english experts, não o conhecia… vou testar =]

    abraço Ferrugem!

    Pq juntos somos ainda melhores! 😉

    0

    0
  29. ferrugem

    O English Experts é um excelente site! O Alessandro e toda as pessoas que colaboram fazem daquele espaço uma central de informações para quem quer aprender inglês por conta própria através da internet! Vale a pena mesmo conferir! 😉

    O CompCEDERJ é um projeto que venho tocando desde quando iniciei o curso, no final de 2005. Fundamentalmente se caracteriza pela disponibilização de conteúdo útil para os alunos do curso de Computação do CEDERJ, especialmente as ADs e APs (avaliações dos outros períodos). Esse mês deve entrar o novo sistema de arquivos do site e mais algumas outras novidades.. 😉

    Abs pra ti,
    Felipe Ferrugem!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  30. Rafael Isquierdo

    O que faria com 20 Mega na minha casa ?

    …bom, vamos por etapas.

    – 1° dia: Colocaria todas as séries existentes no mundo para download, Lost, Prison Break, Everybody loves Raymond, The big bang theory, My wife and kids, Simpsons, CSI (Miami, New York, Las Vegas, São Paulo, Salvador….)
    – 2° dia: Colocaria todos os filmes existentes desde 1895 até o filme do Lula para dowload.
    – 3° dia: Compraria um contener contrabandiado da China cheio de DVD’s – R.
    – 4° dia: Gravaria todos os filmees e series nos DVD’s.
    – 5° dia: Finalmente depois de muito gravar, gravar e gravar, vou abrir um lojinha de camelô e e encher o cú de ganhar dinheiro vendendo as piratarias que baixaei da net com minha banda larga de 20Mbps.

    Alguem topa uma parceria ?

    Valeu !!

    0

    0
  31. Marco Filippetti

    ahahahah as respostas estão boas ehn! rsrsrsrs

    0

    0
  32. Suzi

    kkk ! essa do Rafael fez eu chorar de rir …. ;0)

    0

    0
  33. fabianobusatto

    Bom, eu tenho uma de 5MB e já sou muito feliz. Com uma de 20? felicidade boa. Mas como foi comentado, em recife já tem de 100MB pela GVT ($499), como tambem no PR. Isto sim eu considero ultra banda-larga.
    O que eu faço com a minha atual? em 3 meses de uso já completei 1TB de filmes, séries, programas e jogos. Estou indo comprar uma Multi HD Enclouser com 6 discos, lá no paraguai. Não vou comercializar, isto é só para mim mesmo, mas quem sabe, nada que um pouco de vontade, de estudo, de investimento, para me tornar um mini provedor de net no meu prédio? com direito a copiar os filmes e séries – lógico que pagando um acrescimo.

    0

    0
  34. gudines

    Lá fora usam a banda larga de alta velocidade para baixar filmes em FULL HD.
    Hoje no Brasil para baixar filmes assim é uma tortura em 2Mbps por exemplo.
    Com esse esquema lá fora de baixar filmes em FULL HD , o Blu-ray está dando até prejuizo.

    Como não vamos ter banda larga de ULTRA velocidade, pelo menos por enquanto, então o mercado de filmes em Blu-ray esta crescendo por aqui.

    0

    0
  35. Deco

    Beleza Ferrugem! Estou olhando o site desde a hora que eu postei aqui, simplesmente animal! Gostei muito,
    vou fazer dele o segundo site em uma aba no firefox aqui diariamente! =]

    @Rafael, demoro vamos comprar uma dessa:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-125173436-duplicadora-de-dvd-e-cd-10-gravador-dvd-e-cd-sony-lsk-nf-_JM

    como vai ser o nome fantasia do estabelecimento? MANOS DVD’s??

    ahhaha

    abs!

    0

    0
  36. drfokker

    Ferrugem, moro em Recife 🙂 A GVT entrou pesado por aki…

    0

    0
  37. ferrugem

    Opa.. Confundi então! Sorry! rs 😀

    Tenho uma tia que mora por aí.. Um dia ainda vou conhecer essa região.. 😉

    Antes da GVT chegar por aí, qual empresa prestava melhor esse serviço de banda larga? E qual eram as velocidades oferecidas aí para essa região?

    Abs,
    Felipe Ferrugem!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  38. drfokker

    Rpz… Antes da GVT existia um monopolio da OI pois a NET e outras nao conseguiam bater de frente com a disponibilidade do Velox. So que o serviço beirava o ridiculo. Os atendentes entao…. se voce perguntar uma virgula fora do script q eles tem, era “So um momento senhor….” E esse momento era de minutos a fio até misteriosamente a ligacao cair. Enfim, eu nao tenho nem recomendo NADA que a OI esteja a frente. Aqui na empresa consegui mudar nosso fornecedor pra Embratel e GVT. Vou ver se tenho mais sorte.

    Quando vires avisa pra eu por mais agua no feijão! 😀

    Abrass!!!!

    0

    0
  39. almssp

    Bom o post.. parabéns..
    + Acredito que o problema no brasil ainda não seja a qntdade de Mbps oferecidos e sim o preço do produto
    que nós ainda sofremos muito com isso!!!
    Em regiões menos desenvolvidas como por exemplo NORTE e NORDESTE 1Mb no usuário final é um absurdo.
    Coisa que pagavamos a 2 3 anos atrás em 1 mb(acredito que o speedy era 109,90) se pega isso em 512Kb em certas regiões.
    Então acredito que esse problema ainda seja o fator principal do avanço ao ULTRA SUPER MEGA BLASTER RÁPIDO de conexão a se ter
    em casa!!!

    0

    0
  40. araujoh2

    Gostei do post
    A GTV está aqui em Salvador faz uns 2 anos (disponível em alguns bairros).
    Eles juram oferecer 4, 10, 20, 50 e 100MB, no bairro onde moro só está disponivel a velox da OI que o maximo que eles ofereciam antes da GVT vir para cá era de 1MB… isso mesmo… os planos eram 300k 600k e a super velocidade de 1MB, hoje eles oferecem 600k 2, 4 e 8MB.
    Lá na empresa usamos GVT 10MB mas, a maior velocidade registrada desde que usamos foi 4MB
    acho muito dificil o ADSL deles funcionarem a 100MB como eles prometem, mas, esta disponivel para a compra.
    abraços

    0

    0
  41. mgr

    Enquanto estamos nos megas:

    “Google testará Internet de 1 Gbps nos EUA O Google anunciou que começará testar conexões de rede de alta velocidadenos EUA para prover acesso à Internet para 50 a 500 mil americanos comvelocidade de 1 Gbps a um preço acessível. A rede do Google levará cabosde fibra óptica até os lares dos participantes do projeto. Um levantamentoestá sendo feito para definir as cidades onde as redes serão instaladas. Saiba mais:http://www.google.com/appserve/fiberrfi

    0

    0
  42. Brenocrs

    Boa tarde pessoal !!!

    Não li todos os comments, mas até onde euvi , nignuem chegou a comentar dos serviços da telefonica que fizeram para conexão de 1Gb aqui em são paulo como teste (sim , claro que estamos falando daqueles condominios de magnatas) onde era oferecido o serviço por um valor gigantesco….não sei se chegou a vingar , alguem tem noticias deste serviço …??? sei que era interamente de fibra optica,na epoca eu trabalhava na Tgestiona e faziamos a aceitação de todos os materiasi de infra que seriam usados (literalmente kilometros de fibra)

    Se parar pensar que as operadoras desenvolvem link’s não para desenvolvidos para heavy user’s mas sim para quantidade de user’s….posso estar falando merda mas quem foi na futurecom e viu as palestras , o que as operadoras estão esperando é so a “formalização” estatal para que as tecnologias comecem a ser implantadas , e que para 5 anos ja teremos essas coisas de ultra…uma palestra bem legal foi do executivo da PT Inovação que terminou a palestra com a frase “eu não quero mega, EU QUERO GIGA”…

    abrass

    0

    0
  43. juniorpessoa

    Boa Tarde,

    Alguns até mencionaram, mas tendo um ponto de vista mais técnico, teríamos 20Mbps/8=2,5 de downstream ok, mas e o Upstream destas bandas, acompanhariam esta capacidade de downstream? Ainda sim, provavelmente ficaríamos “presos” a conexões razoáveis de Up. Talvez para torrent, ou qualquer coisa que esteja fora do Brasil o Upload pode ou deve ser melhor, acredito. Porém, acho que para chegarmos a conexões no Brasil a velocidades “ultra” dependeríamos de boas mudanças de infra. Outra opinião, com estas capacidades ainda esbarraríamos nos “traffic-shapes” de operadoras e etc. Acredito e espero que exista uma preocupação por parte dos engenheiros de telecom com a forma de implantar e sustentar altas velocidades, ter shape de forma que garanta uma largura de banda para os assinantes. Basicamente esta é a minha opinião, sei que a conversa vai bem além disso, mas é um bom exercício de projeto.

    Abs à todos.

    0

    0
  44. lyon

    Boa noite pessoal!

    Muito interessante esse post marco, e olha, isso da o que falhar. Moro em curitiba e aqui tem oi, gvt e net. Já trabalhei 2 vezes na oi, 2 vezes na gvt e a net não me quis… rsss, trabalhei como “peão”, mas deu pra ter uma noção das coisas. Na oi, primeiro trabalhei no suporte adsl, sem mtos comentarios, na segunda vez, vixi, uma calamidade, trabalhava como instalador de telefone, olha pessoal, um lixo a rede da oi (aqui em ctba, antiga brt, mta gente ainda confunde apesar de ser a “mesma”) a oi não quer “melhorar” nem um pouco, a rede é do tempo do epa. E eles? querem que instale, libere adsl… qualidade -1.
    Na gvt as coisas mudam um pouco. Na primeira vez, trabalhei como terceiro na setor de qualidade, fiquei de boca aberta, eles realmente correm atras da tida cuja, presenciei quando a gvt lançou a internet de 10 Mbps, em recife e fortaleza, no começo, deu dor de cabeça, bastante problema mas, a gvt correu atras e descobriu o problema e logo arrumou, não importando se o problema era dela ou do cliente. Na segunda vez, fui instalar telefone, qualidade boa, não admite reutilização de rede (poste até a rede interna do cliente), e a instalação tem que ser padrão! senão, o técnico tem que refazer tudo.
    Em casa tenho net, com uma incrivel velocidade de 500 kbps, funciona até que bem, apesar de nao gostar da net tbem, serviço ruim e atendimento pior ainda, mas como disse, aqui em casa funciona bem!
    Em relação a preço, a gvt tem os melhores preços, bem melhores, infelizmente a gvt não tem por aqui, mas ta quase chegando, apenas 1 km de casa.

    Bom, escrevi o comentário pois li nos outros coments reclamações e opiniões sobre operadoras, como tive uma experiencia com as duas, escrevi.

    abraço a todos

    0

    0
  45. drfokker

    Conforme prometido, testei os 100Mb da Gvt… fiz download a 8.5…8.9 MB :O Preciso dizer que entrei em extase?

    0

    0
  46. ferrugem

    Show hein Rodrigo! Aqui faço download a não mais que 15 Kbps .. Que inveja! rsrs 😀 Nessa velocidade dá até vontade de fazer download!!! Sem falar que assistir vídeos na net deve ser tarefa fácil fácil neh!?!? rsrs

    Lyon, bacana seu coment.. Pelo o que pessoal está comentando, a GVT realmente parece estar na frente nessa questão de velocidade e qualidade na prestação de serviço Banda Larga.. 😉

    Abs!

    0

    0
  47. lyon

    Ferrugem, preço também!

    0

    0
  48. Marco Filippetti

    Gente, MUITO legal alguns comments que vi aqui! Principalmente sobre a GVT e os testes que alguns conseguiram fazer com os produtos “ULTRA” deles! Um show de velocidade, sem dúvida!!! Realmente, a GVT está na ponta no que se refere à Ultra-banda-larga! Não tenho dúvidas disso.

    Abração a todos e sigam postando aqui suas opiniões e impressões!

    Marco.

    0

    0
  49. ferrugem

    Pois é Lyon.. Acabei esquecendo deste “pequeno detalhe” rsrs 😀 . Os preços estão bem atraentes em relação aos oferecidos pelos concorrentes..

    Pena que não tem por aqui ainda .. (Macaé-RJ)..

    Abs!
    Felipe Ferrugem

    0

    0
  50. mikedavid

    olá pessoal como li no tópico deu pra ver que apesar de o Brasil estar em crescente momento com a banda larga deu pra ver que enquanto o Brasil depender dos outros pra aumentar a sua banda vai ficar sempre para traz em comparação com o exterior. Mas respondendo a pergunta do topico o que eu farai com uma “ultra” banda larga

    oque todo usuário de internet mais sabe fazer dowload e upload de arquivos

    0

    0
  51. Pedro

    Acho que o problema do Brasil não é velocidade e sim disponibilidade. O que as empresas deveriam investir seria em oferecer mais banda larga em mais lugares e não em alguns centros. Depois de uma estrutura melhor poderiam tentar colocar uma velocidade maior. Mas como o Brasil e país de 1°/3° mundo então temos alguns bairros testando conexãos de 100Mbps enquanto algumas cidades não tem uma conexão decente.
    Moro em Niterói – RJ e há um ano atrás a Oi falava que não tinha disponibilidade técnica para Velox no meu prédio, hoje eles já tem o serviço mas até 1Mbps, enquanto no Rio oferecem até 20Mbps.

    Mas felizmente, existem outras empresas e tenho uma predial de 4 mbps 🙂 . Mas para navegação sinceramente não vejo diference de 1Mbps. Utilizo basicamente para Torrents. Nem o streaming do youtube consegue utilizar toda a banda.

    0

    0
  52. drfokker

    Pedro,

    So confirmando o que disseste, eu para ter instalado o link 100MB aqui na empresa, to desde setembro ’09 iinsistindo, reclamando, etc, até gente da propria Gvt que conhecemos tivemos que apelar pra saber se iriamos ter o serviço ou nao…. nao foi facil pois diziam que nao tinham disponibilidade de Fibra. Ou seja, pelejei pra ter o serviço. Acho que as operadoras oferecem algo que nao pode dar, salvo felizes excessoes. A OI por exemplo, no dia que a GVT ofereceu 100MB aqui, a OI tambem veio com a mesma proposta…. eu solicitei da OI tambem, para ter 200 MB, até hoje. Nem contato com alguem da OI voce consegue, so consegue falar com uns energumenos atendentes que de nada entendem.

    Abrasss!

    Rodrigo

    0

    0
  53. Alexander Willians

    Atrasado, mais em tempo…

    Realmente Marco, a própria NET não encara seu “modesto” 12Mbps como ULTRA, já que intitulou somente seus testes com 30/60Mbps com o codinome “UBB” (Ultra BoradBand).

    Infelizmente não temos informações sobre quando ocorrerá a comercialização desses produtos. Com certeza seria um salto/marco tecnológico importante para o Cabo no Brasil.

    E realmente, falando no mercado geral de Banda Larga, independente de tecnologia, a GVT está na frente… por hora…

    []’s

    0

    0
  54. m.mineiro

    Bom pessoal, eu uso 2megas da net e pago 90 paus por mes.Vendo os posts e coments eu to pensando em testar outro servico.Alguem me indica algum.
    Eu ficaria satisfeito com uma velocidade de 8 megas tava bom.

    0

    0
  55. genildof

    Olá Marco, a GVT constrói suas redes utilizando o conceito FTTN (http://www.yourdictionary.com/telecom/fttn), o que propricia uma topologia final onde os enlaces xDSL sejam curtos e com poucas perdas. Abração.

    0

    0
  56. Richard

    Sobre os serviços de ADSL das operadoras:

    A disponibilidade é boa, a velocidade e a qualidade do serviço são satisfatórias. Mas o atendimento… é uma porcaria, quando fui cancelar minha ADSL da Oi, tive que entrar com uma ação no PROCON.

    Confesso que estou com um pouco de trauma depois dessa terrível experiencia, mas até agora de todas tenho ouvido bons comentários sobre a gvt, irei contratar, desde que não exista o maldito pacto de plano de fidelidade.

    Por enquanto vou ficando com um link dedicado de 40mb no escritório (aonde uso para downloads), e quando preciso em casa uso o 3G, X(.

    0

    0
  57. Tak

    Marco,

    Acredito que esse seu post não esta bem coerente em alguns aspectos, a GVT por exemplo, ja ofecere serviços de até 100mb por FTTH (fiber to the home), obviamente o preço ainda eh bastante salgado para uma residencia, mas para uma pequena / media empresa é excelente. Em casa eu tenho 10mb da GVT, a tecnologia é ADSL2+, eles também tem planos de 3 mb, 15 mb, 35 mb, 50 mb e 100mb, até 15 mb é via ADSL2+, 35 e 50 mb é VDSL2+, 100mb ja disse acima. A GVT, diferente da OI por exemplo, tem o mesmo preço independente de onde seja, 3 mb custa 49,90 / 10 mb 69,90 / 15 mb 99,80 / 35 mb 199,90 / 50 mb 299,90 / 100 mb 499,90.

    Sei la, eu acho muito bom, desde que mudei pra GVT nunca mais tive o que reclamar de internet.

    Outra coisa, quem posta aqui deve conhecer de redes né, e sabem que taxa de download / upload depende de capacidade de servidores, links internacionais, etc, pq realmente dependendo de onde eu esteja baixando alguma coisa por exemplo, nunca vai pegar no talo a conexão, mas quando eu baixo coisa de dentro do brasil por exemplo, ou até torrents de trackers aonde tem bastante seeders sempre vem no talo da conexão, youtube é muito rapido também.

    Att,

    Emerson

    0

    0
  58. lyon

    Ola pessoal,

    Hoje estava lendo uma noticia no terra e achei bem interessate. Abaixo deixo o link para lentura, e esperar as novidades!!!

    http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4287355-EI4802,00-Cisco+promete+para+marco+tecnologia+para+acelerar+internet.html

    Abraços

    0

    0
  59. flaviomesquita

    Pessoal,

    Aqui em fortaleza, a banda larga tem chegado em um estagio interessante, temos NET Fortaleza que oferece 8MB por um preço interessante, ja a Oi tem tem promovido uma mudança rapida partindo para ADSL 2 porque a GVT esta chegando montando uma Infra para atender uma grande demanda por um custo bom.
    Oi Velox por R$ 69,90 +ale Ilimitado por R$ 54,00 = R$ 123,90 por mês.
    Oi Velox por R$ 59,90 + Fale Ilimitado por R$ 54,00 = R$ 113,90 por mês.
    Preços muito BOM!
    GVT em Fortaleza -http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=738047

    0

    0
  60. Tiago Lima

    Charge sobre “banda larga”, que ilustra bem o assunto galera: http://charges.uol.com.br/2010/03/02/cotidiano-ligando-pra-operadora/

    0

    0
  61. Fernando Avelino

    Olha essas velocidades são realidade ainda pra poucos, ADSL2+ pra funcionar a 20mbps é necessário que você more praticamente do lado da central, pois a atenuação é começa em queda livre quando você começa passar de 1km.

    Virtua ainda é realidade para poucos, no maximo num raio de 15km do centro, isso sendo MUITO otimista, ou seja a maioria dos paulistas tem que se contentar no máximo com um Speedy escroto de 1,2 ou no máximo 4mbps por um preço absurdo!!!!

    abs

    0

    0
  62. nilsonlino

    Eu acho que são várias coisas que devemos pensar quando falamos de banda larga, primeiro que a palavra Ultra realmente pode fazer sentido agora mas quem sabe daqui a 10 anos ……
    Acho que outra coisa importante que devemos pensar é sobre o backbone que o Brasil tem…. Internamente temos um backbone de fibra que está, não se se essa palavra defne bem, subutilizado, porém temos que pensar que o backbone do Brasil com o exterior também não é tão grande assim, portanto acho que o que investimentos para termos essas bandas ultra rapidas tem que ser feitos primeiro …..

    0

    0

Deixe uma resposta