«

»

set 28 2011

O NetFlix chegou… e daí?

nf_logo.pngSemana que vem fará 1 mês que o serviço de vídeo streaming NetFlix aportou em águas brazukas. E chegaram de mansinho, sem muito escarcéu, sem alarde. Para quem nunca ouviu falar, o NetFlix é uma locadora de vídeos online que existe há pouco mais de 8 anos nos EUA. Nada de novo, certo? Afinal, a NetMovies já faz isso aqui no Brasil há alguns anos…

Errado!

O modelo de negócio da NetFlix é extremamente agressivo. Eles têm acordos com distribuidoras, programadoras, provedores de conteúdo e produtoras que garantem a chegada dos últimos lançamentos antes. Isso sem falar na tecnologia em si. A NetFlix consegue entregar filmes com qualidade próxima ao HD usando pouca banda (menos de 5M). E para fechar o pacote, o preço cobrado por eles é ínfimo se comparado com um aluguel tradicional de filme. Mensalidade: R$14,99.

Bom, e vocês devem estar se perguntando por que, diacho, eu estou falando de NetFlix aqui no blog… certo? O motivo é simples… estamos vivenciando uma virada de tendência. Até alguns anos atrás, P2P era o tráfego mais ofensivo nas redes mundiais. Hoje, já é vídeo (YouTube, etc). Com serviços online – como NetFlix – o consumo sobe a níveis absurdos. Para se ter uma idéia, somente o NetFlix, hoje, responde por nada menos de 30% de TODO O TRÁFEGO DE DADOS NORTE-AMERICANO.

Vocês conseguem ter uma dimensão do que isso representa? Bom, é MUITO, mas MUITO MESMO!

E agora, com o modelo de negócio amadurecido e  consolidado, outros serviços já despontam como líderes em nichos deste mercado. O serviço HuluPlus (oferece todas as séries de TV americanas – ainda não disponível por aqui) é um deles. Isso sem falar em tantos outros, como MediaFly, Pandora, Blockbuster (que teve de se reinventar e partir para o mundo online para não falir, com o modelo de locação física), etc.

Vídeo sobre IP e IPTV são a bola da vez.  Preparem-se para começar a presenciar mudanças radicais daqui para frente!

Agora, sobre o NetFlix… para quem quiser desfrutar desta maravilha, vou dar o caminho das pedras:

1) Assine o serviço (que disponibiliza 1 mês de graça, sem compromisso);

2) O acesso pode ser feito de um dos seguintes elementos: PC, SmartTV (alguns modelos apenas, que têm NetFlix homologado),  smartphones e tablets (que tenham suporte à NetFlix, como o Galaxy Tab ou o iPad), appliances (WDTV Live Hub, WDTV Live Plus – atenção que apenas o Plus suporta!!!, dentre outros), video-games (Wii e PS3), e alguns outros dispositivos.

3) Alguns equipamentos avisarão que o serviço não está disponível no país de onde você está tentando acessar (isso é firmware que ainda não foi atualizado). Para bypassar esta limitação, basta usar o DNS do serviço UnblockUs (184.106.242.193). Este é um serviço pago, mas o IP do DNS deles costumava funcionar sem ter de pagar nada. Vale tentar. O acervo que você vai acessar, neste caso, é o americano – ou seja, sem opção de áudio ou legendas em Português. O acervo local – disponível em Português, ainda é muito limitado. Mas tende a crescer com o tempo, claro.

4) N-Joy!!!

Opinião pessoal: Depois que assinei o NetFlix, minha vida mudou para melhor. Consigo assistir a filmes com excelente qualidade de meu tablet, onde quer que eu esteja, usando a rede 3G – isso mesmo, a banda da rede 3G é suficiente para encher a tela do tablet e prover som e imagem de qualidade! Também uso muito em minha SmartTV e no meu WDTV Live Hub. Sempre tem lançamentos de novos filmes, consigo assistir a vários seriados de TV (sim, eles estão lá também), etc.

Enfim… bem-vindos a uma nova realidade!

Abraço

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

14 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Diogo Mendes

    Show de bola! Realmente Netflix e outros servicos vem pra mudar a internet e o entretenimento em geral. A popularizacao de tablets smartphones e smarttvs foi crucial para essa mudanca. Que a internet cresca cada vez mais e nos proporcione cada vez mais oportunidades!

    0

    0
  2. lyon

    Realmente, Netflix é show!!!
    Desde os primeiros dias no Brasil fiz meu cadastro. Assisti uns 3 filmes e achei a qualidade muito boa.
    Senti falta de alguns filmes mais antigos como Rambo, rocky etc. Talvez logo eles coloquem, pois vi que não sou só eu que procuro por eles… hehehehe
    O preço, não precisa de comentários, é barato!

    0

    0
  3. drfokker

    Instalei no ps3… achei a qualidade boa, ainda nao se compara a um bluray ou um canal HD por exemplo… no geral, faltam titulos em portugues ou com legendas em pt, mas em ingles, e indescritivel. Ate o chaves em espanhol tinha!!!

    0

    0
  4. carcara

    Alguém sabe se existe algum cache de Netflix???
    Ou eles mesmos tem um cache a lá google?

    0

    0
  5. ArcanjoV8

    Fantastico! Excelente post, Marco!

    Valeu!

    0

    0
  6. fssantana

    Marco muito o bom o posto e como sempre esclarecedor !

    Mas será que o netflix esta em apostando em um crescimento em paralelo ao desenvolvimento da infra-estrutura no brasil ?

    Por que no EUA é uma coisa, onde temos fibra optica em residencia, mas e no Brasil que ainda não temos nem 50% do pais com acesso a banda larga !?

    Aposta muito interessante !

    Abraços

    0

    0
  7. Fábio R. Hernandes

    Vou testar esse mês gratuito para ver como é o serviço.

    Hoje ainda tem uma promoção no GroupOn gerando um crédito de R$30 para quem experimentar hehe

    0

    0
  8. Pedro

    Eu fiquei bem interessado quando lançou. 15 contos pra ver séries e filmes é um preço muito bom. Vai abalar muita TV por assinatura aí. Mas acho q deve estar tipo numa fase beta no Brasil ainda. No fórum que acompanho pessoal q assinou pelo PS3 volta e meia reclama da qualidade dos vídeos, que não conseguem fazer o streaming em HD mesmo quem tem 10 Mbps de banda larga. Eu ainda não experimentei mas vou fazer isso em breve pra confirmar.

    0

    0
  9. adilson florentino

    Muito Bom !!!

    Lembro-me de uma pesquisa encomendada pela Cisco que prevê que em 2015 o tráfego Internet será quatro vezes maior que o atual, e que 60% deste tráfego será video. Realmente as carreiras Cisco relacionadas são bastante promissoras.

    0

    0
  10. gudines

    Eu estou acessando o NETFLIX pelo meu Playstation 3, a velocidade de transmissão está excelente com 2Mb de banda. Parece que estou assistindo com a mesma velocidade da TV convencional.
    Como estou no período de experimento (1 mês) do NETFLIX, só estou vendo filme antigo, não estou vendo nenhum filme novo ou lançamento.
    Marco, só assinando que eles liberam os lançamentos?

    0

    0
  11. Herbert

    Se Speedy 2Mb com PS3 e já passo raiva para acessar a PSN, imaginem um Netflix…

    Nem stream direito funciona! Que venha a NET…

    0

    0
  12. Marco Filippetti

    Gudines, os lançamentos só existem no acervo dos EUA. Aqui não tem mesmo. E para acessar o acervo de lá, tem que mudar o DNS. Tem filmes muito bons lá.

    0

    0
  13. MOSCA

    Fala galera, raramente eu posto por aqui, mas ao ler essa matéria gostaria de alerta-los sobre quem assina net virtua hoje. Reparem que a maioria das pessoas que tem net aqui não irá conseguir ver os filmes em HD, isso ocorre porque a nossa amiga net está usando traffic shaping para o netflix. Eu mesmo testei em casa pois possuo net de 10mb e nenhum filme roda em HD, só em low SD, fora os engasgos, o que torna o serviço do netflix um lixo. Em contrapartida testei em um speedy que possuo e olha só que maravilha, funciona os filmes em HD depois de uns 15s após o inicio do filme.

    O que a net está fazendo é uma palhaçada. Eu só não corri atrás desse prejuizo pois só assinei o primeiro mes gratuito.

    0

    0
  14. rpedrosa1979

    Show de bola… é uma tendencia que veio pra ficar!!!

    0

    0

Deixe uma resposta