«

»

nov 03 2011

Nova certificação em Carrier Ethernet

mefonly.jpgSaindo um pouco do mundo estritamente Cisco, o Metro Ethernet Forum (MEF) abriu inscrições para sua nova certificação, o MEF-CECP (Carrier Ethernet Certified Professional).

O novo exame visa certificar profissionais com experiência em redes Metro Ethernet, e passa a ter um peso interessante no currículo de um engenheiro de redes. Isso porque o mundo converge na direção de redes “full-IP”, e redes metro Ethernet têm uma participação vital neste processo.  É comum acompanharmos processos de migração de redes “legadas” como Frame Relay, ATM, PDH e SDH para redes Metro Ethernet.

No que se refere à redes novas, estas já vêm sendo concebidas utilizando esta tecnologia, quase que como regra.

Portanto, esta é uma certificação que, na minha opinião, tende a ser muito apreciada pelo mercado. O problema que vejo é que ela ainda é muito recente, e nem todas as empresas a conhecem – apesar de todas conhecerem o MEF como autoridade máxima no que se refere à redes Metro Ethernet.

A certificação não foca em comandos ou cenários, mas em tecnologias e especificações. São 105 questões no formato múltipla-escolha cobrindo temas como especificações técnicas, tecnologias de acesso, emulação de circuitos sobre Ethernet, certificações MEF, aplicações e comparações com outros serviços. O material para estudo, juntamente com os objetivos do exame, encontra-se disponível  sem custo no link http://metroethernetforum.org/page_loader.php?p_id=1683

O exame custa US$350 para a primeira tentativa. Caso o candidato não seja aprovado, tentativas subsequentes têm o custo de US$50. Aparentemente, é possível a realização do exame online (em casa, por exemplo).

PS: Já tratamos superficialmente redes Metro em um post anterior, para os que não viram, vale dar uma olhada.

Fica a dica! Agora, é correr atrás 🙂

Marco.

Referências adicionais:

http://www.ethernetacademy.net/index.php/View-by-tag/MEF-CECP/

http://www.ethernetacademy.net/index.php/MEF-Professional-Certification/mef-carrier-ethernet-certified-professional-mef-cecp-overview.html



Comente usando o Facebook!
0
0

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Diogo Mendes

    Bem interessante! Não tinha ouvido falar dessa certificação ainda.

    Obrigado por compartilhar!

    Abraços!

    0

    0
  2. charlesrocha

    Show de bola Marco ja conheço um pouco da tecnologia Metro quando tiver a oportunidade de trabalhar na telefonica com certeza irei tirar esse certificado obrigado mesmo pela dica.

    0

    0
  3. ferrugem

    Valeu por compartilhar Marco!

    Tirando ou não a certificação, ter conhecimentos sobre MPLS está cada vez mais em alta! 😉

    Abs e bons estudos galera,
    Felipe Ferrugem!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

    0

    0
  4. Israel Carlos

    MPLS está dominando o mundo……em pouco tempo essa certificação terá seu lugar no mercado !!!!

    Vlw Marco…

    0

    0
  5. Jonnathan Ferreira

    vou correr atrás…interessante!

    0

    0
  6. Pedro

    Boa infomação e dicas. Vlw.
    Agora só não entendo esses valores. $350,00!!!! PQP. fala sério só pra fazer uma prova !? Acho q muitas dessas certificações são usadas mais pra arrecadar dinheiro do que provar conhecimento.

    0

    0

Deixe uma resposta