«

»

jun 25 2012

Rumo ao CCIE

Pois é, depois da notícia do meu sabático, muitos especularam que meu objetivo seria o CCIE. Bom, o que posso dizer? Acertaram! Na verdade, o CCIE R&S é UM dos meus objetivos que espero alcançar neste período em que ficarei afastado do mercado. Agora, com um pouco mais de tempo (tá bom, vai… MUITO mais tempo), acho que consigo dar seguimento à este grande sonho, que é obter o título CCIE.

Sei que não será fácil, e nem quero que seja 🙂 ! Afinal, a graça do CCIE é o caminho trilhado até a sua obtenção. Hoje, depois de muito procurar, finalmente coloquei as mãos nos dois únicos equipamentos que farão parte do meu Lab particular. Na verdade, se contarmos o PC, seriam 3 equipamentos 😉 . Hoje, arrematei 2 switches Catalyst 3750 de uma pessoa que, fui descobrir apenas depois, foi meu aluno no curso CCNP oferecido pela CloudCampus! O Marcelo estava usando estes mesmos switches para estudo, e não precisará mais deles. Para vocês verem como este mundo é mesmo pequeno 😉 !

Bom, o que interessa é que a jornada vai começar – em breve. Até o momento, já fechei a bibliografia e os equipamentos (fotos abaixo).  A idéia é utilizar o GNS-3 para a parte de roteamento, e os switches para a parte de… switching – claro! Como há uma grande deficiência em emular switches (mesmo o IOU da Cisco tem muitos bugs, ainda), havia duas alternativas: Comprar time-slots em racks online, ou comprar os switches e mandar ver. Optei pela segunda opção, até porque, gosto de meter a mão na massa 🙂

Para a montagem deste lab, vou usar um conceito que já havia publicado aqui antes (revisitem o post). O PC que usarei para a parte emulada é um Intel Quad com 16GB de memória e 320GB de HD SSD (Solid State), o que aumenta bastante o ganho de acesso ao disco e torna as emulações ainda mais eficientes. Este é o meu PC do dia-a-dia (não comprei apenas para isso, já o tenho há cerca de 2 anos).

Conforme os estudos forem evoluindo, vou postando aqui dicas, percalços, experiências, etc.

Abraços!

Marco.

dsc04433.JPG

Os switches 3750 

livrosccie.jpg

A biblioteca oficial 



Comente usando o Facebook!
0
0

33 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. AlanXT

    Achava um pouco estranho você não ter um CCIE, haha.
    Boa sorte!

    0

    0
  2. Marco Filippetti

    Alan, não foi por falta de vontade 🙂 Fiz o exame escrito 2 vezes, e passei nas 2. O problema era arrumar tempo para estudar para o Lab. E aí me desmotivava e não ia adiante. Agora, vamos ver se a coisa anda 😉

    0

    0
  3. Samuel Henrique Bucke Brito

    Que maravilha, hein Marco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sorte, sucesso e CORAGEM! Esses dois switches de distribuição realmente farão muita diferença nas práticas de switching – é uma pena que essa seja uma deficiência do GNS. Logo eu devo fazer o ultimo exame do CCDP e daí entrarei em fase de maturação sobre o fazer ou não o CCIE. Outra pena é que o laboratório no Brasil não tenha vingado, não é? Você sabe se existe alguma previsão para instalação de algum laboratório oficial no Brasil? Do contrário, onde você está pretendendo realizar seu laboratório? Abraço.

    0

    0
  4. A. Carvalho

    E esses 13 livros aí Marco? Será necessário todos? oO

    0

    0
  5. Marco Filippetti

    Alan, não. Alguns serão usados apenas como apoio. Os principais seriam TCP/IP vols I e II, CCIE cert guide, BGP Design, TShooting IP Protocols e QoS.

    0

    0
  6. JoseBalbuena

    estava na cara que vc ia para o CCIE haha… com o que vc sabe e a experiencia que tem vai tirar de letra essa prova..eu ainda estou no meu periodo de descanso depois de ter passado a prova.. daqui a um mês vou ver que o que faço com a minha certificação :P… Eu fiz o mesmo que vc, comprei 5 switches 2×3560 e 3×3550 um deles sendo o breakout switch, o resto os emule na minha modesta laptop de 3Gb RAM..

    Quando se anime a dar o SP me avisa.. praticar IOS-XR esta osso..

    0

    0
  7. KimRondon

    Marco, e como comentei outro dia no face. Vai postando, por favor, metodologia de estudo, barreiras, labs ja montados com topologias. E sempre bom ver essas coisas, ainda mais pra eu que preciso arrumar disposição tb pra terminar o ccnp, alias, meta ainda desse ano.

    0

    0
  8. JoseBalbuena

    P.S desculpa os erros de português.. o teclado não ajuda muito..

    0

    0
  9. vmosconi

    E aí Marco… Parabéns… Já esta nos planos sortear estes 2 sw depois da prova? auhauhauh

    0

    0
  10. ferrugem

    Excelente notícia!

    Sucesso e muito boa sorte aí nessa caminhada!

    Abs,
    Felipe Ferrugem!

    0

    0
  11. Roberto Mendonça

    Marco, não tenho dúvidas do seu sucesso. O caminho é árduo, como tem que ser mesmo, mas a satisfação pessoal e, claro, a valorização do mercado, faz tudo valer a pena !!

    Muito boa sorte !!!

    0

    0
  12. Plinio Monteiro

    Boa sorte Marco. Com certeza você conseguirá obter essa certificação.

    Estou começando os meus estudos agora em Agosto, também optei por um lab, comprei 2 3560 e vou usar um PC. A empresa que eu trabalho também está apoiando e bancou o material do INE + bootcamp para a nossa formação.

    A caminhada é longa, mas a realização compensa qualquer esforço.

    Abração!!

    0

    0
  13. Samuel Henrique Bucke Brito

    Laboratórios Móveis do CCIE R&S em 2012 e 2013:

    https://learningnetwork.cisco.com/docs/DOC-3224

    0

    0
  14. Fernando Avelino

    É isso ai Marco, boa sorte mesmo, você mais do que merece!
    abs
    Fernando Avelino

    0

    0
  15. ferodrigues

    Ai sim em Marcos, boa sorte, quem sabe mais pra frente não tem umas aulinhas no Cloud Campus de ccie 😀

    0

    0
  16. Deco

    Sabia! Desde o começo desta história de ano sabático eu já sabia!

    Abraço! E aguardo as updates 😀

    0

    0
  17. Daniel Valente

    Boa sorte Marco. Mas eu acho que você vai precisar de um livro mais grosso de QoS! rs.

    Plinio, que empresa é essa?!

    Abs!

    0

    0
  18. Sérgio F.S

    Pensei que iria conquistar o meu CCIE Voice daqui a cerca de 1 ano ou dois primeiro do que o seu CCIE, hehehe. Boa sorte Marco!

    0

    0
  19. Marco Filippetti

    😉 Na verdade Sérgio, eu já havia desistido do CCIE. Vou ser sincero… profissionalmente, acho que não vai agregar muito. Não acho que consigo um salário mais alto, ou mesmo um cargo melhor, hoje, com ele. No passado, sem dúvida. Então, perguntam, por que eu quero tirar o CCIE? Pelo desafio, e pela satisfação pessoal. É algo que eu devo para mim mesmo… e por que não, para vocês 🙂

    Abraço!

    Marco.

    0

    0
  20. Sérgio F.S

    Isso ae Marco. Já eu, além do desafio e satisfação, o busco para ter um salário melhor também. Há um tempo atrás, o meu objetivo era fazer uma boa Pós-graduação, e talvez uma segunda faculdade na área de engenharia. Hoje, o meu objetivo está focado no CCIE. Ainda nem terminei o CCNP Voice, mas já aspiro o CCIE e um dia o terei.

    Boa sorte novamente!

    Abraços,
    Sérgio.

    0

    0
  21. santos_ligeiro

    É isso ai Marco , va em frente que você irá conseguir !!!!!!!!

    Abraços !!!

    0

    0
  22. Bruno Rangel

    Muito Bom eim Marcãooo!!
    Sucesso nessa caminhada!!!

    0

    0
  23. thiago.mello

    Quanto vocês acham que um CCIE ganha?

    0

    0
  24. Marco Filippetti

    Thiago, tem CCIE ganhando de R$8K à R$30K (um diretor de empresa multi, por exemplo). O CCIE por si só não baliza salários (o mesmo vale para as outras certs). Abraço!

    0

    0
  25. William Machado

    Boa Sorte nessa caminhada!

    0

    0
  26. Karl Frederick

    Fala Marco parabéns pela coragem de seguir seus instintos.Lembra que eu tinha comentado com você via Linkedin sobre a compra de dois switch 3550 com o pessoal da candela network,pois é eles realmente como havia me dito são super honestos!!!O problema maior são “os péssimos serviços” que infelizmente temos que conviver em nosso país.

    Dê uma olhada na resposta dos correios:

    [email protected]
    25 mai

    para mim

    Caso queira adicionar algum comentário ou questionamento sobre a resposta abaixo, clique aqui

    Resposta:

    Prezado cliente, as apurações foram concluídas, entretanto o objeto não foi localizado no fluxo postal. Conforme normas postais internacionais, e também nacionais, o objeto postal pertence ao remetente enquanto não tiver sido entregue ao destinatário. O remetente é o detentor do direito à indenização nos casos em que as remessas não forem entregues ao destinatário. Desta forma, a retratação financeira pela não prestação do serviço deverá ser feita ao remetente. Para a definição do valor da indenização, é levada em conta a modalidade de serviço contratada. Será necessário que o remetente formalize reclamação junto à Administração Postal de origem para que o processo de indenização seja INICIADO. Assim, pedimos orientar o remetente a respeito. Existe a possibilidade do pagamento da indenização ocorrer no Brasil ao destinatário. Para isso, o remetente deverá desistir de seu direito à indenização, autorizando o destinatário a recebê-la. A autorização deve ser registrada junto à Administração Postal de origem pelo remetente. Esclarecemos ainda que o remetente possui um prazo máximo de SEIS MESES, a contar da data de postagem, para reclamar o objeto. Caso não haja confirmação de reclamação por parte do remetente ao final desse período, poderá ser presumida a desistência de seu direito ao ressarcimento, cabendo indenização ao destinatário. Para iniciarmos este processo de indenização, será necessário o seu retorno neste canal de atendimento. Informamos que o comprovante de postagem é indispensável para prosseguimento deste processo indenizatório. Desta forma, solicitamos guardá-lo até a finalização deste pedido de informação. Permanecemos sempre à disposição.

    Agradecemos seu contato.

    Atenciosamente,

    Ouvidoria dos Correios

    E pasme cara,o vendedor da candela em duas horas após meu pedido de reembolso havia creditado o valor integral no paypal.

    Pra quem quiser ver o rastreio:

    http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=CJ211944562US

    Realmente não dei sorte,mas enfim tentarei novamente.

    Mais uma vez parabéns.

    Abs,

    Karl Frederick

    0

    0
  27. Marco Filippetti

    Karl, que ABSURDO!!! Os equipamentos foram perdidos aqui, pelo rastreio. Ou seja, a responsabilidade é dos Correios SIM! Cara, que palhaçada!!! Pelo menos os caras da Candela te reembolsaram, mesmo sem terem tido culpa no ocorrido. Eu preferi comprar por aqui desta vez. Até porque, acho que garimpando, até dá pra achar bons preços. Hoje comprei mais 2 3550, cada um por R$650. Um bom valor, eu acho.

    Abração e boa sorte!

    Marco.

    0

    0
  28. Karl Frederick

    Excelente valor velho,porque já pesquisei em alguns sites e os caras querem no mínimo 900 pilas por um desses.Se por ventura souber de algum site ou alguém querendo vender por um bom preço me informe ficarei muito grato.

    Abração.

    Karl

    0

    0
  29. thiago.mello

    Marco,

    Te desejo boa sorte na caminhada, estou com a expectativa de concluir meu CCNP até final de Agosto e até o final do ano fechar o CCDP. Ano que vem será CCIE…. talvez tenhamos trabalhado no mesmo local, pois eu trabalha em uma empresa do grupo Embratel ali na região da Paulista.

    Abraço

    0

    0
  30. Edson

    Boa sorte! Dura trilha, compartilhe conosco as dificuldades e as vitórias.

    Valeu 🙂

    0

    0
  31. ealmeidaneto

    Pessoal, aonde vocês procurar para comprar os SW?! Estou me programando para tirar a CCNP e estou afim de comprar equipamentos.

    0

    0
  32. ecarli

    Fala Filipetti,
    Estou entendendo que vc saiu da EBT, é isso mesmo?
    Se quiser trocar idéias sobre programa de estudo, pode me procurar. Nao sei se vc sabe, mas obtive meu CCIE na EBT em 2009, durante o programa de estudo que a empresa fez.
    Abraços e boa sorte nesta jornada.
    Emerson

    0

    0
  33. Marco Filippetti

    Grande Emerson! Toda a ajuda é bem-vinda meu amigo 🙂 ! Saí da EBT sim, para me dedicar à alguns projetos pessoais, sendo o CCIE um deles. Vamos nos falando! Grande abraço!!!

    Almeida, procure no Mercado Livre. Foi lá que comprei os meus. Tem que ter paciência e dar uma garimpada (e uma chorada 🙂 )

    Marco.

    0

    0

Deixe uma resposta