«

»

jul 03 2012

Dica para lab: Conversores USB-Ethernet… chineses!

Pessoal, hoje consegui algum tempo para testar algumas interfaces USB-Ethernet que comprei há um tempo no ML por cerca de R$10 cada. A dúvida era se cenários com Dot1Q funcionariam com elas. Fiz um cenário simples, conectando um router emulado no GNS-3 à um switch L3 3750 e ativando router-on-a-stick no router emulado para rotear as VLANs (SVIs) criadas no switch.

Funcionou perfeitamente! O teste é bem simples. Basta configurar e, depois, tentar pingar de um lado para o outro. Como os frames estão encapsulados com a VLAN tag, se passar, a interface suporta Dot1Q. Se dropar, não suporta.

Abaixo, o cenário:

cenario.gif

As interfaces são as mesmas ilustradas neste post sobre labs que fiz em 2010. Segue exemplo de link no ML dela.

Fica a dica! Uma solução barata e funcional, como alternativa às placas quad-ethernet.

PS: Estas interfaces funcionam apenas em Windows 32-bit, ou em Linux (32 ou 64 bits). Outro porém é o que notei que o uso de hubs USB passivos pode ser um problema neste tipo de cenário. Assim sendo, recomendo usar hubs USB energizados, como o deste link.

Abraço!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

7 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Guilherme Almeida

    Legal Marco!

    Também faço alguns labs com 2 Switches 3550 e 2 2950 que comprei ano passado e trouxe da Inglaterra, graças a falta de fiscalização da policia federal…kkkkkkkkk.
    Tenho as mesmas placas usb ethernet mostrada no seu post, só funciona no windows 32 bits mesmo, vasculhei na internet algum driver 64 mas não tem, funciona muito bem mesmo. Quanto a parte que vc diz de utilizar hub passivo ele não funciona adequadamente mesmo, tenho um hub usb de 7 portas que não é passivo mas eu perdi a fonte de alimentação e estou utilizando como tal, normalmente funciona 3 ou 4 portas ao mesmo tempo mais que isso não rola.

    Eu utilizo também o Vmware nos meus labs, amarro uma interface virtual de uma Vmware a uma placa usb ethernet conectada numa porta de Switch real e é como seu tivesse um pc real conectado no switch, é bem legal o resultado. fica aí a dica se vc não conhece é claro, é um festival de gato mas funcional.kkkkkkk.

    Abraços,

    Guilherme Almeida.

    0

    0
  2. Diogo Mendes

    Mais uma ótima dica! Esse ano sabático + estudos pro CCIE vão me ajudar muito 🙂

    Abraços!

    0

    0
  3. ferodrigues

    Agora nao falta mais nada em Marcos.

    0

    0
  4. Sérgio F.S

    Valeu pela dica. Realmente uma solução muito barata. E ajuda muito para quem for fazer labs em notebooks, por exemplo. Como é o meu caso.

    Abraços.

    0

    0
  5. Igor Mendonça

    Marco,

    Que tipo de problema pode acontecer com os hubs USB passivos? Tenho alguns de 4x entradas aqui em casa e estava pensando em utilizá-los.

    Grato, Igor.

    0

    0
  6. Marco Filippetti

    Igor, problema com IRQ, mapeamento, etc. Pelo que vi, não é recomendado. Ontem chegaram os meus hubs ativos. Vou testar e depois posto.

    Marco.

    0

    0
  7. Igor Mendonça

    Tranquilo. Testarei de qualquer forma, já estão aqui mesmo não custa nada tentar. Estou esperando chegar os adaptadores e patch cords que comprei no DealExtreme.

    No mais, fico no aguardo do teu post. (:

    0

    0

Deixe uma resposta