«

»

jul 20 2012

Como ativar o suporte ao IPv6 no Windows XP

Quando escrevi sobre túneis IPv6 para uso doméstico, me perguntaram se isso resolveria o problema do não-suporte ao protocolo IPv6 pelo WinXP. Os túneis em si não resolvem o problema, pois o protocolo deve ser suportado pelo S.O. nativamente.

Mas então, não tem jeito para os usuários do XP? Sim! O XP tem suporte ao protocolo, ele apenas não está instalado. Navegando hoje pelo YouTube, me deparei com o vídeo abaixo, que mostra exatamente como fazer isso.

A dica é que o WinXP deve estar atualizado com todos os Service Packs recomendados, já que o suporte ao IPv6 apareceu apenas nos últimos SPs.

Abraço!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

2 comentários

  1. Samuel Henrique Bucke Brito

    Reparem que a guia “Propriedades” de configurações do TCP/IPv6 fica bloqueada no XP. Eu me lembro que na época eu ficava bravo com isso porque não dava para criar redes locais com endereços unique-local para fins de laboratório. Para editar essas configurações e endereçar as máquinas estaticamente criando sub-redes FD00:0:0:1::/64, FD00:0:0:2::/64 e outras, o usuário terá que utilizar o “netsh” no prompt cmd. Funciona normalmente, como deveria ser nativamente. Os SOs mais recentes da Microsoft não têm mais essa restrição…

    PS1.: É claro que no Linux isso nunca foi um problema! 🙂
    PS2.: O SO do vídeo não é o XP, mas o processo é o mesmo…

    Abraço!

    1

    0
  2. adilson florentino

    O NIC.BR também tem um excelente tutorial sobre o assunto: http://ipv6.br/habilitando-windows/

    Abs,

    0

    0

Deixe uma resposta