«

»

fev 14 2013

Depois de anos de “cabeça-durismo”, Cisco abrirá o EIGRP

Ninguém mais duvida que o EIGRP é superior a muitos outros protocolos de roteamento. É mais rápido, mais escalável e mais resiliente. O problema é (era) que este excelente protocolo de roteamento era proprietário – o que significa que apenas equipamentos Cisco eram capazes de utilizá-lo.

Eis que a Cisco anunciou no último evento Cisco Live ocorrido em Londres, que abrirá o protocolo. O que significa isso? Que ele deixará de ser proprietário para tornar-se um padrão de mercado (assim como o OSPF e o RIP, por exemplo). O “O” do OSPF, inclusive, vem de “Open”, que ilustra que este é um protocolo aberto. Será que o EIGRP será rebatizado para OEIGRP 🙂 ?

Enfim, esta notícia é motivo de comemoração, sim. O EIGRP é mesmo sensacional. Quem ganha é a comunidade!

Abaixo, o vídeo com o anúncio oficial (em Inglês).



Comente usando o Facebook!
0
0

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Minu

    Agora sim!! Configurando bem, realmente o EIGRP é bem estável.. não gera tantos problemas bizarros que nem o OSPF.
    Excelente noticia!

    0

    0
  2. Alexandre Avelar

    e é mais rápido para convergir. Ótimo notícia.

    0

    0
  3. Jonnathan Ferreira

    aleluia

    0

    0
  4. Fernando Aguiar

    Que notícia bombástica essa da CISCO, mas pelo menos foi uma excelente notícia!!

    0

    0
  5. Roberto Mendonça

    Ótima notícia.
    Quem sabe o EIGRP agora possa ser utilizado em redes maiores, tais como backbones de operadoras, já que hoje a própria Cisco recomenda OSPF ou IS-IS, como protocolos IGP.
    Acredito muito que os vendors deixem de usar protocolos nativos, pois perdem mercado com isso, devido a necessidade dos clientes de terem redes multi-vendors.
    Só acredito que algumas características do EIGRP, tais como Stub, Balanceamento com Variance, etc…não sejam herdadas pelo protocolo padrão….vamos aguardar.

    Abs,

    0

    0
  6. Josue

    Provavelmente a tendência dos fabricantes de redes com a adaptação para Software Defined Networking (SDN), tenha uma grande parcela para essa decisão.

    0

    0
  7. Cledir Justo

    Na minha opinião, o EIGRP só é superior ao RIP e o próprio IGRP. Ele é um ótimo protocolo para redes “pequenas”. Acredito que somente essa comunidade vai se beneficiar. Não vejo muitas mudanças caso empresas como a Juniper ou a Brocade incluírem nos seus equipamentos, já que normalmente são usados em Datacenter e Backbones de Service Providers. Acredito que a 3HC que vai se benefiar com isso já que vende bastante equipamentos de baixo porte como os MSRs.

    0

    0
  8. Fernando Avelino

    EIGRP será uma ótima alternativa para redes de até meio porte, porém para redes de grande porte creio que o OSPF ainda será a opção mais viável, ja que o EIGRP se torna difícil de controlar em ambientes muito grandes.

    0

    0

Deixe uma resposta