«

»

ago 10 2013

Use seus telefones IP “antigos” com PoE 802.3af!

Esta é uma experiência pessoal que compartilho com vocês. Compramos para nosso novo escritório 2 telefones IP Cisco modelo 7940 para usá-los com o sistema de telefonia que montamos, baseado no CUCME e CUE (Voice Mail). Os telefones vieram sem fonte, e não tínhamos um switch PoE (e tampouco iríamos comprar um, já que a necessidade, no momento, era utilizar apenas 2 telefones IP). Começamos a procurar uma opção: Ou fontes originais Cisco, ou power injectors Ethernet. A questão é que os telefones mais antigos (lista abaixo), suportam apenas o modo PoE proprietário Cisco, que não é compatível com o padrão IEEE 802.3af (apenas os telefones Cisco mais novos vem este suporte).

Lista dos telefones IP Cisco SEM suporte ao padrão IEEE 802.3af:

  • 7985G
  • 7960G
  • 7940G
  • 7910G
  • 7910G + SW
  • 7912G
  • 7905G
  • 7902G

Bom, o problema é que fontes originais Cisco para estes telefones, além de caras, tornam-se um problema já que é preciso uma tomada livre para ligar o telefone (fora os fios adicionais). Power injectors Cisco que trabalhem com o padrão proprietário, por outro lado, são caros e difíceis de encontrar – diferentes dos power injectors 802.3af, que são abundantes e baratos.

O que fazer, então? Que tal uma boa e velha “gambi”???

Pesquisando um pouco pela internet é possível entender qual a diferença entre o padrão Cisco e o 802.3af: a polaridade dos pares utilizados. Só isso! Ou seja, basta inverter os pares no cabo que liga o telefone ao power injector e a coisa deveria funcionar. Temos de inverter os pinos 4 com o 7, e o 5 com o 8, como abaixo:

Ponta que liga no power injector ou no switch PoE 802.3af (EIA-TIA 568b)

  1. laranja-branco
  2. laranja
  3. verde-branco
  4. azul
  5. azul-branco
  6. verde
  7. marrom-branco
  8. marrom

Ponta que liga no telefone IP Cisco (inverta o pino 4 com o 7 e o pino 5 com o 8 )

  1. laranja-branco
  2. laranja
  3. verde-branco
  4. marrom-branco
  5. marrom
  6. verde
  7. azul
  8. azul-branco

E funciona???

R: Sim! Basta montar o cabo da forma como está descrito acima e vai funcionar normalmente. A opção é usar um Ethernet coupler, se preferirem (ou fazer a inversão num patch panel). A opção é de cada um. Mas o legal é que, fazendo isso, você poderá usar qualquer switch PoE ou power injector 802.3af de mercado (Cisco ou não). No nosso caso, usamos o power injector da Motorola modelo  Symbol (AP-PSBIAS-1P2-AFR) e funcionou perfeitamente.

Claro que fazendo isso você perde a garantia do telefone… mas – cá entre nós – quem tem um telefone destes ainda em garantia? Certamente, ninguém 🙂

Fica a dica!

Abs

Marco Filippetti



Comente usando o Facebook!
0
0

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. dud

    Muito boa Marcola! Essa vai ser útil! Abs, DUD.

    0

    0
  2. zekkerj

    Marco, vendo essa pinagem eu lembrei imediatamente do cabo gigabit cross p/ CAT5E…

    0

    0
  3. Sérgio F.S

    KKKKK, muito boa essa dica.

    0

    0
  4. aguinaldo.luizjr

    Excelente!
    O que acha que vou fazer amanhã no trabalho?

    0

    0
  5. douglasedu

    Dica muito boa.

    Abs.

    0

    0

Deixe uma resposta