«

»

set 17 2013

Segmentação da rede sem fio utilizando o recurso Interface Groups do Wireless LAN Controller Cisco

Por Aldrin Luigi – Especial para o Blog CCNA


Olá pessoal, resolvi escrever um pequeno artigo que pode ser útil em redes sem fio de médio ou grande porte – A segmentação utilizando grupos de interfaces.

Todos nós, desde administradores de rede até aspirantes a CCNA, aprendemos a importância da segmentação da rede para escalabilidade e desempenho da mesma. Em suma a segmentação nada mais é do que dividir um único e grande domínio de broadcast em vários domínios menores.

E a segmentação é um problema quando tralhamos com uma rede local Wireless (WLAN), pois o propósito da mesma é prover acesso móvel e transparente, e não haverá mobilidade caso seja configurada uma WLAN para cada VLAN.

Pense na seguinte situação. A sua rede deverá suportar 2000 dispositivos wireless 802.11 provendo acesso móvel, ou seja, o roaming deve ser transparente para o cliente. Para muitos a solução seria configurar uma VLAN com uma rede /21 e associa-la à WLAN. O problema dessa configuração é o tamanho do domínio de broadcast. Outra opção seria a configuração de algumas VLANs com redes /24 ou /25 e associa-las à WLANs distintas, e nesse caso não haveria mobilidade, logo que seria necessária intervenção humana para a troca de rede.

E como resolver esse problema? Há duas formas – A primeira delas é a configuração de Grupos de Ponto de Acesso (AP Groups) e a segunda é a configuração de Grupos de Interface (Interface Groups). Nesse artigo usaremos a segunda opção, Grupos de Interface.

Antes de explicar como o recurso de Grupos de Interface funciona e como é configurado vou explicar como configuramos uma WLAN com apenas uma interface. Partindo da premissa de que a VLAN já está configurada no switch e está permitida no trunk 802.1q entre o switch e o WLC, a configuração da WLAN consiste na configuração de uma Interface e da WLAN.

Para configurar a interface siga o caminho CONTROLLER > Interfaces.

Dê um nome para a Interface e informe a VLAN a que ela pertence e clique emApply. Na sequência informe o endereço IP, máscara, gateway e servidor DHCP eclique em Apply.

fig1.JPG

Para configurar a WLAN siga o caminho WLANs>Creat New>Go.

  1. Na página WLANs>New entre com as seguintes informações;
    • Profile Name – Nome de identificação do perfil no controlador.
    • SSID – Nome da rede wireless.
    • Clique em Apply para aplicar a configuração.
    • fig2.JPG

  2. Na página WLANs>Edit ‘SSID’ entre com as seguintes informações;
    • Marque a caixa de verificação Status Enable para ativar oSSID.
    • No menu suspenso Interface/Interface Group (G) selecione a interface que será atribuída à WLAN.
    • fig3.JPG

Após configurar os demais parâmetros da WLAN (segurança, QoS, recursos avançados, etc.) basta clicar em Apply e pronto, você tem uma WLAN operacional, cuja VLAN está associada à interface configurada no campo Interface/Interface Group (G).

Nesse exemplo a interface foi configurada em uma rede /24, ou seja, a WLAN suportará pouco mais de 250 clientes. E agora? É ai que entram os Grupos de Interfaces.

O funcionamento desse recurso é extremamente simples e pode ser explicado em poucas linhas.Como visto no exemplo anterior, a rede configurada na interface limitaria o número de clientes suportados a pouco mais de 250. E se configurássemos quatro interfaces em redes /24 distintas e pudéssemos atribuí-las em única WLAN? Sim, isso é possível! E essa WLAN suportaria mais de 1000 clientes sem aumentar o tamanho do domínio de broadcast. Basta configurar as interfaces, atribuí-las ao Grupo de Interface e associar o grupo à WLAN. Se o grupo possui quatro interfaces, A, B, C e D, por exemplo, o primeiro cliente a associar-se na WLAN será alocado na rede da interface A, o segundo cliente na rede da interface B e assim sucessivamente.

Para a configuração do grupo de interface inicie com as interfaces que irão compor o grupo.

fig4.JPG

Após configurar as interfaces você já pode configurar o grupo. Para configurar o Grupo siga o caminho CONTROLLER > Interface Groups > AddGroup.

  1. Na página Interface Groups entre com as informações;
    • Interface GroupName – Nome do grupo de interfaces.
    • Description – Descrição do grupo (opcional).
    • Clique em Add.

fig5.JPG

O nome do grupo aparecerá na página Interface Groups, clique no nome do grupo para associar as interfaces.

fig6.JPG

  • No menu suspenso Interface Name selecione a interface que deseja adicionar ao grupo e clique em Add Interface. Para finalizar clique em Apply.

fig7.JPG

Feito isso basta apenas voltar na página de configuração da WLAN e atribuir o Grupo de Interface no menu suspenso Interface/Interface Group (G). Após aplicar a configuração os clientes associados na WLAN em questão serão balanceados entre as interfaces configuradas no grupo. Simples e prático.

fig9.JPG

Essa configuração não é válida para pontos de acesso operando no modo FlexConnect.

0
0

2 comentários

  1. André Ortega

    Muito bom.

    0

    0
  2. Aldrin

    Obrigado pelo espaço Marco 🙂

    0

    0

Deixe uma resposta