«

»

out 31 2013

Alterações no exame CCIE R&S à vista!

ccie-rs.jpgblog Internetwork Expert (INE) divulgou em primeira mão informações importantes sobre o exame CCIE R&S. A versão 5 do exame escrito deve entrar no ar já em Novembro deste ano, enquanto a alteração no exame prático (lab) deve ocorrer em Março de 2014. Seguindo uma linha semelhante às mudanças vivenciadas no CCNA, o novo blueprint do CCIE R&S deu uma enxugada nos tópicos, aposentando a cobrança de tecnologias mais velhinhas, como Frame Relay e ISL. Também foram removidos alguns tópicos que já são cobrados em outros pilares do CCIE, como Zone-based Firewall, WCCP, IPv6 Multicast e Performance Routing (PfR). Outros tópicos, como DMVPN, IPSec e ISIS podem vir a ser adicionados.

Além das mudanças nos tópicos, talvez, a maior alteração na nova versão do exame seja que o Lab deixa de ser baseado em hardware para ser completamente virtualizado. A Cisco já vinha trabalhando desta forma na seção TSHOOT do lab do CCIE. Essencialmente, plataformas como o IOL ou IOU (IOS over Linux e IOS over Unix) eram utilizadas. Até uns 2 anos atrás, estas plataformas ainda continham diversos bugs, como interfaces sem suporte a keepalives, por exemplo. Com o tempo, as imagens do IOS para Linux ou Unix melhoraram sensivelmente e estão hoje em versões bastante estáveis.

O lado positivo disso é que, com este movimento, a Cisco indica – de forma clara – que vai passar a focar nas tecnologias, e não mais no hardware. Assim, não será mais necessário gastar milhares de dólares com equipamentos para montar um bom lab. Bastará colocar as mãos em uma das versões do IOU ou IOL. Hoje, a Cisco não possui versões públicas ou mesmo comerciais destas plataformas. Mas algumas versões internas da prórpria Cisco já vazaram e podem ser obtidas no formato de máquinas virtuais para rodar em VMWare ou VBox.

Dica: Tente aqui 😉

Para os bravos que tentarão o CCIE, ainda dá tempo de realizar o exame atual. Mas, se pensarem bem, a versão nova parece até mais interessante!

PS: Não se esqueçam de votar no blog para o prêmio TopBlog! É só clicar aqui e votar! Simples e indolor 🙂

Abraço,

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

12 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. charlesrocha

    Marco eu ouvi rumores que pra tirar a certificacao ccie nao precisara mais ter o ccna e ccnp? Eu achei absurdo a noticia voce confirma?
    Abs

    0

    0
  2. Marco Filippetti

    Charles, não precisa mais, não…. NUNCA precisou. Não há pré-req para nenhum CCIE. Nunca houve.

    Abs!

    0

    0
  3. charlesrocha

    Obrigado marco achei mesmo a noticia que me passaram estranha abs!

    0

    0
  4. Michel Perez

    Concordo com você acho que vai ficar até mais fácil, quer dizer, nem tanto. 🙂

    0

    0
  5. Sérgio F.S

    Eu acho que pelo menos o CCNA é pré-requisito, se não me engano.

    0

    0
  6. Marco Filippetti

    Sérgio, não é não. E nunca foi. Qualquer um pode fazer o exame CCIE, mesmo sem ter o CCNA. Agora, passar… é outra história.

    Abs!

    0

    0
  7. Sérgio F.S

    Realmente, não precisa nem do CCNA:

    http://www.cisco.com/web/learning/certifications/expert/ccie_rs/index.html

    Eu me enganei, na minha mente, quando entramos no nosso profile do site da Cisco e depois em Certification Progess, aparecia o CCIE tendo como requisito o CCNA. Mas na verdade o CCIE nem aparece nessa página, heheh.

    0

    0
  8. thiago.mello

    O que é IOU ou IOL?

    0

    0
  9. adilson florentino

    Os dois existem Thiago: IOS over Unix e IOS over Linux.

    Abs,

    0

    0
  10. thiago.mello

    Obrigado Adilson, este IOS é melhor do que utilizar o GNS3?

    0

    0
  11. henriqueroma

    Marco, será que adotando esta linha dos exames CCIE serem virtuais, pode facilitar em questões de viagens , agendamentos , nesse caso não haveria a necessidade de ir para os EUA fazer a prova ou aguardar o lab entineirante. A propósito como anda o seus estudos do CCIE ?

    0

    0
  12. laneve0001

    Poxa, fiquei meio triste em ler o post, estou montando o Lab já tem um tempo. A parte de roteadores já tenho todo e os cabos também, importei os switches dos USA mas over um pequeno problema na receita federal. Quase lá.

    Marcos, com os equipamentos reais dará para estudar para nova versão?

    0

    0
  1. Blog CloudCampus Networking Academy » GNS-3, em breve com... Switching! Finalmente!

    […] comprar switches físicos? Esqueça-os – lembre-se que até a Cisco abandonará os racks com equipamentos físicos na nova versão do […]

    0

    0
  2. Blog CloudCampus Networking Academy » CCIE 5.0 - O que muda?

    […] semana passada, a Cisco oficializou as mudanças já previstas em um post publicado aqui, em Outubro, para o exame CCIE R&S. Após MUITOS anos, o exame CCIE vai mudar de número, passando de […]

    0

    0

Deixe uma resposta