«

»

fev 14 2014

Vale a pena comprar equipamentos para estudar para o CCNA / CCNP?

Depende! Se você estiver falando de um bom PC (ou notebook), sim. Se estiver falando de routers e switches, definitivamente NÃO. Tenho recebido e-mails de pessoas que querem estudar para o CCNA ou CCNP e me perguntam se vale a pena comprar um router 1700 ou 2600 usado. A resposta é – novamente – NÃO. Mesmo sendo baratos, estes equipamentos são defasados. Não suportam as novas versões do IOS e, portanto, não suportam algumas funcionalidades cobradas nos exames.

Adicionalmente, com ferramentas como o Packet Tracer e o GNS3, NADA justifica o investimento em routers e switches para estudo. Não, nem mesmo para “obter experiência prática”. Veja bem, no seu dia a dia como engenheiro de redes, 90% das vezes você precisará configurar o elemento remotamente. Uma ou outra vez você precisará conectar um cabo ou trocar uma placa. E, cá entre nós… não precisa de experiência para conectar um cabo à uma porta ou para inserir uma placa em um equipamento, ou precisa?

A nova versão do GNS3 deve sair até o fim deste mês, e já oferecerá suporte completo a switches. Além disso, o GNS3 permite a emulação de elementos / sistemas avançados, como NX-OS (linha Nexus), routers Juniper, IOS-XR (presente nas linhas ASR e CRS), linha 7200 (com suporte ao IOS 15+), e até SDN (via Mininet).

Isso sem entrar no mérito do IOU da própria Cisco, que suporta switches e routers em cenários pra lá de avançados. Assim, para quê gastar (mesmo que pouco) com equipamentos que vão ocupar espaço e gastar energia (sem falar no barulho das ventoinhas de alguns modelos, especialmente de switches), quando a própria Cisco acaba de retirar os racks físicos de seus Labs CCIE?

Atualmente, eu diria que mesmo para o CCIE é desnecessário este tipo de investimento. Se for pra gastar, invista em um bom PC, com um monitor grande (ou mais de 1 monitor) – de forma que você consiga abrir diversas sessões console simultaneamente. Priorize processamento (um processador i5, pelo menos) e memória (mínimo de 8G). Você conseguirá montar um lab dos sonhos, e de quebra, poderá levá-lo para onde bem entender, sem ter que ficar carregando um monte de tranqueira.

Fica a dica…

PS: Já votou no blog para o prêmio TopBlog? Vote e nos ajude!!! É rápido, fácil e você contribui MUITO!  Se já votou, peça aos amigos que ajudem 🙂

Abs!

Marco.



Comente usando o Facebook!
0
0

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Renato Silva

    Boa Marco!!! GNS3 é de fato uma ferramenta quase que incomparável … breve a Cisco irá adquirir tbm :0

    0

    0
  2. Lucas Fragueiro

    Muito bem colocado! Esta informação do novo GNS3 suportar switches é simplesmente sensacional! Acredito que realmente será possível estudar para o CCIE sem ter que comprar o lab. Abraços!

    0

    0
  3. Daniel Gurgel

    GNS 1.0 … todos esperando ansiosamente… ;-P
    Mas parece que a emulação de switch vai ser via IOU… confere?

    0

    0
  4. jferosario

    Só uma dúvida. Como que eu faço para emular o NX-OS na versão atual do GNS3?

    0

    0
  5. rgentil

    Se o GNS3 realmente suportar switch e ser BOM o bastante, ai sim nao vale a pena comprar lado, por outro lado.
    Tambem discordo com comprar dois monitores ou um grande, porque no lab vc NAO tera dois monitores e tera um monitor grande, suficiente para abrir a topologia, e as consoles dos equipamentos que vc vai trabalhar. E por fim, tambem nao acho que a CISCO vai comprar o GNS3, pelo simples fato que eles tem o VIRL =) e deve ser mto mais foda.!!!!

    eh isso!

    0

    0
  6. Otavio.Prado

    Muito boa explicação.

    Parabéns

    0

    0
  7. Flávio

    Diferente da vertical de UC. Neste caso, não há muitas opções senão adquirir pelo menos roteadores com voice ports e um ótimo PC pra subir as aplicações.

    0

    0
  8. Sérgio F.S

    Bom,

    Para o CCNP/CCIE Routing & Switching, dá para emular tudo, mas se for o Voice, por exemplo, acho que para fazer um lab legal só comprando equipamentos, não tem jeito.

    0

    0
  9. santos_ligeiro

    Se realmente o GNS3 atender todas as necessidades dos labs Cisco , ninguém mais irá alugar horas Labs remotos disponibilizados para estudos do CCIE , esse tipo de serviço estará com os dias contatos para as empresas que presta esse tipo de serviço.

    0

    0
  10. diogofernandes

    Pessoal, alguém me recomenda uma boa configuração para esta finalidade?

    0

    0

Deixe uma resposta