«

»

mar 19 2014

IOU + Switching no novo GNS-3 (ainda não liberado ao público)

Para dar um gostinho 🙂



Comente usando o Facebook!
0
0

7 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. zekkerj

    Hmmm… spanning-tree em modo IEEE e rapid-pvst, sim… mas, e os outros recursos? Etherchannel, HSRP, Port-Security, DHCP Snooping, MSTP? Será que já estão lá?

    0

    0
  2. rafaelbn

    Mais importante que os outros recursos, vale ressaltar que o IOU é mais chato de conseguir do que um IOS!! Confesso que fiquei desanimado com esse preview que ele soltou hoje…

    A não ser que a Cisco libere isso para o público em geral vai ser complicado conseguir esse IOU de maneira que funcione direito, não?!

    0

    0
  3. Mizael Andrade Reis

    Infelizmente, sem algumas funções importantes, como Etherchannel e Port-Security:

    “Q. Why not supporting 100% of Cisco switching features?

    A. Simply because L2IOU images do not support all of the features, we suspect that some of them require the dedicate hardware found in Cisco devices in order to work, other features are simply buggy in currently available L2IOU versions. The one that are likely not to work are L3 Etherchannel, ISL trunks, DHCP snooping, Private VLAN, SPAN/RSPAN/ERSPAN, Port-security, Voice VLANs, MLS QoS and QinQ.”

    http://www.gns3.net/new-gns3-faq/

    0

    0
  4. rafaelbn

    Mizael, foi o que eu cheguei a conclusão depois desse preview. Quando a campanha do GNS3 começou de fato eu aderi por dois motivos:
    1- Pq o software do jeito que era já havia me ajudado inumeras vezes..
    2- Pq a promessa de que switching iria funcionar.

    No caso, quando foi falado o 2, eu achei que eles iriam ajustar alguma coisa no Dynamips para emular o IOS de alguma plataforma Catalyst. Mas pelo visto eles somente estão melhorando a integração do GNS3 com o L2IOU, ou seja, estamos a merce da Cisco ainda!!! E como disse no meu primeiro comentário, até onde eu sei só quem tem acesso ao L2IOU (ou até mesmo o IOU) são somente alguns pouco funcionários da Cisco. Como iremos conseguir um desses sem correr o risco de uma sanção da Cisco?

    0

    0
  5. Marco Filippetti

    Pessoal, imagens do IOU já estão amplamente disponíveis na Internet. Basta procurar um pouco. E com esta integração, a tendência é que fiquem cada vez mais disponíveis. Sinceramente, prefiro a integração transparente com o IOU do que o desenvolvimento de uma emulação de plataforma, até porque, emular plataforma é um tiro no pé. Basta ver as suportadas hoje para routing: Todas em End of Life pela Cisco.

    0

    0
  6. zekkerj

    Alguém chegou a perceber se o IOU está rodando IOS 12 ou IOS 15?

    0

    0
  7. pablod

    Tem as duas versões zekkerj

    0

    0

Deixe uma resposta