«

»

jun 01 2015

Novo pilar “Cloud” para certificações Cisco

Na semana passada a Cisco anunciou as certificações CCNA Cloud e CCNP Cloud e pegou muita gente de surpresa. Mas, se pararmos para pensar, faz todo sentido. Basta assistir ao vídeo abaixo, de um “especialista” no assunto (PS: estou brincando, lógico).

Bom, agora que demos boas risadas com o “especialista” que a Globo fez o favor de encontrar, vamos voltar ao tema: CCNA e CCNP Cloud. E aproveito o gancho para falar de SDN (Software Defined Networks). Para quem acha que SDN é um mito, ou que é “modinha”, melhor pensar de novo. SDN veio para ficar. E, ao contrário do que muitos pensam, SDN não vai “rivalizar” com a arquitetura de redes atual. Vai complementar. SDN veio para adicionar inteligência às redes. E se você pensa que não precisa estudar isso… bom, pense de novo, por favor. Se você pensa em ser bem sucedido em redes, terá de estudar SDN (e IPv6 e tantas outras coisas que afugentam alguns da área). Tanto isso é verdade que conhecimentos de SDN são cobrados nos novos exames para as certificações CCNA e CCNP Cloud. E, não… SDN não fará com que a Cisco perca mercado. A Cisco – assim como outros grandes vendors, como HP, Microsoft e Dell – abraçou o SDN e já tem linhas de produtos “SDN Ready” há algum tempo.

Sobre as certificações, vamos começar falando do CCNA Cloud. Esta certificação é alcançada após a aprovação em 2 exames, sendo que um deles apenas estará disponível em Julho deste ano. São eles:

  •  210-451 CLDFND (Understanding Cisco Cloud Fundamentals )
  • 210-455 CLDADM (Introducing Cisco Cloud Administration) (disponível à partir de Julho de 2015)

O CCNA Cloud não terá pré-reqs, ou seja, não é preciso tirar o CCENT ou o CCNA R&S antes. O conteúdo dos exames abrange desde conceitos básicos de cloud computing até conhecimentos da linha Cisco Nexus, VXLAN e SDN. É, não deverá ser uma certificação fácil. O lado bom é que deverá ser altamente demandada.

Com relação ao CCNP Cloud, ele tem como pré-req o CCNA Cloud (óbvio) ou qualquer CCIE. E é composto de 4 exames, que apenas estarão disponíveis à partir de Agosto de 2015. São eles:

  •  300-504 CLDINF (uma espécie de TSHOOT em Cloud)
  • 300-505 CLDDES (Designing the Cisco Cloud)
  • 300-506 CLDAUT (Automating the Cisco Enterprise Cloud)
  • 300-507 CLDDACI (Building the Cisco Cloud with Application Centric Infrastructure)

Como podem ver, muita coisa nova, muita coisa legal, muita coisa que o mercado precisa.

A Cisco ainda não divulgou nada sobre o CCIE Cloud, mas a lógica mostra que haverá um, em breve. E, enquanto isso, podemos ir nos divertindo com o CCNA e o CCNP 🙂 !

Ah, e antes que me perguntem “Vale a pena investir em Cloud, hoje?“, eu respondo: VALE, e MUITO. Lógico que nosso amigo especialista do vídeo aí em cima disse um monte de abobrinhas (meu Deus, e QUANTA abobrinha!!!!), mas o fato é: Cloud, juntamente com a Internet das Coisas é sim o futuro.  Estudem, estudem e, quando acharem que já conhecem bem o assunto, estudem mais. E, com certeza, serão bem sucedidos!

Bons estudos!

Marco



Comente usando o Facebook!
0
0

7 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. grillmon

    Obrigado pela dica Marco.

    0

    0
  2. Sandro Turcatto

    Olá, a Cloud Campus terá o curso 210-451 CLDFND (Understanding Cisco Cloud Fundamentals ) ?

    Abraços,

    0

    0
  3. Marco Filippetti

    Sandro, certamente, mas apenas mais adiante. Tudo ainda está muito “crú” 😉

    Abs!

    0

    0
  4. Hábner Costa

    Marco, você sabe se haverá o modelo de prova única para essa certificação assim como temos as opções e uma ou duas provas para o CCNA R&S?

    0

    0
  5. wagner

    Dois belos conselhos…

    Investir em Cloud e ESTUDAR! 🙂

    Abraços

    0

    0
  6. William

    Quando tiver o curso ae No Cloud Campus já vou fazer minha inscrição

    0

    0
  7. Edgar Barcelos

    Passado um ano desde a data de publicação dessa matéria, – bem esclarecedora -, diga-se de passagem. Eu gostaria de saber como anda o panorama para a certificação CCNA Cloud. Vingou? Vale à pena?

    0

    0

Deixe uma resposta